1 kg de alimento não-perecível para assistir “Júlia na Janela”

Sobe ao palco do Teatro Rachel Costa o espetáculo “Júlia na Janela” que comemora os 170 anos da autora parnanguara e o lançamento do Outubro Rosa que incentiva os exames de mama

julia da costaA agenda cultural desta semana começa nesta quinta-feira, dia 5, com o espetáculo teatral “Júlia na Janela”, em homenagem à Júlia da Costa. O texto aproveita parte dos poemas da autora e brinca com os mitos que a envolvem.

“Ela teve um grande amor e escreveu muitas cartas enquanto esteve distante da sociedade. No espetáculo, a própria Júlia conta isso ao público”, comenta a pesquisadora Teresa Britto, que escreveu o texto.

No palco, a atriz e professora universitária Eliane martins interpreta a protagonista. “Essa homenagem começou com uma brincadeira, mas virou uma peça que divulga o trabalho maravilhoso desse ícone da literatura paranaense”, comentou a atriz. A apresentação inicial faz parte das comemorações dos 170 anos da autora parnanguara. Continue lendo

Colégio Diocesano Leão XIII é o novo polo EaD da Faculdade Opet em Paranaguá

unnamedO Colégio Diocesano Leão XII, em Paranaguá, é o novo polo credenciado para os cursos de graduação e pós-graduação na modalidade à distância (EAD) da Faculdade Opet. A parceria visa trazer mais comodidade aos alunos que moram em Paranaguá e cidades próximas, que agora poderão utilizar a estrutura do colégio. Continue lendo

Público não comparece na prestação de contas dos poderes

Povo parece não querer saber da transparência dos gastos públicos

3.3- câmara vaziaNa última sexta-feira, 29, aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Paranaguá a apresentação das contas do último quadrimestre dos poderes executivo e legislativo. No entanto, a audiência pública que é voltada a dar transparência nos gastos dos dois poderes foi acompanhada por menos de cinco pessoas. O baixo interesse da população, segundo o vereador Nilo Monteiro, é contraditório em tempos de tantas manifestações em redes sociais a respeito do trabalho de fiscalização desempenhado pelos parlamentares municipais. Continue lendo

Mulheres não aproveitam totalidade de mamografia disponíveis pelo SUS

Entre 4 e 25 de outubro ocorrerá campanha de  preventivo e exame clínico de mama no Centro de Referência de Saúde da Mulher
3.1-mamografiaFoi iniciada na segunda-feira (2) a programação do Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap). Uma caminhada e ações de conscientização na Praça Fernando Amaro marcaram o início da programação que vai durar todo o mês, em 14 unidades básicas e no Centro de Referência de Saúde da Mulher. Continue lendo

Dia da Padroeira de Paranaguá está chegando

Dia 07 de outubro terá procissão

3.2-festa de nossa senhora do rosárioDia 07 de outubro é comemorado o dia da Padroeira de Paranaguá, Nossa Senhora do Rosário. A programação da festa começa às 11h, com o Terço da Família, seguida de almoço festivo às 12h, no salão da Catedral Diocesana. Às 19h, acontece uma missa solene presidida pelo bispo dom Edmar Peron e, ao final e uma procissão nas imediações da Igreja Matriz. No sábado, 8, recreação com show de prêmios,a partir das 14h30. Continue lendo

Waldir Leite pede licença. Darci Borba assume

Darci Borba assume vaga

Darci Borba assume vaga

O pedido de licença do vereador Waldir Leite foi apresentado na sessão da Câmara realizada nesta terça-feira, dia 03 e aprovado pelos demais legisladores. O Bispo Darci Borba, do Partido Social Cristão (PSC), mesmo partido do vereador Leite, assume a vaga na sessão da próxima quinta-feira, dia 05.

Waldir Leite fará cirurgia

Waldir Leite fará cirurgia

Waldir Leite vai se submeter a uma cirurgia e Darci Borba terá a oportunidade, como primeiro suplente, de legislar pela oportunidade que conquistou com 964 votos na eleição do ano passado.

Dia das Crianças: Entrada gratuita para os pequenos no Aquário

Aquário de Paranaguá recebe tubarão lixa. Foto: Divulgação Acqua Mundo.

Aquário de Paranaguá recebe tubarão lixa.
Foto: Divulgação Acqua Mundo.

No Dia das Crianças (12/10), quinta feira, a criança acompanhada de responsável não paga para visitar o Aquário de Paranaguá!*
Além de poder observar diversos animais de perto, aqui é possível também tocar nas raias e nos invertebrados, que são animais bem diferentes. Uma experiência única de aproximação destes animais tão curiosos.
O Espaço Criança estará aberto para todos os mini visitantes poderem se divertir mais ainda, com piscina de bolinhas, brinquedos infláveis e muito mais.

Continue lendo

Ex-presidente da Câmara de Guaratuba vai devolver gasto exagerado com gasolina

00311049Paulo Éder de Araújo, ex-vereador de Guaratuba, deverá restituir ao cofre desse município do Litoral do Paraná, R$ 115.128,27 por gasto exagerado com combustível nos anos de 2011 e 2012, quando presidiu o Poder Legislativo municipal. Inspeção do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) comprovou que, em 2011, a despesa com este insumo superou em 92% a média de consumo por veículo das demais câmaras municipais paranaenses. No ano seguinte, o consumo ultrapassou essa média em 135%.

Pelo gasto declarado com gasolina nos anos de 2011 e 2012, os quatro veículos da Câmara de Guaratuba – então com nove vereadores e expediente apenas à tarde – teriam rodado, juntos, um total de 1.170,6 quilômetros diariamente. No biênio, a suposta distância percorrida atingiu 272.788 quilômetros rodados.

Enquanto nas demais câmaras pesquisadas, cada veículo rodou, em média, 35.445 quilômetros em 2011, em Guaratuba a média individual daquele ano atingiu 68.197 quilômetros percorridos. No biênio, o consumo injustificado de gasolina somou quase 31.300 litros, com gasto indevido de R$ 77.045,46. Atualizado monetariamente, esse valor totaliza os R$ 1115.128,27 que deverão ser ressarcidos pelo então presidente da Câmara, ordenador da despesa sem justificativa. Continue lendo

Polícia apreende cigarros contrabandeados e veículo

22180059_1430233027097045_2741068472971808434_oCerca de 25 pacotes de cigarros contrabandeados foram apreendidos pela Polícia Militar do Paraná, na Avenida Coronel Santa Rita, em Paranaguá. A mercadoria estava sendo transportada por Anderson Agostinho da Silva Camões, 44 anos. Em uma abordagem de rotina os policiais perceberam que a placa e o número do chassi não batiam e encaminharam o condutor até a sede da Polícia Federal.

22254997_1430233130430368_8962801849927011902_oSegundo informações colhidas no local, a Van Ducato de placas AXI 2542, pertence a uma outra van da mesma marca porém de 2014 e que tem a sua situação regular. Com essa diferença, os policiais realizarem uma busca minuciosa no veículo.

O condutor e a mercadoria foram encaminhados para a delegacia de Polícia Federal, que investigará o caso. O crime de contrabando está previsto no artigo 334 do Código Penal e prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão.

Informações: Rádio Difusora

Fotos: Rádio Ilha do Mel FM