Arquivo da tag: Blog da Luciane
Paranaguá recebe Festival do Minuto
Filmes de 1 minuto de duração serão exigidos nos dias 14 e 15 de maio no Sesc da cidade
A programação de Cinema no mês de maio no SESC Paranaguá terá uma programação especial.
Pela primeira vez, em Paranaguá, a cidade receberá o Festival do Minuto, com exibições a partir das 19h, nos dias 14 e 15 de maio.
O Festival do Minuto acontece desde 1991 e é hoje um dos maiores festivais de vídeos da América Latina. Como o nome diz, o Festival apresenta filmes de 1 minuto de duração.
Além disso, o Sesc apresentará a Mostra ”A América por John Ford”, composta por oito obras, do cineasta norte americano, um dos diretores mais premiados na história do Oscar, o americano John Ford teve seu auge entre as décadas de 30 a 60, e ficou conhecido, principalmente, pelos seus westerns (faroeste).
A Mostra ”A América por John Ford” acontece nos dias 06, 09, 13, 16, 20, 23, 27 e 30 de Maio, sempre às 20 horas.
Secretário na Câmara não é bicho papão!
Aprovados os requerimentos para ida dos secretários municipais de Segurança, Cícero Fernandes; do Turismo, Rafinha Guttierrez Júnior e de Serviços Urbanos, Carlos André na Câmara de Vereadores de Paranaguá.
Muita discussão entre os vereadores na Câmara de ontem quando foram aprovadas as idas. Sinceramente, não vejo como um bicho papão a ida de um secretário à Câmara. Esta é uma boa oportunidade para que os secretários possam tirar dúvidas dos vereadores e responder aos questionamentos que, muitas vezes, a população também quer saber.
Secretário não deve ser blindado, deve estar preparado para defender a administração, responder a questionamentos com transparência, pois estão lá representando o prefeito da cidade.
E a coisa anda tão calma com uma Câmara sem oposição, que definitivamente, secretário na Câmara de vereadores nem deve criar tanta polêmica assim. Ou estou enganada?!
Data base e reivindicações dos servidores são apresentadas ao prefeito pelo Sismup
Encontro para apresentação de pautas de reivindicações ocorreu entre prefeito e secretários e diretoria do Sismup
A diretoria do Sismup – Sindicato dos Servidores Municipais de Paranaguá esteve com o prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, para apresentar pauta de reivindicações em favor dos servidores da Prefeitura.
O pedido em razão da data-base dos servidores da Prefeitura foi uma das reivindicações apresentada. “O objetivo é que maio seja efetivamente um mês para a data base para a readequação do salário do servidor municipal. O que não queremos é que seja, apenas um mês de reposição das perdas salariais”, destacou o presidente do Sismup, Rogério Lisboa.
O prefeito Edison ponderou aos servidores que em razão das defasagens e reivindicações virem se arrastando há anos, sem qualquer solução, é necessário um pouco de paciência, mas que aos poucos, poderá ter um plano efetivo de ação que favoreça o servidor. Ao mesmo tempo entende e confirmou que vai traçar metas de trabalho para atender aos servidores da Prefeitura, mas destacou que diante do quadro atual quando a administração está no chamado ‘limite prudencial’ quanto aos gastos com servidores a reposição prevista para este ano será dada conforme o resultado da folha de pagamento, até que preencha o índice legal e fará o pagamento retroativo conforme a disponibilidade das finanças públicas com o investimento no salário dos servidores.
Fonte: SECOM/PMP. Foto: Márcio Tibilletti
Cidade está a favor das notificações de proprietários de terrenos
Semas começa a notificar quem joga entulho em vias públicas. Estratégia visa acabar com o acúmulo de lixo pelas ruas da cidade
Caso fosse feita uma pesquisa, não tenho dúvida de que a maioria da população aprovaria a ação da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Paranaguá que começa a notificar quem joga entulho em vias públicas.
A ação é uma medida emergencial que visa acabar, ou pelo menos, minimizar o acúmulo de lixo pelas ruas da cidade.
Ontem, foi notificado o responsável pelo terreno na esquina das ruas Maneco Viana com Samuel Pires de Melo, no bairro Eldorado.
Surpreendido, o responsável disse que desconhecia que estava errado. “Fizemos uma limpeza no terreno no sábado e joguei na rua porque vejo vizinhos jogando também”, afirmou Getúlio Pirelli Ferreira.
É essa conscientização e participação da população que o secretário de Meio Ambiente, Antônio Ricardo dos Santos, está buscando com a ação de fiscalização. “A população é parte muito importante deste processo, seja denunciando quem joga lixo nas vias e, também, evitando fazer o mesmo, mudando uma prática”, salientou.
Desconto no IPTU
Fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo estão acompanhando a ação. O objetivo é fazer valer a Lei Complementar 68/2007, que estabelece a obrigação, por parte do proprietário, da construção de muros e calçamento em terrenos vagos. O caso verificado ontem estava descumprindo a lei e o responsável foi notificado para que construa o muro e faça as calçadas em até 15 dias, sob pena de ser multado pela Prefeitura.
Se, por um lado, a lei pune, por outro oferece alguns benefícios, como explica a secretária de Urbanismo, Débora Temporão Ramos. “Caso o proprietário realize essas melhoras, recebe descontos no IPTU. Também vale ressaltar que é uma proteção, evitando que sua propriedade seja invadida ou se torne uma espécie de lixão do bairro”, explica.
Telefone
Denúncias e solicitação de informações sobre questões de recolhimento de entulhos e lixo domiciliar podem ser feitas por meio do número 156.
Em breve, uma central do 156 será instalada no Terminal Urbano de Paranaguá, local de fácil acesso e de grande fluxo de munícipes.
Fotos: Marcio Tibilletti.
Drogas e arma fora de circulação. Você pede nota fiscal?
Militares da Capitania dos Portos realizam treinamento de combate a incêndio
A Capitania dos Portos do Paraná promoveu treinamento de combate a incêndio para Sargentos, Cabos e Marinheiros Recrutas. O treinamento aconteceu na sede do Terminal Portuário da Transpetro, em Paranaguá, e contou com o apoio da empresa Alpina Briggs. A preparação dos militares ocorre frequentemente e tem o propósito de qualificá-los para ações reais.
Quer se profissionalizar? Tem 11 opções de cursos à sua disposição
Cursos de qualificação técnica e profissional estão sendo oferecidos pela administração municipal. A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (Semtra) informa que estão abertas as inscrições para os cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que iniciam neste mês. Há opções de qualificação nos turnos manhã e tarde, para diversas faixas etárias e voltados a várias áreas.
O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o IFPR (Instituto Federal do Paraná) e o Senai (são parceiros da Semtra na iniciativa.
Os candidatos devem comparecer à sede da Semtra (avenida Coronel José Lobo, 223, Costeira) munidos dos seguintes documentos: cópia do RG, CPF, foto 3×4, Certidão de Casamento ou Nascimento, Comprovante de Residência, Declaração ou Histórico Escolar, Carteira de Reservista (caso dos homens maiores de 18 anos), número do NIS ou PIS (se tiver empregado). No caso de menor de idade, levar cópia do CPF do responsável.
Lista dos cursos disponíveis:
Curso: Auxiliar de Cozinha
Entidade Parceira: SENAC
Turno: Tarde
Inicio: 2ª quinzena de abril de 2014
Carga Horária: 220 Horas
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo
Idade Mínima: 18 Anos
P.S.: O curso será realizado na Igreja Batista da Vila Guarani
Os alunos deverão levar a Carteira de Vacinação no ato da confirmação de matrícula, para confirmação das vacinas de Hepatite e Antitetânica.
Curso: Camareira
Entidade Parceira: SENAC
Turno: Tarde
Inicio: 13 de maio de 2014
Término: 01 de agosto de 2014
Carga Horária: 220 Horas.
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo
Idade Mínima: 18 anos
Curso: Auxiliar de Comércio Exterior
Entidade Parceira: SENAC
Turno: Manhã
Carga Horária: 180 Horas
Inicio: 2ª quinzena de maio
Escolaridade Mínima: Ensino Médio Completo
Idade Mínima: 16 anos
Curso: Recepcionista em Meios de Hospedagem
Entidade Parceira: SENAC
Turno: Manhã
Carga Horária: 180 Horas
Inicio: 13 de maio de 2014
Término: 21 de julho de 2014
Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto
Idade Mínima: 16 anos
Curso: Cuidador de Idosos
Entidade Parceira: SENAC
Turno: Manhã
Carga Horária: 204 Horas
Inicio: 2ª quinzena de maio
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo
Idade Mínima: 18 anos
Curso: Vendedor
Entidade Parceira: SENAC
Turno: Manhã
Carga Horária: 180 Horas
Inicio: 2ª quinzena de maio
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo
Idade Mínima: 16 anos
Curso: Eletricista Industrial
Entidade Parceira: SENAI
Turno: Tarde
Carga Horária: 200 Horas
Inicio: 26 de maio de 2014
Término: 11 de agosto de 2014
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Incompleto
Idade Mínima: 18 anos
Curso: Eletricista Industrial
Entidade Parceira: SENAI
Turno: Manhã
Carga Horária: 200 Horas
Inicio: 26 de maio de 2014
Término: 11 de agosto de 2014
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Incompleto
Idade Mínima: 18 anos
Curso: Soldador no Processo TIG em Aço
Entidade Parceira: SENAI
Turno: Tarde
Carga Horária: 160 Horas
Inicio: 12 de maio de 2014
Término: 11 de Julho de 2014
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Incompleto
Idade Mínima: 16 anos
Curso: Soldador no Processo TIG em Aço
Entidade Parceira: SENAI
Turno: Manhã
Carga Horária: 160 Horas
Inicio: 12 de maio de 2014
Término: 11 de Julho de 2014
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Incompleto
Idade Mínima: 16 anos
Curso: Programador Web
Entidade Parceira: IFPR
Turno: Tarde
Carga Horária: 200 Horas
Inicio:2ª quinzena de abril
Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto
Idade Mínima: 16 anos
Conseg de Pontal vai impugnar concurso da Guarda Municipal
O Conselho de Segurança de Pontal do Paraná (Conseg) vai impugnar o concurso público para a Guarda Municipal. Segundo uma fonte, o edital só foi montado para conseguir verba federal e o município não tem recursos para implantar a Guarda.
Fonte: site Correio do Litoral
Policial militar é preso pela própria corporação no Litoral do Paraná
A partir de muitos levantamentos e investigações feitos pela Polícia Militar do Paraná, a própria corporação prendeu um policial militar suspeito de envolvimento em diversos crimes no Litoral do Estado. A ação policial aconteceu após a PM receber informações de que estaria ocorrendo uma troca de tiros nas proximidades do balneário de Praia de Leste. Foram apreendidas três armas de fogo pouco antes do feriado do Dia do Trabalhador.
“Este policial foi preso pela própria Policia Militar porque não compactuamos com desvios de conduta ou cometimento de crimes por parte de nossos integrantes”, explica o Subcomandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos. “Toda e qualquer denúncia feita contra policiais militares são averiguadas e, caso fique confirmado alguma irregularidade, o integrante denunciado é punido com o rigor da lei”, completou.
Com as informações da denúncia em mãos, os policiais rapidamente chegaram ao local e verificaram se tratar de uma briga entre tio e sobrinho, porém, de acordo com o major Nivaldo Marcelos da Silva, que está respondendo pelo Comando do 9º Batalhão da PM, o sobrinho, de 24 anos, é policial militar, o qual estava com sua arma da corporação. “Ao ser indagado sobre a existência de mais armas, ele respondeu que possuía um revólver calibre 38”, disse o major.
“No entanto, além do revólver, localizado no interior de um veículo Honda Civic, também foi localizada uma pistola IMBEL calibre 380mm, 49 cartuchos intactos calibre 380, 20 cartuchos calibre 38 e 35 cartuchos calibre 40”, relatou o major Nivaldo. O policial militar, segundo o major, relatou que sua namorada, de 15 anos, era quem teria trazido essas armas por conta de que o pai dela estaria ameaçando ele. Ainda de acordo com o oficial, o policial que foi preso já vinha sendo acompanhado por conta de outra situação também envolvendo arma de fogo.
Por Marcia Santos- Jornalista PMPR


