Paranaguá terá mais 15 táxis, com 2 para a Ilha dos Valadares e 1 aos cadeirantes

12661Paranaguá terá em breve 15 novos táxis circulando pelas ruas. O sorteio dos 8 novos pontos onde os permissionários vão atuar foi feito na tarde de ontem (quinta-feira), na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu). A novidade é que a Ilha dos Valadares será beneficiada com dois veículos e que os cadeirantes também poderão contar com um carro adaptado, equipado com elevador para colocação da cadeira de rodas.

Paranaguá conta atualmente com 137 táxis, distribuídos em 20 pontos.

NOVOS PONTOS

12664Os locais dos novos pontos de táxi foram definidos para atender a demanda reprimida. São eles: Rua Presidente Getúlio Vargas, na Estradinha, próximo ao Hospital Regional do Litoral (uma vaga – carro adaptado para cadeirantes); Rua 2, ao lado da Praça Ciro Abalém, na Ilha dos Valadares (duas vagas), Rua das Araras, no Jardim Esperança, próximo à Escola Municipal Francisca Pessoa Mendes (duas vagas); Rua Antonio Carlos Rodrigues, no Jardim Porto Seguro, próximo ao Instituto Federal Tecnológico do Paraná (IFPR) (duas vagas); Rua dos Jatobás, no Jardim Iguaçu, próximo ao posto de saúde (três vagas); Rua Barão do Amazonas, no bairro Serraria do Rocha, próximo ao posto de saúde (duas vagas); Rua Belmiro Sebastião Marques, na Vila Divinéia, em frente ao Hospital João Paulo II (uma vaga – idéia era oferecer um veículo adaptado, mas não houve habilitado, então será veículo comum); Rua Maneco Viana, na Vila Horizonte, próximo à Escola Municipal Castello Branco (duas vagas).

Fonte: Secom/ PMP

Beneficiários do Bolsa Família e Programa do Leite devem fazer atualização dos dado

12647Você é beneficiário do programa Bolsa Família ou do Programa do Leite?, Então vá até uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social e faça o recadastramento. Este procedimento vai garantir a continuidade do benefício.

Esta é uma exigência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Não fazer o recadastramento pode implicar na exclusão do beneficiário do Programa.

Moradores da Ilha dos Valadares são atendidos todas as segundas-feiras, das 9h às 17h, na sede da Administração Regional da Ilha. Demais Ilhas, Alexandra e Colônias serão atendidas na própria comunidade em data a ser definida e divulgada pela Prefeitura.

Veja, abaixo, o endereço e telefone dos quatro CRAS do município:

CRAS Nilson Neves
Nilson Neves : R. das Hortênsias s/nº – fundos dos Bombeiros e próximo à DEMUTRAN. Fone : 3422-3075.

CRAS – Vila Garcia
Rua Subtenente Onofre Moreira da Rocha s/nº, próximo ao Posto de Saúde. Fone : 3420-6026.

CRAS – Porto dos Padres
Rua Washington Luiz s/nº, próximo Creche Regina Célia Domit. Fone – 3420-6137.

CRAS – Serraria do Rocha
Rua Barão do Amazonas s/nº, próximo ao Posto de Saúde. Fone – 3420-6085.

Porto de Paranaguá promove concurso fotográfico

Abrindo a programação especial da Semana do Meio Ambiente, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está promovendo o Concurso Fotográfico “Porto e Sustentabilidade”.

Voltado para fotógrafos amadores, o concurso visa despertar o interesse da comunidade parnanguara e paranaense na produção criativa a partir da realidade local, sensibilizando a importância da relação harmoniosa entre sociedade e natureza.

O projeto integra o Programa de Comunicação Social para o Meio Ambiente desenvolvido pela Appa desde o final do ano passado. “Nunca o porto realizou tantas ações voltadas ao meio ambiente e também a integração com a comunidade. Este concurso é mais uma ação que integrará uma ampla programação que estamos desenvolvendo para comemorar o dia mundial do meio ambiente”, explica o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.

Qualquer pessoa, acima de 18 anos, pode inscrever uma foto no concurso. As inscrições podem ser feitas pelo site da Appa até o dia primeiro de junho. Serão selecionadas cinco fotos, sendo três delas por um júri técnico, uma por votações através do site do Porto e pelo Facebook e uma menção honrosa.

O resultado será anunciado na feira da Semana do Meio Ambiente, no dia 08 de junho, no Aeroparque, em Paranaguá. A lista das fotos vencedoras também ficará disponível no site dos programas de gestão ambiental da Appa (www.portoambiental.appa.pr.gov.br). As fotos selecionadas irão fazer parte do livro comemorativo de 80 anos de história do Porto de Paranaguá e as fotos inscritas formarão uma exposição itinerante do Programa de Comunicação Social da Appa.

O regulamento do concurso está no link www.portoambiental.appa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php

Mudanças no secretariado da Prefeitura e corte dos comissionados

prefeitura-crédito-divulgaçãoO corte nos cargos comissionados anunciado pelo prefeito Edison Kersten começou. Pelo que fui informada, em torno de 40 a 60 cargos comissionados foram exonerados nesta semana e o anúncio ocorreu hoje. Não foi uma notícia comemorada pelo grupo.

Além disso, algumas Secretarias teriam sido extintas. Uma delas é a de Sustentabilidade Ambiental, ocupada até então por Maria Angélica Lobo Leomil. Ela foi nomeada como presidente da Fundação Municipal de Cultura.

Esta, aliás, foi a única confirmação recebida, mas outras duas secretarias consideradas extraordinárias teriam sido extintas, mas não obtive confirmação das demais.

Outra informação é a saída do presidente do Instituto Paranaguá Previdência. Leão Salomão Neto estaria deixando a presidência do Instituto para assumir a Ouvidoria do Município e o Paranaguá Previdência pode ser comandando pelo funcionário de carreira, Maurício Coutinho. Raul Lück, atual ouvidor, assume uma superintendência na Prefeitura.

Handebol parnanguara domina Fase Regional do JEP’s

1Os atletas da AHPA/Fundesportes dominaram o handebol na Fase Regional do 61º Jogos Escolares do Paraná que está sendo realizado em Paranaguá.

4 O Colégio Estadual Maria de Lourdes Rodrigues Morozowski levou os títulos no Feminino “A” e “B” e também no masculino “B”, no masculino “A” o título ficou com a equipe do Colégio Estadual José Bonifácio.

2 As 4 equipes são formadas integralmente por atletas participantes do Projeto 7 Metros, desenvolvido no Município pela Associação de Handebol de Paranaguá.

Associação Paralímpica apresenta projeto do Campeonato de Petra na Aciap

10391030_1500792690139734_168145834585179311_nOntem o presidente da Associação Paralímpica de Paranaguá (APP), Wilson Junqueira Neto, esteve em reunião com os diretores da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá, ACIAP, apresentando o projeto do Campeonato Mundial de Petra, que será realizado em Fredericksberg, na Dinamarca.

Também fez a apresentação do calendário paralímpico a fim de ser comercializado para custear a viagem e estruturar a APP.

“Obrigado, em especial ao senhor Régis, diretor da Cargil e ao senhor Arquimedes, presidente da ACIAP e a todos os presentes na reunião, pois a APP fica extremamente agradecida pela oportunidade”, garantiu o presidente da entidade paralímpica.

O encontro foi acompanhado pelo atleta paralímpico e campeão de petra, Augusto Ávila.

Internauta faz observação interessante sobre conversão à esquerda. E o pronto socorro? Entre a vida e a multa, fica a vida!!!

10348707_531485406960119_8896611547493905810_oEu já vou adiantando que concordo com as conversões à esquerda no trânsito de Paranaguá, mas uma internauta e leitora do Blog da Luciane fez uma observação inteligente, interessante e importante que as autoridades deviam levar em consideração.

O número de carros foi aumentando ao longo dos anos consideravelmente. De acordo com o último censo do IBGE, que é de 2012, Paranaguá tem 27.298 automóveis, mais 13.401 motocicletas, sem contar ônibus, micro-ônibus, caminhonetes e caminhões.

Este número já deve ser um pouco maior, sabendo que a indústria automobilística só parou de crescer nos primeiros meses deste ano. Por isso, as autoridades de trânsito utilizam-se de estratégias como essa de proibições de conversões para garantir mais segurança no trânsito.

Porém, a internauta Ana Carla Patriota fez um comentário na nota que fiz no início desta semana que vale a pena repercutir, pois achei muito interessante, além de inteligente como já mencionei aqui e que merece a atenção das autoridades de trânsito da cidade.

Ela lembra que na esquina entre as ruas Nestor Victor e Manoel Corrêa existe o Pronto Socorro da Clínica São Paulo “… e, na hora do desespero quem vai lembrar que é proibido??” questiona com razão. “Entre uma multa e a vida…”, continua ela.

“Por isso que se faz necessário o estudo do trânsito ‘in loco’ o qual deve levar em consideração as questões relacionadas ao fato de ter dois Prontos Socorros naquele cruzamento – Hospital Paranaguá e Clínica São Paulo’, completa a advogada.

Fiz questão de fazer o registro mesmo sendo favorável às conversões, pois é dando espaço para as opiniões e observações sagazes que podemos ajudar a melhorar nossa cidade.

Curso gratuito de jardinagem está com inscrições abertas

12613 (1)Curso gratuito de minijardins e jardinagem, com Ademar Brasileiro (Mago Jardineiro) será oferecido em Paranaguá no dia 05 de junho que é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Serão duas turmas. Uma pela manhã, das 9h às 13h e outra das 14 às 18h.

Os interessados devem se inscrever no Sesc levando documentos pessoais e comprovante de residência. A taxa de inscrição é de R$ 5 para comerciários e dependentes R$ 30 para demais usuários. São 30 vagas por turma.

O curso oportuniza a observação e o entendimento dos ciclos da natureza. Os minijardins podem ser feitos em quaisquer recipientes ou ambientes disponíveis, por mínimos que sejam. A atividade também combate ao stress, depressão, ansiedade, consumismo, dentre outros.

No decorrer do dia 6 de junho, alunos e professores farão uma revitalização em jardins e minijardins do Centro Histórico de Paranaguá. A ação vai das 9h às 18h.

O evento é uma promoção da Prefeitura, por meio da Fundação de turismo e o Sesc Paranaguá.

Reunião sobre campanha para candidatos locais acontece hoje

Encontro acontecerá na Câmara de Vereadores hoje à noite. O assunto já promoveu um forte debate na sessão de ontem

3.2-DSC03588Depois de muito debate entre os vereadores, foi aprovado a cessão do espaço da Câmara de Vereadores para discutir uma campanha que visa incentivar o voto em candidatos locais neste ano eleitoral.
O encontro acontecerá hoje, a partir das 19h no auditório da própria Câmara numa iniciativa tomada pela União Municipal das Associações de Moradores de Paranaguá (UMAMP).
A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) foi convidada porque é uma das instituições que já vem discutindo uma campanha neste sentido, além de outras instituições.
O assunto já promoveu um forte debate entre os vereadores na sessão realizada ontem à noite. O vereador Benedito Nagel, por exemplo, disse que seu partido pediu que ele fosse candidato, mas ele já abriu mão porque sabe que há muitos candidatos.
O vereador Arnaldo Maranhão propôs um comitê suprapartidário conversar com aqueles candidatos que não têm condições e que podem estar lançando seus nomes, apenas, para prejudicar outros e atrapalhar a cidade de ter a representatividade na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados.
Todos os vereadores que usaram da palavra concordaram que a cidade precisa de representantes e que Paranaguá tem condições de eleger até dois deputados estaduais. Sem contar que a cidade também tem um eleitorado suficiente para eleger, pelo menos, um deputado federal.
Com representantes políticos, a cidade tem melhores condições de conseguir recursos e programas que atendam a população.
Há cidades e regiões com um eleitorado menor que Paranaguá com representatividade mais forte e estas situações também foram comentadas pelos vereadores durante a sessão ontem.
Todas estas situações também devem ser discutidas durante o encontro na noite de hoje. Muitos pré-candidatos também devem participar da reunião.