Carnaval de Paranaguá nunca teve tanta polêmica como em 2016

População só quer a prestação de contas dos recursos repassados e há expectativa para o carnaval fora de época marcado para o mês de dezembro

3-1-noticia_796239_img1_carnavalparanaguaDesde que houve o questionamento sobre o cancelamento do carnaval, no início deste ano, houve muita polêmica. Primeiro o carnaval não seria cancelado mesmo com a epidemia de dengue instalada na cidade. Logo em seguida à decisão da Prefeitura, ocorreu o falecimento de uma jovem por causa da doença e com toda a opinião pública contra a realização de “festa”, o poder público decidiu adiar a realização do carnaval no início deste ano.

O período carnavalesco foi, então, transferido para o mês de julho. Num período de inverno intenso, o carnaval foi novamente cancelado e chegou a ser cogitado que seria realizado em setembro. O mês chegou e nova mudança.

De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, a cidade terá desfile das escolas de samba no dia 3 de dezembro, na avenida Maximiano da Fonseca, no Centro Histórico.

Mas, há mais de um mês, uma postagem na rede social Facebook, questiona e exige a prestação de contas dos recursos repassados para as escolas, além da verba separada para a realização da festa.

“Onde está a verba do carnaval e já que não houve nada até agora, as escolas vão receber”, disse Jeff Martins, cobrando ainda as notas fiscais que comprovem os gastos. “Já inventaram um desfile para dezembro, será que vamos observar toda a verba na avenida?”, questionou.

A Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (AESP) informou, na mesma postagem, que não tem obrigação nenhuma de ‘postar’ as notas fiscais. “Elas devem ser apresentadas à Fumtur/Prefeitura. Dia 05, elas (as escolas) farão isso. Se você quiser, solicite para a Fumtur após esta data”,  informou o representante da ASEP.

Carnaval

Segundo matéria da Prefeitura, ficou definido que as escolas poderão entrar na Avenida do Samba com foliões com camisetas, bateria, samba enredo, casal de mestre-sala e porta-bandeira e uma ala com fantasias.

O carnaval fora de época começará às 22h e não terá disputa entre as agremiações. Desfilarão as seguintes escolas de samba: Filhos do Cartola, Leão da Estradinha, Unidos da Ponta do Caju, Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa, Filhos da Gaviões, Acadêmicos do Litoral e União da Ilha. A decisão foi anunciada após encontro entre o prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, o presidente da Fundação Municipal de Turismo, Cristiano Maia Aichinger e o presidente da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (AESP), Júlio César Mariano.

Para o presidente da Fumtur, a decisão foi acertada, tendo em vista que havia a necessidade da prestação de contas dos recursos repassados às escolas. Ele garantiu que será disponibilizada a estrutura necessária para a realização do Carnaval. “Vai ser uma festa muito bonita. Estamos nos empenhando para fazer um desfile memorável das nossas escolas”, assegurou Cristiano Maia.

O presidente da Aesp disse que com o desfile haverá a possibilidade de demonstrar que as escolas de samba não queriam ficar somente com os recursos. “Vamos nos esforçar para fazer o melhor. Temos menos de um mês para deixar tudo pronto, mas será uma grande festa”, garantiu o dirigente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *