Aplicativo para registro de reclamações foi desenvolvido pelo diretor e ouvidor da Cagepar para o sistema Android. Usuários de outros sistemas poderão usar o computador 

28652Com a tecnologia tão próxima de todos e sendo utilizada por todos pelos toques na tela de um celular, os aplicativos surgem para aproximar os cidadãos dos serviços mais essenciais. É o caso do aplicativo que a Agência Reguladora- Cagepar- lançou nesta semana em Paranaguá com o objetivo de facilitar o registro e consulta de reclamações sobre o abastecimento de água e esgoto.

Depois de baixar o aplicativo, completar os dados pessoais, o cidadãos pode registrar uma reclamação ou consultar o status da mesma.

Problema com fornecimento de água, obstrução de esgoto, vazamento, faturamento e consumo, ligação de água ou realização de obras são algumas das opções de reclamações que o usuário poderá fazer usando o aplicativo no celular.

As informações foram repassadas pelo diretor e ouvidor da Cagepar, Gabriel Antunes, durante o lançamento do aplicativo que ocorreu nesta sexta-feira, dia 02 de fevereiro, na sala de reuniões do Palácio São José.

Gabriel Antunes, cidadão parnanguara, desenvolveu o aplicativo sem custo para a Cagepar. Hoje em dia, um aplicativo desse tipo custa em torno de R$ 25 mil a R$ 80 mil.

“A orientação é para que os usuários do sistema procurem a empresa concessionária, no caso a Paranaguá Saneamento, para resolver qualquer problema. Não tendo resultado positivo, devem buscar a Agência Reguladora”, reforçou Antunes.

Para o prefeito Marcelo Roque, o aplicativo é mais uma ferramenta para ajudar os moradores e contribuintes de Paranaguá a resolver questões ligadas à água e esgoto e que têm sido discutidas ainda mais nos últimos dias por conta da decisão de entrar na justiça para evitar a cobrança de esgoto onde não há a rede separadora absoluta.

“Estamos satisfeitos por vermos um trabalho desenvolvido voluntariamente por um parnanguara que é o Gabriel Antunes. Além disso nós estamos cobrando todas as melhorias que a empresa deve fazer em prol da população. Muitas pessoas usam as redes sociais para reclamar e quando você vai analisar os protocolos na Ouvidoria não encontra nada e assim fica mais complicado para que os anseios da população sejam atendidos”, disse do prefeito durante o evento. “Nenhum prefeito fez isso de cobrar a empresa quanto aos direitos dos parnanguaras antes, mas nós vamos continuar a fazer nosso trabalho pelo bem da população de Paranaguá”, completou Marcelo Roque.

O presidente da Câmara de Vereadores, Marquinhos Roque, lembrou que a criação da ferramenta ajuda no atendimento às cobranças da população. “Agora o cidadão não precisa sair de casa para fazer registro do seu problema”, destacou Marquinhos.

O trabalho, aliás, atende ao pedido do prefeito de modernizar a Cagepar. A informação foi confirmada pelo Diretor Geral da Cagepar, Paulo Sérgio Guedes.

De acordo com o diretor-ouvidor, o aplicativo deve facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pela Cagepar. “A unidade da empresa fica no centro da cidade. Um morador do Jardim Ouro Fino ou do Porto Seguro poderá fazer sua reclamação sem precisar sair de casa”, lembrou.

Por enquanto, o aplicativo estará disponível apenas para Android. “Mas também sabemos que a maioria da população de Paranaguá usa esse sistema, o que significa 95% dos parnanguaras”, completou o diretor.

Site
Além do lançamento do aplicativo, a Ouvidoria da Agência Reguladora estará com site em funcionamento até o final de fevereiro.
Com isso, os usuários que tenham sistema IOS no celular, também poderão abrir processos pelo computador.

A Agência Reguladora também mudou o horário da Ouvidoria para facilitar o atendimento aos parnanguaras, que é das 9h às 18h.

Em breve a Ouvidoria estenderá a sua atividade com a implantação da “Ouvidoria Itinerante”, levando a estrutura da diretoria para os bairros da cidade.

Participaram do evento os vereadores Fábio Santos, Sargento Orlei e Thiago Kutz, secretários municipais e representantes da imprensa local.

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