Carta Aberta é assinada por entidades de Paranaguá contra alteração da poligonal

Presidentes da Aciap, de Sindicatos, da Câmara de Vereadores, da Praticagem e o prefeito da cidade querem discutir e defender os interesses de Paranaguá

capa-porto geral (6)A Secretaria Especial de Portos (SEP), do Governo Federal, lançou consulta pública sobre a poligonal no Porto de Paranaguá, que envolve ainda, a região portuária de Antonina. No site da SEP há poucas informações sobre a proposta de alteração e este é um dos motivos que fez com que presidentes de entidades assinassem uma Carta Aberta à Comunidade Portuária.

Porém, o item que motivou a mobilização destas lideranças é o posicionamento contrário à alteração da poligonal. Esta não é a primeira vez que a discussão vem à tona.

Há um ano e meio, a alteração foi proposta e houve manifestação da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) alertando sobre várias desvantagens para a comunidade portuária e, consequentemente, para comerciantes e a cidade em geral.

As lideranças lembram que as poligonais propostas desconsideram o Plano Master, atualizado em 2013 e o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO), atualizado em novembro de 2014.

A Carta Aberta tem nove itens. O Sindicato dos Operadores Portuários (Sindop) assinou carta semelhante, apenas retirando o item 6 da versão assinada por outras 14 entidades.

Confira, na íntegra, a Carta Aberta que já foi assinada e será encaminhada para a SEP.

Carta Aberta 1

Carta Aberta assinada-2

Carta Aberta assinada-3

Carta Aberta assinada-4

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *