Quando a epidemia chegar lembre-se de culpar o próprio povo!

7.0- vacinaçãoQuando os números de pessoas com dengue aumentar (torcemos para que não aumente) vai chover gente para apontar o dedo e jogar a culpa em alguém.

Geralmente a culpa recai sobre as instituições públicas como Prefeitura, Governo do Estado e Câmara de Vereadores.

Mas, ai daquele que tiver essa coragem. Vou dizer porquê.

A vacina foi paga pelo governo e aplicada nas ruas, em igrejas, bares, lanchonetes, até em campo de futebol, por profissionais do Estado e do Município. Só faltou levar levar sopinha para dar na boca, porque foi incrível o esforço das equipes de saúde na aplicação da vacina.

E pasmem: no dia em que as unidades de saúde ficaram abertas até às 22h, numa das unidades apenas 7 pessoas apareceram para tomar a vacina.

A baixa adesão é gritante. Não dá para entender. É uma vacina feita em três doses para melhorar a imunidade do cidadão contra a dengue. E parece que as pessoas não querem ficar protegidas. Só pode!

Lixo

Já disse e vou repetir: nunca vi (em qualquer gestão) a Prefeitura sujar ruas. Só vi o caminhão passar para retirar lixo. Quem suja é o povo e assim contribui para a permanência de focos do mosquito Aedes aegypti. Tem gente que pensa que, os agentes de saúde que entram nas casas para verificar se há focos, iriam limpar seus quintais.

Ah, faça-me o favor!

E pra encerrar, lembro que a vacinação contra dengue foi prorrogada até o dia 11 de novembro, ou seja, até este sábado.

“Sem tetos” de Paranaguá se mobilizam para manter silos públicos

“A iniciativa dos operadores portuários parnanguaras é de manter público o Silão e o Silo Horizontal”, confirmou o  gerente administrativo da AOCEP

Silos públicos

Silos públicos

Em agosto de 2017 o Governo Federal publicou várias resoluções no âmbito do “Projeto Crescer” e do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI, destinado a dar andamento à política de investimentos em infraestrutura através de parcerias com o setor privado. Foram incluídos 57 novos projetos no âmbito do programa, nas áreas de energia, petróleo e gás, portos, rodovias e aeroportos.

Entre os leilões previstos para o terceiro semestre de 2018 estão o silo público vertical de granéis do Porto de Paranaguá (PAR 07 ou Silão) e o silo público horizontal de granéis desse mesmo porto (PAR 08 ou Silo Horizontal). Continue lendo

Ladrões abrem porta-malas e roubam R$ 35 mil em produtos

 

Me ajudem. Estou desesperadafurtoSuellen Freitas Neves teve seu carro arrombado e mercadorias roubadas. O carro estava estacionado na frente do Edifício Atlanta, na rua Coronel Santa Ritta.

Segundo a relação de itens, divulgada nas redes sociais, foram furtadas- 1 bolsa cor rosa pink com 20 relógios femininos marca zeuro e alora, 1 maleta cor onça com 20 relógios masculinos marca Dumont, Technos e Mormaii, 1 maleta com maquiagem, produtos de beleza, marca Mary Kay, 1 caixa de perfume masculino marca Boticário e Natura, 1 caixa de perfume feminino marca Boticário, Eldorado, Natura e Mary Kay, produtos de higiene pessoal, shampoo e sabonetes marca Mary Kay e Boticário, 1 maleta cor preta com semijóias, contendo brinco, pulseira e anel, 1 mala cor rosa pink contendo lingerie feminina.

Prejuízo no valor de 35.000.

Muitas pessoas ajudaram na divulgação dos itens, na expectativa de que pudessem ajudar a encontrar os itens furtados.

Suellen de Freitas Neves postou ainda fotos de vídeos feitos na área onde mostra o carro que foi usado. Até à noite, ela não conseguiu nenhuma notícia que a ajudasse a recuperar seus produtos. Ela desabafou dizendo que estava desesperada.

O objetivo do Blog da Luciane é divulgar esta informação com o intuito de que mais pessoas possam ajudar também.

Moluscos produzidos no Paraná estão próprios para o consumo

Todas as análises de moluscos e de água do mar coletadas pela Adapar no Litoral do Estado não apresentaram a toxina paralisante PSP ou a existência das algas produtoras desta toxina. A venda de moluscos de algumas regiões de Santa Catarina permanece interditada.

Ostras e mariscos. Foto: Arquivo ANPr

Ostras e mariscos.
Foto: Arquivo ANPr

Após o alerta emitido pelo estado de Santa Catarina em 18 de outubro sobre a presença da toxina paralisante em moluscos, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) fez coletas para verificação e vigilância de ostras e outros moluscos provenientes do litoral paranaense. Em todas as análises não foi verificada a presença da toxina paralisante e a existência das algas produtoras dessa toxina na água do mar.

As amostras de ostras e de água do mar foram coletadas entre 20 e 27 de outubro de locais de cultivo na Baía de Guaratuba, Baía de Paranaguá e Baía de Guaraqueçaba. Os materiais foram enviados ao Laboratório Oficial de Análise de Resíduos e Contaminantes em Recursos Pesqueiros, em Itajaí/SC, e ao Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná, em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. Continue lendo

Capitania dos Portos do Paraná celebra Dia Nacional do Amigo da Marinha

A entrega das medalhas foi feita pelo Capitão dos Portos do Paraná e pelo Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha do Paraná

A entrega das medalhas foi feita pelo Capitão dos Portos do Paraná e pelo Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha do Paraná

Cerimônia realizada na manhã do dia 6, na sede da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), celebrou o Dia Nacional do Amigo da Marinha, com a entrega das Medalhas “Amigo da Marinha”. A honraria foi criada para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha.

A entrega das medalhas foi feita pelo Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, e pelo Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha do Paraná, Geert Jan Prange.

Saiba quem foram os agraciados. Continue lendo

‘Carga’ de maconha que vinha para Paranaguá foi brecada em Caarapó

Motorista é preso com 465 quilos de maconha em tanques de óleo diesel

Dois dos três tanques de combustível estava carregado com maconha - Foto: Divulgação/PRF

Dois dos três tanques de combustível estava carregado com maconha – Foto: Divulgação/PRF

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Federal apreenderam 465 quilos de maconha escondida em dois taques de carreta, destinados ao armazenamento de óleo diesel. O motorista, de 36 anos, foi preso em flagrante durante fiscalização que aconteceu ontem, na BR-163, na cidade de Caarapó.

De acordo com a polícia, motorista seguia para o Porto de Paranaguá, quando foi abordado por agentes. Ele demonstrou nervosismo e, em vistoria no veículo, agentes encontraram vários tabletes de maconha escondidos em dois tanques de combustível. Apenas o terceiro tanque, localizado atrás da cabine, estava carregado com óleo diesel.

Nota fiscal apresentada pelo motorista durante a abordagem indicava que ele entregaria carga de milho no porto de Paranaguá. Continue lendo

Sífilis aumenta no Paraná, mas cai em Paranaguá

Total de casos registrados, em Paranaguá, em 2011 foi de 54 para 274 em 2013. Desde então, os números vêm caindo para total de 95 em 2016 e 76 (parcial) em 2017

Um dos estágios da sífilis é marcado por manchas que coçam

Um dos estágios da sífilis é marcado por manchas que coçam

A Secretaria de Estado da Saúde alerta para o aumento exponencial dos casos de sífilis no Estado. Em 2011, o Paraná registrou 474 casos de sífilis em gestantes e em 2016 este número subiu para 2.066. No mesmo período a sífilis congênita teve um aumento de 345,3% (212 casos em 2011 e 732 em 2016). A sífilis adquirida apresenta os dados mais alarmantes. Em cinco anos, houve aumento de 1.231% – de 439 casos registrados em 2011 para 5.393 em 2016.

A sífilis é transmitida por contato sexual ou das mães para os filhos durante a gestação. Entre os principais efeitos causados por ela estão pequenas feridas nos órgãos sexuais e boca, além do aparecimento de ínguas.

Saiba quais são os tipos de sífilis e a situação de Paranaguá!

Continue lendo

Projeto de Revitalização da Rua da Praia – Paranaguá será lançando nesta quinta-feira (9)

Evento gratuito de lançamento para empresários e seus colaboradores ocorre no dia 9 de novembro, às 19h30, com palestra show do Circo Vox

3.3- rua da praiaCom o objetivo de melhorar o ambiente de negócios do comércio de rua de um dos principais municípios turísticos do litoral paranaense, o Sebrae/PR, a Fecomércio PR e a Prefeitura de Paranaguá unem forças para o Projeto de Revitalização da Rua da Praia – Paranaguá. O lançamento oficial para os empresários e seus colaboradores ocorre na quinta-feira, dia 9, no Teatro Rachel Costa (Rua Quinze de Novembro, 87 – Centro Histórico de Paranaguá), a partir das 19h30.

O Projeto de Revitalização de Espaços Comerciais é uma criação conjunta do Sebrae/PR e da Fecomércio PR para atender a demanda de revitalizar e preparar centros urbanos comerciais, de maneira a fomentar o desenvolvimento local. Paranaguá é a 10ª cidade paranaense a receber o projeto paranaense, que foi adotado pelo Sebrae Nacional e já foi aplicado em cerca de 80 municípios brasileiros.

“A prefeitura entra no projeto com a parte de obras físicas, e o Sebrae e Fecomércio trabalham a melhoria do ambiente de negócios, tratando de gestão empresarial, por meio de diagnóstico, cliente oculto, cursos, consultorias, visitas técnicas e eventos especiais no comércio”, detalha o consultor do Sebrae/PR, Gilberto Keserle.

O trabalho com os empresários está previsto para ocorrer ao longo de 2018 e 2019, de maneira subsidiada. De acordo com Keserle, apesar do nome, o projeto não se restringe a comerciantes da Rua da Praia – um dos cartões postais de Paranaguá –, mas abrangerá todo o Centro Histórico.

Assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva reforça que a melhoria dos negócios, do mix de produtos e serviços e a qualificação dos profissionais impacta positivamente em vendas, alcançando não só o consumidor local, mas os turistas. “Paranaguá é uma importante cidade histórica e também está no caminho de muitas das ilhas visitadas no Estado. As melhorias implantadas nas empresas ajudam a promover turisticamente o destino, possibilitando receber melhor o turista, que é um consumidor mais preparado, que costuma viajar com dinheiro e, portanto, gastar um pouco a mais que a média”, argumenta.

O Projeto de Revitalização da Rua da Praia – Paranaguá conta com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindilojas), Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), Sesc e Senac.

A programação do dia 9 de novembro é gratuita, mediante confirmação de presença (pelo e-mail gvidal@pr.sebrae.com.br ou telefone 41 3246-2900, falar com Gabriela). Além da apresentação do Projeto de Revitalização de Espaços Comerciais e da metodologia do programa, com informações para a participação dos empresários de forma subsidiada, o evento terá, ainda, a palestra show “A arte sobre humanos” do Circo Vox. “O enredo vai enfatizar aspectos do atendimento ao cliente de forma lúdica, daí a importância de os colaboradores dos estabelecimentos participarem”, explica Keserle.

Postos de saúde permanecem abertos até 22h hoje

Meta é atingir população que ainda não foi vacinada contra a doença. O último balanço mostra que 62% do público alvo foi imunizado

3.1-dengueParanaguá terá “Dia D” de vacinação contra a dengue nesta quarta-feira (8). O objetivo é atingir a meta de imunizar 80% do público alvo (pessoas com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias). As unidades básicas de saúde da cidade, incluindo as localizadas nas ilhas, comunidades marítimas e rurais, ficarão abertas das 8h às 22h.

A abertura do evento será feita no período da manhã, no auditório do Paranaguá Previdência, às 9h, com a presença do prefeito Marcelo Roque. Além da busca ativa para vacinação também ocorrerá na quarta, quinta e sexta-feira mutirão de remoção de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, bem como conscientização da população para não manter água parada em seus quintais.  Continue lendo

Redução de secretarias na Prefeitura de Paranaguá

Quatro secretarias serão extintas

Camara-inteiraA sessão desta terça-feira, dia 7, na Câmara de Vereadores foi marcada, entre outras votações pela aprovação da mensagem encaminhada pelo prefeito que reduz o número de secretarias da Prefeitura de Paranaguá.

“O Poder Executivo pode chegar a este momento com a certeza de que há necessidade de efetiva redução dos órgãos máximos municipais e, assim, concluiu-se por bem extinguir a Secretaria de Indústria e Comércio, a Secretaria de Recursos Humanos e a Secretaria de Licitações. Também a Ouvidoria deixa de ser considerada Secretaria autônoma, passando a ser vinculada ao Governo Municipal. Atenta-se, assim, ao princípio da economicidade administrativa. O princípio da economicidade vem expressamente previsto no art. 70 da CF/88 e representa, em síntese, na promoção de resultados esperados com o menor custo possível. É a união da qualidade, celeridade e menor custo na prestação do serviço ou no trato com os bens públicos”, defende o prefeito Marcelo Roque na mensagem encaminhada ao Legislativo.

A mensagem foi aprovada pelos vereadores na sessão de ontem.