IFPR abre Processo Seletivo para Professor Substituto

Profissional irá atuar no Campus de Paranaguá

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), abriu inscrições para Processo Seletivo que visa a contratação de um Professor Substituto para o Campus de Paranaguá.
Os interessados devem se inscrever no campus detentor da vaga, situado na Rua Antônio Carlos Rodrigues, nº 453, Porto Seguro, em Paranaguá – PR, com taxa de R$ 28,00, entre os dias 24 de abril a 5 de maio de 2014.
Para participar da seleção, o candidato deve ter Licenciatura em Física. O docente aprovado irá atuar na área de Ciências da Natureza/ Física, em regime de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 2.764,45.

Prova
Os candidatos serão submetidos a Prova Didática e Análise de Currículo, baseadas no conteúdo programático que pode ser conferido no edital. O certame terá validade de seis meses.

Com nova formação e novos membros, CAP de Paranaguá volta a se reunir

5.1- capa (1)30 membros foram empossados – alguns novos integrantes, outros reconduzidos, como titulares e suplentes, para os próximos dois anos. A partir de agora, por determinação na nova lei de Portos, como um órgão consultivo, não mais deliberativo, o CAP volta se reunir em nova formação; com três e não mais quatro blocos.

Como explica o presidente do CAP de Paranaguá, Wilson do Egito Coelho Filho, representante do Governo Federal no Bloco do Poder Público, também reconduzido à posição, o conselho – que antes era formado pelos blocos do Poder Público, dos Operadores Portuários, dos Trabalhadores e dos Usuários – passa a ser formado pelos blocos do Poder Público, da Classe Empresarial e dos Trabalhadores.
“Lamentamos ter o número de representantes do empresariado reduzido, porém isso se deu para podermos incluir, entre os conselheiros, representantes das autoridades marítima (Capitania dos Portos) e Aduaneira (Receita Federal). Com isso, acreditamos que a nossa atuação fica ainda mais fortalecida”, comenta o presidente do CAP.
Outra alteração é que a partir dessa reunião, os votos são individuais e não mais realizados por blocos. Além disso, o que serão votadas são recomendações e não mais deliberações.

 

PSS para contratação de professor na Unespar está aberto

Fafipar-4A Unespar – Campus Paranaguá informa que estão abertas as inscrições para o PSS – Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professores.
As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril, no horário das 13 às 20 horas, na Secretaria da Unespar – Campus Paranaguá, pessoalmente ou por representante legal e também por SEDEX. Nesse caso, a documentação exigida para a inscrição deve ser enviada para a Comissão de Processo Seletivo da Unespar – Campus de Paranaguá.
A taxa de inscrição é de R$ 80,00 reais.
O sorteio da Prova Didática será no dia 12 de maio às 8h30 na sede da Instituição.
A prova será dia 13 de maio a partir das 9:00 horas.
Nesse Processo Seletivo também haverá prova de títulos.
O Salário dependerá da formação do candidato:
Especialista – R$ 2.788,63
Mestre – R$ 3.875,02
Doutor – R$ 5.876,97
Os candidatos devem ficar atentos para os editais de retificação e também para o artigo 27 do edital 26/14 que fala que “ para fins de contratação, o documento de identidade terá que ser expedido pelo Estado do Paraná”.
As vagas são para os seguintes Cursos ou disciplinas:
Administração :
01vaga – 40 horas semanais – requisito para inscrição: Bacharel em Administração e Especialização concluída.
Ciências Contábeis:
01 vaga – 40 horas semanais – requisito para inscrição: Bacharel em Contabilidade e Especialização Concluída.
Educação :
02 vagas – 40 horas semanais – requisito para inscrição: Licenciatura Plena em Pedagogia e Especialização concluída.
Letras :
01 vaga – 40 horas semanais – requisito para inscrição: Licenciatura em Letras e Especialização Lato Sensu concluída.
Disciplina de Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS :
01 vaga – 20 horas semanais – requisito para inscrição: Licenciatura em Letras/LIBRAS ou Licenciatura em qualquer área e Proficiência na Tradução de LIBRAS – ProLIBRAS.

Illbred lança clipe oficial gravado em Paranaguá

Banda de rock do litoral paranaense com anos de estrada lança clipe inédito da música “Sua Cura” do EP #NOVOILLBRED

Foto - IlbredA banda Illbred, de Paranaguá, lançou o seu primeiro clipe oficial, da música “Sua Cura”, que conta com uma gravação exclusiva feita no centro histórico de Paranaguá, com imagens do Rio Itiberê ao som de muito rock. Em apenas um dia, o videoclipe contou com centenas de visualizações, divulgando a música local para toda a grande rede.

A banda Illbred já existe desde 1996, lançou em 1999 seu primeiro CD Demo, nomeado como “Antes Tarde do que Nunca”, lançando em 2002 a EP “Cresça e Apareça”, onde cresceu seu prestígio no cenário da música independente nacional, fato que credenciou a banda a gravar seu primeiro CD em 2004, nomeado como “Conjugando o Verbo Levantar”. Cerca de 10 anos após o sei primeiro CD e após percorrer pelo cenário independente de todo o país, o Illbred renasceu em 2014, com lançamento do seu EP #novoillbred.

Apesar da longa estrada do Illbred, o clipe “A Cura” é o primeiro da banda, que mescla a maturidade com novos talentos da cena independente local. O clipe foi dirigido e editado por Max Machado, tendo na edição a colaboração de Ian Leite, com making of feito por Osvaldo Canfield. As imagens mostram o rock em sintonia com a calmaria do rio Itiberê, tudo isso com as pessoas parando para assistir a gravação, figurantes reais e rock de verdade.

O rock do Illbred mistura o hardcore de suas raízes, com um som mais melancólico advindo da experiência dos anos de estrada. Com letras ácidas, as músicas procuram criticar parâmetros da sociedade atual, como o bom rock deve ser, tendo no protesto pauta para as músicas da banda, que contam com riffs de guitarra pesados, vocal firme e bateria alternando calmaria e caos.

A banda é formada pelo vocalista Fábio Magronne (Vocal e Guitarra),Rodrigo Saif (Bateria e voz), Edsan Rozano (Baixo) e Matheus Webber (Guitarra). A banda conta com o site www.illbred.com.br, onde é possível baixar o EP da banda de forma gratuita.  O Illbred também conta com fan page no facebook com o nome “Illbred Rock”.

Quem quiser conferir o clipe “Sua Cura” pode acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=8rtIYA8pFUQ

Por Leonardo Quintana Bernardi

Rio Branco convoca sócios para eleição do Conselho Deliberativo do clube

DestaqueO Rio Branco Sport Club divulgou nesta semana o edital de convocação dos sócios para participar da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada na próxima segunda-feira (28), às 19h30, na sede social do Clube Literário, em Paranaguá. Na reunião, serão votados os novos conselheiros do clube.

Thiago Campos aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio recebido pelos associados durante o Campeonato Paranaense 2014. “Queremos agradecer todo apoio dos torcedores que estiveram conosco lutando por um Rio Branco grande. Não tivemos muito tempo para implantar o programa “Mais Leão”, da maneira que queríamos. Porém, mesmo assim, com poucos sócios, foi possível arrecadar mais de R$ 12 mil deste programa em apenas três meses”, disse o presidente. Campos relatou ainda que busca novos parceiros para que o programa de sócio venha beneficiar ainda mais seus contribuintes. “Estamos buscando novas parcerias para que o sócio do Rio Branco Sport Club venha obter mais benefícios. Mas o principal é que o clube está aberto para os sócios adimplentes participarem efetivamente da administração do clube, como sócio, conselheiro ou apenas passando ideia, para que o clube obtenha mais receita durante todo o ano”, completou o presidente.

De acordo com assessoria do clube, para haver mais tranquilidade durante a eleição do Conselho, só será permitida a entrada dos sócios que estiverem em dia com o clube e a imprensa que fará a cobertura. Vale ressaltar que o veículo de comunicação que irá fazer a cobertura da reunião, deve enviar o nome dos profissionais através do e-mail riobrancocentenario@gmail.com até às 16 horas desta segunda- feira.

Prefeitura promove grande mutirão de limpeza neste final de semana

Sete bairros da cidade receberão as equipes da Semas. População deve colaborar retirando o lixo domiciliar e entulhos.

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semas), informa à população que realizará um grande Mutirão de Limpeza neste final de semana. Os bairros que receberão as equipes são: Vila Garcia, Jardim Ouro Fino, Vale do Sol, Jardim Paraná, Porto Seguro e Jacarandá.

As equipes farão a coleta tanto do lixo residencial quando de entulhos. A autorização para que se realizasse o mutirão partiu do prefeito Edison Kersten e é uma das muitas ações práticas do novo secretário da pasta, Antônio Ricardo dos Santos, para enfrentar o problema da coleta irregular em vários locais da cidade.

“O mutirão serve para tentar resolver o problema acumulado durante semanas. Também já estamos em contato com a empresa que nos loca os caminhões para aprimorar o serviço e regularizar a coleta de lixo residencial em toda a cidade”, afirma o secretário da pasta.

Já na posse do novo secretário, no início da semana, Ricardo manifestou preocupação em resolver o dilema.

À população destes bairros, pede-se que se organize retirando o lixo domiciliar e entulhos de suas residências.

Concerto Sesc de Música Sacra será realizado amanhã

260px-Llibre_Vermell_-_Stella_splendensParceria do Santuário e Sesc Paranaguá realiza o Concerto Sesc de Música Sacra, neste sábado, dia 26, às 20h, com o objetivo de prestigiar os 200 anos do Rocio.

O concerto é realizado com base no Livro Vermelho de Montserrat  que é um manuscrito, datado de 1400, aproximadamente, com cantigas de louvação à Nossa Senhora.

O evento conta com a apresentação de um coral de 20 crianças, mais cinco músicos que fazem acompanhamento que fazem as cantigas de louvação à Virgem. A apresentação é gratuita e o limite de pessoas é o de lotação do espaço que é o do Salão de Eventos do Santuário do Rocio.

Vai começar às 20h, em ponto. “Nós não atrasamos. Será um espetáculo bonito, de muita devoção”, disse a técnica de cultura do Sesc de Paranaguá, Marcelo Bettega.

São quase 600 anos que esta obra ficou no tempo para ser apreciada.

Financiado por Dilma, porto no Uruguai prejudicará Paranaguá. É brincadeira, né?!

n_porto__18967O financiamento por parte do BNDES do Porto das Rochas, um megaempreendimento no Uruguai, tem tudo para ser mais um duro golpe contra o Paraná, estado já fortemente prejudicado pelo descaso de ações do governo federal. Caso se concretize, a obra fará concorrência direta com portos da região Sul do Brasil, em especial o maior deles, Paranaguá, cuja capacidade seria metade do irmão uruguaio.

Enquanto Pepe Mujica, presidente uruguaio, comemora a notícia dando declarações de que 80% da construção será financiada pelo Brasil, a Secretaria dos Portos do governo federal garante tudo não passa de um apoio técnico. Em nota, o BNDES reiterou que não está analisando nenhum pedido de financiamento uruguaio. Até o momento, o Itamaraty não confirmou nem negou a informação.

Segundo a revista Amanhã, a ideia de um financiamento brasileiro para a construção do Porto das Rochas está sendo fortemente criticada pelo setor de logística. Mesmo um simples “apoio técnico” não é visto com bons olhos por dirigentes do setor, que vem sofrendo com a falta de um sistema de ramais aquaviários adequado, além de enfrentarem inúmeros obstáculos – impostos pelo  próprio governo federal – de infraestrutura para a sua expansão.

“Existem questões técnicas e legais que estão trancando o processo de expansão. Faltam serviços de dragagem, os custos são elevados, existe muita burocracia. Enfim, uma montanha de problemas e o que nos aparece? Um porto que vai competir com os da região sul e sendo financiado pelo governo”, dispara Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP).

De acordo com Manteli, caso a construção do terminal de Rocha se confirme, não só Paranaguá (PR), mas também os portos de Itajaí (SC) e Rio Grande (RS) terão seu papel modificado na rota comercial internacional,

“A tendência é virarem apenas meros portos auxiliares, pois os navios de longo curso vão acabar aportando no terminal uruguaio. Afinal, estarão perto da África e da Ásia, onde há muito potencial de comércio”, prevê.

Médicos cubanos serão recepcionados na próxima 2ª feira em Paranaguá

_MT76022O prefeito de Paranaguá, Edison Kersten e a secretária de Saúde, Dra. Terezinha Flenik Kersten, recepcionam os médicos cubanos que chegam a Paranaguá para trabalhar dentro do programa Estratégia Saúde da Família.

A recepção acontecerá na Prefeitura, com solenidade marcada para às 17h, na sala de reuniões. São 8 médicos de Cuba que vão atuar na cidade, sendo que 2 ficarão na unidade básica de saúde da Ilha dos Valadares, 1 na Vila do Povo, 2 na Serraria do Rocha e 1 no Jardim Iguaçu. O local para atuação dos outros dois médicos está sendo definido, mas sabe-se que todos farão parte das equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF).