Equipes de resgate de animais marinhos estão nas praias do Litoral

Em quatro meses de projeto as equipes já encontraram vários animais marinhos mortos, entre eles uma tartaruga-de-couro e várias espécies de aves marinhas, as quais estão entre as ameaçadas de extinção na costa brasileira. A tartaruga-de-couro tinha no estômago duas sacolas plásticas inteiras

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, visita o Centro de Estudos do Mar - CEM, em Pontal do Sul. Pontal do Sul, 19-12-15. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, visita o Centro de Estudos do Mar – CEM, em Pontal do Sul.
Pontal do Sul, 19-12-15.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Veranistas e turistas encontrarão durante o verão camionetes circulando pelas praias paranaenses. Trata-se das equipes do projeto de monitoramento e regaste de animais marinhos, do Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Centro é responsável pela coordenação do “Projeto Monitoramento de Praia”, que no Paraná foi a única condicionante imposta à Petrobras para a exploração das áreas de pré-sal. O mais interessante é que é uma universidade pública a responsável pelo trabalho, o que é muito mais produtivo e permite o envolvimento maior da sociedade”, explica a coordenadora do projeto, a bióloga Camila Domit. Os veículos estão identificados com a marca do projeto e com sinalizador e percorrem as praias.

O monitoramento começou em agosto e é feito diariamente em todas as praias de Guaratuba, Matinhos e Ponta do Paraná, com o apoio das prefeituras e das Secretarias de Meio Ambiente. As praias das Ilhas do Mel, das Peças e de Superagui são monitoradas por bicicleta. Mais de 40 pessoas participam do projeto e algumas são da comunidade, contratadas pelo projeto para o monitoramento.

Em quatro meses de projeto as equipes já encontraram vários animais marinhos mortos, entre eles uma tartaruga-de-couro e várias espécies de aves marinhas, as quais estão entre as ameaçadas de extinção na costa brasileira . A tartaruga-de-couro tinha no estômago duas sacolas plásticas inteiras. “A destinação do lixo é muito preocupante, pois casos como esse estão se tornando algo comum com a fauna marinha, infelizmente”, disse Camila.

A população pode acionar as equipes quando encontrar um animal morto ou encalhado nas praias paranaenses pelo contato com a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias pelos telefones (41) 9854-3710, 0800-642-3341, ou com a Polícia Ambiental, pelo 190 e 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *