Prefeitura determina investigação de possível crime ambiental

Responsável pode responder criminalmente e pagar multa

12361O prefeito Edison Kersten determinou ao novo secretário do Meio Ambiente, atenção especial à regularização da coleta do lixo em toda a cidade. E neste final de semana a Secretaria realizou mutirão de limpeza em vários bairros.

Paralelamente ao mutirão, foi detectado crime ambiental na Estrada das Colônias por causa de despejo de material de estofaria em área ambiental.
O material despejado foi coletado com o objetivo de descobrir a origem. “De acordo com nossos técnicos, o que vimos é um crime ambiental e o responsável pode responder criminalmente e ser multado”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Antonio Ricardo dos Santos.

O objetivo é descobrir o responsável pelo despejo indevido do material e promover a autuação, assim como a multa. Em contato com a Secretaria Municipal de Segurança, será providenciado um boletim de ocorrência ou o procedimento necessário.

O secretário de Meio Ambiente também vai denunciar o fato ao Ministério Público. “É um crime ambiental grave, pois tentaram colocar fogo, o que poderia se alastrar e provocar um acidente sério na região”, completou Ricardo.

O prefeito Edison informou que “há muito a realizar para atender nossa população, mas vamos trabalhar, também, para coibir atitudes como esta que detectamos”, reforçou.

Com esta ação, a Prefeitura quer coibir outros atos como esse de despejo indevido de restos ou de materiais inservíveis.

Marquinhos Roque desce o sarrafo na tribuna da Câmara

marquinhosO presidente da Câmara, Marquinhos Roque, depois de um bom tempo sem usar da tribuna do Legislativo para pronunciamentos, fez o que ele chamou de desabafo ontem. Deixou a presidência para ocupar a tribuna.

Cá entre nós, ele desceu o sarrafo, dizendo que tem gente travando o trabalho da Prefeitura de Paranaguá.

“Estão jogando contra o prefeito dentro da Prefeitura”, disse em alto e bom som.

Ele lamentou que não tem mais desculpas para dar aos moradores do seu bairro, ou onde quer que vá pela “falta de coisas que estão acontecendo”.

Deu sua opinião sobre a localização da futura delegacia modelo dizendo que é contra a construção da obra no Aeroparque por ser uma área de lazer.

Como perguntar não ofende, o pronunciamento, mesmo dirigindo a artilharia para terceiros, e não para o prefeito, é o início de uma oposição a atual administração?

As crianças vão se divertir

Entenda que tem muito adulto que também é criança!!!

10262179_10203107034210667_5133074809776777726_nMais um evento bem interessante já está programado para o Teatro Rachel Costa. Histórias à Brasileira vai ser apresentado no dia 12 de maio em quatro horários diferentes. Assistindo ao vídeo, que você também pode conferir aqui no Blog, perceberá que o espetáculo vai agradar as crianças, mas tem muito adulto que também vai se divertir.

Anote na agenda e leve seu filho. Pretendo levar os meus. Vou mostrar, ainda hoje o vídeo para incentivar a ida ao teatro.

10330297_10203107034130665_5428712372938547201_n

Vereador Maranhão convidou médicos e equipe de saúde para participar da Sessão da Câmara

12381Durante a recepção dos médicos cubanos, ontem, na Prefeitura de Paranaguá, o vereador e líder do governo, Arnaldo Maranhão, convidou os médicos e equipe da Secretaria Municipal de Saúde para participarem da Sessão da Câmara de Vereadores que acontece hoje.

arnaldo-águasUma ótima oportunidade para que, tanto o Legislativo conheça o novo grupo de profissionais que estarão atuando nas unidades de saúde, assim como os próprios profissionais possam conhecer os vereadores que autorizaram o valor de R$ 530 mil na última semana, para iniciar o custeio da estadia deles em Paranaguá.

A Prefeitura é responsável pela estadia, transporte e alimentação durante os três anos que os médicos devem ficar na cidade. O salário dos médicos é responsabilidade do governo federal.

Médicos cubanos estão em período de adaptação

Prefeito Edison Kersten acredita que o trabalho de mais estes sete médicos irá reforçar o programa Estratégia da Saúde em Paranaguá

12382Os médicos cubanos chegaram a Paranaguá na última segunda-feira (28) e ficam mais 10 dias passam por um período de adaptação até que comecem a trabalhar nas unidades de saúde designadas que são: Ilha dos Valadares, Serraria do Rocha, Jardim Iguaçu, Alexandra e Vila do Povo.

A recepção foi na Prefeitura. Na ocasião, os sete médicos cubanos, ouviram do prefeito que eles devem reforçar o programa Estratégia Saúde da Família. O grupo ficará três anos morando em Paranaguá. A secretária municipal de Saúde, Dra. Terezinha Kersten, apresentou todos os secretários presentes na recepção, numa atitude simpática de anfitriã.

Ernesto Castro também faz parte do grupo de médicos cubanos

Ernesto Castro também faz parte do grupo de médicos cubanos

Ismaray disse que vai dedicar ajuda especialmente às pessoas especiais

Ismaray disse que vai dedicar ajuda especialmente às pessoas especiais

Manoel Antonio: "quero trabalhar muito"

Manoel Antonio: “quero trabalhar muito”

Norberto Gomes Torres disse que trabalharão juntos pela saúde da população

Norberto Gomes Torres disse que trabalharão juntos pela saúde da população

Marlie destacou que Paranaguá é uma cidade bela e pretende trabalhar muito

Marlie destacou que Paranaguá é uma cidade bela e pretende trabalhar muito

12384

Emílio Manuel está feliz por estar em Paranaguá

Elizabete Ramos disse que o povo em Paranaguá é amável e carinhoso assim como em Cuba

Elizabete Ramos disse que o povo em Paranaguá é amável e carinhoso assim como em Cuba

Governador entrega novo IML de Paranaguá

destaque__MG_4858O governador Beto Richa entrega nesta terça-feira (29) a nova sede do Instituto Médico Legal (IML) de Paranaguá, no Litoral do Estado. Também participam da solenidade o secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher; o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luvercy Rodrigues Filho; e o diretor do Instituto Médico-Legal do Paraná, Porcídio Vilani.

O investimento foi de R$ 500 mil. Outros R$350 mil foram investidos em equipamentos novos para salas de necropsia, câmara fria e móveis de escritório.

Com a inauguração da sede, os atendimentos já passam a ser realizados para as cidades de Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes, Antonina, matinhos e Guaraqueçaba.

Serviço:

Inauguração de nova sede do IML de Paranaguá

Data: terça-feira (29)

Horário: 10h30

Local: Rua Julia da Costa, 781

Aberto concurso público para Guarda em Pontal do Paraná

guarda-1Foi publicado o edital de abertura da Guarda Municipal de Pontal do Paraná. São 40 vagas para o cargo de guarda municipal. Inicialmente serão contratados 20 (14 homens e 6 mulheres) e os outros 20 ficarão em reserva técnica.

A função exige nível médio e oferece remuneração de R$ 1.048,00 de vencimento básico mensais.

Inscrições

As inscrições serão abertas no dia 05 de maio e podem ser feitas até 05 de junho, no site da Fauel. A taxa é de R$ 80,00 e pode ser paga até dia 06de junho.

O concurso será realizado em  duas fases.

1ª Fase, compreendendo as seguintes etapas:

Etapa 1: Prova Escrita (objetiva);

Etapa 2: Exame de Suficiência Física;

Etapa 3: Exame de Saúde e Antropométrico;

Etapa 4: Pesquisa Social;

Etapa 5: Avaliação Psicológica e/ou Adequação ao Perfil Profissional da vaga.

2ª Fase: Curso de Formação

Veja edital completo: http://www.fauel.org.br/ed_01_2014_pref_mun_pontal_parana.pdf

Diretor de políticas contra drogas é alvo de tentativa de assassinato no Litoral

Imagem1Tentativa de assassinato assustou os moradores de Pontal do Paraná no início da madrugada dessa segunda-feira (28). E trata-se de uma autoridade.

O alvo é Paulo Amódio, diretor de Políticas Públicas sobre Drogas de Pontal do Paraná que foi baleado em sua residência no Balneário Canoas, por volta da 00h20.

Foram disparados oito tiros de pistola, sendo que dois tiros atingiram Paulo Amódio.

Um tiro foi direto no peito e outro, atingiu o abdômen. Ele foi socorrido e levado para o Pronto Atendimento 24 h de Praia de Leste onde recebeu os primeiros socorros.

Depois foi encaminhado para Hospital Regional de Paranaguá em estado grave onde foi operado no período da tarde.

De acordo com informações, extra-oficiais, a Polícia Civil e Militar, têm pistas dos suspeitos.

Aliás, suspeita-se que os criminosos tenham tentado cometer o crime de assassinato em retaliação ao trabalho do diretor de combate às drogas.

Diretor de políticas contra drogas é alvo de tentativa de assassinato no Litoral

Tentativa de assassinato assustou os moradores de Pontal do Paraná no início da madrugada dessa segunda-feira (28). E trata-se de uma autoridade.

O alvo é Paulo Amódio, diretor de Políticas Públicas sobre Drogas de Pontal do Paraná que foi baleado em sua residência no Balneário Canoas, por volta da 00h20.

Foram disparados oito tiros de pistola, sendo que dois tiros atingiram Paulo Amódio.

Um tiro foi direto no peito e outro, atingiu o abdômen. Ele foi socorrido e levado para o Pronto Atendimento 24 h de Praia de Leste onde recebeu os primeiros socorros.

Depois foi encaminhado para Hospital Regional de Paranaguá em estado grave onde foi operado no período da tarde.

De acordo com informações, extra-oficiais, a Polícia Civil e Militar, têm pistas dos suspeitos.

Aliás, suspeita-se que os criminosos tenham tentado cometer o crime de assassinato em retaliação ao trabalho do diretor de combate às drogas.

Vereadora Sandra Neves quer resolver problema dos Permissionários do Mercado do Peixe

Vereadora levou esta preocupação e a questão dos Trapiches Públicos localizados às margens do Rio Itiberê

860947_631622803580972_82502623325672469_oJunto com permissionários do Mercado do Peixe de Paranaguá e com o vereador Márcio Costa, a vereadora Sandra Neves esteve com o novo secretário municipal de Serviços Urbanos, Carlos André Fonseca Gricuc, para tratar de assuntos relacionados a realocação de todos os permissionários do Mercado Nilton Abel de Lima. Obra que deveria ter iniciado em março de 2013 e que até agora não saiu do papel. Lembrando que esta obra é de competência do Governo do Estado.

“O secretário vai efetuar um levantamento da situação atual, de cada um deles e, daqui a 30 dias, voltaremos a ter uma nova conversa”, destacou a vereadora Sandra Neves, que salienta que enquanto aguardam esta mudança, os Permissionários deverão trabalhar em Paz, sem interferências daqueles que não são Gestor da Pasta que é de competência da Secretaria Municipal de serviços Urbanos.

O encontro entre os vereadores, o secretário e os permissionários também serviu para que os legisladores pudessem alertar o novo secretário sobre os trapiches públicos que, devido a interferência de terceiros e sem fiscalização por parte do executivo, estão impedindo que pescadores e proprietários de embarcações os utilizem.

“Esperamos que em breve, uma solução seja apresentada”, adiantou a vereadora , que também ouviu do secretário que fará um levantamento destes trapiches para fins de regulamentação.

Os permissionários Laércio e Erivaldo aprovaram o encontro com o secretário, pois tiveram a oportunidade de expor os problemas que têm vivido neste momento de transição até que a realocação do grupo seja feito para o novo Mercado Municipal, que será construído pelo Governo do estado.