População será beneficiada com novo equipamento adquirido pela Prefeitura

Equipamento reforça o combate à tuberculose no município

13939O laboratório clínico municipal de Paranaguá recebeu um equipamento moderno e inovador que trará grandes avanços para o diagnóstico rápido e preciso da tuberculose. O ‘Gene Xpert’ investiga o DNA do agente infeccioso da tuberculose, o Micobacteryum tuberculosis.

“A metodologia de trabalho dará maior rapidez e confiabilidade no resultado, modernizado o diagnóstico e contribuindo, desta maneira, para o sucesso do tratamento”, confirmou a farmacêutica e bioquímica, Fernanda Scomação de Carvalho.

De acordo com a funcionária da Prefeitura de Paranaguá, esta conquista só foi possível devido aos avanços do município no combate da tuberculose e ao bom relacionamento da Secretaria Municipal de Saúde com o programa Nacional de Combate à Tuberculose e com o Ministério da Saúde, órgãos federais que garantiram a ampliação da investigação da tuberculose e o diagnóstico precoce de casos da doença, além de garantir tratamento e acompanhamento aos pacientes.

“Os resultados de Paranaguá, no combate à tuberculose são reconhecidos em todo o Paraná e demais estados”, lembrou a secretária Municipal de Saúde, Dra. Terezinha Kersten.
As técnicas da área, Fernanda Carvalho, Patrícia Scacalloski e Josélia destacam que as equipes da Secretaria Municipal da Saúde, Hospital João Paulo II, do programa Municipal de Combate à Tuberculose e do Laboratório Municipal festejam esta conquista que trará benefícios ao município de Paranaguá.

Fonte: PMP

Exposição Ártemis tem público recorde na primeira noite

Trabalho registra conscientização e prevenção do câncer de mama em Paranaguá

5.1- exposição (2)A sensualidade de mulheres que estão ou que conseguiram vencer o câncer de mama é retratada na exposição “Ártemis – deusa, mulher, guerreira” que começou na última quarta-feira (1º) na Casa Cecy, sede da Fundação Municipal de Cultura.
Ao todo, 16 mulheres foram fotografadas com um pequeno texto escrito ao corpo sobre o cotidianos destas mulheres. André Alexandre assina as fotografias, e o jornalista e escritor Paulo Ras as mensagens.
5.1- exposição (4)As personagens da exposição são integrantes do Instituto Peito Aberto, criado em 2013, para dar apoio à pacientes com câncer de mama. Atualmente, 37 mulheres fazem parte do Instituto. Segundo o fotógrafo, André Alexandre, o principal objetivo do trabalho é mostrar que, apesar da doença, a sensualidade e a feminilidade continuam. Por isso, acrescenta o escrito, as cicatrizes deixadas pela mastectomia ficam em segundo plano.
Na solenidade de lançamento da exposição, a emoção tomou conta.
“É lindo”, era o que mais se ouvia das pessoas quando admiravam a exposição.
Para Fabiana Parro, presidente do Instituto Peito Aberto em Paranaguá, a exposição oferece uma oportunidade de falar da vida, sobretudo da superação das mulheres. “Todas estas mulheres são guerreiras”, destacou.
Para o fotógrafo, André Alexandre, a experiência é marcante. “A luta delas nos incentivou a trabalhar. Em cada trabalho, a gente aprende um pouco mais, e só posso agradecer a oportunidade. Elas fizeram meu outubro mais rosa”, disse.

Dualidade
Isabela Galvez, William Nacked e Fabiana ParroFragilidade da mulher e a força da deusa guerreira, deusa da caça que é Artemis. Esta situação fez Paulo Ras sugerir o nome à exposição. “Essa dualidade, da fragilidade com a força está em cada quadro e na força da poesia”, disse o escritor que está em sua terceira exposição em Paranaguá. Direto de São Paulo, o vice-presidente do Instituto Peito Aberto, William Nacked, incentivou a formação do Instituto em Paranaguá com estrutura para que sejam desenvolvidos projetos. Ele é marido de uma mulher que teve câncer de mama. “Há muitos recursos, mas é preciso trabalho, gestão e projetos para atendermos estas mulheres”, reforçou ao destacar o trabalho de Fabiana Parro e de Isabela Galvez, presidente do Instituto em São Paulo.
E na questão do atendimento, em Paranaguá, o grupo conta com o trabalho da médica mastologista, Ana Carolina Machado. Ela vem acompanhando vários casos, além de fazer parte do grupo Peito Aberto no Litoral. “Sinto-me gratificada pro fazer parte da vida destas mulheres”, destacou a médica durante a solenidade de lançamento da exposição.
A cerimônia foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, médica ginecologista, Dra. Terezinha Kersten que parabenizou o grupo pelo trabalho que vem realizando em Paranaguá. “É uma situação que muitas mulheres poderão enfrentar e terão no grupo um apoio, um suporte”, lembra.
A exposição ficará em Paranaguá pelos próximos 30 dias e depois seguirá para São Paulo como lembra a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Maria Angélica Lobo Leomil. Para ela foi um orgulho receber a exposição na casa da Fundação Municipal da Cultura.
“O artista gosta de saber quantas pessoas viram o seu trabalho, participaram do evento e o livro de registro teve mais de 140 pessoas que assinaram o livro na primeira noite da exposição”, destacou a presidente.
A exposição de conscientização e prevenção do câncer de mama é uma das programações do Instituto em parceria com a Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Paranaguá.

Alunos soltam balões com mensagens bíblicas em Paranaguá

3.4-Imagem1Alunos do Colégio Adventista de Paranaguá promoveram um evangelismo com balões. Cada aluno escreveu um verso bíblico em um papel e o amarrou no balão.
A ação reuniu 250 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. De acordo com a diretora do colégio, Rosemery Olivo, a cada mês um tema diferente é trabalhado com os alunos. Em setembro foi escolhido abordar sobre Bíblia.
“Todo mês nós fazemos ações diferentes para que os alunos se conectem a Deus de uma maneira divertida”, explicou Rosemery.
Luana Freitas, aluna do 4º ano, conta que durante toda a semana eles aprenderam um pouco mais sobre a Bíblia. “Nós pudemos escolher o verso dos balões. Senti alegria ao soltar os balões pelo ar. Gosto muito de estudar aqui. A gente aprende mais sobre Jesus e Deus”, disse a aluna.
As turmas se reuniram no pátio do colégio e se organizaram em filas. Juntos, oraram a Deus a respeito dos destinos dos balões. Após o momento de oração, os alunos se dirigiram em frente à escola e soltaram os balões ao ar.
“Nós queríamos fazer algo que atingisse a comunidade e impactasse os alunos. Com a ajuda do Espírito Santo, essas mensagens serão um marco na vida das pessoas”, disse a diretora Rosemery.
Para Luigi Parpineli, aluno do 5º ano, muitas lições podem ser tiradas da Bíblia e podem ajudar outras pessoas. “Muita gente tem a Bíblia aberta em casa, mas não lê. A Bíblia ensina muita coisa sobre paz, família e saúde. Eu fiquei feliz com a ação porque as pessoas vão encontrar os versos e procurar na Bíblia”, conta. A informação foi divulgada por Michael Caceres.

Confira a votação dos candidatos de Paranaguá

Eleitorado parnanguara aderiu à campanha de votar nos candidatos locais, mas….

3.1-eleicoes-2014-urnaO que era imaginado, agora é confirmado. Nenhum candidato de Paranaguá consegue se eleger. A votação de alguns não chegou na metade do que o candidato a prefeito vitorioso ganhou na última eleição.

