População precisa tomar cuidados para evitar a dengue

São 86 casos residentes em Paranaguá. Número aumentou na cidade polo do Litoral

3.2-Como-evitar-a-DengueDesde que o foco da dengue foi detectado em Paranaguá, foram notificados 283 casos, sendo que em três casos, verificou-se que se tratavam de residentes em Paranaguá com notificações por Curitiba.

Destas 283 notificações, 184 casos foram descartados e 91 casos foram positivo, sendo que cinco deles estão em algumas cidades do Litoral, mas Paranaguá é onde o maior número de casos foi detectado.

São 86 casos de residentes em Paranaguá, sendo dois importados – 1 com histórico de viagem para Itajaí e 1 com histórico de viagem para Foz do Iguaçu. 84 casos são de doentes residentes na própria cidade.

 

Cuidados

Carros de fumacê e agentes com bombas costais percorreram os bairros da cidade.

Mutirões de limpeza foram realizados em regiões onde há maior concentração de casos de dengue.

Novos mutirões começaram a ser feitos com o objetivo de orientar os moradores dos bairros quanto às formas de evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, a doença no município.

Há uma grande preocupação de que a situação se transforme numa epidemia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que há epidemia quando um local registra ao menos 300 casos a cada 100 mil habitantes.

Para evitar que a cidade pólo do Litoral aumente os índices de cidadade com epidemia de dengue, são necessários cuidados como manter caixas d’água limpas, vasos de plantas secos, calhas limpas e sem acúmulo de água, pneus cheios de água, entre outras ações que podem ser verificadas no quadro ao lado.

 

Óbitos

Neste período de casos de dengue registrados, aconteceram quatro óbitos, mas todos foram descartados como sendo de dengue. Um dos óbitos foi provocado por leptospirose, dois por meningite e uma idosa faleceu com a gripe H1N1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *