Moradores de Paranaguá vão à Justiça contra valor de contas de água

Casa que tinha consumo médio de R$ 60 recebeu fatura de R$ 7 mil.
Empresa que opera o serviço diz não haver irregularidades nas cobranças.

QuickThumbnailMoradores de Paranaguá, vem questionando a cobrança de contas de água muito acima da média de consumo mensal. Em alguns casos, a tarifa que custava em média R$ 60 chegou a R$ 7 mil para um único mês. Casas fechadas há anos também registraram valores acima de R$ 1 mil. Elas cobram na Justiça a revisão dos valores pela empresa CAB Águas de Paranaguá.

A empresa privada atende o município há quase 20 anos, e, segundo o Procon, responde por metade das reclamações junto ao órgão em Paranaguá. Ela é fiscalizada pela Companhia de Água e Esgoto do município (Cagepar), que tem recebido diversas queixas. “Todos aqueles que têm problemas com a CAB Águas de Paranaguá, que acham que sua tarifa está alta, antes de cortar a água procurem o diálogo junto à empresa. Se não resolver, procurem a Cagepar”, afirmou o diretor técnico do órgão, Luciano Salmon.

Fonte: G1

Fuga da cadeia Pires Pardinho aconteceu hoje

Fuga de presos foi registrada na manhã desta sexta-feira (5) do setor de carceragem da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá.

Bruno Novack

Bruno Novack

Cinco detentos conseguiram fugir, mas um deles já foi recapturado, mas quatro continuam foragidos.

Os detentos, ainda foragidos são: Bruno Cézar Soares Novack (de moletom azul e camiseta verde), Eduardo Fernandes Araújo (de camiseta preta), Hélio de Oliveira (com o rosto machucado e camiseta azul) e Julio Cezar de Abreu, vulgo tucaninho (de camiseta branca).

Eduardo Fernandes Araújo

Eduardo Fernandes Araújo

Informações sobre o paradeiro destes homens devem ser repassadas para a Polícia Militar, pelo telefone 190.

A polícia faz buscas pela cidade. Os policiais civis estão usando veículos que fazem o trajeto pela BR277 no sentido Curitiba, pois acredita-se que a intenção deles será sair da cidade.

Hélio de Oliveira

Hélio de Oliveira

Os presos conseguiram fugir depois de serrar os trilhos que protegem o telhado e retirar as telhas que dão acesso ao lado do pátio da delegacia. Eles caminharam pelo telhado e fugiram pulando o muro e a serpentina de segurança (grade laminada de proteção em forma espiral).

Julio Cezar de Abreu

Julio Cezar de Abreu

A música vai tomar conta de Paranaguá neste final de semana

Festival de Música do Litoral começa hoje com workshop e primeira semi-final

5.4- femul

Equipe da Fundação Municipal de Cultura. Foto: Márcio Tibilletti

A música vai tomar conta de Paranaguá neste final de semana com a realização do I Festival de Música do Litoral.

Foram 51 inscrições de músicas inéditas de músicos ou bandas dos sete municípios do Litoral. 30 músicas foram selecionadas e as apresentações ocorrerão nos dias 05 e 06 de setembro no Teatro Rachel Costa.

Os jurados convidados para a missão de escolher as 15 finalistas terão dois dias de intenso trabalho, mas seguindo as regras de um regulamento preparado há meses pelos organizadores da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) da Prefeitura de Paranaguá. “Aguardamos em torno de 150 músicos participando do evento”, destacou a presidente da Fundação, Maria Angélica Lobo Leomil.

O Festival já começa às 14h, no próximo dia 5, com workshop com músicas renomados. Glauco Solter repassará informações e dará muitas dicas para os músicos que se inscreverem na oficina de contra-baixo, enquanto o baterista Endrigo Bettega vai ministrar o workshop de bateria, ambos na Casa da Música Brasílio Itiberê. O workshop com o DJ Caio Mendes será realizado na Casa Daucheux.

As oficinas de música acontecerão nos dias 5 e 6, das 14h às 17h. E as inscrições devem ser feitas até esta quarta-feira (3), na Casa de Música Brasílio Itiberê com a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Programação
No dia 5, o DJ Caio Mendes, vai começar o Festival com muita música eletrônica, na porta do Teatro Rachel Costa. Às 19h50, começam as apresentações das 15 músicas da primeira semi-final.

No dia 6, a partir das 19h, começam as apresentações da segunda semi-final com mais 15 músicas.

Às 22h está prevista a apresentação do cantor Guilherme Costa e Banda e às 22h50 o anúncio das 15 músicas finalistas.

No domingo, dia 7 de Setembro, às 15h, a Praça do Guincho se transformará num palco musical com apresentação de artista local.

Às 19h, o cantor Aroldo Amer estará no palco do Teatro Rachel Costa para uma apresentação, seguida das apresentações das 15 músicas finalistas.

Às 22h, a banda “Na tocaia” sobe ao palco numa homenagem ao músico parnanguara Endrigo Bettega.

O encerramento será feito com a premiação do 1º Festival de Música do Litoral. Os 15 finalistas também ganharão um CD gravado, cuja produção ficará a cargo da Fundação de Cultura. 200 CDs serão confecionados. As bandas ou artistas poderão gravar as músicas em estúdio com data a ser definida na próxima semana.

Ingressos
Os organizadores do evento lembram que é importante retirar seu ingresso na sexta-feira (5), a partir das 12h, na bilheteria do Teatro Rachel Costa mediante a doação de 1 kg de alimento não-perecível.

Coluna do Vadico do Itiberê

f4-canoa  Família – parte I

A moça do blog ficou me ligando e mandando recado para eu escrever logo, primeiro queria dizer para a moça letrada que sou aposentado mas tenho muito pouco tempo livre….”tô” escrevendo porque o pessoal da ilha me pediu também, mas esta semana vocês tem que entender que é a semana do campeonato de dominó no bar do Vavico ( meu irmão mais velho), nossa turma tá empenhada com o campeonato, ninguém quer perder, e ano passado fiquei de fora porque “tava” sem falar com o Vavico e nem queria meter as cará lá… também ele tem essa mania de falar que meu filho Miquéias é a minha cara….isso é para provocar e chega uma hora que eu estouro com ele!!!. Sempre foi assim….gosta de ofender os irmãos mais novos.

Quem conhece o Mini (apelido do Miquéias) sabe do que tô falando, desde bebê de colo ele era feio, mas diferente dos outros meninos ele não evoluiu, sempre foi feio, muito feio…. os vizinhos e parentes ficavam até com vergonha..quando iam ver a criança no berço ou no colo de Norica (Cleodionora minha patroa), era só Norica tirar a mantinha da cara do moleque… a gente via a reação, e ninguém falava  “ que gracinha”…”que fofura”. Nãaaao todos falavam Vadico é a tua cara!!!! Aí eu tinha que apelar…. “ que nada pessoal, na verdade ele é a cara do pai de Norica, seo Puruca ( famoso mestre de batêra do Vala, mas o nome dele é Gerônimo), pronto a confusão tava armada, era só as “visita” sair e Norica criava encrenca …”Vadico não fala mais assim do meu pai!!!!… brigamos ainda sobre este tema muito até o Mini ficar grande….

Família é complicado, mas amo todos os parentes, amo demais o  Mini (deram  esse apelido para o garoto na escola, pois sabe como é criança né?? Ainda mais criança ignorante….  um grita… aí Miquéias…. Miquéias é a namorada da Mickey (o Ratinho do desenho)… aí outro já põe fogo..”é Mickeias Mouse” HAHAHA… ai o mais sabichão da turma decreta…” a namorada do Mickey Mouse é a Minie”!!!  Bom…não preciso dizer…que acabou derivando para Mini… e tá até hoje… até em casa chamamos o Miquéias de Mini… ele nem liga mais…

Na verdade eu e Norica pensávamos que quando o Mini crescesse ia ser igual a história do patinho feio…. ele iria ficar bonitão, mas não foi assim não, quando tinha uns 13 anos…o rosto já tava forrado de espinhas…. o filho do vizinho, moleque atentado, gritava na porta de casa  “vem joga bola Chokito Derretido”!!!!? Pensa bem!!!!…. como é que um pai faz para arrumar uma situação dessa???

Deus foi bom, se não deu riqueza material, deu sabedoria para Norica e eu, nós sempre falávamos para Miquéias  “esquenta não “fio”… você tem que estudar bastante, pois se tiver dinheiro tua feiura passa!!!

Ele não ficou rico também…mas acostumou com sua feiura e pelo menos casou né??? Minha nora Viviana,(mais conhecida como Vica da Raspa) , chamam ela assim pois sempre comia as raspas de bolo que sua mãe Dona Nininha fazia, você pode até pensar que isto é uma atitude normal, mas não quando você tem outros 12 irmãos, isso chama Vitória..ela sempre foi especial..mais rápida, mais inteligente e claro…a mais gorda!!!!  Eles são dois vencedores… vencedores do bullying (como chamam hoje….)

Bom vou ficar por aqui pois já bateram na porta…o campeonato vai começar….depois termino as histórias da minha família!!!

 

 

Tripulante de navio morre em Paranaguá

Porto_de_Paranagua__Fotos_de_Ivan_BuenoMalária provocou a morte, mas havia comentários de que poderia ser ebola. Anvisa diz que em nenhum momento tratou o caso como suspeita de ebola.

A Anvisa foi notificada do falecimento de um dos tripulantes do navio M/V Baltic Panther nesta quinta-feira, 04, que veio da Costa do Marfim.

O tripulante apresentou desconforto e dores abdominais. Em razão disso, foi transferido para a UTI hospitalar. O quadro clínico evoluiu para parada cardíaca e hemorragia cerebral. Os laudos iniciais revelam que o óbito se deu em decorrência de malária.

Em  nota  a  Anvisa  destacou  que, em nenhum momento, este caso foi tratado como suspeita de ebola  desmentindo  boatos  e  especulações  criadas  desde  o  início  da  semana.

Vacina contra hepatite A está nos postos de saúde

Crianças na faixa etária de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias poderão ser imunizadas contra a doença

3.3-vacinaA rede municipal de Saúde conta com uma nova vacina permanente em seu calendário básico de imunização. Desde a segunda-feira (1º), todas as crianças na faixa etária de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias poderão ser imunizadas contra a hepatite A em qualquer unidade básica de saúde (UBS). “É importante lembrar que a criança pode ser vacinada até um dia antes de completar dois anos”, frisou a servidora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Luciane da Cunha Tavares .

Esta faixa etária é priorizada por ser mais suscetível ao contágio. “A hepatite A costuma ser mais grave para as crianças. Segundo o Ministério da Saúde, a idade indicada para que o paciente possa tomar a vacina é a partir de um ano”, explicou a coordenadora de imunização.

Inicialmente, a previsão é de que cada paciente receba uma dose única da vacina. A imunização pode ser aplicada concomitantemente com outras vacinas, não havendo qualquer risco.

A hepatite A é uma doença infecciosa, causada pelo vírus VHA, que se não for tratada pode evoluir para um quadro negativo. Apesar de ser considerada a mais benigna das hepatites, há ocasiões em que a doença pode levar à internação ou ao óbito, avisam alguns médicos.
O contágio da hepatite A é realizado pela via fecal-oral. Ou seja, se uma pessoa contaminada não realiza a higiene de suas mãos corretamente e entra em contato com água ou alimentos, pode acabar passando o vírus para alguém. Entre os sintomas da doença incluem-se febre, náusea, vômitos, urina escura, fezes esbranquiçadas e icterícia (pigmentação amarelada na epiderme e tecido conjuntivo dos olhos).

O vírus VHA pode sobreviver por até quatro horas na pele das mãos e dos dedos. Além disso, é resistente a mudanças ambientais e pode resistir durante anos a temperaturas de até 20ºC negativos. Após passar por uma infecção, a pessoa desenvolve imunidade contra a hepatite A pelo resto da vida. No entanto, caso nunca tenha sido infectado pelo vírus VHA, o contágio pode ocorrer na idade adulta, razão pela qual a imunização das crianças também é importante para proteger as pessoas ao seu redor. A vacina é segura e eficaz na prevenção da doença, garantem os técnicos da área.

Paranaguá é única cidade do Paraná que realiza 4 corridas de rua por ano e gratuitas

400 atletas se inscreveram para a Corrida Rústica de 7 de Setembro

9926As pessoas estão correndo cada vez mais. E não é só na vida, no dia-a-dia, mas colocando o tênis e buscando desafios. E por isso, o resultado das inscrições para a Corrida Rústica de 7 de Setembro tenha alcançado um resultado tão bom, em tão pouco tempo.

Em seis dias, as inscrições foram encerradas com 400 atletas inscritos. “É mais um sucesso na modalidade de corrida de rua”, destacou o presidente da Fundação Municipal de Esporte, Darlan Janes de Macedo.

Ele lembrou que Paranaguá é a única cidade no Paraná que realiza quatro corridas de rua por ano sem cobrar valores em dinheiro pela inscrição. Em Paranaguá a inscrição é feita mediante a entrega de 1 quilo de alimento não-perecível. Os alimentos são repassados para instituições filantrópicas da cidade.

Darlan ainda lembra que o trajeto será feito pelo Centro Histórico como forma de mostrar a cidade para participantes que também vêm de outras cidades. O evento é feito em parceria com o Sesc.

Segunda dose da vacina contra HPV está disponível nas unidades de saúde

Adolescentes entre 11 e 13 anos devem tomar a vacina. Equipes do PSF passarão nas escolas também

shutterstock_171003107-550x300A segunda dose da vacina contra o HPV já está disponível nos postos de saúde de Paranaguá. Adolescentes entre 11 e 13 anos devem tomar a vacina

“Existem quatro tipos de vírus do HPV e dois deles são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero. A meta é vacinar 80% das meninas de 11 a 13 anos. Com três doses da vacina diminui em 70% as chances de se contrair a doença. Por isso é muito importante que as jovens tomem todas as doses da vacina contra o HPV”, explica Juliana Rocha Carvalho, enfermeira do Centro Municipal de Especialidades.

O HPV é uma doença sexualmente transmissível que pode causar câncer, principalmente, no colo do útero e do ânus. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.

Em março deste ano foi realizada a primeira etapa da vacinação. Na primeira etapa, foram vacinadas 3.028 jovens de Paranaguá. A informação foi repassada pela funcionária do setor de Epidemiologia, Luciane da Cunha Tavares.

Nas Escolas

Agentes do programa Estratégia Saúde da Família – ESF, irão nas escolas da cidade para vacinar as meninas que formam o público alvo da vacinação.

As visitas começam no próximo dia 05, nas escolas São Francisco e Tiradentes

Dia 18: Escola Bento Munhoz da Rocha e nas escolas da Ilha dos Valadares,

Dia 23: Escola Jerusalém,

Dia 26: CEMD,

Dia 29: Escola Maria de Lourdes Morozowski. As demais escolas também serão atendidas.

Handebol de Areia parnanguara conquista Prata e Bronze no JOJUP’s

31/08 Handebol de Areia - Jogos da JuventudeO handebol de areia parnanguara conquistou, neste domingo (31), a medalha de prata no masculino e o bronze no feminino, no Torneio de apresentação da modalidade na Fase Final do 28º Jogos da Juventude do Paraná – Divisão “B”, que foi realizado no município de Apucarana.

Na primeira fase do naipe masculino foram três vitórias em três confrontos, enfrentados contra Paranavaí, Saudade do Iguaçu e Alto Paraná. Na semi-final vitória sobre Arapongas por 2 sets a 1.

Na grande final um clássico do Handebol de Areia Estadual: Paranaguá e Antonina que fizeram as finais do Circuito Paranaense de Handebol de Areia e do Jogos Abertos do Paraná, mas dessa vez ao contrário das outras duas, melhor para os antoninenses que venceram por 2 sets a 0.

31/08 Handebol de Areia - Jogos da JuventudeWilson, atleta da equipe parnanguara, comentou que “os três primeiros colocados na competição tinham condições de conquistar o título. Nós, Antonina e Alto Paraná estávamos bem preparados, mas dessa vez a equipe de Antonina se portou melhor na final, errando menos que nossa equipe e conseguiu a vitória. Ficamos contentes pela prata, mas nas próximas edições queremos o ouro”.

No feminino foram dois jogos na 1ª fase, uma vitória por 2 sets a 0 contra Arapongas e uma derrota por 2 sets a 0 frente a equipe de Alto Paraná.

Com o segundo lugar no grupo, a equipe parnanguara enfrentou Paranavaí na semi-final, com melhor resultado para a equipe adversária que venceu por 2 sets a 0.

Na briga pelo bronze contra as donas da casa, a equipe de Paranaguá se recuperou e venceu Apucanara por 2 sets a 0 e assim ficou com o bronze.

A atleta da equipe parnanguara, Sanndy disse que toda a equipe ficou feliz com a conquista. “A equipe não foi bem na semi, mas conseguimos nos recuperar e conquistar essa medalha”.

Mais informações sobre o Torneio de Apresentação de Handebol de Areia na Fase Final do 28º Jogos da Juventude do Paraná – Divisão “B” podem ser acessadas através do site da Liga de Handebol do Paraná, no linkhttp://www.paranahandebollhpr.com/ ou no site do evento, no link http://www.jogosdajuventude.pr.gov.br/.

A Associação de Handebol de Paranaguá é incentivada pela Prefeitura Municipal de Paranaguá através da Fundesportes e patrocinada pela MDA Agência de Turismo, Chefe Lanches e Pizzaria, Extra Credi Empréstimos e Lago Azul Transportes e Turismo.

Acredito que é importante divulgar os patrocinadores, pois eles contribuem para que estes atletas possam representar o município de Paranaguá e alcançar boas colocações com o apoio que garantem.