Pessoas já apresentam alergia por contato com mariposa em Paranaguá

Fique atento para os cuidados. Nunca toque, nem que a mariposa esteja morta

mariposaA população deve redobrar a atenção com as lagartas e mariposas durante o verão. O contato com as cerdas das mariposas do gênero Hylesia causa dermatite urticante. Só em dezembro do ano passado foram registrados 200 casos.

“As mariposas são atraídas pela luz, invadem os domicílios e áreas externas, como varandas, sacadas e calçadas, e, ao se debaterem perto de lâmpadas, liberam as cerdas que acabam atingindo diretamente a pele ou ficam depositadas em roupas e outros objetos”, explica a chefe da Divisão de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde.

Saiba quais são os cuidados.
Segundo ela, somente as mariposas fêmeas deste gênero causam dermatite. As lesões são observadas poucas horas após o contato e acompanhadas de intensa coceira. A melhora do quadro ocorre de sete a 14 dias após o inicio dos primeiros sintomas. “Há casos em que pode ser observado comprometimento oftalmológico, muitas vezes com inflamação da córnea e íris, após as pessoas coçarem os olhos”, explica.

A lagarta, também conhecida como taturana, imbira ou ruga, é a forma larval da mariposa (Hylesia sp), muito comum nos meses mais quentes. Tanto a forma larval como a adulta (mariposa) podem causar problemas de saúde.

O contato da pele com os espinhos da lagarta causa queimação, que varia de moderada a intensa, eventualmente acompanhada de coceira discreta, vermelhidão e inchaço. A lesão pode evoluir para pequenas feridas e, raramente, para bolhas e necrose. Os sintomas regridem num período de 24 a 48 horas.

Prevenção de acidentes com mariposas:

– Fechar janelas e portas durante o entardecer por aproximadamente 2 horas;

– Apagar as luzes externas das moradias;

– Não permanecer embaixo de postes luminosos, pois as mariposas são atraídas pela luz;

– Retirar a roupa dos varais antes do entardecer;

– Nunca pegá-las com as mãos sem proteção, mesmo quando mortas;

– Limpar os móveis que possivelmente foram expostos às mariposas com pano úmido e colocar este pano em um saquinho plástico antes de jogá-lo no lixo;

– Não varrer quintais e calçadas, utilizar mangueiras ou baldes com água. Para limpeza dos assoalhos, passar um pano úmido;

– Se houver contato com a mariposa, não levar as mãos aos olhos e lavá-las imediatamente;

– Não coçar a pele após contato com o inseto;

– Não tomar ou passar qualquer tipo de medicamento. Lavar abundantemente com água fria e/ou utilizar compressas frias.

– Buscar atendimento em uma unidade de saúde o mais breve possível.

2 pensou em “Pessoas já apresentam alergia por contato com mariposa em Paranaguá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *