Morretes Chef promoveu a Semana das Farinheiras

Evento  foi promovido com o objetivo de valorizar a cultura farinheira e a gastronomia, típicas da região litorânea paranaense

O Morretes Chef foi encerrado reforçando o compromisso com a valorização da produção local. Na última semana do evento, parte da renda conquistada com a vendas dos pratos foi destinada para incentivar a produção artesanal da farinha de mandioca na região. Em processo final de recebimento do selo de Indicação Geográfica com apoio do da Adetur e do Sebrae/PR, a farinha de mandioca artesanal é um produto tipicamente paranaense com história centenária e sabor único. No entanto, a cultura de produção vem sendo reduzida a cada ano.

“Nosso objetivo com a campanha é melhorar a estrutura de produção local para que as farinheiras possam não só continuar a produção desta iguaria com alta qualidade, como elas possam receber turistas, ampliando a visibilidade e divulgando a cultura farinheira para mais pessoas”, explica a presidente do Morretes Convention e Visitors Bureau, Carmen Maria.

A gestora do Agronegócios da Regional Leste, do Sebrae/PR, Maria Isabel Rosa Guimarães, destacou o envolvimento de famílias nesta produção “Várias gerações vivem da produção e comercialização do produto. Talvez a cidade tenha um novo ponto turístico: a visitação às farinheiras!”, conta Maria Isabel.

A Adetur Litoral – Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná é a entidade que representa, controla e promove a indicação de procedência litorânea, através de um conselho regulador que avalia cada produtor e produto por representantes internos e externos à produção a aplicação de um regulamento de uso para o selo. Garante, portanto, as qualidades únicas da farinha de mandioca e sua autenticidade de procedência.

Compreendendo que os produtos com indicação geográfica representam um importante instrumento de valorização de produtos e serviços, o Sebrae/PR iniciou em 2014 ações de sensibilização e proposição junto aos produtores de farinha de mandioca do Litoral paranaense, com o desafio de requerer a proteção do nome geográfico associado ao produto.

Produção

Paralelamente ao processo de documentação, o Sebrae/PR vem auxiliando os produtores envolvidos nas adequações das instalações de produção, na adoção de boas práticas agrícolas e de fabricação, análise financeira da atividade, e, laboratoriais dos produtos participação em eventos de capacitação rodadas de negócio, e também o desenvolvimento de projetos de embalagens, beneficiando as empresas com a agregação de valor ao produto, melhoria do processo da qualidade e segurança.

A gestora do Agronegócios da Regional Leste do Sebrae, Maria Isabel Rosa Guimarães, conta mais sobre a cultura farinheira: “Várias gerações vivem da produção e comercialização do produto. No entanto, há alguns anos está ocorrendo um movimento de evasão e encerramento de atividades de pontos de produção”, conta Maria Isabel. A produção tem alto valor agregado, já que suas práticas protegem a mata nativa. A produção tem volume pequeno, mas tem história.

O Morretes Chef foi realizado durante todo o mês de setembro com a presença de chefs em restaurantes da cidade. E a última foi dedicada à Semana das Farinheiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *