Antonina perde o ex-prefeito Paulo Savarin

savarinNo dia 16 de fevereiro, a cidade de Antonina foi surpreendida com a notícia do falecimento do ex-prefeito Paulo Virgílio Savarin.

Homem do Bairro Alto e do Cachoeira, área rural, que se tornou prefeito de Antonina para ser lembrado como exemplo de político honesto e fiel aos ideais do povo. Nas horas de folga ele também era escritor e poeta.

Foi vereador várias vezes e diretor do “Barão de Teffé”. Savarin administrou Antonina de 77 a 82, oportunidade em que realizou muitas obras, principalmente no setor de saneamento e distribuição de energia elétrica a todos os cantos do município.

(Fonte: Jornal Panorama)

Técnico Netinho comanda último treino no Gigante do Itiberê

Comandante Alvirrubro testou várias opções para a vaga de Duda e Junior Capixaba, suspensos após terceiro cartão amarelo.

foto 1 - Netinho e jogadoresO Rio Branco realizou o último treino na tarde desta quarta-feira (26), antes da partida contra o Cianorte. A partida, válida pela nona rodada do Campeonato Paranaense 2014, será realizada hoje (27), às 20h, no Gigante do Itiberê.

Antes do treino, o treinador conversou com os jogadores cerca de 20 minutos. Em seguida, Netinho distribuiu os coletes e comandou mais um treino tático. Sem poder contar com os volantes Duda e Junior Capixaba, o técnico testou outras peças para as vagas, entre elas Ricardinho, Willames e Vinicius Gaúcho. Outra dúvida na equipe Alvirrubra é o jogador James Dens, que não treinou com bola e ficou aos cuidados do fisioterapeuta Wilson Junqueira. Já o zagueiro Ricardo Ehle volta ao time após cumprir suspensão.

Para o técnico, será mais uma batalha difícil. “Mais uma decisão que pode engatilhar o Rio Branco para a classificação. Será um jogo extremamente difícil, pois o adversário é uma equipe forte. Temos que entrar ligados e ficam assim até o fim do jogo, para que possamos conseguir o resultado positivo”, disse Netinho. O comandante Alvirrubro voltou a pedir o apoio da torcida. “Nós precisamos do 12º jogador, o nosso torcedor. Esperamos que os torcedores tenham paciência no início do jogo. Sabemos que o torcedor é emoção, mas precisamos atacar com consciência”, completou ele.

Vereador Maranhão propõe que Município inclua material de higiene bucal para alunos

Ideia é estender material de higiene bucal nos kits escolares para as 15 mil crianças da rede municipal de ensino

DSC_1071Manter os dentes saudáveis é uma das medidas mais importantes que uma pessoa pode adotar. Com esse ideia em mente, o vereador Arnaldo Maranhão, apresentou projeto de Lei na Câmara de Vereadores de Paranaguá que autoriza o Poder Executivo a incluir nos kits escolares distribuídos para os alunos da rede municipal de ensino material de higiene bucal.

Escova de dente, creme dental e fio dental são os itens propostos pelo vereador como o kit bucal para ser entregue a cada uma das 15 mil crianças matriculadas na rede da Prefeitura de Paranaguá.

“De acordo com o projeto, as escolas municipais poderão emitir um comunicado aos responsáveis pelos alunos,, lembrando a importância da troca regular da escova de dentes e da verificação permanente da presença da escova, do fio dental e da pasta de dente na mochila da criança”, reforça o vereador Maranhão.

No projeto de Lei, fica discriminado que a Secretaria Municipal de Educação poderá promover palestras sobre a importância da higiene bucal, orientação e distribuição de boletins informativos sobre saúde bucal das crianças para os pais.

Com a aprovação do projeto, o vereador acredita que será criada uma medida profilática, além do hábito da escovação após as refeições. “Com certeza vai contribuir para a saúde bucal das crianças, numa faixa etária importante, não só pela consolidação do hábito da escovação, como também por ser o período em que muitas delas já estão com a dentição definitiva”, lembrou Maranhão.

As crianças da rede municipal de ensino são crianças de seis meses a 10 anos de idade.

Estagiários vão ganhar mais

Último reajuste tinha sido em 2007. Decreto afeta aproximadamente 419 estagiários da administração municipal.

O estagiário Andersen Muraski conta que poupa parte da bolsa e mantém o dinheiro guardado no banco. Foto: Márcio Tibilletti.

O estagiário Andersen Muraski conta que poupa parte da bolsa e mantém o dinheiro guardado no banco. Foto: Márcio Tibilletti.

O prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, assinou o decreto que reajusta os valores pagos a estagiários do município. A medida atinge estudantes de nível superior, do ensino técnico profissional (pós-médio) e estudantes de nível médio e educação profissional integrada. O último reajuste no valor pago aos estagiários foi dado em 2007.

O valor dos estudantes de nível superior e pós-graduação passa de R$ 400 vai para R$ 600, sendo R$ 530 de bolsa-auxílio e R$ 70 de auxílio-transporte. A carga horária não deve ultrapassar seis horas diárias (30h por semana).

Estudantes de Educação Técnica Profissional (pós-médio) tem uma bolsa de R$ 400 que vai passar para R$ 500, sendo R$ 430 de bolsa-auxílio e R$ 70 de auxílio-transporte. A carga horária é de 30h por semana.

Estudantes de nível médio e educação profissional integrada ganhavam R$ 240 e passarão a receber R$ 360, sendo R$ 290 de bolsa-auxílio e R$ 70 de auxílio-transporte. A carga horária é de 4 horas diárias (20h por semana).

Em Paranaguá, a coordenação do programa de estágio do município fica a cargo da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (Semtra). Segundo dados da pasta, o município conta, hoje, com 419 estagiários. Até o final de março, quando se concluirá o processo de contratação de mais estagiários, serão 480 estudantes atuando na administração municipal.

“Trabalhamos para reajustar a bolsa dos estagiários porque sabemos que eles não recebem reajuste desde 2007 e estavam com os valores desatualizados. Muitos deles usam parte do valor para ajudar a família e esse reajuste será importante”, disse Roberto Ramos, secretário municipal do Trabalho e Emprego (Semtra).

Poupança

Felipe Cora, estagiário da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), também poupa parte da bolsa. Aumento será bem-vindo no orçamento do estudante. Foto: Márcio Tibilletti.

Felipe Cora, estagiário da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), também poupa parte da bolsa. Aumento será bem-vindo no orçamento do estudante. Foto: Márcio Tibilletti.

Felipe Cora é estudante de Administração num curso técnico profissional (pós-médio) e conta que costuma poupar parte do valor da bolsa. “Gasto um pouco e outro pouco guardo no banco. O aumento será bem-vindo”, disse o jovem, que atua na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.

O mesmo faz Andersen Muraski, estagiário do ensino médio, que também poupa parte da bolsa-auxílio e usa o dinheiro para compra de roupas e acessórios. “O aumento é uma boa notícia e vou procurar poupar integralmente os próximos pagamentos”, afirmou.

Fonte: Secom/PMP

Presidente interino é definido para a Fundação de Cultura

11616Até que o prefeito defina quem vai comandar a Fundação Municipal de Cultura, o atual presidente da Fundação de Turismo, Rafael Guttierres Júnior, vai ficar como presidente interino.

Gutierres assume após a saída de Eduardo Nascimento, que ficou três meses à frente da Fumcul.  A posse aconteceu na tarde de terça-feira (25), em reunião com o prefeito Edison Kersten, no Palácio São José, sede da Prefeitura.

Continuam a ser comentados nos bastidores os nomes da atual diretora do teatro, Olga Maria e Castro e da professora Jandira Gonzaga para a presidência da autarquia.

Fonte: Secom/PMP. Foto: Márcio Tibilletti

Jogadores do Rio Branco visitam APAE de Paranaguá

DSC_0049Na tarde desta terça-feira (25), diretores, comissão técnica e jogadores do Rio Branco estiveram visitando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Paranaguá. Durante a visita, os atletas puderam conhecer o trabalho realizado pela entidade, além de brincar com as crianças na hora do recreio.

De forma surpresa e animada, os alunos vibraram com a presença dos atletas e aos poucos foram se aproximando. “É uma emoção muito grande estar aqui. Esses sorrisos e essa alegria não têm preço. É um estímulo para nós”, disse emocionado o zagueiro Anderson Rosa.  “Eles estão surpresos e nós também. É muito legal conhecer o trabalho dos professores e conhecer esses anjos de Deus. Estou muito feliz por fazer parte disso”, salientou o goleiro Thiago Rodrigues.

DSC_0097A entidade atende crianças e jovens com deficiência intelectual, múltipla e condutas típicas em dois turnos. Na oportunidade, o presidente do clube, Thiago Campos, convidou os alunos para estarem na próxima partida, contra o Cianorte, nesta quinta-feira (27), às 20h, no Gigante do Itiberê. “Estamos na reta final de competição e sabíamos que essa visita iria carregar as nossas energias. São gestos sinceros e verdadeiros. Realmente isso não tem preço. Se for possível, gostaríamos de ter a maioria dessas crianças no campo, mandando essa energia forte e positiva antes da partida”, declarou Campos.

50 mil pessoas se divertiram no tradicional Banho à Fantasia

11554O domingo foi bem animado em Paranaguá. Famílias estiveram nas ruas do Centro Histórico da cidade para prestigiar a 65ª edição do Banho de Mar à Fantasia, evento tradicional que antecede o carnaval. Centenas de pessoas com sátiras, fantasias e os blocos lotaram as ruas do Centro Histórico.

De acordo com a Polícia Militar, em torno de 50 mil pessoas estiveram no tradicional evento. “Foi muito bom. Todo percurso foi tranquilo e as pessoas entenderam que não era para participar com garrafas de vidro. Gostamos muito de trabalhar em conjunto com a equipe da Guarda Civil Municipal, foi um entrosamento muito grande que parecíamos uma corporação só”, disse o Capitão Nelson Gonçalves da PM.

FOTO REPORTAGEM NO LINK: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.775479132480359.1073741916.524406240920984&type=1

Fonte: Secom/ PMP