Prorrogado prazo de inscrição para 2º Concurso Contos, Crônicas e Poesias

Inscrições devem ser feitas até o dia 30 de setembro

13737Continuam abertas as inscrições para o 2º Concurso Literário de Contos, Crônicas e Poesias – Prêmio Júlia da Costa.

O prazo de inscrição foi prorrogado até o dia 30 de setembro. Os interessados podem fazer a inscrição no site ou na sede da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), que está localizada na Casa Cecy.

O objetivo do concurso é divulgar, incentivar e promover projetos Literários e premiar novos talentos.

O regulamento também pode ser acessado no site da Fumcul no endereço www.fumcul.com.br.

Elísio Júnior passou para próxima fase do Concurso de Talentos da Sportv

elisioEram 11 mil inscritos. Passou pela primeira fase junto com 5 mil pessoas e, por último constava de um seleto grupo de 113 nomes.

E, hoje, ele recebeu a boa notícia de que passou para a última fase com mais 14 pessoas.

De acordo com o colega Diogo Monteiro, Elísio Júnior foi muito elogiado por Milton Leite e Jáder Rocha. A próxima fase inclui um treinamento no Rio de Janeiro com transmissão ao vivo de algum jogo como teste para, quem sabe, assinar contrato com uma das redes de televisão mais conceituadas do Brasil.

Elísio Carlos da Silva Mendes entrou no Concurso Talentos da Narração da Sportv e agora prepara-se para a grande final. Ele é narrador esportivo há 4 anos, mas há 10 anos já trabalha em rádio.

Neste ano, uma das grandes notícias foi saber que seria pai. O Eduardo nasceu recentemente, em meio às expectativas do resultado do concurso. Agora chega esta boa notícia de que ele é um dos grandes finalistas do Concurso Talentos da Narração e, realmente, ele é um talento da narração brasileira.

E, como já disse, o Blog da Luciane, continua nesta torcida. Agora, rumo à assinatura deste contrato com o canal global.

254 inscrições foram feitas para Agentes de Informações Turísticas

Mulheres são maioria absoluta entre inscritos

paranaguaFoi aberto processo seletivo para agente de informação turística em Paranaguá e 254 inscrições foram homologadas pela comissão especial.

Deste total, 28  se inscreveram para a Ilha do Mel e o restante para Paranaguá. As provas serão realizadas na Escola Municipal Manoel Viana em horário e data a serem confirmados.

Outro dado interessante na relação é o número expressivo de mulheres que se inscreveram. São 173 mulheres inscritas e 81 homens, mostrando que as mulheres há muitas mulheres interessadas em ingressar no mercado do trabalho ou preparadas para isso.

Gleisi visita Pontal do PR, Antonina e Morretes

unnamed (1)No segundo dia consecutivo de campanha no Litoral, a candidata à governadora, Gleisi Hofmann, passou por Pontal do Paraná, Morretes e Antonina nesta segunda-feira (8).

Ontem, a candidata esteve em Matinhos, Paranaguá e Guaratuba.

Em Morretes, Gleisi caminhou pelo Centro Histórico e depois participou de um almoço de confraternização no Centro Pastoral Santo Antônio.

Ela estava acompanhada pelos deputados Angelo Vanhoni e Péricles de Mello e do candidato ao Senado Ricardo Gomyde.

Gleisi garantiu que irá olhar com muito cuidado para o Litoral e todas as regiões do Estado. “A Casa Civil me deu uma visão geral dos desafios que este país impõe e vou colocar toda esta experiência, todo esse trabalho, a favor do Paraná.”

A candidata recebeu várias declarações de apoio. O artesão Hélio de Moura Lima quer renovação no governo do Paraná. “Estamos cansados dos mesmos grupos políticos governando o Estado. A Gleisi representa a mudança que nós queremos. Ela é a mais preparada.”

A servente Isabel Cristina da Silva Mendes também quer renovação.  “Vejo os programas de TV e a Gleisi tem as melhores propostas. Ela é a pessoa mais capacitada para cuidar do litoral e do Paraná.”

Em Antonina, a candidata participou de uma carreata e caminhou pelas ruas centrais do tradicional município litorânea.

Imprensa escolhe Maranhão como Melhor Vereador

Maranhão comemora escolha feita pelos profissionais da imprensa de Paranaguá

maranhao na tribunaEm mais uma edição do Troféu Imprensa, editado pelo Jornal dos Bairros, em Paranaguá, os profissionais da imprensa, receberam a incumbência de escolher os melhores em vários segmentos.

Um deles foi de melhor vereador e, neste quesito, representantes dos veículos de comunicação da cidade não tiveram dúvida de escolher o vereador Arnaldo Maranhão.

“Fiquei muito feliz com a escolha e por receber este prêmio que vem da opinião dos profissionais que acompanham o trabalho da cidade”, enfatizou o vereador Maranhão.

Maranhão está no seu quarto mandato como vereador e acredita que o reconhecimento do seu trabalho se deve pela determinação que ele tem na defesa dos interesses da população.

“Quando tenho um problema em mãos, ou sei de algumas situações na cidade que precisam ser resolvidas pelo bem comum. Eu corro atrás mesmo”, lembra Maranhão.

A premiação do troféu de Melhor Vereador será entregue no dia 04 de dezembro, em solenidade a ser realizada no Teatro Rachel Costa.

Mais Atuante

O vereador Maranhão também recebeu o prêmio de Vereador Mais Atuante há alguns meses. Seu nome foi escolhido numa pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto de Pesquisas Braslopes.

O Instituto realiza a pesquisa todos os anos, quando faz o levantamento das personalidades, empresas e veículos de comunicação que são destaque na cidade.

Paraná realiza maior investimento da história no Litoral, diz Marcello

414O coordenador de redes sociais da Coligação Todos pelo Paraná, Marcello Richa, visitou nesta semana as cidades do Litoral do Paraná – Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Praia de Leste, Paranaguá e Ipanema – e destacou os investimentos e programas do governo estadual para melhorar a estrutura e qualidade de vida dos moradores da região.

“O governo do Paraná realiza o maior investimento da história no Litoral, atendendo antigas demandas da população e estruturando a região, disse Marcello Richa, que ressaltou o pacote de investimento e melhorias no Porto de Paranaguá, que saiu das páginas policiais dos jornais, da gestão anterior, para figurar como destaque nos cadernos de economia.

Em quatro anos, o governador Beto Richa investiu R$ 511 milhões em melhorias nos portos de Antonina e Paranaguá, que desde 2011 bate recordes na movimentação de cargas e eliminou as filas de acesso. No saneamento, foram mais de R$ 250 milhões investidos na ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Além disso, já estão em obras o viaduto em Morretes e a nova rodovia para Pontal do Sul, bem como a revitalização das orlas de Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos.

“O trabalho de Beto Richa está transformando o litoral, que voltou a receber a atenção que merece do governo estadual. E mais está por vir, como a criação do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente, instalação de módulos móveis da polícia militar, Centro de Especialidades, ampliação do serviço de resgate aéreo e construção de 13 novas escolas estaduais na região, disse Marcello Richa.

Apoio

Marcello Richa inaugurou o Comitê da coligação em Morretes e participou de caminhadas no comércio e áreas residenciais em todos os municípios que visitou, onde recebeu o apoio da população para a reeleição do governador Beto Richa.

O guarda municipal, Leandro Muniz, de 30 anos, afirmou que Beto Richa atendeu muitas demandas da região e merece mais quatro anos para continuar a promover as transformações necessárias no Litoral. “Beto Richa melhorou a segurança, o cuidado com a limpeza e coleta de lixo em nossas praias, construiu casas populares e, especialmente, investiu nos portos de Antonina e Paranaguá. Cumpriu o que prometeu e melhorou muito nosso Litoral, declarou.

“Só temos que agradecer o governador pelo trabalho que está realizando na nossa região. A gestão anterior abandonou a região e acabou com nossas cidades, que agora estão se recuperando graças ao planejamento e comprometimento do governador”, disse Moisés Pereira Bezerra, de 51 anos.

Em Matinhos, o vendedor Ivonil Angelo Rosa, de 47 anos, disse que a cidade voltou a receber investimento do estado. “As estradas melhoraram muito e já começaram as obras para reconstrução do nosso ginásio e do novo quartel do corpo de bombeiros. Ações como Operação Verão limparam nossas praias, atraindo mais pessoas para a região. Tenho certeza que a população do Litoral reconhece esse trabalho e irá apoiar a reeleição do Beto”, disse.

Richa, Gleisi e Requião: como estão os candidatos ao governo do Estado do Paraná nas Redes Sociais?

candidatos_paranáGleisi Hoffmann (PT), Roberto Requião (PMDB) e Beto Richa (PSDB)são as três forças indiscutíveis na corrida pelo governo do Estado do Paraná e as redes sociais podem fazer toda a diferença na hora de divulgar dados, fotos e planos de governos.

Da mesma forma em que foram analisados os candidatos à Presidência da República, a kakoi Comunicação deu uma passada nas redes sociais dos três principais candidatos ao cargo máximo do Paraná. Foram analisados como eles estão nas redes sociais, sua aparência, a interatividade, quais são as propostas e as linhas que seguem os candidatos, número de seguidores e outros dados que podem nos fornecer um termômetro de como anda a “guerra” pelo voto e pela confiança dos internautas.

Como base, foram coletados dados no dia 27 de agosto de 2014, precisamente ao meio-dia, analisando as últimas 24 horas de campanha pelas redes sociais.

O resultado você confere aqui

richa

Beto Richa (PSDB)

Facebook (27.768 curtidas)

O atual Governador do Paraná usa na sua foto de perfil da página a moldura #EuAcredito e, na foto da capa, uma montagem com imagens de campanha distribuída em quadrantes coloridos com a mensagem #ParanáQueAcredita bem grande ao centro. Mesmo assim, o azul (cor característica do partido de Richa) predomina dentre as demais.

Chama atenção o fato de que a equipe de social media de Richa é bem ativa e responde constantemente as indagações e agradece as mensagens de apoio que recebe.  As outras redes estão com fácil acesso na página, assim como o site do candidato.

O conteúdo dentro do período analisado, que veremos a seguir mais detalhadamente, priorizou chamar a atenção do candidato Aécio Neves (PSDB) para o debate dos candidatos à Presidência da República na Bandeirantes e em mostrar algumas realizações do Governo de Richa. Dentro do conceito do candidato, tudo indica que ele seguirá apresentando o que foi realizado durante o mandato.

Outras redes sociais

– Instagram (1,413 postagens, com 4,561 seguidores e seguindo 1,094 perfis)

Foram cinco postagens no período analisado, praticamente replicando o que é postado via Face.

– Twitter (13 mil twittadas, seguindo 3.124 pessoas e com 53,5 mil seguidores)

Foram 23 publicações no período analisado. É bem ativo e responde sempre que indagado. Apoia outros candidatos do partido, como Francischini.

– Youtube (233 inscritos)

Foram nove postagens no período analisado., a maioria de vídeos que são usados durante a campanha. Está lá o vídeo “Atração de empresas e investimentos” e alguns outros mais curtos, com populares declarando o apoio ao candidato.

– Google+ (22 seguidores)

Foram seis postagens no período analisado. Peças de campanha e vídeos seguem a tendência de replicar o que é postado via Facebook.

Opinião da equipe de Social Media da kakoi

De acordo com a social media da kakoi  Comunicação, Soraya Renfro, o candidato possui boa interatividade entre os internautas, respondendo e agradecendo cada comentário. Contudo, a social media aponta que ele fez menos publicações próprias, compartilhando conteúdo do presidente da sua chapa, Aécio Neves.

“Acredito que deveria ter mais publicações sobre as realizações dele como governador do Paraná. Por que os eleitores deveriam reelegê-lo? O destaque do Beto Richa está no instagram. Possui o maior número de seguidores, muitas postagens. É uma das redes sociais que eu considero o público mais fiel”.

gleisiGleisi Hoffmann (PT)

Facebook (113.839 curtidas)

Gleisi Hoffmann vai por uma linha mais diferente do que a adotada pelo candidato tucano. A página apresenta no destaque na foto da página o site da candidata (gleisi13.com.br) e uma foto com uma pessoa mais jovem, tudo com cores vibrantes – mas sem o uso do tradicional vermelho do PT.  Mesmo com o site em destaque, o visual não é poluído e não cansa a visão. A foto do perfil segue com as tonalidades usadas no topo da página.

Os aplicativos para outras redes sociais estão visíveis e é possível navegar nas outras redes sociais sem problema algum. Integração total com todas as redes. A equipe de Social Media responde prontamente ao que é publicado pelos internautas, seja para agradecer elogios ou responder alguma solicitação.

O destaque fica para as artes criadas para o Face. Entre uma foto e uma agenda do dia (veremos a lista completa adiante), no período analisado não encontramos peças compartilhadas de outros candidatos. O trabalho de arte (as cores, o design, etc) não agride aos olhos.

Outras redes sociais

– Instagram (208 postagens, 755 seguidores e seguindo 73 perfis)

Foram três postagens no período analisado, mesclando material próprio para a rede social (uma foto da participação em uma rádio de Curitiba) e algumas fotos do Face.

– Twitter (7.438 twittadas, seguindo 620 pessoas e seguida por 52 mil)

Foram quatorze no período analisado, com material próprio para a rede social e materiais do Face.

– Google+ (1.240 seguidores e 9.979 visualizações)

Foram doze atualizações no período analisado. É a candidata que mais usa esta rede social.

– Youtube (423 inscritos)

Foram oito publicações no período analisado, todas voltadas para a campanha.

Opinião da equipe de Social Media da kakoi

De acordo com a social media da kakoi  Comunicação, Soraya Renfro,

a “menina dos olhos” nas redes sociais da Gleisi é, sem dúvida, o Facebook.

“Muito bem estruturado, inúmeras peças com identidade visual da candidata e interatividade instantânea. As peças de aniversário de cidades e acontecimentos são um diferencial, pois além de trazer engajamento para página, também aumenta o carisma de Gleisi. É importante ter conteúdos diferentes do que só bater na mesma tecla do: Vote X, vote diferente, mude! O internauta quer muito mais que isso” explicou Soraya.

requiaoRoberto Requião (PMDB)

Facebook (30.226 curtidas)

Requião apresenta, dentre os três candidatos analisados, o visual mais poluído dentre todos no Facebook. Apesar da foto de perfil estar ok, com fundo azul neutro, no topo é usado um convite para um almoço que vai acontecer no restaurante Dom Antônio. Não houve uma preocupação em criar uma peça específica para o Face e a adaptação acaba passando um ar de desleixo.

A equipe de Social Media do candidato não interage com os internautas nas publicações e o descuido também é perceptível nas peças criadas. Ao invés de criar conteúdo específico, o conceito maior é o de jogar o link do site do candidato na publicação..

Muitas destas artes apresentam um foco direcionado em atacar o atual Governador do Paraná e adversário Beto Richa.

Outras redes sociais

– Instagram (86 postagens, seguindo 439 perfis e seguido por 799)

Foram duas postagens no período analisado. Apesar de poucas, o conteúdo usado foi próprio da rede social e não reaproveitamento de informações do Facebook;

– Youtube – 365 inscritos

Foram quinze publicações durante o período analisado – material de campanha na totalidade.

– Google + (03 seguidores e 2.341 visualizações)

Nenhuma publicação durante o período analisado.

– Twitter  (73,7 twittadas, está seguindo 903 perfis e com 46,2 mil seguidores)

Foram 19 publicações no período analisado. De longe, é a rede social mais ativa do candidato, uma vez que é ele próprio quem publica o conteúdo.

Opinião da equipe de Social Media da kakoi

Soraya Renfro observa que não há um cuidado com as redes sociais do Requião. “Falta padronização para que os eleitores identifiquem o candidato através da identidade visual, não há interatividade como é visto com os concorrentes” justifica.

 

Soraya aponta o Twitter como a rede social que ele mais usa, mas o maior problema é a falta de polidez e o uso indiscriminado de bloquear internautas quando fazem perguntas que ele não quer responder.

Conclusão

Tanto Gleisi Hoffmann quanto Beto Richa estão mais equilibrados nas redes, mas a  candidata petista leva vantagem justamente na pontualidade e na originalidade das publicações durante o período analisado. Já Roberto Requião é o mais defasado dos três candidatos ao analisarmos a presença nas redes e no conteúdo apresentado.

 Aroldo Glomb

  kakoi      Assessor de Imprensa 

 

IDEB de Paranaguá sobe 15,7% e fica acima da média nacional

Nota geral do município passou de 4,3, em 2011, para 5,1, em 2013. Prefeito destaca empenho dos profissionais da Educação.

13708Paranaguá melhorou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o que demonstra avanços na qualidade de ensino do município. A nota, que na última medição, em 2011, ficava em 4,3 pontos, passou para 5,1, conforme dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os números apurados têm como base o ano de 2013. Com isso a cidade fica acima da média nacional, que é de 4,9, o que representa um avanço de 15,7%.

O prefeito Edison Kersten comemorou a novidade. E disse que isso é fruto do trabalho de todos os servidores do setor educacional. “Estamos muito felizes com essa notícia. A Educação está sendo tratada como uma prioridade porque queremos garantir um ótimo futuro às nossas crianças. Parabéns aos nossos incansáveis professores, diretores, secretários, equipe de apoio e outros profissionais da nossa Secretaria Municipal de Educação. Meus parabéns também à secretária Hilda, pela condução desse trabalho”, destacou o prefeito.

“O resultado é reflexo também das políticas de incentivo adotados na Educação e fica a tarefa de manter e evoluir o crescimento educacional, com mais investimentos na área da Educação e nos profissionais, com vistas a preparar nossos alunos para um desempenho ainda mais relevante. E esses profissionais estão tendo muito empenho e comprometimento”, completou a professora Hilda Maria Leite Werner, secretária municipal de Educação e Ensino Integral.

O IDEB foi criado pelo INEP, em 2007. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho, nas avaliações de Português e Matemática, na Prova Brasil. Sua composição possibilita o diagnóstico atualizado da situação educacional e projeção das metas rumo à qualidade de ensino.

As metas são diferenciadas para todos e são apresentadas a cada dois anos e serão realizadas entre 2007 a 2021. Até lá a meta nacional é atingir 6,0. Paranaguá apresentou, em 2007, o IDEB de 4,1. Em 2009 o índice foi de 4,8. Em 2011 houve um decréscimo, para 4,3.

Fonte: SECOM/PMP

Conheça os vencedores da Corrida da Independência

Mais de 400 inscrições foram registradas para esta edição de corrida rústica em Paranaguá

14993997948_9b98b7b180_zMais de 400 atletas fizeram inscrição na Corrida Rústica da Independência de Paranaguá, realizada ontem nos circuitos de 5km e 10 km num percurso que passa pelo  Centro Histórico da cidade. Atletas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo têm participado das provas na cidade. Estas provas são promovidas pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Esporte.

Na categoria masculino no percurso de 5km, o vencedor foi o jovem Luis Gustavo Richter. Parnanguara, ele descende de uma família de corredores e comenta a oportunidade de participar de provas deste tipo em sua cidade. “Meu avô já corria e participou de várias edições de corridas famosas, como a São Silvestre. Quando eu comecei não havia provas deste tipo em Paranaguá. É importante que tenha”, disse.

Também correndo 5 mil metros, a vencedora no feminino foi a curitibana Vera Lúcia Camargo Guedes. “Corro há 10 anos e comecei a aparecer e conseguir ganhar algumas provas tem uns dois anos. Foi tudo tranquilo, apesar do mau tempo. A estrutura estava bem boa, com bastante água no ponto de apoio no meio da prova. Vou aproveitar para conhecer a cidade e fazer turismo”, disse.

Confira o resultado da Corrida de Rua da Independência:

Percurso 10km – Feminino Geral – Cinco primeiras colocadas 
Neiva Ermes Siqueira Fernandes
Daniela Cristina Kleinhans
Lenir Alexandre Rita
Valdivia Coelho
Marcia de Fátima Oliveira

Percurso 10km – Masculino Geral – Cinco primeiros colocados 
Leandro Marcelino de Oliveira
João Batista Bernal
Paulo de Oliveira Rosa
Marlon Vieira Albrecht
Allan Rilke

Percurso 5km – Feminino Geral – Cinco primeiros colocados 
Vera Lúcia Camargo Guedes
Gisele da Silva Conrado
Poliana Franco
Sônia Borges Gutierres
Melissa de Campos Bottan

Percurso 5km – Masculino Geral – Cinco primeiros colocados 
Luis Gustavo Paulino Richter
Rogério Jesus dos Santos
Laurenir de Pontes
Fábio Ramos
Antônio Carlos Gonçalves dos Santos

O presidente da Fundesportes, Darlan Janes Macedo e Silva, comentou que a prova – que é gratuita – teve a organização elogiada por muitos atletas. “Temos recebido pedidos para organizar mais corridas desse tipo em Paranaguá. Gostaria de agradecer publicamente, a toda a equipe da Fundesportes e ao prefeito Edison Kersten pelo apoio que tem dado aos corredores de Paranaguá”, disse.

Ainda de acordo com ele, a prova atraiu atletas de outras cidades e Estados. “São pessoas de Curitiba, região metropolitana, Santa Catarina, São Paulo e outros lugares que trouxeram família e acabam movimento a cidade nos setores turístico e econômico”, concluiu.

Todos os corredores ganharam medalha de participação. Os vencedores em cada categoria por faixa etária receberam troféus. Os resultados foram auditados pela empresa Chiptiming e podem ser conferidos no endereço www.chiptiming.com.br/.

Gleisi recebe apoio de moradores de Matinhos e Guaratuba

unnamedA candidata ao governo estadual Gleisi Hoffmann (PT) participou neste domingo (7) de duas grandes caminhadas de campanha em Matinhos e Guaratuba. A candidata da coligação Paraná Olhando Pra Frente foi recebida com abraços e manifestações de apoio pelos moradores do litoral. Ela esteve acompanhada do candidato ao Senado, Ricardo Gomyde.

Em Matinhos, a caminhada Agora é Gleisi, Agora é 13, aconteceu na Avenida Prefeito Dr. Roque Vernalha e seguiu até o Calçadão Central. Durante o trajeto, a candidata da coligação Paraná Olhando Pra Frente conversou com comerciantes, moradores e turistas.

O comerciante José Assunção de Freitas fez questão de convidar Gleisi para conhecer sua loja de confecções. Ele destacou que, mesmo tendo mais de 80 anos, faz questão de votar em Gleisi. “Ela vai trazer mais segurança e educação para nossos filhos e netos.”

A autônoma Luciana Dionísio, que vende bombons para a comunidade e turistas no Calçadão Central, destacou a atuação de Gleisi como senadora e também como ministra-chefa da Casa Civil em favor do Paraná. “Por tudo o que a Gleisi tem feito pelo Paraná, e também porque ela vai melhorar o sistema de saúde para a população do litoral, eu voto e apoio a Gleisi.”

Já a manicure Maria Luiza Dantas disse que o trabalho de Gleisi inspira confiança. “Por ser mulher, ela tem sensibilidade para entender as necessidades da população e competência para conseguir melhorar a vida do povo.”

Em Guaratuba, a caminhada foi realizada na Avenida 29 de Abril, no centro da cidade. A auxiliar de serviços gerais Isaura Carneiro expressou o sentimento de mudança que é compartilhado por muitos paranaenses.  “Tem que ter mudança e a Gleisi é a candidata com mais competência e experiência para governar o Paraná.”

A fiscal de caixa Marliza Moreira Paz estava com o filho Daniel no colo quando abordou Gleisi. “Assisto a propaganda eleitoral na TV e a Gleisi é a candidata que tem as melhores propostas para o Paraná.”

Já o servidor público José Alvides enfatizou o trabalho de Gleisi em favor das pessoas com deficiência.  “Tenho um filho portador de deficiência. No governo federal, a Gleisi idealizou o programa Viver Sem Limites, que melhorou muito o atendimento para as pessoas com deficiência.”

Gleisi garantiu que irá olhar com muito cuidado para o litoral e todas as regiões do Estado. “A Casa Civil me deu uma visão geral dos desafios que este país impõe e vou colocar toda esta experiência, todo esse trabalho, a favor do Paraná.”