Barqueiros reclamam da velocidade de navios próximo à Ilha do Mel

Norma é de que usem velocidade entre 8 e 14 nós, mas barqueiros dizem que não é obedecido

5.1-ilha-do-melA velocidade dos navios passando próximo ao destino indutor do Paraná, a Ilha do Mel, é alta e provoca problemas aos barqueiros e donos de lanchas de passeio.

Os conteineiros estariam passando rápido perto da região. De acordo com alguns barqueiros do município, os mesmos já teriam reclamado sobre a questão na praticagem de Paranaguá, uma vez que os navios entram na região de Paranaguá auxiliados pelos práticos.

De acordo com a Norma de Tráfego marítimo e permanência nos portos de Paranaguá e Antonina , no capítulo 7, item 7.1.1 determina que, “durante o trânsito no canal de navegação, para o navio que demanda o porto, após ultrapassar o par de boias Nº 07 e 08, poderá variar a velocidade no fundo entre 14,0 (quatorze) a 8,0 (oito) nós. A velocidade poderá ser reduzida, caso não comprometa a segurança da navegação.

O Comandante e o Prático Embarcado avaliarão esta condicionante durante a manobra.

Denúncia

Em caso de denúncia da norma desobedecida, a Capitania dos Portos do Estado do Paraná orienta ligar para a sede da instituição com algumas informações como localização e nome do navio para que a embarcação possa ser autuada.

O telefone da Capitania dos Portos é 3423-3033.

Medida em nós

De acordo com pesquisas, a velocidade em nós é uma unidade que deriva de um sistema de medição de velocidade bastante primitivo – chamado barquinha -, que começou a ser utilizado no século XVI. O instrumento consistia, basicamente, de uma corda com uma das extremidades amarrada a uma prancha pesada, de madeira, e a outra a um carretel, do mesmo material.

Essa corda era marcada com nós em intervalos regulares de aproximadamente 14,5 metros. Quando o barqueiro desejava saber a velocidade a que estava navegando, a prancha era lançada ao mar. Com o barco em movimento, a água freava a madeira, fazendo com que a corda se soltasse do carretel que permanecia no barco. Com a ajuda de uma ampulheta, o barqueiro observava quantos nós se desenrolavam em um determinado período de tempo.

Atualmente, esse método rudimentar não é mais utilizado, mas a palavra nó continua em voga para calcular a velocidade das embarcações em todo o mundo. Hoje, 1 nó equivale a 1,852 quilômetro (ou 1 milha náutica) por hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *