Hapkido: Atletas dos EUA e Portugal estiveram em Paranaguá

8.1- hapkido exercicioMais de 130 atletas de hapkido de diferentes cidades do Brasil e até do exterior estiveram em Paranaguá para participar de mais um novo seminário da modalidade.

Atletas de São Paulo e Ceará, além de Paranaguá, e também da Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Argentina participaram do seminário organizado pela equipe de atletas de Paranaguá que praticam a atividade física em dois locais da cidade, sendo um deles patrocinado pela Lei de Incentivo ao Esporte da Fundação Municipal de Esporte da Prefeitura de Paranaguá.

A modalidade pode ser praticada por atletas de diferentes idades. O seminário realizado, neste mês, em Paranaguá, contou, por exemplo com atletas desde os quatro anos até 66 anos de idade.

Paranaguá, aliás, tem uma importante marca na modalidade. É a maior escola de hapkido no estilo Kuk Sool Kwan. Quem confirma isso é o Mestre em Hapkido, Marcelo Ruhland. Ele explica que existem várias escolas ou estilos dentro do hapkido que é uma arte marcial especializada em defesa pessoal.

No Brasil, esta escola ou estilo tem unidades no São Paulo, no Rio Grande do Norte e no Ceará, além do Paraná. Ainda há unidades na Argentina, México e Portugal. E com o maior número de participantes, Paranaguá representa o Estado do Paraná com 150 praticantes da modalidade. O segundo colocado neste ranking é Portugal, mas é necessário somar o número de praticantes de três cidades para permanecer neste lugar.

O estilo Kuk Sool Kwan é novo. Nasceu há 50 anos na Coréia e vem ganhando adeptos.

O trabalho em Paranaguá, por exemplo, começou com seis alunos. Agora tem, em torno de 120 alunos, apenas nas aulas realizadas com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte Amador mantido pela Fundação Municipal de Esporte do município. Os alunos não pagam nada e a Fundação ainda repassa camisa, garante o uso de uma sala e do tatame, além de colaborar na vinda do Mestre nos seminários que a unidade realizou.

O professor Rogério Leite lembra que o Mestre Marcelo visita anualmente as unidades para fazer avaliação dos professores e alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *