Navio resgatado e fundeado

Manobra de resgate concluída às 04h

WhatsApp Image 2018-03-15 at 20.44.27
Na tarde desta quinta-feira, dia 15, aconteceu o encalhe de um navio mercante. Seria o MV Kona Trader- Orion que está com cloreto de potássio para atracar no píer da Fospar.

Às 4h da manhã a manobra de resgate foi concluída, garantindo o resgate da embarcação. O navio foi fundeado. Para o resgate o prático responsável solicitou os rebocadores mais potentes existentes em Paranaguá. Foram disponibilizados seis rebocadores com  maior força de tração estática -bollard pull disponíveis no Porto de Paranaguá sob coordenação da Praticagem participaram do desencalhe do navio.

Por volta das 21h de ontem (15), reuniram-se na Capitania dos Portos do Paraná, o Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, representantes da Praticagem, da empresa de rebocadores e do navio mercante encalhado próximo a praia de Pontal do Paraná.

A reunião teve como objetivo definir o plano de desencalhe do navio. A Capitania informa que o término dos procedimentos ocorreu por volta das 4h da manhã de hoje (16) como o Blog da Luciane divulgou em primeira mão.

O navio encontra-se fundeado na Baía de Paranaguá  e não  oferece riscos à navegação. O navio deve passar por vistorias antes de ser liberado para novas operações.

WhatsApp Image 2018-03-15 at 22.25.30O acidente ocorreu por volta das 16h30 de ontem, entre as bóias 9 e 10 do Canal da Galheta e o navio acabo encalhando na região de Pontal do Sul sem oferecer riscos à navegação de acordo com informações da Capitania dos Portos do Estado do Paraná. Segundo informações postadas em redes sociais, o navio teria “perdido máquina”, saiu do Canal em direção à praia.

Na nota anterior, o Blog da Luciane errou ao dizer que foram moradores da Ilha do Mel que fizeram fotos e filmagens. Na realidade, foram moradores de Pontal do Sul.

A Capitania instaurou inquérito para apurar as causas do acidente. O prazo para conclusão do inquérito é de 90 dias. As atividades do Porto e o tráfego no Canal não sofreram alterações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *