Leite Júnior tomou posse na Câmara de Vereadores de Paranaguá

1908277_587500211364602_8199285879513549736_nA Câmara de Vereadores de Paranaguá tem novo vereador.

Com o pedido de licença do vereador Ricardo que tomou posse como secretário do Meio Ambiente, o vereador Leite Júnior tomou posse como o 17º edil no Palácio Carijó, sede do Poder Legislativo parnanguara.

10175951_462566260542887_6619137472040046294_nEle tomou posse na sessão realizada ontem (24), quando agradeceu especialmente ao vereador Ricardo pela oportunidade e, em seu pronunciamento, disse que pretende ser o elo entre o Legislativo e a população, principal papel de um vereador e muitas vezes esquecido pelo Brasil afora.

10245434_587499424698014_8396195096100588480_n

Greve dos professores pode terminar sábado

jokaMadruga fotografo_greveA decisão que pode levar ou não ao fim da greve dos professores da rede estadual ficou marcada para uma reunião do comando de greve no próximo sábado (26), às 9 horas, onde os trabalhadores irão avaliar a proposta do estado. De acordo com a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, a proposta é “aceitável”, mas um entrave no piso salarial pode manter a paralisação que chega ao seu terceiro dia nesta sexta-feira (25). As informações são da Rádio Banda B.

“A proposta do governo é aceitável, mas é a categoria que irá decidir se continuamos ou não em greve. O nosso impasse ficou em relação ao piso salarial, já que ofereceram apenas 6,5% de reajuste, enquanto buscamos os 8,32%”, disse.

De acordo com balanço divulgado nesta quinta pelo sindicato, 80% da categoria estava de braços cruzados no segundo dia de greve. O balanço da Secretaria da Educação dizia que 60,1% das 2.149 escolas estaduais tiveram atendimento parcial, 15,92% das unidades da rede paralisaram totalmente as atividades, enquanto 24% dos colégios funcionaram normalmente.

Semedi fará ajuste em peças do uniforme escolar feminino

Não haverá custos adicionais para os cofres do município

12332A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria de Educação e Ensino Integral (Semedi), informa à população que fará a substituição de peças do uniforme escolar feminino que apresentaram problemas de tamanho.

A empresa que ganhou a licitação deve recolher as peças nesta quinta-feira (24).

Segundo informações da secretária da pasta, professora Hilda Werner, foram recolhidas as peças de shorts-saia – peça do uniforme distribuído às meninas da rede pública municipal.

“Tão logo o problema apareceu, avisamos as diretoras para que comunicassem os pais e efetuassem o recolhimento do material em desconformidade”, salientou.

Os uniformes com problemas estão aguardando o recolhimento no almoxarifado da Semedi.

A troca das peças não terá custo adicional para os cofres do município, tampouco para as famílias dos estudantes.

Quer disputar a Corrida do Trabalhador? Faça já a sua inscrição

Cronometragem da prova por chip eletrônico será usada pela segunda vez

2707Praticantes profissionais e amadores da corrida poderão participar da tradicional Corrida do Trabalhador realizada há 13 anos no dia 1º de maio.

As inscrições já podem ser feitas e o prazo será encerrado no dia 29 de abril, às 18h ou até completar o número limite de participantes, podendo ser encerradas antes do dia limite. De acordo com o regulamento, as inscrições podem ser feitas, somente, pela internet nos sites www.chiptiming.com.br e www.paranagua.pr.gov.br, clicando no banner da corrida.

É obrigatório levar a efetivação de inscrição do participante e apresentar a carteira de identidade na retirada do kit, pessoalmente pelo atleta que vai competir.

“A prova vai acontecer no dia 1º de maio, com largada às 8h, para todas as categorias. Acredito que teremos muitos atletas participando neste ano”, destacou o presidente da Fundesportes, Darlan Janes.

É obrigatório um quilo de alimento não perecível como parte da inscrição. E caso não leve, não conseguirá retirar o kit de inscrição, como informam os organizadores.

Serão realizadas corridas com 5 e 10 km. Foram estabelecidas as categorias individual masculina e feminina e divididas por faixa etária como constam do regulamento colocado no site da Prefeitura de Paranaguá.

Cada atleta usará um número e chip durante todo o percurso da prova. Os chips serão entregues no dia 30, das 13h30 às 14h30, na Fundação Municipal de Esportes. Atletas que chegarem atrasados não terão direito de retirarem o chip.

Será entregue troféu para os três primeiros colocados por categoria, assim como para os cinco primeiros colocados na classificação geral.
O evento é realizado pela Prefeitura de Paranaguá, através da Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes).

Café colonial no Salão Paroquial do santuário de São Francisco das Chagas

d014-1-001A família do Santuário de São Francisco das Chagas de Paranaguá, convida para o CAFÉ COLONIAL que será realizado amanhã a partir das 14h30, no Salão Paroquial, localizado na Rua da Praia – 124 – (antiga PUC). O Café Colonial terá o custo de R$20,00 e está sendo preparado com muito carinho pelos voluntários, com bolos, tortas, salgados e muitas delicias e o principal objetivo é arrecadar fundos para reformar o telhado do Salão.

Já atualizou cadastro da sua empresa na Administração dos Portos de Paranaguá?

Cadastro serve para acessar a faixa primária e demais recintos alfandegados do Porto

5.1-portariaDesde o dia 15, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realiza a atualização do cadastro de todas as empresas que operam ou prestam serviços, com necessidade de acessar a faixa primária e demais recintos alfandegados do Porto de Paranaguá. Nos próximos 60 dias, a ficha preenchida e os documentos devem ser entregues para a Guarda Portuária.
A convocação teve início no último dia 15 e é regulamentada pela Ordem de Serviço 038/2014. Devem renovar o cadastro os proprietários e/ou funcionários destas empresas, para que possam ter acesso, circular e permanecer, nas áreas do Porto Organizado, para realização das respectivas tarefas relacionadas à atividade das mesmas.
Conforme orienta a OS, após este prazo as empresas que não efetuarem a atualização terão os crachás de seus funcionários bloqueados.
Como explica o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, esse trabalho é a continuidade ao cumprimento das exigências contidas na Portaria 030/2012, da Receita Federal. “Com essa atualização, também atendemos às recomendações do Ministério Público Federal e mantemos atualizada a base de dados do sistema de controle da Appa”, afirma.
O modelo e as exigências para este cadastramento estão disponíveis em um banner específico, localizado à direita, na página da Appa na internet: www.portosdoparana.pr.gov.br. Em caso de dúvida, as empresas podem entrar em contato com a Guarda, pelos telefones (41) 3420-1226 ou 1135 ou pelo email guapor.contato@appa.pr.gov.br

Novo secretário do Meio Ambiente corre contra o tempo para regularizar coleta de lixo

12306A posse do novo secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Paranaguá, o ex-vereador Antonio Ricardo dos Santos, foi marcada pelo prestigiamento.

Sim, e foi por nada mais, nada menos, que presidentes de sindicatos, empresários e superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.

O prefeito Edison Kersten reconhece que a coleta de lixo é visto como um problema grave a ser resolvido e é preciso haver uma readequação para melhorar o serviço.

O fim do lixão do Imbocuí foi comentado pelo prefeito. “Em agosto devemos interditar o lixão”, garantiu.

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, parabenizou o novo secretário. E o vereador e líder do governo, Arnaldo Maranhão, lembrou que Ricardo vai fazer falta na bancada. “Quando secretário não funciona, tem que trocar”, enfatizou.

Ricardo assume a pasta com honorários sendo pagos pela Câmara de Vereadores.

Ao se pronunciar, disse que assume correndo contra o tempo para regularizar a coleta de lixo na cidade. Também anunciou o barracão da solidariedade. Projeto que já anunciamos em primeiro mão no Blog da Luciane.

Ilhas turísticas do País ganham força com associação

12323A Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur) foi criado oficialmente na abertura da World Travel Marketing Latin America (WTM) 2014, evento internacional da indústria do turismo que foi aberto ontem, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A solenidade de fundação da associação aconteceu, no estande do Ministério do Turismo, e contou com a presença do ministro Vinicius Lages e do presidente da comissão criadora da entidade, Rafael Gutierres Júnior, do prefeito de Paranaguá, Edison Kersten e do presidente da Comissão de Assuntos Turísticos da Câmara de Paranaguá, vereador Arnaldo Maranhão.

O Brasil já tem ilhas preparadas para receber bem o turista. Passar as férias em uma das centenas de ilhas do Brasil, fluviais ou oceânicas, sempre foi um privilégio para poucos – e um desejo de muitos.  No imaginário coletivo, a tranquilidade absoluta é representada por um cenário de ilha deserta, com águas transparentes, areias brancas e vegetação tropical. A boa notícia é que o Brasil tem centenas delas, muitas preparadas para receber bem os turistas. E a criação de uma associação dará ainda mais visibilidade ao segmento.

“A proposta da Abitur é atender as necessidades dos destinos de ilhas turísticas brasileiras, dentro de cada realidade, sendo uma ferramenta de ligação com os órgãos públicos, para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e consequentemente de seus visitantes”, disse Rafael Gutierres Júnior, que também preside a Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, no Paraná. Segundo ele, as ilhas turísticas precisam de um modelo de gestão pública específica para o turismo, que leve em conta a sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural.

As primeiras ilhas a integrarem a nova associação são a Ilha do Mel, em Paranaguá, no Paraná; a Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco; Ilhabela, em São Paulo; Ilha Grande, no Rio de Janeiro e a Ilha de Marajó, no Pará. A entidade busca também um assento no Conselho Nacional de Turismo.

Secretaria de Saúde orienta moradores da Ilha dos Valadares sobre vacinação

Nesta semana, excepcionalmente, vacinação será dada na unidade da Avenida Gabriel de Lara e a partir de sábado, equipes estarão em quatro pontos da Ilha

12310A Secretaria Municipal de Saúde orienta os moradores da Ilha dos Valadares sobre a campanha de vacinação contra a gripe que começou nesta semana.

Os moradores da Ilha podem tomar a vacina, excepcionalmente, até sexta-feira, na unidade de saúde da avenida Gabriel de Lara.

A partir de sábado, haverá um ponto central na Praça da Ilha dos Valadares repassando orientação e equipes em quatro pontos da Ilha dos Valadares.

As equipes estarão nos bairros Sete de Setembro, no Itiberê, no Rocio e no Correio da Ilha dos Valadares.