Segunda dose da vacina contra HPV está disponível nas unidades de saúde

Adolescentes entre 11 e 13 anos devem tomar a vacina. Equipes do PSF passarão nas escolas também

shutterstock_171003107-550x300A segunda dose da vacina contra o HPV já está disponível nos postos de saúde de Paranaguá. Adolescentes entre 11 e 13 anos devem tomar a vacina

“Existem quatro tipos de vírus do HPV e dois deles são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero. A meta é vacinar 80% das meninas de 11 a 13 anos. Com três doses da vacina diminui em 70% as chances de se contrair a doença. Por isso é muito importante que as jovens tomem todas as doses da vacina contra o HPV”, explica Juliana Rocha Carvalho, enfermeira do Centro Municipal de Especialidades.

O HPV é uma doença sexualmente transmissível que pode causar câncer, principalmente, no colo do útero e do ânus. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.

Em março deste ano foi realizada a primeira etapa da vacinação. Na primeira etapa, foram vacinadas 3.028 jovens de Paranaguá. A informação foi repassada pela funcionária do setor de Epidemiologia, Luciane da Cunha Tavares.

Nas Escolas

Agentes do programa Estratégia Saúde da Família – ESF, irão nas escolas da cidade para vacinar as meninas que formam o público alvo da vacinação.

As visitas começam no próximo dia 05, nas escolas São Francisco e Tiradentes

Dia 18: Escola Bento Munhoz da Rocha e nas escolas da Ilha dos Valadares,

Dia 23: Escola Jerusalém,

Dia 26: CEMD,

Dia 29: Escola Maria de Lourdes Morozowski. As demais escolas também serão atendidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *