Unespar inaugura laboratório de línguas do Paraná Fala Inglês em Paranaguá

Cada laboratório foi equipado com 20 notebooks, aparelhos de áudio e adaptador para internet móvel
inauguração lab pg (1)A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) conta com três novos laboratórios de línguas instalados, respectivamente, nos campi de Campo Mourão, Paranaguá e União da Vitória. Os novos espaços foram inaugurados recentemente e viabilizados devido à adesão da instituição ao programa Paraná Fala Inglês que, neste ano, iniciou a segunda fase.
Cada laboratório foi equipado com 20 notebooks, aparelhos de áudio e adaptador para internet móvel. O investimento total foi de R$ 143,8 mil com recursos da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF) por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Continue lendo

Sine Fácil encaminha mais de 11 mil trabalhadores a vagas de emprego

Aplicativo mobile, que pode ser baixado em celulares e tablets, já ultrapassou a marca de 168 mil downloads em seu primeiro mês de funcionamento

aplicativo-sine-facil-1Sine Fácil já encaminhou 11.050 pessoas a vagas de emprego até esta quinta (22). Lançado no dia 23 de maio pelo Ministério do Trabalho, o aplicativo mobile já alcançou a marca de 168.146 downloads no primeiro mês de funcionamento. O balanço foi divulgado recentemente. Continue lendo

Prefiro uma árvore podada (e cobrar uma nova) do que correr o risco que caia na cabeça do meu filho!

Todo mundo virou entendido em árvore nesse final de semana. Impressionante!

P_20170622_091529_vHDR_AutoEu adoro ver a rua Conselheiro Sinimbu cheia de árvores. Qualquer rua arborizada fica mais bonita!

Acontece que uma árvore, com sua base tomada por ervas daninhas e com laudo do engenheiro florestal apontando a necessidade de corte, fala mais alto do que a minha vã filosofia sobre o assunto.

Mas todo mundo virou entendido em árvore nesse final de semana por causa do corte de um sombreiro que deixava a paisagem mais linda, com certeza.

Continue lendo

PIS/PASEP Trabalhadores têm até dia 30 para sacar o abono salarial de 2015

Benefício pode ser retirado nas agências da Caixa e Banco do Brasil de todo o país. Saiba se você tem direito. Tem um link muito bom nessa matéria!

1-50Os trabalhadores com direito ao abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2015 têm 4 dias para ir a uma agência bancária e sacarem o benefício. O prazo final é 30 de junho. O valor varia de R$ 78 a R$ 937, dependendo do tempo em que a pessoa trabalhou formalmente em 2015. Trabalhadores da iniciativa privada retiram o dinheiro na Caixa e servidores públicos, no Banco do Brasil. Basta apresentar um documento de identificação e o número do PIS/Pasep.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, lembra que o prazo está ficando apertado. Ele aconselha os trabalhadores a não deixarem para a última hora para não correrem o risco de perder esse dinheiro. “O abono salarial é um direito que o trabalhador tem. Esse dinheiro é do trabalhador, portanto não perca o prazo”, recomenda. Continue lendo

Crônica do Dia: O amor é difícil

kátia 1Por: Kátia Muniz

O queixume é recorrente: tem gente querendo amar, mas não querendo se entregar.

As modalidades variam: gente que quer amar com colete salva-vidas, morrendo de medo de um mergulho profundo nas águas do amor. Tem gente se equilibrando em cima do muro. São aquelas pessoas que não tomam a iniciativa, não dão o primeiro passo, não fazem nada. E, como sabemos, se nada fazem, nada acontece. Óbvio. Tem muita gente por aí andando com o coração acelerado, com os sentimentos aprisionados, mas com cara de paisagem, como se nada abalasse.

Ai, que preguiça que essa gente dá! Continue lendo

2ª Expovivência será realizada em Alexandra

Com foco na conscientização ambiental para os alunos e moradores da região, ação também colaborará na divulgação do ‘Junho Vermelho’ para coleta de sangue para cadastro de doação de medula óssea

unnamedA Casa de Convivência de Alexandra, um projeto da empresa de fertilizantes Heringer, irá realizar a 2ª Expovivência, voltado à conscientização ambiental para os alunos e moradores da região e vai colaborar na divulgação do “Junho Vermelho”, para coleta de sangue para cadastro de doação de medula óssea.

Segundo a assessoria da Casa de Convivência, o evento será iniciado pela manhã, às 9h, com presença da equipe do Hemepar Paranaguá fazendo coleta e cadastro de medula óssea, que é importante para pacientes que aguardam na fila de transplante. No período da tarde, à partir das 14h, haverão apresentações artísticas, roda de capoeira, distribuição de mudas de plantas nativas e exposições em torno da necessidade de preservação do meio ambiente, com atrações elaboradas por alunos e participantes do projeto.

A Casa de Convivência é um espaço para toda a comunidade de Alexandra, com realização de palestras gratuitas, atividades em datas comemorativas, alcançando pessoas de todas as idades. Interessados em participar da 2ª Expovivência, em colaborar com os projetos ou participar de atividades podem ir até o espaço, que fica localizado na rua Antônio Mioto, S/N, em Alexandra. O e-mail para contato é o contato@casadeconvivencia.com.br , bem como o telefone é o (41) 3468-1569.

Fonte: SECOM/PMP

Casal briga e mulher é assassinada

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Um assassinato ocorrido na manhã desta sexta-feira, dia 23, assustou moradores do bairro Vila Rute. Renata Lopes Cordeiro, de 24 anos, foi assassinada na casa do namorado/marido, Bruno Gonçalves Simonato, de 20 anos.

Bruno, inclusive, pode ter sido o responsável pelo assassinato. Transtornado, ele gritava que tinha matado Renata, para os parentes que chegaram em seguida, pois a casa de Bruno fica no mesmo terreno dos seus pais. O caso ocorreu pouco antes das 6h da manhã.

As razões que levaram ao assassinato ainda são desconhecidas. No interior da casa a polícia encontrou vários objetos quebrados porque o casal teria discutido.

De acordo com os policiais que fizeram o primeiro atendimento, Bruno, pegou uma bicicleta e fugiu do local. As polícias Civil e Militar procuram Bruno Simonato.

Capitania dos Portos do Paraná forma novos aquaviários

 

1Depois de quase cinco anos trabalhando na área de navegação marítima, Bruno Carvalho Luiz agora está oficialmente qualificado. Ele foi um dos alunos que concluíram o Curso de Formação de Aquaviários Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM), promovido pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR).

Luiz foi o primeiro colocado da turma, com notas 10 em todas as disciplinas. “Sempre fui muito curioso e dedicado e durante as aulas fazia muitas perguntas. Gostei muito do curso e do atendimento prestado pela equipe da Capitania. Agora tenho a habilitação de MAC e poderei retomar meu trabalho”, declarou.

Continue lendo

Guaratubanos poderão votar em outra cidade

Os eleitores estão demorando para atender chamada do Tribunal Regional Eleitoral para fazer o recadastramento biométrico

53b4d641a8fa971ea1a68e064bd6593cGuaratuba pode deixar de te zona eleitoral. Tudo porque a meta de, pelo menos 20 mil recadastramentos biométricos feitos, não foi atendida e está em torno de 13 mil cadastrados. A chamada está sendo feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), mas o número continua baixo.

Os eleitores de Guaratuba ainda terão mais dois finais de semana para procurar o Fórum Eleitoral, além do atendimento durante a semana.

Confira as datas e horários na sequência.

Continue lendo