MinC comprometeu-se a construir mais um Centro de Artes em Paranaguá

prefeito mal entendidoO prefeito Edison Kersten esteve em Brasília, mais uma vez, na semana passada. Fez o que todo prefeito deve fazer, ou seja, buscar recursos junto ao governo federal porque a coisa não anda fácil para os municípios e não é de hoje.

No Ministério da Cultura (MinC), conseguiu o comprometimento de construção de mais um Centro de Arte e Esportes Unificado (CEU) em Paranaguá. Mais um porque um deles já está sendo construído no Jardim Iguaçu. A nova área será definida pela Secretária Municipal de Planejamento.

Além de agenda no MinC, o prefeito Edison, também esteve no Ministério do Turismo onde reivindicou recursos para restaurar a Estação Ferroviária, a Rua da Praia e, também, a igreja Nossa Senhora das Mercês, na Ilha da Cotinga.

Vencedores de concursos literários aguardam livros

Registro da escolha dos vencedores

Registro da escolha dos vencedores

Os vencedores 1º Concurso de Contos e Crônicas “Nestor Vitor” e 1º Concurso de Poesias “Júlia da Costa”, realizado pela Fundação Municipal de Cultura, aguardam o prêmio prometido.

Com a mudança na presidência, os ganhadores estavam esperando a confirmação do presidente definitivo, mas como a interinidade está levando mais tempo do que o esperado, eles devem procurar Rafael Guttierres Júnior para ter, pelo menos alguma resposta sobre o assunto.

Os concurso literários da Prefeitura foram realizados no ano passado e o resultado foi divulgado em dezembro de 2013 e movimentou muitos participantes e contou com nomes de peso para a escolha dos ganhadores.

O prêmio será a edição de livros com os trabalhos escolhidos no concurso.

A iniciativa ocorreu durante a presidência de Eduardo Ferreira Nascimento e havia expectativa de que no início deste ano, os livros fossem entregues aos ganhadores, mas até agora nada.

Os ganhadores reclamam que, nem uma satisfação, eles receberam. Estão a ver navios. Isso, em Paranaguá, é perfeitamente e literalmente, possível!

Corredores do Palácio São José estão movimentados com mudanças no secretariado

Sete secretários são mudados ou transferidos de pastas

Uma das mudanças pode ser confirmada na Saúde

Uma das mudanças pode ser confirmada na Saúde

Nada de nota oficial, por enquanto, mas a rádio corredor está bem movimentada desde a última sexta-feira, pelo menos.

Mas, como diz o ditado: onde a fumaça há fogo e a fumaça está dizendo que Adriana Albini vai, enfim, assumir a Secretaria do Trabalho. Digo “enfim”, porque há meses que esta mudança era comentada, mas só agora, parece, vai ser confirmada porque o secretário da pasta, Roberto Ramos vai assumir a Secretaria de Governo.

Maria Angélica, então secretária de Governo assume a pasta de Sustentabilidade Ambiental que estava vaga há, pelo menos, um mês.

Outra mudança que foi comentada para acontecer a partir desta segunda-feira é na Secretaria Municipal de Saúde. Dr. Adriano Goulart, funcionário do quadro, deixa a pasta para a Dra. Terezinha Flenik Kersten assumir.

A posse da Dra. Terezinha na Saúde é outra situação esperada há meses, mas dependia de um processo administrativo de cessão como funcionária do Estado. Importante lembrar que Dra. Terezinha tem experiência na parte administrativa. Foi Secretaria de Saúde na gestão do ex-prefeito Carlos Tortato.

Marcelo Roque deixou a Secretaria do Meio Ambiente para disputar as eleições deste ano. É pré-candidato a deputado federal. Para assumir a pasta, teria sido convidado o biólogo João Roberto Barros Maceno da Silva. Se não me engano, ele já tem experiência, pois já assumiu a pasta em outra ocasião, além de ter ajudado a colocar a usina de biodiesel para funcionar. Experiência a essa altura do campeonato é muito bom.

A nova Secretaria Municipal de Licitação, Compras e Suprimentos, criada recentemente, também deve mudar de mãos. Pelo que soubemos, o funcionário de carreira, Carlos Eduardo Xavier Zacharias, mais conhecido como Cacau, vai assumir e também tem muita experiência na área.

E outra mudança comentada é na Secretaria de Comunicação, até então ocupada pelo funcionário Osvaldo Capetta. Na Rádio Corredor, a notícia é que o advogado Maurício Vítor Leone foi convidado para assumir a pasta.

Retrospectiva

As últimas mudanças foram na Educação com a posse da professora Hilda Werner; na Administração com Waldir Campos, na Cultura tendo Rafael Guttierrez como presidente interino.

O secretário de Recursos Humanos, Caio Silva, pediu exoneração do cargo e não recebi confirmação de nenhum nome para a pasta. Com o desmembramento das Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, também fica a pergunta de quem vai assumir esta última.

Aluno da AHPA/Fundesportes faz juramento do atleta na abertura do JEP’s

O aluno/atleta da AHPA/Fundesportes e também do Colégio Estadual José Bonifácio, Matheus Cardoso da Silva, foi a escolhido pela Fundação Municipal de Esportes para fazer o juramento do atleta durante a abertura do 40º Jogos Escolares de Paranaguá realizada na tarde de sexta-feira (04), no Ginásio de Esportes Albertina Salmon.

Matheus, que é participante do Projeto 7 Metros, desenvolvido pela Associação de Handebol de Paranaguá, foi escolhido pelas grandes conquistas que vem alcançando no handebol. No último final de semana, o atleta fez parte da equipe adulta da AHPA/Fundesportes/Paranaguá que conquistou o título de Campeã Paranaense de Handebol de Areia. No ano passado, Matheus também conquistou o 2º lugar do Campeonato Paranaense de Handebol de Quadra na categoria infantil, dentre outros diversos títulos.

Matheus falou sobre o privilégio de ser escolhido para o juramento e também falou da importância do JEP’s para a juventude parnanguara. “Fiquei muito feliz em ser convidado para fazer o juramento do atleta. O Jogos Escolares é uma competição extremamente importante para nós, é uma chance de mostrarmos nosso potencial. Agradeço ao Prefeito Edison Kersten e ao Darlan, Presidente da Fundesportes pelo convite e espero que nós, atletas, possamos seguir a risca este juramento.”

Tráfego na Estrada da Graciosa será liberado dentro de 60 dias

O Departamento e Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) estima que dentro de 60 dias seja liberado o tráfego da Estrada da Graciosa (PR-410), no Litoral do Estado. O DER-PR está começou a convidar empresas para executar os projetos e obras para restaurar a rodovia desde a última quarta-feira, dia 02. O convite é feito em forma de caráter definitivo – dispensável de licitação – em função do grau emergencial. A rodovia foi destruída por causa das fortes chuvas do dia 13 de março.

Neste primeiro momento, será feito uma estrutura definitiva de concreto em meia pista, no km10, para que veículos leves possam trafegar dentro de 60 dias. “Essa medida emergencial possibilitará que moradores e comerciantes, que estão isolados, possam transitar pelo local. Além de retomar o turismo da região por meio da reabertura dos comércios”, disse o diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal Junior.

A estrutura, que terá 3,5 metros, será feita em concreto devido as condições do solo e alteração da rocha. Com isso, o tráfego para os usuários ficará mais seguro e evitará que futuros desmoronamentos possam ocorrer no local. A medida atende orientações de geólogos da Mineropar e de representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

A restauração total da rodovia tem previsão para ser finalizada até setembro deste ano. A estimativa é que sejam investidos R$ 5 milhões em projetos e obras. Além da ação emergencial, as equipes estudam a colocação de muros nas encostas do km12, onde ocorreu desabamento da barreira, e obras complementares. Os muros vão evitar que as pedras do morro desabem novamente.

INTERDIÇÃO – Até que a liberação do tráfego de meia pista seja feita, a rodovia continuará totalmente interditada. A operação é para que as equipes possam trabalhar na construção da estrutura. Até lá, os usuários que queiram chegar a Morretes deverão usar a rodovia BR 277.

Ingressos para Rio Branco x Prudentópolis estão a venda

Partida acontece na próxima quarta-feira (9), no Gigante do Itiberê. Arquibancadas custam R$ 20 inteira e R$ 10 meia

Rio_Branco_S_C_banner venda ingressos copyOs ingressos para a partida entre Rio Branco x Prudentópolis estão à venda. O jogo será realizado na próxima quarta-feira (9), no estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá, às 20h e os ingressos são vendidos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Associados da Funserv do Sismup tem o valor descontado em folha de pagamento. Sócio do Rio Branco e do Club Literário, com suas mensalidades em dias, devem apresentar a identidade no portão nº 2 do estádio no dia da partida. Mulheres, estudantes, idosos acima de 60 anos (com RG) e doadores de sangue pagam meia-entrada.  É indispensável à apresentação da carteirinha. Crianças de até 12 anos não pagam entrada.

Confira os pontos de vendas:

– Secretaria do Clube, na Estradinha, das 8h30 às 11h30 – 13h30 às 18h; Sábado – das 8h30 às 11h30

– Banca da Praça Fernando Amaro;

– Banca da Praça dos Leões;

– Bar Galáxi, em frente à Rodoviária;

– Bar do Jeffer, no Porto dos Padres;

– Bar do Samuca, na Estradinha;

– Restaurante Bom Paladar, no Centro;

– Casarão Esportes

– Eraldo Sports

– Posto D’ Bortoli (Parque São João)

– Olé Grama Sintética

No dia do jogo, os ingressos serão vendidos no estádio Gigante do Itiberê, local da partida, a partir das 9h, até o intervalo do jogo.

Crônica do Dia

kátia munizCirco, cinema e teatro

Por: Kátia Muniz                                                                           cronicaskatia@live.com

Aos poucos a gente vai se acostumando, porque, algum tempo atrás, o lazer de final de semana (principalmente o dominical) da população se resumia a ocupar cada centímetro da enorme área do Aeroparque. Era para lá que famílias inteiras, grupo de jovens e crianças se deslocavam para bater uma bolinha, jogar vôlei, fazer caminhadas, andar de bicicleta, andar de patins, fazer manobras radicais no skate, praticar saltos de paraquedas, levar o cachorrinho para passear, observar a criançada gastar energia nos brinquedos infláveis, disputar o espaço concorridíssimo na sombra das pouquíssimas árvores, conversar, acompanhar o sobe e desce dos aviões, interagir e desfrutar os momentos.

Mas, eis que o último final de semana foi atípico: um circo instalado, estreia de badalado filme infantil no cinema e espetáculo nacional no teatro. Portanto, o parnanguara tinha em mãos um cardápio de lazer que há muito, mas muito tempo, não experimentava.

E com esse agito, tudo ao redor se movimenta e ganha vida. Vende-se a pipoca, como se vende a hotelaria e a gastronomia. Assim, o comércio em geral também se impulsiona.  Uma coisa puxa outra e todos ganham, se não dinheiro, entretenimento.

Que por aqui se apresentem os artistas locais, regionais e nacionais. Que nos presenteiem, com seus múltiplos talentos, nos vários segmentos, como as artes plásticas, artes cênicas, literatura, música, dança.

Que a sempre linda e formidável sétima arte esteja presente e, através da alta tecnologia, vá cada vez mais se aprimorando para trazer ao público esse fascínio em tela grande.

Aplausos ao circo, que resiste ao tempo, que enfrenta a luta diária de permanecer vivo e levar graça e magia a adultos e crianças.

Aos poucos, a gente vai descobrindo e incorporando as regras de harmonia, de educação e bom senso que cada local exige. A prática, por si só, tende a trazer benefícios e a reforçar o aprendizado.

Sabemos. Mas muitas vezes insistimos em tropeçar nos erros básicos. Portanto, no cinema, o saco de pipoca e o copo de refrigerante têm o lixo como destino. No teatro, o silêncio se faz necessário, pois o simples ato de abrir o papel de bala é captado pela acústica e flashes não devem ser disparados. E mesmo no circo, onde explicitamente há o convite para a diversão, o ingresso não nos libera a um comportamento desmedido. E sim, claro, celulares devem permanecer desligados.

Aos poucos, a gente vai ganhando novas opções de lazer que vão muito além do sofá e da televisão da nossa casa.

A população, satisfeita, agradece.

Hoje é dia de Sarita Fernet com As Parnanguaras

saritaHoje, às 19h, é a vez de “Sarita Fernet, Recebe…” com o ator Rogério Soares. Desta vez, ele estará recebendo em seu ‘programa de TV, nada mais, nada menos que As Parnanguaras.

Será no Teatro Rachel Costa. Ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Sarita é uma apresentadora atrapalhada que, mensalmente, recebe a visita de pessoas que se destacam no cenário artístico local, causando situações inusitadas e cômicas. Rogério Soares é um dos artistas locais de destaque, entre outros trabalhos é bem conhecido por Zito, O Espantalho.

Falar com mulheres deixa os homens bobos

mulherespoderosasA confusão mental deles foi registrada, independente, do estado civil. Todos eles ficaram meio ‘bocós’ diante da mulherada. Confira matéria da Agência RadioWeb e encaminhada para o Blog da Luciane pela Rádio Ilha do Mel FM. Matéria divertida e interessante para ouvir no link acima.

Rixa entre torcidas marca abertura dos Jogos Escolares de Paranaguá

jogos escolaresA rixa entre as torcidas  das escolas Instituto de Educação e Alberto Gomes Veiga marcou a abertura dos Jogos escolares de Paranaguá.

Eram as maiores torcidas registradas no grande evento realizado na última sexta-feira (04). A abertura foi marcada para começar às 16h. Achei acertada a decisão do horário que, segundo o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Darlan Janes, foi definida para evitar jovens pelas ruas durante à noite.

Até a saída das torcidas teve que ser feita como acontece em jogos de futebol. Saiu uma das torcidas primeiro e, depois a outra, minutos depois.

A abertura dos Jogos transcorreu com Hino Nacional e de Paranaguá,  juramento do atleta, pira acesa e entrada das ‘delegações’ dos 29 colégios participantes – estaduais e particulares.

O aluno/atleta da AHPA/Fundesportes e também do Colégio Estadual José Bonifácio, Matheus Cardoso da Silva, foi a escolhido pela Fundação Municipal de Esportes para fazer o juramento do atleta. Matheus é participante do Projeto 7 Metros e foi escolhido devido as grandes conquistas que vem alcançando no handebol.

A pira foi acesa pelo atleta de karatê que também faz parte das escolinhas da Fundesportes, de apenas 10 anos, Robert Figueira Júnior.

Confira os vídeos dos Hinos Nacional e de Paranaguá. Dois momentos marcantes da abertura dos Jogos. Momentos que, até, as torcidas fizeram bonito!