Gisele Libório: candidata a deputada federal

10408095_1543868479177403_8450142757202481925_n10639489_1543868175844100_502771906031109301_nGisele Libório é jovem e lança sua candidatura nesta eleição para uma vaga na Câmara Federal. “Vi alguns criticando os candidatos novos”, disse ela na rede social Facebook.

Ela lembrou que há três opções aos eleitores: voltar no passado, manter tudo como está ou olhar pra frente… “Precisamos de mudanças e para mudar é necessário ter coragem!”, reforça a candidata que defende que a escolha é olhar para a frente.

Ela ainda declarou que jamais irá decepcionar seus eleitores, independente do resultado das eleições.

Adriana Coelho é candidata a deputada federal ao lado do marido que é candidato a deputado estadual

casal_candidato_1_290914Além da rotina da “vida a dois”, alguns casais decidiram se dedicar à política e “dividem” a campanha nestas eleições.

Esta é a experiência que vive o casal Cilo Coelho, candidato a deputado estadual e Adriana Coelho, candidata a deputada federal.

A vontade de se lançarem candidatos também surgiu dentro de casa, com o apoio dos filhos. Para Marcelino, a ligação de ambos com a comunidade do Litoral impulsionou a candidatura. “Sempre estivemos ligados a assuntos públicos e políticos e também apoiando campanhas. Entendemos que agora estamos preparados para concorrer”, conta ele.

O casal Marcelino e Adri­ana está junto também nos números de urna. Ele, que concorre a federal, tem apenas um “5” a menos que ela, que busca uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. “É mais um motivo que ajuda o eleitor a saber que somos um casal”, afirma Marcelino. (com informações da Gazeta do Povo)

Frisoli é candidato a deputado estadual

1011673_376003809221093_1270545140842883725_n (1)Para completar a publicação da série de candidatos locais, estaremos divulgando os que faltavam, mas não menos importantes candidatos da cidade como de Carlos Roberto Frísoli que realizou muitos encontros tanto em Paranaguá, como em cidades do Litoral e outras cidades do Paraná.

Além disso, promoveu caminhadas, arregimentou pessoas para trabalhar na campanha e promoveu a distribuição de jornais destacando o trabalho que realizou ao longo dos últimos anos e com as propostas como candidato a deputado.

Reuniões em bairros e diferentes cidades do Litoral foram realizadas com muitas pessoas interessadas em ouvir as propostas do candidato a deputado estadual, pelo PTB, Carlos Roberto Frisoli.

Numa das reuniões, realizada em Matinhos, quase 500 pessoas foram ouvir o que o Frisoli tinha a dizer. “Um dos pontos altos da festa foi a fala do prefeito Dalmora, o qual fez questão de afirmar que a população de Matinhos está fechado com 14.144”, destacou o candidato.

Nosso encontro com a urna

kátia-munizPor: Katia Muniz

Outro dia, um amigo comentou que havia passado um ano de sua formatura na faculdade. Já!

O Facebook me envia uma mensagem avisando que uma conhecida estará de aniversário. De novo! Quantas vezes essa mulher assopra velinhas no ano? Juro, ela recebeu meus cumprimentos esses dias!

São sustos comuns de quem não acredita que o tempo anda viajando de avião supersônico. Nos dois casos se passaram os trezentos e sessenta e cinco dias, mas a gente acaba sentindo como se tivessem transcorrido uns cinco meses.

Não deve ser só comigo, você também deve se atrapalhar de vez em quando, não é mesmo?

Estou falando de tempo porque quero entrar no assunto “eleição”.

Domingo é dia de votar. De exercermos nossa cidadania. Elegeremos presidente, deputados, governador e senador. Apesar de cada um ter um importante papel, é sobre o voto para presidente que eu discorrerei os próximos parágrafos.

Por mais que tudo a nossa volta nos pareça veloz e fugaz, quatro anos de um governo sem rédeas, fazem os dias encontrarem parentesco com a velocidade de uma tartaruga.

As simulações apontam que é muito rápido votar. Descobri que a média estipulada para esta eleição é de um minuto e catorze segundos, ou seja, em menos de dois minutos você resolve a questão. Um flash, um sopro! Só não vale esquecer que esses minutos representarão os próximos quatro anos de governo e, consequentemente, nosso futuro.

Domingo teremos o nosso encontro com a urna. Estaremos presentes, mesmo que a desilusão com a política nos tome conta, mesmo que as palavras e discursos pomposos não mais nos convençam. Ainda assim, remexendo internamente, somos capazes de encontrar um fio de esperança.

Não será preciso acordar nenhum gigante, nem fazer estardalhaços. Cada um deve se dirigir à urna com os metros e centímetros que lhe pertencem, porque o ato de votar, por si só, nos torna fortes, enormes e iguais.

A responsabilidade de quem escolheremos para cuidar da nação é nossa. Motivo mais que suficiente para fazer valer o nosso voto.

Muda-se tudo ou deixa-se como está? Em pouco tempo saberemos a resposta.

Bazar beneficente em prol do Projeto Social Ágape acontece amanhã

559483_564411020246061_1661897751_n-580x435O Departamento de ação social da 1ª Igreja Batista de Paranaguá realizará um Bazar com produtos doados pela Receita Federal para o projeto Social Ágape.

O Bazar vai acontecer neste sábado, dia 04 de outubro, a partir das 9h até às 18h, no Centro Comunitário do Conjunto Nilson Neves.

O Centro Comunitário fica na Rua das Hortências, s/n, próximo ao Corpo de Bombeiros.

Haverá cobrança de R$ 1,00 na entrada.

O recurso oriundo da entrada, assim como da venda dos produtos, será revertido para o projeto que trabalha com crianças em situação de risco.

Serão comercializados produtos como jaquetas, estojos de maquiagem, moletons, produtos eletrônicos, caixas de som para carros, brinquedos para crianças, notebooks de brinquedos, bonecas, escovas de dente, entre outros produtos.

Fumcul informa alteração em programação de evento cultural

Canja das Seis muda de horário e dia da semana

Largo Monsenhor Celso. Em caso de chuva, o evento é realizado na Casa da Música. Foto: Márcio Tibilletti

Largo Monsenhor Celso. Em caso de chuva, o evento é realizado na Casa da Música. Foto: Márcio Tibilletti

A Canja das Seis passa por alteração no dia e horário que é realizada. O evento que acontece, tradicionalmente, no Largo Monsenhor Celso, passa a acontecer às quintas-feiras, das 19h às 20h, a partir do dia 09 de outubro.

A alteração da data e horário se deu pela necessidade de adequação para não interferir nas missas realizadas na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário.

O aviso foi repassado pelo coordenador da Canja, Dirceu Moreira Modesto. A Canja é um evento que mostra o talento musical de artistas locais, professores e alunos das aulas de músicas da Casa da Música “Brasílio Itiberê.