Confira a votação total de cada candidato a deputado federal e ao lado a votação que o candidato fez em Paranaguá:

Baka: 24.177  –  5.257

Marcelo Roque: 18.273 –    16.890

Edu: 12.511  –  10.615

Dr. Adalberto: 5.508  –  4.410

Dra. Adriana: 1.689 –   1.130

Gisele Libório: 826  –    632

Cirleide Silva: 578 –  291

Os números mostram que os eleitores de Paranaguá votaram nos candidatos locais. O total de votos aos candidatos da cidade que foi de 63.562. O eleitorado parnanguara garantiu 39.198 deste total.

O número de votos válidos foi de 69 mil. Isso significa que 56% do eleitorado parnanguara votou em candidatos locais, no que se refere aos candidatos a deputado federal.

Confira agora a votação total e, ao lado a votação que recebem em Paranaguá, dos candidatos a deputado estadual.

André Pioli: 21.003  –  18.759

Marquinhos Roque: 12.643  –  11.713

Leite: 10.750  –  9.371

Frisoli: 9.756  –  3.344

Márcio Costa: 4.597  –  3.881

Pastor Elias: 1.996  – 1.698

Cilo Coelho: 1.056  –  750

Sérgio Daitschmann: 885  – 121

Albino Tramujas: 838  –  477

Luizinho Félix: 709  – 621

Os candidatos a deputado estadual alcançaram 64.233 votos. Mas, somente em Paranaguá, eles alcançaram 50.695. O número de votos válidos para deputado estadual foi 76.754. Com estes números, o eleitorado parnanguara garantiu 66% nos candidatos locais.

Excesso de santinhos e problemas nas urnas em Paranaguá

foto diogo sujeiraEm Paranaguá, a votação foi considerada tranquila. Os moradores da cidade reclamaram do excesso de santinhos jogados pelo chão, jogados principalmente nas proximidades dos colégios eleitorais.

O maior problema das eleições em Paranaguá foi o alto número de urnas com problema. De acordo com informações da justiça eleitoral, 28 urnas precisaram ser substituídas, desta forma Paranaguá foi a segunda cidade do estado com mais urnas com problemas, a frente inclusive de Curitiba, de acordo com as informações do jornalista Oswaldo Eustáquio na matéria da Gazeta do Povo.

Em Paranaguá, a votação nas ilhas se concentra em quatro colégios eleitorais. Ilha de Vila Sâo Miguel, Amparo e nas praias de Nova Brasília e Encantadas na Ilha do Mel. São Miguel e Amparo, que são mais distantes e não contam com conexão a internet, conta com um técnico em transmissão do Tribunal Regional eleitoral em cada ilha, para que logo que encerre a votação, o resultado seja enviado para Paranaguá via sátelite. 

Mais informações no link: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?tl=1&id=1503934&tit=Em-Paranagua-votacao-ocorreu-tranquilamente-neste-domingo

Fonte: Gazeta do Povo

 

103.265 eleitores vão às urnas, hoje, em Paranaguá

Paranaguá tem 17 candidatos, entre estaduais e federais.

3.1-eleicoes-2014-urnaCampanha local incentivou voto nos candidatos daqui. De acordo com os números registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até agosto deste ano, Paranaguá tem 103.265 eleitores.

O número oficial foi fechado em julho deste ano. Com o número atual de eleitores, Paranaguá permaneceu como o 10º colégio eleitoral do Paraná.

 Filiados

Neste semestre, também foi divulgado sobre o indicador da presença da militância política no estado está relacionado ao número de filiados nos partidos políticos.

Em Paranaguá, são 10.551 filiados a partidos políticos. O partido com mais filiados é o PDT com 1.717. Quem tem menos filiados é o Solidariedade, recém criado, com 5 filiados. O DC divulgou em maio a relação dos partidos e do número de filiados que começa em torno de 1.271 e vai baixando até o PT do B com 57 filiados. A maioria tem em torno de 200 filiados.

 Candidatos

Com relação aos candidatos, Paranaguá teve, neste ano, oito candidaturas registradas para deputado federal. São eles: Adriana Salomão Coelho, José Baka Filho, Adalberto Araújo, Marcelo Roque, Shirley Marodim, Maria Cirleide Silva, vereador Edu e Gisele Bório.

E a cidade teve mais 10 candidaturas a deputados estaduais registradas de pessoas de Paranaguá. São eles: Albino Tramujas, Cilo Coelho, Marquinhos Roque, Waldir Leite, Rochinha, Frisoli, Márcio Costa, André Pioli, Luiz Felix, Pastor Elias. Sérgio Daischtmann, que mora em Curitiba, mas ainda permanece com negócios em Paranaguá, também é candidato a deputado estadual.

Ainda temos o deputado federal Ângelo Vanhoni que é parnanguara e disputa a reeleição e o, também, parnanguara Caca Pereira, candidato a deputado estadual que é vereador em Curitiba, atualmente.

Resta saber, provavelmente, no dia 6 de outubro, quantos votos os candidatos locais terão, e quantos votos os candidatos de fora receberão, visto que entidades de Paranaguá incentivaram uma campanha para votar em candidatos locais com o objetivo de alcançar representatividade legítima na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

Candidatos de Paranaguá. Eu voto!

Amanhã é dia de votar. Paranaguá tem mais de 103 mil eleitores e acredito que boa parte destes votos serão destinados a candidatos locais.

Acredito, também, que há muitos eleitores indecisos. Por isso, o Blog da Luciane, lembra os candidatos que confirmaram sua intenção de buscar uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal.

matéria-baixa1-580x843

 

Datafolha: Richa tem 49% das intenções de voto e Requião marca 27% no Paraná

A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 2 de outubro e foram ouvidos 1.367 eleitores

imagesPesquisa Datafolha de intenções de voto para o governo do Paraná mostrou, na última quinta-feira (2), Beto Richa (PSDB) com 49%. Em segundo lugar está Requião (PMDB) com 27% das intenções de voto no Estado. Já Gleisi Hoffmann (PT) aparece em terceiro lugar nas pesquisas, marcando 11%.

Ogier Buchi (PRP) teve 1% das intenções de voto. Bernardo Pilotto (PSOL), Geonisio Marinho (PRTB), Rodrigo Tomazini (PSTU) e Tulio Bandeira (PTC) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 4% e os indecisos são 7%.

Em levantamento feito entre os dias 25 e 26 de setembro, o candidato do PSDB tinha 45% das intenções de voto e o candidato do PMDB tinha 30%. Os dois eram seguidos por Gleisi que tinha 10%. Buchi já tinha 1% das intenções de voto no Estado. Brancos e nulos eram 6% e os indecisos marcavam 9%.

A pesquisa encomendada pela RPC TV e pelo jornal Folha de S. Paulo foi feita entre os dias 1º e 2 de outubro. Foram entrevistadas 1.367 pessoas e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e ela está registada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como PR-00045/2014.

Segundo turno

Também foi feita uma simulação de segundo turno entre Beto Richa e Requião. O candidato tucano aparece com 54% e Requião tem 35% das intenções de voto. Brancos e nulos são 5% e indecisos marcam 6%.

Cirleide Silva: candidata a deputada federal

10473605_474060769403314_7144978564608986250_nCirleide Silva é outra mulher de Paranaguá que trabalha para conquistar uma vaga na Câmara Federal. Ela é presidente da Fepamar e Femotiba, ambas federações de entidades comunitárias. Foi presidente do PHS e candidata a vereadora em Paranaguá em 2012.

Ela é candidata a deputada federal por Paranaguá e, de acordo com material de divulgação, “acredita na força da organização das entidades legalmente constituídas, uma sociedade organizada é uma ferramenta poderosa, no combate a corrupção e nas conquistas de direitos para a população”, defende.