Paraná sem uma cadeira na Assembleia e outra na Câmara dos Deputados

Camara-dos-Deputados_brasil_representatividade_divulgaçao_bocaonewsPronto, se antes já estava difícil, agora com menos uma vaga na Assembleia Legislativa e menos uma vaga na Câmara dos Deputados ficou ainda pior.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na última terça-feira (27) derrubar o Projeto de Decreto Legislativo 1.361/13, aprovado pela Câmara dos Deputados em novembro do ano passado, que anulou a resolução do tribunal sobre o número de deputados de cada estado para as eleições de outubro. Com a decisão, fica mantida a mudança na representação de 13 estados, o que significa a perda de uma cadeira no Paraná.

Com a decisão, a bancada paranaense na Câmara dos Deputados cai de 30 para 29 parlamentares.  A medida implica ainda na mudança no número de deputados estaduais, uma vez que o número de cadeiras de cada Assembléia Legislativa é proporcional ao número de deputados federais – o cálculo é definido pelo artigo 27 da Constituição. No caso do Paraná, o estado perderá também uma cadeira. Dessa forma, o número de deputados estaduais passa para 53.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *