Região Metropolitana do Litoral será discutida em audiência pública

Quais as vantagens e desvantagens de criar uma Região Metropolitana?

3.2- região metropolitana– A possível criação da Região Metropolitana do Litoral não é uma questão de mudança de nome de Associação dos Municípios do Litoral (Amlipa) para a Região Metropolitana?
– Os municípios litorâneos melhoram suas condições de conquistar benefícios com a criação da Região Metropolitana?
– A criação desta região significa o fim da Amlipa?
– Quais os benefícios que os municípios do Litoral terão com a criação desta “Região”?
Estes são alguns questionamentos que podem ser feitos durante a audiência pública para discutir a criação da Região Metropolitana do Litoral. O deputado do PMDB, Requião Filho e o prefeito Marcelo Roque, organizam o evento.

Com certeza, a audiência pública servirá para mostrar quais as vantagens e o motivo da
iniciativa. Toda a imprensa e população está convidada a comparecer ao evento. O objetivo é estreitar vínculos com todas as forças políticas, empresariais, sindicais e comunitárias da região, bem como população e Legislativo estadual, para conceder força ao projeto de criação da região metropolitana do Litoral, algo que trará benefícios para a população e todos os municípios.

O que é
As regiões metropolitanas são áreas compostas por um conjunto de cidades contíguas e com integração socioeconômica a um município de grande porte (aquele que apresenta boa infraestrutura, variedade de serviços, grande mercado de trabalho e elevada população residente).
No processo de formação de uma região metropolitana ocorre o fenômeno da conurbação. Esse se caracteriza pelo crescimento das cidades até que elas acabam gerando áreas contínuas (umas encostadas nas outras).
De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, cabe aos governos estaduais o reconhecimento legal das regiões metropolitanas. De acordo com a Constituição Federal, a de atribuição dos estados instituir as regiões metropolitanas, a fim de possibilitar a integração, planejamento e execução de funções públicas de interesse comum.
Entre as vantagens pesquisadas pela reportagem do DC, podemos citar o amplo mercado de trabalho, a disponibilidade de serviços públicos e particulares em grande quantidade e a infraestrutura existente na região.

Serviço
A audiência pública acontecerá no dia 31 de maio, a partir das 19h, no Teatro Rachel Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *