Ministro atende pedido de Bueno e amplia prazo de consulta sobre limites de Paranaguá

O ministro Edinho dos Santos, da Secretaria de Portos da Presidência da República, avisou, na última sexta-feira (06), ao líder do PPS, Rubens Bueno (PR), que atenderá ao pedido do parlamentar de estender, por mais 60 dias, o prazo para consulta pública sobre propostas de poligonais – que definem os limites – dos portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná. A data final agora é 06 de abril.

Rubens Bueno havia enviado ao ministro um ofício argumentando que a proposta dos novos limites “trará impactos para a força de trabalho local porque reduz significativamente a área de porto organizado das duas plantas portuárias, ao excluir da delimitação atual as áreas do Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, e do Embocuí, em Paranaguá”.

Segundo o documento de Bueno, a consequência da medida será uma assimetria “ainda maior” na concorrência entre os terminais de uso privativo e os terminais arrendados, “uma vez que aqueles não serão obrigados a utilizar mão-de-obra sindicalizada, pagar tarifas de à administração dos portos de Paranaguá e Antonina (Appa) ou contratar o serviço de práticos”.

Por trazer mudanças significativas para a comunidade local, afirma Rubens Bueno, “a alteração das poligonais requer prazo de consulta maior para possibilitar uma participação maior dos interessados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *