Caminhoneiros são orientados sobre a Operação Safra 2014

unnamedCaminhoneiros que desciam carregados com grãos rumo ao Porto de Paranaguá foram abordados por guardas portuários e policiais rodoviários federais na manhã desta quarta-feira (19), na BR 277. A abordagem foi feita no posto Wanser, da PRF, e foi a primeira blitz educativa da Operação deste ano.

O objetivo da abordagem é chamar a atenção quanto às regras da descarga de grãos no Porto de Paranaguá, garantindo que o escoamento da safra de grãos seja tranquilo e sem formação de filas no acesso ao Pátio.

Defensoria Pública pede relaxamento de prisões em Paranaguá

Caso Poder Judiciário aceite, 75 presos poderão ser libertados

00891A Defensoria Pública do Estado do Paraná em Paranaguá apresentou processo que pede o relaxamento de prisões de 95 presos, deste total, e caso aceito 75 presos poderão ser libertados e 20 ficam em prisão domiciliar.

A informação foi repassada pelo defensor público, Wesley Rodrigues dos Santos , em entrevista a um veículo de comunicação local. Ele lembrou que a Defensoria não é a favor da impunidade e que não questiona a decisão da prisão, mas sim a atual situação dos presos da cadeia pública de Paranaguá, uma vez que o pedido de relaxamento da prisão é possível e viável.

O pedido é de relaxamento de prisão, mas o Estado pode transferir estes presos antes da decisão do Poder Judiciário.

O defensor explicou que há, no Código Penal Brasileiro, algumas medidas que podem ser adotadas para manter a prisão domiciliar e citou exemplos. “É possível determinar que o cidadão esteja na sua casa a partir das 20h, ou que vá semanal ou mensalmente ao Fórum assinar um documento para comprovar que está na cidade, também é possível determinar uma monitoração eletrônica, ou outros mecanismo para monitorar o cidadão. Ele pode ter obrigação de ir ao Fórum mensalmente, não pode sair de casa após determinado horário, não poder sair de Paranaguá, entregar passaporte, ou outras medidas para controlar ou saber onde está esse preso”, exemplificou o advogado.
A Defensoria Pública de Paranaguá, juntamente com outras 12 ações coletivas, pede o relaxamento e agora o processo deve ser analisado.

Os 20 presos que estão nos casos de prisão domiciliar são presos que estão condenados e nem deveriam estar na 1ª Subdivisão Policial. Já deveriam ter sido transferidos para uma penitenciária do Estado como a de Piraquara onde, aliás, há uma ala com o nome da cidade de Paranaguá.
A ação, segundo consta, está sendo pensada desde janeiro deste ano e foi apresentada nesta semana.

Prefeito quer resolver taxa de visitação e melhorias para Ilha do Mel

11449O prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, esteve com o vereador Jozias de Oliveira Ramos no gabinete do deputado estadual, Artagão Júnior, juntamente com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida.

Entre os assuntos discutidos estava a taxa de visitação da Ilha do Mel – valor pago por todos os turistas que embarcam para a Ilha do Mel (hoje os recursos são administrados pelo IAP) e melhorias para a Ilha do Mel. O secretário do Meio Ambiente, segundo material da Secretaria de Comunicação foi bastante solícito, prontificando-se a levar o projeto em mãos ao governador Beto Richa.

O prefeito ainda entregou ao deputado Artagão Júnior um projeto que visa disponibilizar internet gratuita em vários pontos turísticos da cidade. O parlamentar vai levar o pedido à Copel.

Objeto não identificado no céu de Paranaguá?

sRecentemente foi postado na rede social Facebook uma imagem de um objeto, em forma de disco, que teria aparecido no céu de Paranaguá, no último final de semana.

Pelo que estamos vendo, as histórias sobre OVNIs (Objetos Voadores Nãos Identificados), passam a fazer parte do cotidiano aqui do Litoral do Estado. Sobre esse assunto a Revista Marumbi deste mês, que está nas bancas, traz à tona casos misteriosos que despertam curiosidade em muita gente e não é por acaso.

Afinal, quem não quer conhecer, ou saber mais, da história de um possível pouso de um  OVNI na cidade de Antonina, em 1982, e aparições de objetos na rodovia Alexandra Matinhos e região da Serra do Mar?

Defesa Civil atende famílias atingidas por fortes chuvas em Guaraqueçaba

999792_184241141783760_180201984_nA Coordenadoria de Defesa Civil foi acionada nesta segunda-feira (17) no município de Guaraqueçaba, no Litoral do Estado, por conta da forte chuva que provocou alagamento na região e deixou cinco famílias temporariamente desalojadas. As famílias diretamente atingidas já voltaram para casa e vão receber cestas básicas do Corpo de Bombeiros do Litoral.

O alagamento que mobilizou as equipes do governo estadual aconteceu em uma área rural de Guaraqueçaba, a 40km do centro da cidade, uma região de difícil acesso. Equipes da Defesa Civil foram mobilizadas para a elaboração dos documentos e o acionamento de órgãos estaduais para ajudar as famílias atingidas.

Cerca de 500 pessoas, moradores de duas comunidades, não conseguem ir ao centro da cidade e a Defesa Civil está sobrevoando esses locais para enviar mantimentos.

PDT realiza reunião em Paranaguá no dia 21

carlos-lupi-2G

Carlos Lupi, ex-ministro é aguardado para reunião em Paranaguá

O presidente do PDT de Paranaguá, José Baka Filho, confirmou que o ex-ministro do Trabalho e Presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi está sendo aguardado para participar da reunião do partido em Paranaguá, marcada para acontecer amanhã, dia 21, no Sindicato dos Despachantes.

Política é o prato principal, juntamente com as eleições 2014.

Filiados do partido e correligionários e interessados estão sendo aguardados para o evento.

A política na terra de Fernando Amaro já começou.

O Sindicato dos Despachantes fica na Avenida Coronel José Lobo, 736.


Equipes trabalham em 10 pontes no Litoral

ObrasEm Paranaguá, as equipes trabalham na construção das cabeceiras dos rios Cachoeira, Miranda e Santa Cruz

As equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) trabalham na concretagem das cabeceiras e na conclusão dos aterros de acesso às estradas nos municípios de Guaratuba, Morretes e Paranaguá. São seis frentes trabalhando, duas em cada cidade. O investimento é de R$ R$ 10 milhões para a construção de 19 pontes e duas galerias. O DER já liberou três pontes e trabalha em outras 10.

A previsão é entregar todas as pontes e as galerias até agosto de 2014. Feitas em concreto, elas são construídas em nível mais alto para evitar que sejam destruídas nos períodos de chuvas fortes, quando acontecem cheias.

PARANAGUÁ
Em Paranaguá, as equipes trabalham na construção das cabeceiras dos rios Cachoeira, Miranda e Santa Cruz, fazendo a limpeza do rio para construção dos aterros, recuperando também a orla. Concluída esta etapa, começa a concretagem das cabeceiras, fase atual das obras das pontes de Rio Brejatuba I e II e a do rio Veríssimo.
Quando forem concluídas estas pontes, as travessias com 20 metros de largura farão ligações entre a Colônia Santa Cruz e a região da Casa do Nelson; Colônia Santa Cruz e a região do Bambu e Colônia Santa Cruz e a região da Casa do Valdir. O investimento nestas obras é de R$ 4 milhões

 

Rede Feminina de Combate ao Câncer em busca da sede própria

11379O prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, recebeu representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer, para debater a questão relativa à sede da entidade. Prestando serviços há 46 anos na cidade, a Rede oferece auxílio a familiares e pacientes carentes que sofrem de câncer. O vereador Arnaldo Maranhão intermediou o diálogo e participou do encontro, assim como a secretária de Governo, Maria Angélica Lobo Leomil.
Após ouvir as preocupações da presidente da Rede, Alvarina Hussein, o prefeito Edison garantiu a permanência do grupo na atual sede (ao lado do posto de saúde Baduca, num imóvel da Prefeitura).

O prefeito assegurou que será celebrado um convênio para que a liga permaneça na atual sede até o fim do mandato do prefeito e, até lá, será iniciada uma campanha com o empresariado local para arrecadar recursos e construir uma sede para Rede.
A solução agradou à Rede.

O vereador Arnaldo Maranhão também saiu satisfeito com a solução. “Intermediamos o encontro porque entendemos que o trabalho delas é essencial. Sabemos do sonho da sede própria e não vamos desistir de lutar por ele. Um convênio que dê garantias para que elas fiquem no atual espaço é uma conquista que dá segurança, sem dúvida”, afirmou.