Bancários de Paranaguá entram em greve a partir de quinta-feira (8)

3.2-greve-dos-bancarios-em-itacare-696x450-335x223Após assembleia realizada na noite da última sexta-feira sexta-feira (2), bancários de Paranaguá decidiram entrar em greve a partir desta quinta-feira (8). Nenhuma rodada de negociação foi agendada com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) até o momento.


De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Litoral, Samuel Ribeiro da Fonseca, todas as agências do Litoral estarão fechadas a partir do dia 8. Em todos os pontos de atendimento haverá bancário orientando sobre atendimentos e sobre as informações da greve.

“É importante que peguem o cartão para usar os caixas eletrônicos e isso vai agilizar o atendimento para as pessoas e adiantar suas pendências no banco nos dias 5 e 6”, destacou Samuel.

A categoria rejeitou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste de 6.5% sobre os salários, a PLR e os auxílios refeição, alimentação, creche e abono de R$ 3 mil. Os sindicatos estão afirmando que a oferta ficou abaixo da inflação projetada em 9,57% para agosto deste ano e representa perdas de 2,8% para o bolso de cada bancários.

“O salário dos bancários é pago com as altas taxas cobrados dos clientes e o serviço não é bom, pois há poucos funcionários”, explicou Samuca.

As pessoas idosas serão encaminhadas para o pessoal que esteja trabalhando dentro da agência, que é previsto em lei de 30% de trabalhadores do total de bancários das agências.

A greve foi confirmada por tempo indeterminado. Os bancários acreditam que os banqueiros vão esperar para acompanhar a greve e ver a força que ganhará nos próximos dias.

Na última paralisação, a Fenaban havia proposto um reajuste de 10%, quando a categoria reivindicava 16%. O atendimento foi suspenso por 21 dias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *