ISULPAR oferece, amanhã, serviços gratuitos no “Dia da Responsabilidade Social”

10622702_4474866486342_7582201441781825171_nO Núcleo de Práticas Jurídicas do Instituto Superior do Litoral do Paraná – ISULPAR realiza amanhã, das 9h às 18h, o “Dia da Responsabilidade Social”.

De acordo com  a advogada e coordenadora do evento, Dra. Vanessa Fransozi, serão oferecidos à população atendimento e consultoria jurídica, recreação infantil, atendimento odontológico, orientação de violência doméstica, conscientização sobre proteção animal, serviços de saúde, entre outros serviços.

O evento será realizado no Núcleo de Práticas Jurídicas do ISULPAR, que fica na Avenida Coronel José Lobo, 800 – em frente ao Muffato Max Paranaguá.

Colégio Leão XIII divulgará logomarca comemorativa do Jubileu de Ouro

Concurso Cultural foi  realizado para fazer parte das festividades do colégio

O Colégio Diocesano Leão XIII está preparando as atividades alusivas ao Jubileu de Ouro que será comemorado durante todo o ano de 2015.
Para marcar o início das festividades, o colégio promoveu um concurso cultural para a criação de uma logomarca comemorativa do cinquentenário. Increveram-se no concurso alunos, ex-alunos, familiares, professores e funcionário e o nome do ganhador ou ganhadora será divulgado no próximo dia 25 de setembro, às 19h30, numa confraternização com a imprensa e participantes para apresentação da logomarca vencedora.
“Trata-se de um momento importante para nosso colégio e para a comunidade parnanguara”, destacou o diretor pedagógico, Vilmar Seriguelli.

Datafolha: Richa 44%, Requião 30% e Gleisi 10%

beto-requiao-gleisi-datafolha2De acordo com a pesquisa do Datafolha divulgada ontem, Beto Richa (PSDB) segue na liderança com 44% das intenções de voto, seguido de Roberto Requião (PMDB) com 30% e Gleisi Hoffmann (PT) com 10%. Ogier Buchi (PRP) tem 1% das intenções de voto. Os outros candidatos tiveram índice inferior a 1%.
A pesquisa, encomendada pela RPC TV e pelo jornal Folha de S. Paulo, foi realizada entre os dias 17 e 18 de setembro. Foram entrevistados 1.256 eleitores em 46 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número PR-00035/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00665/2014.

Quem está interessado em parar de fumar deve ler esta matéria

Programa de controle de tabagismo está sendo implantado em Paranaguá

EAs pessoas que estão enfrentando dificuldades em parar de fumar, mas querem largar o vício, agora tem uma luz no fim do túnel. Está começando o programa de controle do tabagismo na rede pública de saúde em Paranaguá.

Médicos e enfermeiros do programa Estratégia Saúde da Família passaram por uma capacitação, realizada nesta quarta-feira, no auditório da Biblioteca Mário Lobo.

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a capacitação destes profissionais para que o projeto seja iniciado imediatamente nas unidades de saúde. Esta é mais uma ação da atual administração municipal com ação de saúde pública para quem mais precisa.

Dezessete equipes passaram pela capacitação realizada pelo psicólogo Wilson Silva e pela farmacêutica e bioquímica, Fernanda Scomação de Carvalho.

“A busca deve ser espontânea e as pessoas podem demonstrar interesse junto aos médicos do programa e onde não tiver o programa, as pessoas podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde onde será montado um novo grupo”, explicou Wilson Silva.

O objetivo é realizar reuniões semanais no primeiro mês. Nestas reuniões, as pessoas receberão orientações técnicas que auxiliarão na mudança de comportamento na luta para parar de fumar. “As reuniões serão motivacionais, com muitas informações, serão reuniões de auto-ajuda para vencer o vício”, reforçou a farmacêutica, Fernanda de Carvalho.

Medicamentos

Quem se enquadra no perfil  do dependente de nicotina, poderá receber medicamentos como adesivos de nicotina e comprimidos.  Precisará de medicamento o fumante que consome mais de uma carteira por dia, que fuma nas primeiras horas da manhã, que não consegue viver sem o cigarro, que precisa fumar para começar a trabalhar, por exemplo.

Todas as unidades do programa Estratégia Saúde da Família estarão trabalhando com este programa de controle do tabagismo.

É importante lembrar que fumar causa dependência da nicotina provocando uma doença que pode levar a uma morte evitável. “Esta doença está no topo das mortes evitáveis”, lembrou a farmacêutica.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 90% das pessoas começa a fumar antes dos 19 anos e atualmente, 15% da população brasileira é fumante. Deste percentual, 17%  é do sexo masculino e 12% são mulheres.

 

Sarau do SESC Paranaguá contou com artistas locais

Felipe Pacheco, mediador

Felipe Pacheco, mediador

Ontem aconteceu o Sarau no Auditório do SESC Paranaguá. Sarau é um Evento Cultural onde pessoas se encontram para expressar sua arte nas mais variadas linguagens. Consiste em uma reunião festiva apresentando demonstrações e interpretação solo ou performance artística de duplas e conjuntos. As apresentações envolveram dança, leitura de textos poéticos, música acústica, e outras formas de
arte.

Nesse dia foram feitas inscrições com total gratuidade para o “Microfone Aberto”, em que os participantes puderam apresentar suas composições, textos poéticos e demais manifestações para o público em geral. O Sarau foi mediado por Felipe Pacheco
apresentando como atração principal os artistas locais intercalados por
declamações de textos dos autores homenageados da Semana Literária.
Nesta ocasião, foram prestigiadas as produções locais valorizando assim o
cenário artístico parnanguara.

Quer saber como fornecer para a administração pública?

Curso é destinado a empresários de micro e pequenos negócios, microempreendedores individuais, representantes comerciais, entre outros

unnamed“Compra Paranaguá” é o nome co curso que realizado neste mês na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap).
O curso Compras Governamentais: Como fornecer para a Administração Pública, oferece informações sobre como fornecer à administração como prefeituras, entre outras esferas, e como reduzir riscos, além de apresentar alternativas para as micro e pequenas empresas realizarem uma análise de risco antes de participar das licitações.
Por meio dos conhecimentos, o empreendedor poderá averiguar se sua empresa está preparada para um processo de licitação, trazendo uma nova oportunidade de negócio.
O curso é destinado a fornecedores, empresários de micro e pequenos negócios, microempreendedores individuais (MEI), representantes comerciais, contadores, representantes de entidades de classe, cooperados, associados e pessoas que possuem interesse em fornecer produtos e serviços para a administração pública federal, estadual, distrital ou municipal.
O conteúdo inclui informações sobre licitações, oportunidades para o negócio, entre outros.
O objetivo é compreender a Lei Complementar 123/06 que é a Lei Geral das micro e pequenas empresas que garante o tratamento diferenciado, simplificado e favorecido às MPE em licitação pública.
Além disso, os participantes terão a oportunidade de compreender a importância das inovações nos processos de licitação pública como instrumento para o desenvolvimento local e promover autoconfiança suficiente para participar de um processo de licitação.
O curso será ministrado nos dias 24, 25 e 26 de setembro, das 18h às 22h, na sede da Aciap, pelo instrutor Giancarlo Pienaro Prado.
O investimento será de R$ 90,00 para associado da Aciap e R$ 110,00 para não associado.
O evento é realizado numa parceria entre Sebrae, Faciap, Prefeitura de Paranaguá e a Aciap onde as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3038-8500.

Candidatos de Paranaguá já receberam R$ 493 mil para campanha política

Foram R$ 297 mil de receita para deputados estaduais e R$ 196 mil para deputados federais

Sem t.tulo-1.pmdA segunda parcial da prestação de contas dos candidatos nas eleições de 2014 já constam no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e podem ser acompanhadas pelo cidadão interessado em saber as receitas e despesas de cada um.

Os candidatos de Paranaguá já receberam R$ 441.853 mil somados os valores dos candidatos aos cargos de deputados federais e estaduais.

A reportagem do DC fez uma pesquisa quanto às receitas dos candidatos e suas despesas como consta na relação do Tribunal. As informações que constam nesta matéria fazem parte da segunda parcial da prestação de contas apresentada pelos candidatos.

As candidatas Shirley Marodim e Maria Cirleide da Silva, ambas do PSB, entregaram a prestação de contas sem lançamentos de receita e despesas. A situação se repete no caso do candidato, do mesmo partido, Adalberto Araújo, que teve sua candidatura confirmada após o lançamento dos primeiros nomes.

A candidata Gisele da Silva Costa, do PDT, apresentou prestação de contas no valor de R$ 2.107,12, sendo que a maior parte foi doação da deputada estadual Marly Fagundes e o restante de pessoas físicas. O gasto foi com publicidade e justificado como baixa de recursos.

O candidato José Baka Filho, do PDT, apresentou uma receita de R$ 60 mil, sendo que a maior parte é doação do próprio candidato e o restante, também, de pessoas físicas. Entre as despesas estão serviços de publicidade de material impresso, placas, estandartes, locação de imóveis e combustível.

Adriana Salomão Coelho apresentou uma receita no total de R$ 52.381, sendo que R$ 50 mil é da própria candidata e entre as despesas estão material de expediente, produção de jingle e publicidade, assim como material impresso.

As despesas dos candidatos se repetem na mesma linha, com poucas variáveis. Somente os valores e doadores mudam.

Por exemplo, o candidato Edu de Oliveira, do PSDB, recebeu R$ 33.200, sendo que deste total, R$ 30 mil foi doado pela empresa Cattalini.

E o candidato Marcelo Roque, do PV, alcançou uma receita de R$ 49 mil, sendo que seus doadores são pessoas físicas e não há nenhuma pessoa jurídica na lista.

A receita dos candidatos a deputado federal em Paranaguá, somada, chega a R$ 196.688,12.

Candidatos à Assembleia Legislativa

Entre os candidatos a deputado estadual, Carlos Roberto Frísoli, do PTB, apresentou uma receita de R$ 77.765,00. O maior doador é a empresa Fortesolo com R$ 60 mil. E entre as despesas estão gastos com combustível, material impresso e material publicitário.

André Pioli, candidato pelo PT, apresentou uma receita no valor de R$ 64.870,00. A maior parte é do próprio candidato e pessoas físicas e pouco mais de 16 mil reais do deputado federal Ângelo Vanhoni. Despesa com pessoal e publicidade fazem parte dos gastos apresentados na prestação de contas que consta junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

Marcelino Coelho, mais conhecido como Cilo, candidato pelo PSD, apresentou receita no valor de R$ 52.381,50, sendo que R$ 50 mil é doação do próprio candidato e o restante da campanha do senador Álvaro Dias. Entre as despesas: combustível, material de expediente e de publicidade.

Bem abaixo em receitas e despesas gastos, vem o candidato Marquinhos Roque, do PMDB, que apresentou receita de R$ 37.460,00. Na lista dos doadores, apenas, pessoas físicas.

O candidato Waldir Leite, do PSC, teve uma receita de R$ 29.700, sendo R$ 10 mil foi doação da empresa Cattalini e R$ 14.700 do próprio candidato. A empresa Cattalini também doou para o candidato Márcio Costa o valor de R$ 5 mil que teve a receita total de R$ 23.870. O restante das doações foram registradas como sendo do próprio candidato.

Albino Tramujas, candidato pelo PSC, apresentou receita de R$ 11.500 de recursos próprios.

O candidato Luiz Felix, do PEN, não entregou a prestação de contas à Justiça Eleitoral, como consta no site do TSE. E o candidato Elias de Oliveira, também do PEN, apresentou a prestação de contas sem lançamentos de receitas. Adalberto Cordeiro Rocha, do PSOL, apresentou a prestação de contas, mas sem lançamentos de receitas ou despesas.

O valor total da receita dos candidatos a deputado estadual foi de R$ 297.546,50   e a maior parte dos gastos também gira em torno das mesmas despesas já mencionadas como combustível e material de publicidade.

Ou seja, a propaganda continua sendo a alma do negócio, e para colocar a campanha na rua é preciso ter muito combustível.

As informações sobre os candidatos podem ser verificadas e acompanhadas no endereço http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/prestacao-de-contas-eleicoes-2014/prestacao-de-contas

Fundação de Cultura divulga vagas nas aulas de pintura

E inscrições para o 2º Concurso Literário continuam abertas

13798

Foto: Márcio Tibilletti

A Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) informa que estão abertas vagas para aula de pintura com o artista Dimanche.

As aulas serão ministradas às segundas e terças-feiras das 13h às 15h30 e das 15h30 às 18h na Casa da Cultura Monsenhor Celso. As vagas são limitadas e os alunos só precisam levar lápis preto e uma chapa de eucatex de 30 x 40 cm. Alunos a partir dos 12 anos serão aceitos.

Informações na Casa da Cultura Monsenhor Celso. Telefone: 3425- 4069 com a gestora da Casa, Adriana Alves.

2º CONCURSO LITERÁRIO
E continuam abertas as inscrições para o 2º Concurso Literário de Contos, Crônicas e Poesias – Prêmio Júlia da Costa. O prazo de inscrição foi prorrogado até o dia 30 de setembro. Os interessados podem fazer a inscrição no site ou na sede da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), que está localizada na Casa Cecy. 

O objetivo do concurso é divulgar, incentivar e promover projetos Literários e premiar novos talentos.

O regulamento também pode ser acessado no site da Fumcul no endereço www.fumcul.com.br.

Centro de Letras admite dois novos sócios

CENTO Centro de Letras de Paranaguá “Leôncio Correia” admitiu em seu quadro social dois novos sócios que são os conhecidos: Mário Mikosz e Celso Lück Júnior, ambos com grandes serviços prestados à cultura de Paranaguá.

As indicações partiram do presidente da entidade cultural, Clarício Araújo e Nelson Luiz Ferreira.

Os novos associados foram recepcionados no início deste mês quando receberam certificados e medalhões. A admissão dos dois novos sócios aconteceu, justamente, quando o Centro de Letras comemorou mais um ano de fundação.

Senador Álvaro Dias estará em Paranaguá amanhã

000000O senador Álvaro Dias, candidato à reeleição pelo PSDB, está licenciado do mandato para dedicar-se exclusivamente ao processo eleitoral. E estará, novamente em Paranaguá cumprindo agenda de campanha, e se reunirá com a imprensa local para uma entrevista coletiva, às 11h, no Comitê Suprapartidário do Litoral do Paraná, amanhã (18). O Comitê, fica situado no prédio onde funcionava o antigo Colégio Girassol, sito à Rua Manoel Correia, Nº. 800.
O senador Alvaro Dias é uma das principais vozes da oposição no Congresso Nacional, e assíduo frequentador do Litoral do Paraná, onde possui residência.

EVENTO: Entrevista Coletiva do Candidato ao Senado, Alvaro Dias.
DATA: 18 de Setembro de 2014, quinta-feira.
LOCAL: Comitê Suprapartidário do Litoral do Paraná;
ENDEREÇO: Rua Manoel Pereira, 800 – Centro (Ex Prédio do Colégio Girassol);
HORÁRIO: 11:00 horas.