Beto Richa faz carreata em Paranaguá nesta quinta-feira, dia 02

B._Richa_Fabio_Rodrigues_Pozzebom_ABr_O candidato a Governador do Paraná, Beto Richa, escolheu Paranaguá para fazer uma das grandes carreatas da vitória nesta reta final de campanha. Amanhã, quinta-feira, dia 02 de outubro, a partir das 17h.
A concentração da carreata será na Praça da Vila Guarani, um dos pontos tradicionais de eventos políticos como esse. A carreata passará por vários bairros da cidade e seguirá até a Praça 29 de Julho, no centro histórico de Paranaguá. De lá, Beto Richa iniciará uma caminhada com a equipe de campanha que o aponta praticamente reconduzido para mais um mandato como governador do Paraná.
Também participarão candidatos proporcionais da Coligação “Todos Pelo Paraná”, entre Deputados Estaduais, Federais, correligionários e eleitores que apoiam a campanha de Beto Richa.
“Todos estão convidados para participar, e fica aqui o nosso Convite. Venha com seu carro para a Praça da Vila Guarani às 17 horas, nesta quinta-feira, dia 02 de outubro.
Beto Richa novamente prestigia Paranaguá, Berço da Civilização Paranaense, para encerrar sua campanha, que como em 2010, e em todas as outras vezes, foi bem recebido pela população do Litoral”, destacam os coordenadores da campanha.
“Vamos juntos fazer uma grande festa, pedir o voto e a confiança do eleitor parnanguara nesta reta final de campanha, para mais um mandato de avanços e conquistas para o nosso litoral”, destacou Beto Richa.
SERVIÇO:
EVENTO:
Carreata de encerramento da Campanha de Beto Richa ao Governo do Paraná
DATA:
Quinta-feira, 02 de outubro de 2014.
HORÁRIO:
Concentração às 17:00 horas
LOCAL:
Praça da Vila Guarani

Campanha Outubro Rosa chama a atenção para cuidados com a saúde da mulher

Abertura oficial será no dia 8 de outubro. Confira a programação completa da Campanha na cidade.

13927Um mês inteiro com programação diferenciada nas unidades de saúde com o objetivo de promover a conscientização sobre a saúde das mulheres. Essa é a proposta do Outubro Rosa, campanha mundial que chama a atenção sobre a importância do autoexame de mamas. Em Paranaguá, o Outubro Rosa é uma realização da Coordenação da Saúde da Mulher, ligada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Além dos cuidados relativos ao câncer de mama, a campanha deste ano focará nos exames (Papanicolau) que identificam casos de câncer de colo de útero.

A abertura oficial da campanha será no dia 8 de Outubro, às 9h, na Avenida Arthur de Abreu, no Centro da cidade. Segundo explica Juliana Rocha Carvalho, enfermeira do Programa Saúde da Mulher, durante todo o mês, as unidades de saúde dos bairros terão uma programação específica e, em algumas, o horário de funcionamento será estendido.

“Fazemos isso para que a mulher que trabalhe e precise se deslocar até sua residência não deixe de fazer seus exames. É muito importante olhar a programação e conferir que dia será a coleta de preventivos e exame clínico da unidade mais próxima da sua residência”, disse.

A secretária municipal de saúde, Dr.ª Terezinha Flenik Kersten, faz o convite “para que as parnanguaras participem, demonstrando consciência e preocupação com sua saúde”.
Confira abaixo a programação completa do Outubro Rosa em Paranaguá:

Dia 04 – Campanha de preventivo e exame clínico de mamas nas unidades de saúde Vila Garcia e Santos Dumont.

Dia 08 – Abertura oficial da campanha a partir das 9h na Avenida Arthur de Abreu (em frente à Estação Ferroviária).

Dias 08 e 18 – Campanha de preventivo e exame clínico de mamas na unidade de saúde Vila Guarani.

Dia 10 – Unidade de Saúde do Valadares ficará aberta até às 21h para coleta de preventivo e exame clínico das mamas.

Dia 11 – Campanha de preventivo e exame clínico de mamas na unidade de saúde Jardim Iguaçu.

Dias 13, 14, 15, 20, 21, e 22 – Unidade de Saúde do Bangu ficará aberta das 13h00 às 18h00 para coleta de preventivo e exame clínico das mamas.

Dia 14 – 
Campanha de preventivo e exame clínico de mamas no Centro de referencia à Saúde da Mulher (anexo ao CME).

Dia 18 – Campanha de preventivo e exame clínico de mamas na unidade de saúde Caic.

Dias 22 e 23 – a Unidade de Saúde Serraria do Rocha ficará aberta das 18h às 21h para coleta de preventivo e exame clínico das mamas.

Dia 25 – Campanha de preventivo e exame clínico de mamas nas unidades de saúde Alexandra e Vila do Povo o dia todo.

Câncer de mama
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição. Para o ano de 2012 foram estimados 52.680 casos novos de câncer nas mamas, que representam uma taxa de incidência de 52,5 casos por 100.000 mulheres.

A taxa de mortalidade por este tipo de câncer, ajustada pela população mundial, apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira, com 11,3 óbitos/100.000 mulheres em 2009 – último ano de dados coletados.

As regiões Sudeste e Sul são as que apresentam as maiores taxas, com 12,7 e 12,6 óbitos/100.000 mulheres em 2009, respectivamente.

A estimativa de mortalidade em 2012 e 2013 é a mesma de 2009 para todos os dados.

Colo do útero
Com aproximadamente 530 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pelo óbito de 275 mil mulheres por ano.

No Brasil, em 2012, a estimativa era de 17.540 casos novos, com um risco estimado de 17 casos a cada 100 mil mulheres. Em 2009, esta neoplasia representou a terceira causa de morte por câncer em mulheres com 5.063 óbitos, representando uma taxa bruta de mortalidade de 5,18 óbitos para cada 100 mil mulheres.

Na análise regional no Brasil, o câncer do colo do útero se destaca como o primeiro mais incidente na região Norte, com 24 casos por 100.000 mulheres. Nas regiões Centro-Oeste e Nordeste ocupa a segunda posição, com taxas de 28/100 mil e 18/100 mil, respectivamente, e é o terceiro mais incidente na região Sudeste (16/100 mil) e quarto na Sul (14/100 mil).

Quanto à mortalidade, é também a região Norte que apresenta os maiores valores do país, com taxa padronizada pela população mundial de 10,1 mortes por 100.000 mulheres, em 2009. Em seguida estão, neste mesmo ano, as regiões Centro-Oeste e Nordeste (5,9/100 mil), Sul (4,2/100 mil) e Sudeste (3,6/100 mil). Fonte: PMP

Sortudo de Paranaguá recebeu carro do Condor

30092014145450A primeira parnanguara contemplada na Campanha “Condor 40 anos, 40 carros” recebeu o seu automóvel HB20 na última terça-feira, dia 30 de setembro, no hipermercado Raia, em Paranaguá. A sortuda recebeu as chaves das mãos do presidente da rede, Pedro Joanir Zonta.
 
Para o presidente, a felicidade de poder estar levando alegria aos ganhadores é indescritível. “Sempre fomos muito bem recebidos pelos parnanguaras e sentimos que o respeito e o carinho que temos por este lugar é recíproco. Por isso, vejo este prêmio como uma forma de retribuir a cidade por estar ao nosso lado desde que inauguramos a nossa primeira loja aqui”, diz.
 
A vencedora do HB20, Edina Lucia Nascimento de Assunção, é cliente do Condor desde que a rede abriu a sua loja na cidade. “Coloquei os meus cupons na urna na esperança de ganhar, mas quando recebi a ligação não acreditei e meu marido teve que ligar para o Condor novamente para ver se era verdade. Agora, com este sonho realizado, pretendo ficar com o carro e aproveitá-lo ao máximo em viagens com a minha família”.
 
A ganhadora de Paranaguá foi sorteada na apuração do dia 6 de setembro. Até agora, foram sorteados 22 carros, mas a campanha, que segue até o final do ano com apurações mensais, ainda vai sortear mais 18 HB20.  A próxima apuração acontece no dia 04 de outubro, às 11h, no Condor Água Verde, em Curitiba.
 
Para concorrer, basta comprar em uma das 38 lojas da rede e preencher os cupons, que são emitidos eletronicamente, direto nos caixas das lojas, a cada R$ 50 em compras. Para os pagamentos realizados com o cartão Condor MasterCard, os cupons serão em dobro. Os cupons seguem concorrendo em todos os sorteios a partir do momento em que são depositados nas urnas, até o final da campanha.