Quatro novos cursos da UFPR alcançam maiores notas do Enade na primeira avaliação

Cursos promovidos em Pontal do Paraná têm conceito 4 e 3

Quatro dos seis cursos dos campi avançados da UFPR avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 obtiveram conceito 4 e 5 – as maiores notas do indicador – em sua primeira participação. Três licenciaturas receberam a nota máxima: Computação, no Setor Palotina e no campus avançado de Jandaia do Sul, e Ciências Biológicas, em Palotina. A licenciatura em Ciências Exatas – Química, no Centro de Estudos do Mar (CEM), em Pontal do Paraná, foi classificada com o conceito 4.

O Bacharelado em Ciências Biológicas, em Palotina, manteve o conceito 3. A Licenciatura em Educação Física, no Setor Litoral, em Matinhos, foi avaliada com o conceito 2 em sua estreia no Enade. Para a conceituação, é necessário que os cursos tenham pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame. A Licenciatura em Ciências Exatas – Física, no CEM, foi criada em 2014. A primeira turma está em seu terceiro ano, por isso, o curso foi classificado Sem Conceito (SC).

O diretor de Apoio aos Campi Avançado da UFPR, Helton José Alves, acredita que o bom desempenho se deve ao esforço de professores e coordenadores de cursos empenhados na qualidade do ensino, juntamente com os servidores. “Vários desses cursos ainda estão em fase de implementação. Apesar das adversidades, a qualidade da marca UFPR também está sendo garantida no interior, fora de Curitiba. Podemos dizer que estamos formando muito bem os nossos alunos. O empenh o da equipe compensa algum déficit de infraestrutura que ainda temos. A nota do Enade reflete isso”, explica Helton.

De acordo com o coordenador do curso de Computação em Palotina, Marcos Antonio Schreiner, o curso ficou com o conceito Enade contínuo 4,779224904701, o mais alto do país entre os cursos avaliados na área de Computação – Licenciatura. “Somos o primeiro entre os 59 cursos que tinham concluintes inscritos na prova. O mesmo vale para o IDD, indicador que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. O do curso foi 5”, comemora o professor.

“Essa nota demonstra a seriedade do trabalho desenvolvido pelos docentes e técnicos-administrativos de Jandaia do Sul, assim como o engajamento dos nossos estudantes”, afirma o vice-coordenador da Licenciatura em Computação em Jandaia do Sul, Carlos Roberto Beleti Junior.

A  coordenadora do Curso de Ciências Biológicas de Palotina, Valéria Iared, atribui a nota a três fatores. “Primeiramente, é mérito dos próprios estudantes que se empenharam ao longo de todo curso. Também, pela dedicação dos professores que vêm se preocupando com a formação e perfil dos nossos egressos. Por último e não menos importante, esse resultado é reflexo do apoio da própria instituição para com as atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

Dos 30 cursos de licenciatura da universidade avaliados na edição 2017, 90% obtiveram notas 4 ou 5. O teste também avaliou cursos de exatas. O exame é anual, com ciclos avaliativos trienais. A cada edição, o exame é aplicado a alunos de grupos de cursos diferentes. Em 2017, o Enade foi aplicado a estudantes que haviam feito a prova em 2014.

A última edição contou com a participação de 537.360 estudantes que estão concluindo cursos de graduação. Eles representam 1.478 instituições de ensino superior. Os resultados iniciais divulgados na última terça-feira (9) indicam que foram avaliados 10.570 cursos presenciais e a distância, distribuídos em 44 áreas. Quase 80% dos 66 cursos da UFPR foram avaliados com conceito 4 e 5, as maiores notas. O Conceito Enade é um indicador de qualidade da educação superior calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *