Municípios do Litoral têm 33 obras paradas, informa portal de TCE

3-2-mapa-litoralprOs municípios do Litoral do Paraná possuem 33 obras paralisadas. A informação é um dos milhares de dados municipais disponíveis ao cidadão no Portal Informação para Todos (PIT), recém-lançado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
As informações, que podem variar de um dia para o outro, são relativas ao início deste mês.
Em Paranaguá, maior cidade do Litoral, são 12 obras com a atual situação paralisada. Tratam-se de obras como revitalização do entorno do Mercado Municipal que consta na lista do TCE como sendo em torno de R$ 300 mil com recursos da própria prefeitura, obra na Escola Municipal Eva Cavani até instalação de pontos de ônibus com início de 2011, passando até obras iniciadas em 2015.
Destas 33, sete são de 2011 e até agora não foram executadas.
Elas incluem construção, melhoria ou reforma de edificações; saneamento, malha viária urbana, melhoria em estradas rurais, estruturação de parques e praças, entre outras intervenções.
Mas é em Guaraqueçaba, a menor cidade da região, onde encontra-se o maior número de obras paralisadas. São 18 e a maioria começou em 2012. Construção de Complexo Esportivo, trapiche da comunidade de Massarapuã, construção de caixa para tratamento de água e até construção de muro, além da construção de uma unidade básica de saúde, estão entre as obras paralisadas no município.
As obras em execução são de responsabilidade das prefeituras e de outras 605 entidades (no Paraná), incluindo câmaras de vereadores, autarquias e empresas municipais. Todas essas informações foram declaradas ao sistema informatizado do Tribunal pelas próprias administrações municipais e são de sua responsabilidade. Como as informações podem ser atualizadas a qualquer tempo, a base de dados pode ter variação diária.
Nem todos os municípios do Litoral estão na lista. Morretes, Antonina, Matinhos não têm nenhuma ocorrência no portal.
Guaratuba tem duas ocorrências de obras paralisadas e Pontal do Paraná, que aparece com o maior número de obras, tem apenas uma na condição de paralisada. A maioria das obras está com o status de “em andamento” ou “concluída”. Esta única obra, em Pontal do Paraná, que está paralisada é o estacionamento do Mirante Pontal do Sul.
Novos painéis
Neste mês de outubro, serão incorporados mais quatro painéis ao PIT: Convênios, Contratos, Pagamentos de Diárias e Gastos com Combustíveis. Até o final do ano serão disponibilizados os painéis Folha de Pagamento, Gráficos e Processos.  Hospedado na página inicial do site do TCE-PR, o portal é acessível também por dispositivos móveis (celulares e tablets).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *