Portos do Paraná intensificam alerta para o vírus Ebola

normal_IMG_3901A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em Paranaguá, fará nesta segunda-feira (18) uma reunião para tratar com mais detalhes sobre o tema com toda a comunidade portuária local. No entanto, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) optou por se adiantar e ampliar a divulgação sobre a doença, para garantir a segurança de quem trabalha na atividade.

Segundo o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, apesar do controle sanitário ser de responsabilidade da Anvisa (em relação às pessoas) e ao Vigiagro/Ministério da Agricultura (quanto à carga), esse trabalho de propagação da informação é fundamental em situações como a que se apresenta, em relação à doença.

“Para operar pelos portos paranaenses, os navios devem estar com a documentação e situação sanitária de acordo com as exigências desses órgãos. A nossa contribuição está sendo em divulgar os comunicados das agências nacionais e dados sobre o vírus e a transmissão para evitar que esse contato dos trabalhadores locais com os tripulantes do navio, que podem vir dessas regiões africanas mais afetadas, seja porta de entrada para o Ebola”, afirma.

CONTATO – Até julho, os portos do Paraná receberam 1.393 navios – 34 de carga geral, 405 de contêineres, nove de derivados de petróleo, 260 de outros granéis líquidos, 586 e granéis sólidos e 99 de veículos (Ro-Ro). Considerando que, em média, cada navio traz 20 tripulantes, são 27.860 trabalhadores de diversas origens que passaram pelo Porto nos sete primeiros meses deste ano.

Esses tripulantes podem chegar a descer do navio e sair do porto (dependendo da liberação da Polícia Federal e do tempo de operação do navio) e ainda têm contato com os trabalhadores locais – Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) – que também vão a bordo durante as operações.

Ao capitão do navio, em caso de algum tripulante apresentar os sintomas, e que tenha circulado nos últimos 30 dias nas regiões africanas já citadas, a Anvisa orienta que se notifique a situação imediatamente às autoridades de saúde brasileiras e que se isole o doente na cabine, oferecendo todo suporte de água e alimentação necessários. Orienta-se ainda que apenas um tripulante designado (médico ou outro designado) passe a se comunicar e servi-lo até sua remoção ou liberação conforme instruções das equipes de saúde no solo. Seguir as recomendações locais da autoridade sanitária quanto à limpeza, retirada de resíduos, etc.

Reunião– Nos portos paranaenses não chegou até agora nenhum navio nestas condições. Na próxima segunda-feira (18), às 14h, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), a Anvisa Paranaguá vai realizar uma reunião mais detalhada com a comunidade portuária local.

Fonte: Appa

Agradecimento aos órgãos de imprensa

LC_7Como jornalista há 20 anos em Paranaguá e há pouco mais de 2 anos no Blog da Luciane, quero agradecer a todos os órgãos de comunicação de Paranaguá e da região pela repercussão das matérias divulgadas neste espaço.

Aos parceiros que, de forma capacitada e justa, dão os créditos quando da veiculação destas notícias, meu muito obrigada!

Os fatos pertencem à comunidade e os órgãos são parceiros da comunidade.

Obrigada!

Oscar Filho em duas sessões

Oscar Filho, repórter do programa CQC, estará em Paranaguá para um show de ‘stand up comedy Putz Grill’ e para noite de autógrafos do seu livro “Autobiografia não autorizada de Oscar Filho”.

capa-oscar-div08Com o show Putz Grill, Oscar Filho chega em Paranaguá para completar 116 cidades visitadas e ainda com duas indicações de melhor show.

Oscar Filho é bem conhecido do público do programa CQC – Custe o que Custar- que vai ao ar pela Band.

A apresentação vai acontecer no próximo dia 15 de agosto, e inicialmente havia uma só sessão às 21h, no Teatro Rachel Costa. A diretora do teatro, Olga Maria e Castro, já dizia que a casa estaria lotada. E tanto lotou, que os convites para o horário das 21h se esgotou na bilheteria do Teatro e uma nova sessão foi aberta, desta vez, às 23h.

