Lançada Campanha da Fraternidade 2014

Missa com Bispo, padres e representantes das pastorais acontece hoje, na
Catedral, a partir das 19h

campanhadafraternidade2014_p_pkNa Quarta-Feira de Cinzas foi lançada a Campanha da Fraternidade. O padre, José Miguel, explica que o período das cinzas é um período de conversão. Fala de um trecho da Bíblia que fala de Nínive e de um período que Deus deu de 40 dias para que o povo renovasse a fé.
Durante a quarta-feira de Cinzas houve muitas pessoas freqüentando as missas.
Agora vem a campanha da fraternidade. Hoje acontece o lançamento da campanha, em Paranaguá, com a presença do Bispo Diocesano e padres e representantes das pastorais, às 19h, na Catedral para falar sobre o evento que, neste ano, tem como tema “Tráfico Humano”.
“Todos estão convidados a participar. Infelizmente temos 348 rotas de tráfico no Brasil para o estrangeiro. A Igreja lança a campanha para chamar a atenção de todos”, lembrou o padre José Miguel.

Confira escolas credenciadas a emitir certificado do Enem no Litoral

O Núcleo Regional de Educação de Paranaguá informa que a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, por meio da Resolução 016/2014 – DG/SEED credencia as escolas públicas do Estado do Paraná para emitir o certificado de conclusão do Ensino Médio considerando o resultado do ENEM.
Confira quais são as instituições de Ensino credenciadas no Litoral do Paraná:
· Matinhos: Colégio Estadual Tereza Ramos – Fone (41) 3473 2200
· Paranaguá: CEEBJA – Fone (41) 3425 5248
· Paranaguá: Colégio Estadual Vidal Vanhoni – Fone (41) 3423 2726
· Pontal do Paraná: Colégio Estadual Maria Helena Teixeira Luciano – Fone (41) 3457 5424
As instituições de ensino credenciadas só poderão expedir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração de Proficiência que comprova a eliminação de um ou mais disciplinas do Ensino Médio, quando o interessado comprovar a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data da realização da primeira prova do ENEM 2013 (26/10/13) e também que este não tenha concluído o Ensino Médio.

Cias de Teatro da UFPR apresentam espetáculos

11776O Teatro Rachel Costa é um espaço cultural que está sendo bem aproveitado por várias companhias de teatro, além de ser utilizado para eventos culturais de escolas e outras instituições.

A diretora do teatro, Olga Maria e Castro, divulgou nesta semana, a programação para o mês de março onde há uma extensa parceria com a Universidade Federal do Paraná-Litoral com espetáculos para adultos, jovens e crianças. E a programação já começa neste final de semana.

No dia 8 de março, sábado, às 20h, acontece a apresentação da peça Tribobó City, de Maria Clara Machado, pela Cia Adulta da UFPR Litoral, com direção de Alaor Matos.

E no dia 9 de março, às 29h, é a vez da Cia Juvenil da UFPR Litoral com o espetáculo teatral “No País dos Prequetés”.

No dia 23 de março, às 17, será a vez das crianças curtirem o teatro, pois a Cia Infantil da UFPR Litoral vai apresentar a peça “Pluft, O Fantasminha”.
“Estas apresentações fazem parte do lançamento dos projetos de extensão da UFPR campus Litoral, das Cias de Teatro de Paranaguá”, reforçou a diretora Olga Maria e Castro.

Todos os espetáculos são gratuitos.

Formatura do Projovem Urbano acontece hoje em Paranaguá

Prefeito Edison Kersten prestigiará a formatura da primeira turma dos alunos matriculados na escola Hugo Pereira Corrêa

PROJOVEMO município de Paranaguá visando a qualidade da educação dos jovens que por algum motivo não concluíram o Ensino Fundamental, fez a adesão ao programa do Governo Federal Projovem Urbano no ano de 2012.

O Programa ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos, buscando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho, com o objetivo de oferecer mais oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.

A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (SEMEDI) da Prefeitura de Paranaguá forma a 1ª turma do Projovem Urbano matriculados na escola Municipal em tempo integral “Hugo Pereira Corrêa”.

A cerimônia será realizada no auditório da Câmara Municipal de Paranaguá, neste dia 7, às 19h30.
O prefeito de Paranaguá , Edison de Oliveira kersten, prestigiará a solenidade.

No meio da festa, fotógrafo é esfaqueado em Paranaguá

149363_286687584760244_793226644_nNo meio da festa, fotógrafo foi esfaqueado em Paranaguá. O fato aconteceu no dia que estava ocorrendo o desfile dos Blocos de Sujos.

376248_313375245424811_999138823_nO fotógrafo Ronaldo Damasceno, de 25 anos, foi até a Avenida Arthur de Abreu, onde ocorreram os desfiles das escolas de samba e de repente, ele sentiu a dor. Uma facada que perfurou o intestino e fez com que ele fosse levado para o Hospital Regional do Litoral acabou com a festa.

Uma situação delicada e que parece ter relação com um favor que ele fez há meses quando divulgou a foto de uma moça que havia desaparecido. Foi essa moça que o teria esfaqueado como consta no Boletim de Ocorrência na Delegacia de Paranaguá.

Ronaldo continua no Hospital onde passou por quatro cirurgias. A família quer justiça e nós desejamos que, além de justiça, Ronaldo possa se recuperar em breve.

Vereador diz que já está tratando de pré-candidatura a federal

adalbertoUsando da tribuna da Câmara para falar do caso que envolve o ex-prefeito José Baka Filho, o vereador Adalberto Araújo se referiu ao político como seu provável adversário, uma vez que ambos devem disputar as eleições a deputado federal neste ano.

Adalberto comentou que esteve tratando da sua pré-candidatura ao pleito com lideranças do partido como o presidente estadual do PSB e do vereador, também eleito pela sigla, Arnaldo Maranhão.

Fica o nome do vereador figurando entre os pretensos candidatos locais. Como o ano começou, em breve teremos a confirmação de outros nomes que devem disputar as eleições daqui a sete meses.

Povo ganha Avenida do Samba no dia dos Blocos de Sujos

1975010_779902575371348_1568493230_nJoão Edi Galvão e a esposa Ângela moram na Costeira e, depois de três anos desfilando de Smurfs, optaram por sair de Lanterna Verde na versão feminina e The Flash. Chamaram a atenção, especialmente, da criançada no dia dos desfiles dos Blocos de Suo, na última segunda-feira (3).

1780841_779914462036826_620713209_nO mesmo disse Dielme Leandro que morava em Curitiba. Mas desde que está em Paranaguá, há oito anos, participa do Bloco de Sujos. Neste ano, ele de homem das cavernas, levou a filha Nicaila, de um ano, para brincar o carnaval. “Nem sempre dá pra ver as escolas por causa da chuva, mas se é possível participar do Bloco de Sujos, a gente vem”, disse referindo-se à esposa e a outra filha mais velha.

Confira a foto-reportagem na fanpage do Blog da Luciane no link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.779900408704898.1073741922.524406240920984&type=1

Bloco Batuque Mucho critica Águas “Caras” de Paranaguá

bloco batuque mucho (3)Dizem que carnaval é brincadeira, música e fantasia. Para o Bloco de Sujo Batuque Mucho, criado há mais de 20 anos em Paranaguá, o carnaval também é uma oportunidade de fazer uma crítica.

Neste ano, o alvo dos foliões foi a empresa de abastecimento de água CAB Águas de Paranaguá. Até música eles fizeram em homenagem às contas de água salgadas que usuários receberam. Com dizeres “Águas Caras de Paranaguá” e “Água Barrenta de Paranaguá”, eles passaram pela avenida do samba levando muitos foliões juntos. Mais do dia dos Blocos de Sujos, em breve aqui e com foto-reportagem na fanpage do Blog da Luciane.

bloco batuque mucho (2)

Bloco Batuque Mucho

bloco batuque mucho (1)

Grupo de pesquisadores estará na Ilha do Mel

sereiaok.jpg20052011053458
Um grupo formado por 15 pesquisadores e alunos do Programa de Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a coordenação do professor Doutor, Daniel Hauer Queiroz Telles, vai passar um dia na Ilha do Mel.
O lugar escolhido é Encantadas. Eles passarão o próximo dia 13 de março para uma visita técnica da disciplina de Organizações Turísticas Públicas e Privadas.
O objetivo é ter contato com aspectos relacionados à governança territorial e do turismo na Ilha do Mel, como explica o professor Daniel.
De acordo com o jornalista, Paulo Soavinsky, informa que o encontro será na sede da Associação dos Moradores das Encantadas. Moradores e empreendedores da Ilha do Mel estão convidados.

Vereança em pauta: para os outros tudo, para Paranaguá nada!

Passarela da Ilha

carlinhosNão vai ser um passe de mágica, mas também não vai acontecer caso não haja cobrança. Por isso, o vereador Carlinhos da Ilha cobrou e falou sobre novas informações recebidas da passarela na Ilha dos Valadares, durante sessão da Câmara. Ele recebeu um ofício do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) lembrando que o departamento tem um termo de referência elaborado para contratação de estudos de projetos de recuperação da passarela. Mas já surgiu o famoso jogo do empurra-empurra, porque consta na resposta do diretor do DER o fato de que ele aguarda o Plano Diretor da Ilha dos Valadares prometido pelo prefeito de Paranaguá e diz que até agora o DER não foi contatado.

Ora! Até parece que fazer o Plano Diretor é assim, um facilidade só de ser realizado!

 Ecovia: para os outros tudo, para Paranaguá nada!

ricardoO vereador Ricardo usou da tribuna da Câmara para desabafar quanto as ações da Ecovia, ou melhor, a falta delas em relação à Paranaguá. A vereadora Sandra do Dorinho, num aparte, elogiou a ação da concessionária quanto à nova obra para Morretes, mas questionou por que Morretes recebe e Paranaguá não?!

“Nada contra Morretes, que Deus abençoe a cidade, mas Paranaguá também merece!”, disse a edil. O vereador Ricardo foi na mesma linha. Para os outros tudo, para Paranaguá, nada!

O que dizer da política paranaense?

marcio“Chega de brigaceira”, disse o vereador Márcio Costa referindo-se  às dificuldades de conversa entre o governador Beto Richa e, especialmente, os senadores paranaenses e pretensos candidatos Gleisi Hoffmann e Roberto Requião.

“Nunca temos senadores a favor do governo”, lembrou. E de quebra elogiou a postura dos políticos de Santa Catarina que, independente da sigla partidária votam juntos quando é para o Estado ganhar. Eles entendem que os eleitores percebem quando os políticos estão trabalhando contra ou a favor do Estado. “Aqui se faz uma política destrutiva. Briga de famílias e Paranaguá perde, assim como outras cidades”, resumiu Márcio Costa. Vale lembrar disso nas próximas eleições!