Paranaguá apresentou o menor índice de vacinação contra pólio e sarampo do Estado

Pais não levam crianças para tomar a vacina e hoje é o último dia da prorrogação da campanha de vacinação

O  Ministério da Saúde divulgou a relação dos 50 municípios do Paraná que não atingiram a meta de vacinação contra pólio e sarampo. E Paranaguá apresentou o menor índice de vacinação com 67,1%. A relação foi divulgada na última quarta-feira, dia 12.

É a pior taxa do Paraná. A vacina é para crianças de 1 a 5 anos de idade e depende dos pais e responsáveis  para garantir que os pequenos sejam protegidos. No Litoral, as cidades de Antonina e Morretes também não atingiram a meta de 95%. Antonina está perto. Atingiu 93,2% e Morretes alcançou 81,2%.

A campanha foi prorrogada duas vezes e hoje é o último dia, após a segunda chance. A recomendação é que estados e municípios fizessem busca ativa para garantir que o público-alvo da campanha seja vacinado. Em Paranaguá, de acordo com a Chefe de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção, Mariana França Coelho, a busca ativa começou há algumas semanas com equipes da saúde vacinando as crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da cidade.

A campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária de 1 a menores de 5 anos, devem se vacinar, independente da situação vacinal. É importante lembrar que há unidades de saúde trabalhando no sistema de horário estendido até às 23h. São elas: da Ilha dos Valadares, da unidade que fica na avenida Gabriel de Lara, na UBS da Vila Divineia, Vila Garcia, Jardim Iguaçu e Alexandra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *