Prefeitura injeta R$ 4 milhões a mais na economia local com pagamento de setembro

Valor representa o montante que será somado à folha com o adiantamento da primeira parcela do 13º e reajuste aos servidores municipais.

13853O pagamento da folha salarial deste mês da Prefeitura de Paranaguá, programado para acontecer no próximo dia 26, deve injetar, na economia local, R$ 4 milhões a mais que o valor médio da folha nos últimos meses.

Esse é o montante a que se chega quando se calcula o total de acréscimo após o prefeito Edison Kersten anunciar, na semana passada, 6,27 % de reajuste aos mais de 4.136 servidores municipais, equiparação dos salários de professores ao mínimo nacional e pagamento da elevação de nível horizontal destes profissionais.

Na folha de pagamento deste mês, por autorização do prefeito Edison Kersten, também será adiantada a primeira parcela do 13º salário (40% do valor total). Só isto injetará R$ 3,7 milhões na economia da cidade. Outros R$ 450 mil resultam do reajuste ao funcionalismo, elevação do nível e equiparação do salário dos professores ao nível nacional.

O prefeito explicou, ainda, que o pagamento teve de ser fracionado para não ultrapassar o limite máximo de gastos com folha de pagamento imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Gostaríamos de poder dar um reajuste maior, mas é o que podemos dentro do que a lei permite. Estamos tomando medidas como o aumento de arrecadação e corte de gastos e, com isso, esperamos reduzir o índice de comprometimento de gastos com pessoal, o que nos permitirá atender a mais solicitações dos nossos servidores”, disse, explicando como foi a negociação para o aumento feito com o Sismup (Sindicato dos Servidores Municipais de Paranaguá).

O prefeito ainda comentou que está em fase de licitação a contratação da empresa que vai elaborar o Plano de Cargos e Salários do servidor público de Paranaguá, uma reivindicação antiga da categoria e que pode trazer outros incrementos salariais.

Fonte: SECOM/ PMP

Casas para famílias do Canal do Anhaia serão entregues na próxima quarta-feira

Serão 12 unidades construídas com recursos próprios da Prefeitura, completando assim a segunda etapa do Programa de Urbanização, Regularização e Assentamentos Precários Canal do Anhaia.

A Prefeitura de Paranaguá realiza na próxima quarta-feira (dia 24) a entrega de 24 casas a famílias que hoje vivem no Canal do Anhaia. O evento estava marcado para segunda-feira (dia 22), mas teve de ser transferido. As unidades habitacionais estão localizadas no bairro Porto Seguro e foram construídas com recursos próprios dos cofres públicos municipais.

A solenidade está marcada para 10h, na rua Hélio Edison da Cruz, esquina com a Waldemiro Máximo da Silva. O prefeito Edison Kersten já confirmou presença. Outras autoridades também são esperadas. A Prefeitura já entregou outras 14 casas e o total será de 42 famílias removidas.

O evento marca a conclusão da segunda etapa do Programa de Urbanização, Regularização e Assentamentos Precários Canal do Anhaia. Vale lembrar que essas famílias vivem em condições insalubres, pois estão sobre uma área de manguezal que virou depósito de esgoto. O processo de realocação das famílias se arrasta desde a década de 90 e só agora está sendo resolvida.

Passarão a morar num dos bairros que mais cresce em Paranaguá e tem ruas asfaltadas, escolas municipal e estadual, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) sendo construído e o Instituo Federal Tecnológico (IFPR), com vários cursos de nível superior.

Viaduto de Morretes será inaugurado hoje

O viaduto tem cerca de 8m de altura e 700m de comprimento e é resultado de um investimento de R$ 15 milhões. Segundo dados da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Morretes, das festas de final do ano até o Carnaval, Morretes recebe cerca de 200 mil turistas. E em datas de pico, até 30 mil veículos chegam a circular pela região em apenas um dia.

Antonina paga parte da dívida e Samu volta a funcionar

Cislipa recebe três ambulâncias, veículo e uniformes

13813“Recomeçaram na terça-feira os serviços de atendimento do Samu em Antonina.

Os munícipes que precisarem do atendimento podem ligar no 192 que serão prontamente atendidos pelo serviço.

A partir de quarta-feira também chegou em Antonina um novo mobiliário para a sala onde ficarão, caso necessário, os funcionários do Samu”.

Com esta nota sucinta, a prefeitura de Antonina informa o retorno do serviço suspenso no dia 11 de agosto por falta de pagamento ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa).

O presidente do Cislipa, prefeito de Pontal do Paraná Edgar Rossi também divulgou nota lacônica em que informa que foi “revogada a medida de penalidade de suspensão dos serviços pelo pagamento das pendências nas datas de 15/09/2014 – parcelas 1 – 2 de 2014, e em 16/09/2014 as parcelas pendentes de 2013”.

No Facebook, a comunidade “Fala Antonina” informa que a prefeitura pagou apenas parte da dívida.

A renegociação entre Antonina e o Cislipa só aconteceu depois de a população realizar um protesto e a promotora de Justiça Kelly Vicentini Neves Caldeiras entrou com ação na Justiça e obteve liminar dando prazo de 72 horas para o prefeito João Domero solucionar a pendência. O prazo venceu na segunda-feira (15).

O Ministério Público determinou na semana passada que o município tinha 72 horas para quitar a dívida.

A população também pede melhor atendimento na saúde e a abertura do Doutor Silvio Bittencourt Linhares, fechado a três anos.

Ambulâncias

Na última quinta-feira, os prefeitos de Pontal e de Paranaguá, presidente e vice-presidente do Cislipa, respectivamente, receberam três ambulâncias compradas pela empresa Cattalini, fruto de uma ação judicial.

A solenidade contou com a participação de secretários municipais do Litoral que estavam em Paranaguá para participar da assembleia do Cislipa, juntamente, com os prefeitos do Litoral.

Diretores da empresa Cattalini também acompanharam o evento e destacaram a oportunidade de colaborar com a ampliação dos serviços de saúde de Paranaguá. Na ocasião, os serviços prestados pelas servidores Jemima e Valéria, coordenadoras do Cislipa e Samu, foram destacados.

Dia da Responsabilidade Social atendeu em torno de 100 pessoas

Núcleo de Práticas Jurídicas

Núcleo de Práticas Jurídicas

No último sábado, a coordenação do curso de Direito do Isulpar, realizou um evento denominado Dia da Responsabilidade Social.

Mais de 70 clientes agendados foram atendidos e outros, sem agenda, também receberam orientações nas áreas do Direito da Família.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito do Isulpar, Vanessa Fransozi, também foram dados encaminhamentos de pensão alimentícia, conclusão de petições, ajuizamento de ações como de divórcios consensuais, além de orientações.

Em torno de 60 estudantes de Direito se inscreveram para participar do evento, juntamente com mais quatro advogados.

essa núcleo isulpar (1)

Secretaria Municipal de Saúde e Regional de Saúde

A iniciativa contou com a participação da prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde que, através do Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde realizou 75 atendimentos, principalmente, relacionados à Lei Maria da Penha.

As pessoas com problemas de violência doméstica receberam encaminhamentos ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). A secretária da pasta, Dra. Terezinha Kersten, esteve no local, acompanhando o trabalho da equipe.

A Regional de Saúde participou com uma equipe que fez aferição da pressão arterial e teste de glicose, além de orientações.

Equipe da Pedagogia

Equipe da Pedagogia

A ONG Amigos Protetores dos Animais participou, assim como a ONG Desperte Sorridos e os alunos do curso de Pedagogia fazendo recreação com as crianças que estiveram no Isulpar.

 

ONG Amigos Protetores dos Animais pede ajuda da população

Os Amigos Protetores dos Animais estão realizando uma ação para arrecadar prendas para, em breve, promover um bingo. O objetivo é ter recursos para continuar comprando ração, entre outras ações que a ONG realiza em Paranaguá.

Então, hoje o dia é para avisar que você pode colaborar com a doação de brindes. Você pode entrar em contato com a ONG, via rede social Facebook, inbox, e avisar do seu brinde.

Em breve eles avisarão a data do bingo.

10704837_616596451790859_35397435_n

Semana da Cultura Hip Hop em Paranaguá começa hoje

Praças, terminal de ônibus e Teatro Rachel Costa são pontos onde a dança vai tomar conta

SemanaDaCulturaHipHopComeça neste domingo, dia 21, a Semana Hip Hop em Paranaguá. São apresentações, batalhas, flash mop, entre outros eventos em diferentes locais da cidade.

De acordo com o organizador do evento, Wellington Fênix, a semana tornou-se um projeto de lei.
“O hip hop hoje é como uma sociedade alternativa em que tudo tem que ser feito pela gente, porque na maioria das vezes alguns intelectuais não dão à mínima, e acreditam que é apenas uma coisa de periferia, criando dessa forma as famosas diferenças sociais, estas mesmas que nem sempre estão relacionadas à falta de dinheiro, mas com os descasos com nossos pensamentos, gostos e vontades”, destaca o organizador.

Mas com o objetivo de romper barreiras e incentivar esta cultura, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Cultura e da Fundação de Turismo, está garantindo a realização de todo o evento.

“A Semana da Cultura Hip Hop em Paranaguá tem como proposta fazer que a cidade cresça dentro da cultura hip hop, onde já tem crescido graças ao trabalho que o grupo fênix tem feito há 7 anos e ganha com o apoio da fundação”, destacou o organizador.

Confira a programação do evento:

Domingo (21)

Batalha da Calçada

Local: terminal de ônibus

Horário: 15h

Batalha de MCS e Breaking

Apresentações- Mcs / Grupo de Danças Urbanas

Segunda- Feira  (22)-GRATUITO 

Super Workshop Municipal

Local: Centro Comunitário da Vila  Divineia

Horário:18h

WELLINGTON FENIX

Diego (hip hop)

Thiago (Breaking)

Terça- feira (23)

Bombox Na Rua

Local: Praça dos Leões

Horario: 18:00 Hrs

Quarta-Feira (24)

Flash Mob em qualquer lugar da cidade

Quinta- Feira (25)-GRATUITO 

Super Workshop Municipal

Local: Centro comunitário da Vila Divineia

Horário:19h

Wellington Fênix, Marlon e Mário

Sexta-Feira (26)

Amostra de Danças Urbanas Municipal

Show de MC’s

*AGENTE LIVRE

*DU RAP

*LA MAFIA LITORÂNIA

*MENTEKPTA

Local: Teatro municipal Rachel Costa

Horário: 19h30

5 HIP HOP FEST Pguá

Sábado (27)

Super Workshop

10h às 12h

14h às 16h

Professores: Guiga de Souza /Nil FDR/ Caio

Local: Centro Comunitário da Vila Divineia

Domingo (28) -13h30 às 20h30

DJ-Bruno Eletro  das Batalhas

Batalha de Hip Hop

Local: centro comunitário da Vila Divineia

Premiação:R$:500,00

Jurado: Caio

Email:wellingtonfenix@outlook.com

Batalha de Breaking

Dupla

Jurados: Dinho Stil / Thiago Fac / Bantuz Gana 1957

Premiação: R$:1.000.00

Email:wellingtonfenix@outlook.com

 

Batalha de Mc

Premiação: R$: 250,00

Email:wellingtonfenix@outlook.com

Elísio Júnior terá entrevista com executivos da Sportv em outubro

1618612_566364143459023_2141044369_nA grande final do Concurso Talentos da Narração do Sportv está marcada.

Será no dia 14 de outubro, quando 16 participantes estarão passando por entrevistas individuais com executivos da emissora. E Elísio Júnior, hoje trabalhando na Rádio Difusora de Paranaguá, é um deles.

Foram 11.513 inscritos, duas fases eliminatórias para chegar aos 16 concorrentes na final.

“Conto ainda mais com a torcida de vocês nesse momento e muito obrigado pelas manifestações que me deixam ainda mais otimista para realizar esse grande sonho de criança”, disse Elísio no facebook.

A torcida do Blog da Luciane continua firme. Elísio Júnior é um verdadeiro talento e conseguiu chegar à grande final por isso!

Fernanda Richa hoje em Paranaguá

1802fernandaHoje, às 14h30, Fernanda Richa, estará no Center Port, para um evento político.

A primeira dama do Estado, participa de um evento programado pelo Comitê local que reunirá lideranças de todo o Litoral para falar sobre ações do governo e propostas de campanha. Faltando poucos dias para 5 de outubro – dia da eleição- é bom ouvir propostas para definir o voto.

Fica o recado e o convite para todos os interessados. Neste sábado, dia 20, às 14h30, no Center Port, que fica na avenida Coronel José Lobo (Isulpar), encontro com Fernanda Richa.