Técnicos do DNIT vistoriaram passagens de nível em Paranaguá

Autoridades de Paranaguá mostram necessidade de intervenções nas linhas férreas

capa- tremRepresentantes do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) estiveram em Paranaguá nesta terça-feira, dia 19, fazendo uma visita técnica. “Estamos aqui para verificar a situação, pois o objetivo é eliminar conflitos urbanos”, destacou o engenheiro civil e analista de infraestrutura de transporte, Anderson Murbach durante a reunião.

O vice-prefeito Arnaldo Maranhão, em nome do prefeito Marcelo Roque e o presidente da Câmara, Marquinhos Roque, receberam os técnicos e explanaram sobre a situação que Paranaguá vive em determinados pontos onde passam a linha férrea e a necessidade de intervenções.

A situação considerada como mais grave foi da Avenida Roque Vernalha. Foi, aliás, o primeiro ponto a verificarem in loco. Após esta análise, que incluiu ainda o ponto de conflito em  Alexandra, os técnicos devem fazer um relatório determinando a necessidade de intervenção e de que tipo seria, sendo uma passagem superior ou inferior.

O assunto foi abordado pelo prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, em reunião realizada no mês passado com a empresa Rumo. “Tentamos chegar a uma solução prática e imediata, mas não conseguimos”, disse o prefeito naquela ocasião. Após o término do relatório, deve-se discutir sobre o início de estudo de viabilidade técnica.
Os vereadores Waldir Leite, Nilo Monteiro, Ratinho, Alex Alves e Nagel também participaram do encontro confirmando as reclamações registradas em função da demora na passagem dos vagões.

“Esse é mais um passo que a Prefeitura dá para buscar uma solução para este problema. Já conversamos com a Rumo, e até uma lei foi feita com o objetivo de minimizar o problema. Agora, em conversa com o Dnit, esperamos que possamos alcançar obras que acabem, definitivamente, com estes conflitos urbanos”, destacou Maranhão.

O presidente da Câmara, Marquinhos Roque, lembrou que esta tem sido uma briga que os poderes Executivo e Legislativo estão enfrentando para beneficiar a população. “São motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, até ambulâncias e veículos dos Bombeiros ou da polícia que param ali e já chegaram a ficar mais de 30 minutos aguardando para poder passar sobre a linha férrea. Isso não pode continuar”, reforçou o presidente do Legislativo.

E o secretário de Planejamento da Prefeitura, Sílvio Loyola, lembrou que o município também entrou em contato com o Dnit com o objetivo de solicitar autorização para que possa melhorar a iluminação na Avenida Ayrton Senna.
Ainda participaram da reunião o analista de transporte do Dnit, Ivan Araújo e o técnico administrativo, Henrique da Silva Cipriano. A visita técnica incluiu uma parada na BR 277, perto do Aeroparque, onde pretende-se fazer uma rotatória e ainda em Alexandra.

Fonte: Secom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *