A presidente do Conselho Municipal do Plano Diretor – CMPD, Débora Temporão de Aguiar Ramos, convoca todos os conselheiros para a primeira reunião ordinária de 2014.
A reunião com os membros do Conselho acontecerá amanhã, dia 30, na sala de reuniões do gabinete do prefeito, a partir das 14h.
Arquivo da tag: Blog da Luciane
Coral Municipal de Paranaguá fará próxima apresentação no aniversário do IHGP
Paranaguá será representada no encontro de Corais do Sesc que será realizado em Curitiba
Hoje, o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) completará mais um ano de fundação. A solenidade de comemoração contará com a participação do Coral Municipal de Paranaguá, formado por integrantes da comunidade de Paranaguá e mantido pela Fundação Municipal de Cultura.
O evento acontecerá às 19h30, no Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá.
De acordo com a maestrina e regente do Coral, o grupo tem mais duas agendas confirmadas.
No dia 22 de outubro, a música dos anos 60 e 70, que marcou os grandes festivais e o período da ditadura militar, fará parte do evento que acontecerá no Teatro Rachel Costa.
Neste dia, o evento contará com participações especiais de Aroldo Amer, Mário Karuta e Rafael Palotino. A apresentação terá início às 20h.
E no dia 28 de outubro, o Coral Municipal de Paranaguá estará representando o município no encontro de corais do Sesc Água Verde.
Bancada do PSC poderá ser maior do que as do PT e PMDB
Vem sendo bem comentada a possibilidade que o candidato Ratinho Júnior (PSC) fará uma votação recorde, que pode chegar a meio milhão de votos. Com isso, puxa a votação de seu partido para eleger até 10 deputados estaduais.
Com essa matemática, o candidato a deputado estadual Waldir Leite (PSC), tem chances de conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa. “Nós estamos numa caminhada muito forte em todo o Litoral, pois sabemos que a região tem chances reais e verdadeira de eleger o seu representante, assim como fizemos em 2002. A hora e o momento é agora”, ressaltou Waldir Leite.
Por outro lado, os comentários dão conta de que as bancadas do PT e do PMDB poderão ser encolhidas. O PMDB espera eleger até seis deputados e o PT, no máximo, quatro. (Da assessoria do candidato)
Bino Tramujas, candidato a deputado estadual
Dando sequência a série de matérias dos candidatos locais, divulgamos sobre o candidato a deputado estadual, Albino Tramujas.
” Mais do que nunca, necessitamos do apoio dos 16 mil eleitores que me sufragaram na eleição para Deputado Estadual em 1986, para que se possa iniciar a cruzada pela salvação de Paranaguá. Por tudo isso, e pelas alegrias que haveremos de compartilhar, lanço meu slogan de campanha para Deputado Estadual, com muito orgulho: Salve Paranaguá”, anunciou no início da campanha.
Bino Tramujas como é mais conhecido, é candidato pelo Partido Socialista Cristão. Ele nasceu e cresceu em Paranaguá. Ficou fora da cidade por 20 anos. “A caótica situação que encontrei, quando aqui voltei a morar em 2010, em uma cidade castigada pelo abandono e pelo descaso, não permite a omissão e abriga a que todos assumamos nossas responsabilidades”, defende.
Nos 20 anos que ficou fora de Paranaguá, se aprimorou tecnicamente na área aduaneira e de logística, “o que me conduziu à administração de um dos maiores Terminais de Grãos do Porto de Paranaguá, o histórico Terminal do Paraguai, lá estou e por lá ficarei nos próximos 15 anos”, destacou.
Ele vem realizando visitas nos bairros, em ilhas e outras cidades do Paraná.
Começa o período de desova dos tubarões no Aquário de Paranaguá
Os ovos estão fora do tanque, separados dos animais, para que a equipe possa acompanhar e monitorar o desenvolvimento dos embriões.“Como o ovo é transparente, é possível observar o vitelo diminuindo e o crescimento do embrião. Ele estará pronto para nascer assim que o vitelo do ovo for absorvido”, explica Carolina Meira, responsável pela equipe de Educação Ambiental do Aquário.
Há cinco ovos no Aquário de Paranaguá, mas apenas quatro com vitelo, ou seja, com possibilidade de nascimento de filhotes. Segundo os biólogos do local, quando os ovos são originados de um casal jovem, a probabilidade de eles gerarem filhotes é pequena.
Após o nascimento, esses embriões continuarão sendo observados por aproximadamente duas semanas no laboratório para, então, serem encaminhados para o recinto junto aos demais tubarões. “Esse tipo de reprodução é bem comum, como acontece, por exemplo, no aquário do Guarujá”, explica Carolina.
ESPÉCIE – No Aquário de Paranaguá há dois tubarões no Tanque Oceânico e cinco no recinto dos tubarões. O tubarão-bambu é uma espécie exótica encontrada nos recifes de coral dos oceanos Índico e Pacífico. Seu comprimento pode chegar a 1,2 metros e ele se alimenta de invertebrados e peixes de fundo do mar.
A fêmea adulta pode colocar em torno de 30 ovos e os filhotes nascem em aproximadamente 40 dias. Isso quer dizer que os ovos em observação no Aquário de Paranaguá devem chocar entre a segunda e terceira semana de outubro. Os ovos possuem aspecto transparente, o que torna possível observar o desenvolvimento do embrião.
VISITAÇÃO – Em setembro, o Aquário recebe o público de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 19h. Os ingressos custam R$ 20,00 para adultos, R$15,00 para crianças de 5 a 14 anos e R$10,00 para idosos (acima de 60 anos). Crianças menores de 5 anos não pagam. Mais informações no site www.aquariodeparanagua.com.br e pelo telefone (41) 3425-8063.
Crônica da Kátia Muniz
Por: Katia Muniz katiacronicas@gmail.com
Não era natal, mas fiz o meu pedido. Deu certo. Fui atendida por duas pessoas que, até então, não sabiam da minha existência. Gente que me ajudou, que aceitou divulgar o meu trabalho. Assim nasceram os comentários das crônicas que acontecem todas as sextas-feiras na Rádio Ilha do Mel FM, nas vozes de Flávio Petruy e Luciane Chiarelli. Quem disse que, mesmo fora de época, Papai Noel e Mamãe Noel não existem?
Os atores, cantores, músicos têm, no momento em que atuam, a possibilidade de captar a reação da plateia. Quem escreve não tem plateia. Não costuma estar presente na hora em que o leitor compra seu livro. Não o vê folheando as páginas. Perde as expressões faciais que sua escrita provoca em quem as lê.
Vou arriscar dizer que sou privilegiada. Com os comentários das minhas crônicas, feitos no ar, ao vivo, sem edições e sem cortes, posso perceber as emoções que são passadas. Durante todo esse tempo em que os textos vêm ganhando voz, observo os comentaristas nas suas facetas humanas, entregues ao riso, às gargalhadas, às reflexões, às indignações, ao choro, à alegria, à agitação, ao envolvimento.
Os comentários farão aniversário. Completarão dois anos, no próximo dia 28/09. São presentes que recebo toda sexta-feira. Presentes que não estão atrelados a datas comemorativas, que não vêm embrulhados em pacotes e nem com laçarotes, mas que eu sei receber com enorme gratidão.
Os comentários são, às vezes, curtos, rápidos. Em outros momentos, longos, perspicazes. Às vezes, embalados com música de fundo e, em várias ocasiões, trechos da crônica servem de gancho para tratar de outro assunto.
Assim tem sido, através da dobradinha de vozes que se auxiliam, que se socorrem, que se ajudam, que se completam.
Obrigada, Flávio e Luciane, por meus escritos ganharem sentimentos e emoções em suas falas, pois texto que ganha voz costuma provocar eco.
Unespar seleciona Professor Temporário no Campus de Paranaguá
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) divulgou a abertura de processo seletivo, que visa o provimento de oito vagas no cargo de Professor Temporário, no Campus de Paranaguá.
As inscrições devem ser efetuadas pelo site www.paranagua.unespar.edu.br, no período de 26 de setembro a 7 de outubro de 2014. A taxa é de R$ 60,00.
Podem participar, candidatos graduados, com especialização em curso ou completa na área de atuação. Confira as oportunidades:
Os selecionados deverão atuar nas áreas de Administração (2); História/ História Contemporânea (1); História/ Introdução aos Estudos Históricos (1); Educação/ Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação (2); Ciências Biológicas/ Microbiologia e Genética (1); e Letras/ Literatura Latina e Literaturas de Língua Portuguesa (1).
Os profissionais atuarão em regime de 40 horas semanais, com remunerações que variam de R$ 2.469,80 a R$ 6.246,03.
Prova
Haverá Prova Escrita, Didática e Avaliação de Títulos. O certame terá validade de um ano.
Ponte de Guaratuba: Beto é a favor, Requião contra e Gleisi é a favor com ressalvas
Matéria da na Gazeta do Povo traz a posição de Beto Richa (PSDB), Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) sobre a construção da Ponte de Guaratuba, antiga reivindicação da cidade e do litoral do Paraná. Beto Richa afirmou que é a favor da ponte desde que sejam feitas outras obras rodoviárias na região; Requião sem pestanejar afirmou ser contra porque o tráfego acabaria com a cidade e pelo alto custo da obra; já Gleisi disse ser favorável mas que a construção da ponte só é viável através de concessão.
Veja o que cada um disse:
Beto Richa
Sou a favor. A construção da ponte faz parte do conjunto rodoviário da nova rodovia PR-101, que vai atender à região litorânea, saindo da BR-116 e indo até a BR-376. Essa rodovia irá atender toda a região portuária e também criará novos acessos aos municípios de Guaratuba e Matinhos, cidades de veraneio. Com isso a ponte será usada mais para a circulação de veículos e caminhões leves, em especial na alta temporada. O DER já solicitou a licença ambiental prévia de parte da PR-101. Somente com o Estudo de Impacto Ambiental o governo poderá elaborar o projeto executivo para construção da rodovia.
Roberto Requião
Sou contra essa obra. Guaratuba tem uma faixa muito estreita de terra e o tráfego pesado de caminhões vai acabar com a cidade. Além disso, o custo de uma obra como essa é muito caro.
Gleisi Hoffmann
Sou favorável à construção da ponte, com duas ressalvas: não acredito que o estado tenha recursos para isso, dada a situação de descontrole em que se encontram as finanças do Paraná. Considerando que a travessia é paga, pode ser viável a construção através de concessão. A outra questão é ambiental e urbana. É preciso dimensionar corretamente o tráfego, porque hoje todo o trânsito passa por dentro de Guaratuba e Matinhos. É preciso pensar em tirar parte desse tráfego das ruas das cidades.
Marcelo Roque percorre bairros e ilhas
Marcelo Roque, candidato a deputado federal pelo PV, vem percorrendo bairros de Paranaguá, ilhas, municípios vizinhos e falando sobre a necessidade de eleger um representante local para a Câmara Federal.
Há décadas que Paranaguá não tem uma representatividade legítima em Brasília e fica dependendo de candidatos de fora para conseguir emendas para obras e projetos para a cidade. Marcelo Roque conhece os problemas de Paranaguá e da região e promete ser um bom representante dos eleitores locais.
Cilo Coelho defende voto em candidatos ficha limpa
“Quando fui diretor administrativo da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), me preocupei em garantir benefícios aos trabalhadores como vale-alimentação e plano de saúde, além de garantir segurança e melhores condições de trabalho”, disse o candidato a deputado estadual, Cilo Coelho na rede social Facebook.
Ele alerta os internautas para que votem em gente honesta, trabalhadora e ficha limpa para que possam representar os candidatos nos próximos quatro anos.

