Dengue: Estado de emergência é decretado em Paranaguá

Cidade tem mais de 130 casos já confirmados. Quando se chega a 300, a situação é considerada epidêmica

dengue1Foi decretado Estado Excepcional de Emergência na saúde pública de Paranaguá com o objetivo de intensificar as ações de combate à Dengue. O decreto de número 3.291 foi assinado pelo prefeito da cidade, Edison Kersten. A medida é necessária para agilizar a contratação de pessoal e serviços emergenciais no combate à doença.

O município passou o número de 130 casos autóctones (contraídos na cidade) confirmados. Quando passa de 300 casos é considerada situação epidêmica. Paranaguá se mobiliza para que a situação não chegue a este ponto.

Hoje, Paranaguá é considerada cidade de “Médio Risco” pela Secretaria de Estado da Saúde. A proximidade com o Verão, que traz o período de muito calor e chuvas esporádicas, juntamente com o grande fluxo de turistas, estimados em mais de dois milhões de pessoas na região do Litoral, levaram o município a se preparar para uma verdadeira guerra contra o mosquito.

O decreto cria o Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue, com duração de 90 dias, prorrogável por igual período.

Um dos destaques do decreto é o artigo 2º, que autoriza os agentes de saúde e servidores municipais participantes das ações de fiscalização a entrar em casas fechadas ou abandonadas, mediante apoio da Guarda Civil Municipal. Para respaldar juridicamente a ação do fiscalizador, será feito um auto de infração e ingresso forçado, assinado pelo agente e pela autoridade policial com jurisdição sobre a área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *