Prefeito Edison anuncia aumento salarial de 4% para profissionais da educação

Medida foi anunciada em reunião com o sindicato da categoria. Prefeito também anunciou pagamento de elevação de nível horizontal, uma reivindicação antiga da categoria. Benefícios serão repassados a mais de 1,7 mil profissionais.

13743A partir deste mês, professores, pedagogos, educadores infantis e monitores da rede municipal de ensino terão aumento no salário. O anúncio foi feito pelo prefeito Edison Kersten durante reunião no Palácio São José, sede da Prefeitura, na semana passada, com a presença de secretários municipais, vereadores e representantes do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Paranaguá (Sismmap).

De acordo com o prefeito, será concedido um reajuste de 4% sobre a data-base de mais de 1.713 profissionais da área educacional do município. Outra medida anunciada foi o pagamento da elevação de nível horizontal, com reajustes salariais quando o professor conclui cursos de graduação, especialização, mestrado ou doutorado. Esta é uma reivindicação antiga da categoria.

Além disso, o prefeito anunciou a equiparação salarial ao mínimo nacional para professores que recebiam abaixo do que determina a lei.

De acordo com o prefeito, algumas reivindicações da categoria terão de ser revistas ao final do ano, quando a Prefeitura terá um balanço sobre as finanças do último quadrimestre de 2014.

Com o pagamento dos benefícios anunciados, a Prefeitura de Paranaguá atingiu aproximadamente 53,8% do total de sua receita com folha de pagamento. De acordo com o Tribunal de Contas e o Ministério Público, que observam a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Federal nº 101/2000), a cidade tem de gastar com o pagamento de pessoal entre 51,3% (chamado limite prudencial) e 54% (limite máximo) do total de sua receita. Quando ultrapassado o teto dos 54%, o administrador público pode responder por crime de improbidade administrativa.

“Até o final do ano vamos reavaliar as contas, tomar medidas de austeridade, melhorar a arrecadação e, assim, refazer o balanço e ver quais demandas da categoria poderão ser ainda atendidas”, disse o prefeito.

De acordo com a presidente do Sismmap, Andrea Elias de Paula, a reunião foi satisfatória. “Sabemos que algumas reivindicações terão de ser analisadas mais tarde, mas entendemos o posicionamento da Prefeitura e do prefeito. Considerei bom o resultado da reunião e da negociação”, disse.

O vereador Arnaldo Maranhão, líder do governo na Câmara Municipal, salientou “que a reunião foi muito produtiva e transparente. Pela primeira vez participo de uma reunião em que estão os representantes da categoria, o prefeito e vários secretários municipais responsáveis pelas finanças do município falando abertamente sobre o que é possível e o que não é possível fazer no momento. Confio no prefeito Edison e na capacidade dessa equipe em tomar as medidas necessárias para aumentar a arrecadação e, assim, poder regularizar a situação do pagamento de benefícios que não puderam ser feitos no momento”, disse.

Fonte: PMP/ SECOM

Crianças da Escola Municipal Hugo Corrêa reconhecem o manguezal

Crianças apontam um caranguejo que se esconde nos entulhos despejados no manguezalOs alunos dos 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Hugo Pereira Corrêa estão indo a campo para verificar como está a “saúde” dos manguezais no entorno de onde vivem e estudam. A atividade faz parte da terceira fase do projeto de Educação Ambiental que a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) iniciou junto à escola em julho.

 O primeiro momento do projeto foi saber das quase 270 crianças, de um total de nove turmas, o que elas sabiam e enxergavam do mangue local. “Depois de colher a percepção dos alunos, iniciamos a segunda fase com palestras para passarmos informações relevantes para construirmos esse novo conteúdo, tão presente na realidade deles, mas que nem sempre é visto com a atenção que merece. Com esse conteúdo, saímos a campo”, conta a coordenadora da Educação Ambiental da Appa, Alethéa Patrícia Ferreira.

Menina aponta a vegetação que reconhece das informações que recebeu antes da atividade, pela equipe da Appa No manguezal, na região do rio Emboguaçu e do Porto dos Padres, as crianças estão reconhecendo a área. Com uma ficha, como pesquisadores, eles constatam as condições climáticas (inclusive a temperatura), a presença de animais e plantas e verificam se conseguem enxergar algum problema como lixo, esgoto, casas sobre o manguezal.

 “A ideia é que eles não apenas vejam os problemas, mas que construamos, juntos, possíveis soluções. Uma das turmas que levamos a campo, no início da semana, por exemplo, propôs que cada casa no local seja visitada, uma a uma, e que seja explicado para as pessoas que não se pode jogar lixo neste ambiente e que tem que cuidar. Esta ação já vamos fazer, a partir de outubro”, afirma Alethéa.

Ex-prefeito tem direitos políticos suspensos

“Situação cabe recurso que pode modificar atual decisão”

O ex-prefeito do município de Paranaguá (gestões 2005/2008 e 2009/2012) teve os direitos políticos suspensos pela Justiça pelo prazo de três anos. A decisão, datada do dia 10 de setembro, atende ao pedido do Ministério Público do Paraná, em ação civil pública por ato de improbidade administrativa, na qual é questionada a nomeação de uma bacharel em Direito para o cargo de procuradora jurídica ambiental, sem que a mesma fosse inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, o que tornaria ilegal o exercício da função.

Além do ex-prefeito, também tiveram punições impostas pela Justiça a servidora nomeada irregularmente para o cargo e os dois ex-secretários municipais de Meio Ambiente, que atuaram enquanto ela exerceu a função (como chefes diretos). Eles também tiveram suspensos seus direitos políticos.

A decisão judicial prevê, ainda, que todos os requeridos percam eventual função pública que estejam exercendo e paguem multa civil no valor (corrigido) correspondente a 15 vezes a remuneração percebida pela servidora no último mês de desempenho do cargo de procuradora jurídica ambiental. Os requeridos estão impedidos, também, de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual sejam sócios majoritários, pelo prazo de três anos.

Recurso

Por meio da assessoria de imprensa, foi informado que o devido recurso está sendo feito e que a atual decisão será modificada, “demonstrando que não traduz a realidade dos fatos”.

“Consta na sentença de primeira instância, claramente, que não houve nenhum dano ao erário municipal, dolo ou má-fé. Entendemos que cumprimos nosso dever quando viabilizamos dentro da legalidade a estrutura de pessoal necessária a atender nossa população e este sempre foi o foco da nossa gestão”, afirmou a nota.

 

Fonte: Ministério Público do Paraná

Semana Literária e Feira do Livro começa dia 15

sescparanagua_fullO Sesc Paranaguá realizará, no período de 15 a 19 de setembro, a 33ª Semana Literária e Feira do Livro, tradicional evento da instituição na área de literatura, com programação que inclui palestras, oficinas, apresentações de contações de história, rodas de leitura, entre outras atividades.

Este ano, os organizadores pretendem inovar a programação e tornar público,  com sarau musical e literário, as ações que acontecem durante a semana, alcançando pessoas que de outro modo não teriam acesso a esse tipo de programação.

O sarau apresentará textos de Rubem Fonseca – homenageado do evento, de Domingos Pellegrini – patrono da semana; de Caetano Galindo e Juliana Frank- escritores contemporâneos que estarão em Paranaguá para uma Mesa Redonda, além de poemas musicados e do microfone aberto, onde os presentes poderão recitar textos e poesias.

De acordo com a técnica de atividades de cultura do Sesc Paranaguá, Marcela, Cristina Bettega, e do gerente executivo, Yahi Sakimoto de Miranda, a semana também vai estar fazendo parte da Feira da Lua, com o objetivo de aproveitar a oportunidade para alcançar as pessoas

Festival Sesi de Música e Maracangalha no Teatro Rachel Costa

Eventos são realizados hoje e amanhã

10470771_949099031772593_6755999796573236949_nA Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Paranaguá informa sobre os eventos deste sábado e domingo.

Hoje, acontece o Festival Estadual Sesi Música Paraná- etapa de Paranaguá. O evento começa às 19h. A banca de jurados, do festival de caráter amador, terá grande trabalho para avaliar as categorias a serem classificadas em composição inédita, interpretação sertaneja/regionalista, interpretação sacra, e de Música Popular Brasileira.

Cada jurado avaliará apenas um item de acordo com sua área de atuação que foram divididos em letra (texto/poesia), melodia, harmonia e ritmo, interpretação que envolve a performance no palco e expressão vocal levando em conta afinação, timbre, colocação e respiração.

A entrada no evento deste sábado é gratuita.

E neste domingo, dia 14, é dia da estreia da peça Maracangalha, com artistas locais, e a promessa de muitas surpresas e risadas, mostrando que os talentos locais estão em toda parte.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro. O ingresso custa R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Jornalista: Luciane Chiarelli

Moradores da Vila Alboit devem reagendar consultas com agentes comunitários

Semana de transferência de unidade foi calma, mas alguns pacientes não compareceram às consultas. Unidade da Vila Alboit poderá ser aproveitada como um Centro de Apoio Psicossocial nas áreas de álcool e drogas

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Cartaz na porta da unidade lembra necessidade de carteira para pacientes

Os atendimentos que aconteciam na unidade de saúde da Vila Alboit foram diminuindo pouco a pouco e, seguindo o critério sobre o número de pacientes por região, foi efetuada a transferência da população assistida para a Unidade de Saúde na Serraria do Rocha.

Esta foi a primeira semana de atendimentos na unidade da Serraria e, de acordo com o médico do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), Jhony Aredes, havia 12 agendamentos para o período, mas somente sete pacientes compareceram. “Os agentes comunitários de saúde estiveram nas residências avisando das consultas e estarão fazendo novas visitas, para que os cidadãos possam marcar as novas datas de consultas. É importante comparecer e não deixar o tratamento parar”, lembra o médico da equipe do ESF.

As consultas são marcadas de acordo com o dia da semana. Às segundas-feiras, são marcadas consultas dentro do programa Saúde do Homem, para homens de 18 anos em diante. Às terças, o dia é dedicado para o programa Saúde da Mulher, para atendimento das mulheres acima de 18 anos.

Nas quartas-feiras são realizadas as visitas domiciliares. Às quintas-feiras, o dia é dedicado para a saúde das crianças, desde os recém-nascidos até os 18 anos e às sextas-feiras são dedicadas para pré-natal e saúde mental e alguns casos de tuberculose, quando necessário.

A unidade de saúde da Serraria do Rocha conta com serviços de farmácia, vacinação, radio-X, sala de inalação, sala de observação, além dos médicos que atendem pelo programa Saúde da Família.

Para os moradores da Vila Alboit, ainda é importante lembrar que qualquer dúvida pode ser tirada com os agentes de saúde. “É importante, também, que levem a carteira de saúde”, lembrou Dr. Aredes.

CAPS- AD
Quanto à unidade da Vila Alboit, o espaço deverá ser transformado num Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) nas áreas de álcool e drogas. Paranaguá já tem um CAPS ao lado do Hospital João Paulo II, na Vila Divinéia, que atende moradores de diferentes áreas da cidade com atendimento psicossocial. Uma equipe com profissionais qualificados faz o acompanhamento.

Agora, pretende-se estender o atendimento a esta área da saúde psicossocial usando a estrutura física existente na Vila Alboit, a ser avaliada pela responsável pelo serviço, a psicóloga, Claúdia Michelon.

Portos do Paraná promovem ação no Dia Mundial de Limpeza de Praias

IMG_1614Esta semana, para marcar o Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagos (dia 20), a equipe de Educação Ambiental da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realiza a atividade de coleta de lixo com as comunidades de algumas ilhas do entorno. São cinco ações previstas para este mês.

A primeira limpeza foi ontem (11), em Piaçaguera. O objetivo da atividade é alertar a população sobre a problemática do lixo. A ação reuniu uma equipe de 17 voluntários, entre alunos da Escola Municipal Rural de Piaçaguera, professores, outros membros da comunidade e funcionários da Appa.

Pela manhã, com a orientação da equipe da Appa, os participantes se dividiram em duplas e percorreram as margens da comunidade de Piaçaguera, recolhendo o lixo. O maior volume recolhido foi de plástico, principalmente embalagens e sacolas. Além disso, foram encontrados principalmente artefatos de pesca (cordas, pedaço de rede e boias de isopor), calçados, itens de metal, entre outros materiais. No período da tarde, os voluntários participaram da triagem do material. Foram recolhidos cerca de 60 Kg de resíduos que foram depositados em oito sacos de 120 Litros.

Para a professora Adriana Florêncio de Camargo, 38 anos, que há dois anos atua na comunidade, a atividade agrega experiência prática ao aprendizado das crianças da ilha. ?É uma experiência muito significativa porque as crianças poderão ver quando alguém jogar lixo no lugar errado e cobrar das pessoas, além disso, eles saberão a importância de usar a estrutura que já temos na ilha, com lixeiras para a coleta seletiva?, afirma.

Fios de alta tensão roubados são encontrados em ferro velho durante mega operação

DSCN8355Ontem, uma mega operação foi realizada pela Polícia Militar em Paranaguá.

Foi uma operação preventiva em 14 pontos onde se comercializava ferro velho, sucatas e produtos de reciclagem e similares. O objetivo foi de combater o comércio ilegal de produtos sem procedência e muitas vezes furtada e transformada em sucata para ser comercializada.

A sucata é comercializada por usuários de drogas que, com o dinheiro recebido, continua movimentando o comércio de entorpecentes e de bebidas alcóolicas.

DSCN8361A operação contou com 45 policiais militares, 12 viaturas e 6 motocicletas, e foram realizadas buscas em 14 estabelecimentos em Paranaguá, todos com autorização judicial.

A motivação para a operação foram as constantes reclamações de furto de fios de energia elétrica e tubulações de cobre utilizadas em ar condicionados, produtos que estariam sendo revendidos em ferros velhos.

Dos 14 locais vistoriados, em apenas um deles foi localizado produto (fios de alta tensão) furtado. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Paranaguá para apuração do furto e da receptação do bem.

Ao final a Polícia Militar considera o resultado da operação um sucesso, tanto no levantamento dos locais, planejamento e execução, assim como a prevenção de delitos, uma vez que a operação acaba sendo um fator inibidor. Durante a operação, os policiais alertavam que comprar produtos sem comprovação de procedência é crime de receptação.

Artesãos participam de parte técnica do projeto de Artesanato de Paranaguá

Mais de 20 artesãos estarão reunidos na Casa Cecy nos dias 10, 12 e 13 na Casa Cecy

13732

Oficina acontece na Casa Cecy

O projeto Artesanato de Paranaguá foi iniciado há alguns meses com o objetivo de estudar os problemas e buscar soluções para a área do artesanato e dos artesãos da cidade. Em fevereiro foi iniciado um diagnóstico do setor que incluiu uma visita na Ilha do Mel. Os artesãos foram até a Ilha como turistas, visitaram os pontos turísticos da cidade no ônibus da Linha Turismo, como se fossem turistas e agora vão começar a parte técnica na oficina que será iniciada hoje na Casa Cecy.

“Com as visitas nos locais, os artesãos puderam avaliar o que o turista vê, o que imagina, espera e procura”, lembrou Beni Moura, diretora de Ação Cultural da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) da Prefeitura de Paranaguá.

Entre o grupo que visitou os pontos turísticos e até a Ilha do Mel estava dona Maria das Dores Arantes Viana, de 85 anos. Ela faz parte do grupo de 26 artesãos que confirmou presença na oficina técnica que começa nesta tarde.

A oficina será realizada nos dias 10, 12 e 13, divididos em dois grupos que trabalharão nos períodos da tarde e da noite. A consultora do Sebrae, Izamara Carniatto, vai colaborar na criação de novos produtos seguindo o diagnóstico. O documento dá subsídios para o planejamento de ações que vise a dinamização da produção artesanal local, através de uma intervenção consciente e direcionada para a geração de oportunidade de negócios.

A oficina poderá colaborar na produção de novos produtos e de uma identidade para o artesanato local para aproveitar a Festa do Rocio como uma vitrine para mostrar o resultado do trabalho. “Tudo dependerá do andamento da oficina”, destacou Beni. Segundo ela, ainda pretende-se ampliar a venda do artesanato parnanguara em novos mercados como os municípios vizinhos e estender as fronteiras.

Para isso, há uma parceria com o Sebrae, com o Sesc, todo o sistema Fecomércio, juntamente com a Fundação Municipal de Cultura.

Para a presidente da Fumcul, Maria Angélica Lobo Leomil, o artesanato é outra vertente da cultura parnanguara que necessita do apoio da Fundação. “E vamos colaborar com todos os segmentos, assim como estamos fazendo com o fandango, os corais da cidade, as bandas de música, os escritores, e tudo isso seguindo as determinações do prefeito Edison Kersten que vê no fortalecimento da cultura o crescimento do seu povo, a retirada de jovens das ruas e das drogas, uma alternativa de entretenimento desde as crianças até os mais experientes”, destacou Maria Angélica.

Porto monitora animais marinhos na Baía de Paranaguá

Foto do Pesquisador1Esta semana, o biólogo, especializado em biologia marinha, e doutor em Engenharia Ambiental, Fernando A. S. Hardt está em campo na área dos Portos Organizados de Paranaguá e Antonina. Em um trabalho minucioso, ele observa e analisa a presença e o comportamento dos golfinhos e tartarugas. Hardt é consultor da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), no Programa de Monitoramento da Biota Aquática, do Plano de Controle Ambiental.

 Foto do PesquisadorEsta é a quinta campanha de monitoramento de cetáceos e quelônios (como são chamados esses grupos de golfinhos e tartarugas) realizada pela equipe de Meio Ambiente da Appa. Segundo o especialista, apesar de ainda ser cedo para ter dados consolidados sobre a quantidade desses animais, já dá para se ter ideia de que eles estão presentes em grande número e em áreas bem próximas aos portos.

 

“O que a gente verificou ao longo dessas cinco campanhas é que os animais – em especial o boto cinza, única espécie de golfinho avistada até o momento – têm utilizado a área do porto frequentemente. Nesta área os animais foram observados em atividade de pesca: quando eles encurralam os peixes contra os cascos dos navios para facilitar a captura”, conta o pesquisador.

 O monitoramento abrange toda a Baía de Paranaguá – desde as proximidades da Ilha da Galheta até o Porto de Antonina. Nessa área, segundo Hardt, foram observados golfinhos em vários pontos de concentração. “O Porto é uma dessas áreas de concentração, mas a gente também os observa perto do baixio da Ilha do Mel, perto da Ilha das Cobras, na ponta do Teixeira e na frente da Baía de Antonina, por exemplo. Eles utilizam a baía de uma forma bem espalhada. Encontramos inclusive na parte interna do canal da Ilha da Cotinga, que também monitoramos”, revela.