Os ingressos estão sendo vendidos na Vovó Virgínia, Posto Paranaguá, no Teatro Rachel Costa e Arriba Mex, pelo preço de R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia). Para o horário das 21h, as pessoas ainda encontram na Vovó Virgínia, mas no teatro só tem ingressos para o horário das 23h.

Têm direito a pagar meia entrada os professores, estudantes, funcionários públicos, doadores de sangue e artistas sindicalizados ao Sinated.

Antonina inaugurou Arquivo Histórico

renderizaFcdMidia.doO Arquivo Histórico de Antonina tem novo endereço desde julho. O acervo tombado em nível estadual ocupa um imóvel que foi totalmente restaurado. A coleção reúne papéis do início do século XVIII, época que corresponde ao surgimento da povoação de Antonina. Os manuscritos guardam informações sobre a ocupação do Litoral do Paraná, atos e decretos imperiais, escravidão, entre outros temas de interesse público. Os documentos foram restaurados e vão ficar disponíveis para consulta da população.

O prédio, que abriga o acervo, passou por uma readequação do espaço e climatização apropriada para receber os documentos.  O conjunto histórico e paisagístico da cidade de Antonina foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2012. Desde então, imóveis que estavam em deteriorados passaram a ser revitalizados.

Presidente do PSB em Paranaguá lamenta falecimento do líder nacional

imageO presidente do PSB de Paranaguá, vereador Arnaldo Maranhão, publicou uma nota em função do falecimento.

“Na qualidade de Presidente Municipal do P.S.B. venho a público lamentar profundamente o falecimento do nosso Líder Nacional, Eduardo Campos.
Um Líder natural de posições fortes e transparentes…Representava a esperança de novos caminhos para Nação Brasileira!”

Com bônus de US$ 2,5 por saca, Paranaguá rouba milho de Santos

20130307120914_galeria_exportacao_de_milho_aumenta_65_no_porto_de_paranaguaO Porto de Paranaguá passou Santos (SP) e se tornou a principal porta de saída para o milho no Brasil neste início de temporada de embarque da produção de inverno. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados no fim da semana passada e compilados pelo Agronegócio Gazeta do Povo (AgroGP) revelam que, de janeiro a julho de 2014, 1,4 milhão de toneladas do cereal foram exportadas pelo terminal paranaense. O volume é superior ao movimentado pelo porto paulista, que embarcou 1,3 milhão de toneladas no mesmo período e que, nesta época do ano passado, tinha a liderança nas vendas externas.

O fluxo do milho é favorecido pela finalização do escoamento da soja em Paranaguá. Com menos cargas da oleaginosa, o porto concentra agora as operações sobre o cereal. A alteração do ranking ocorreu em julho, quando o corredor de exportação do Paraná registrou aumento de 191% em relação ao volume movimentado no mesmo mês do ano anterior 445,8 mil toneladas do produto deixaram o país pelo estado, contra 153 mil toneladas embarcadas em julho de 2013.

A redução no tempo de es­­pera para carregamentos tam­­bém ajuda. Eleva os prêmios oferecidos pelos exportadores, que estão superpositivos. Nesta época de 2013 havia desconto para embarque por Paranaguá. Hoje, os compradores adicionam cerca de US$ 2,50 por saca à cotação do grão que sai do país pelo Paraná.

A situação em Paranaguá está mais tranquila que em Santos. O prêmio é uma soma de condições que mede a eficiência do porto, tem a ver a com capacidade e velocidade de embarque e também com o próprio interesse do exportador de embarcar por ali, explica Aedson Pereira, analista de mercado da Informa Economics FNP.

Polloshop: taxas para alvará de construção foram expedidas no dia 11

Secretária Municipal de Urbanismo, Débora Temporão

Secretária Municipal de Urbanismo, Débora Temporão

Depois do vereador Arnaldo Maranhão fazer pronunciamentos contundentes e cobrar do poder público agilidade para liberação do alvará para que o Polloshop possa se instalar em Paranaguá, uma coletiva de imprensa foi convocada na Prefeitura.

A secretária municipal de Urbanismo, Débora Ramos, falou sobre o processo de obtenção do Alvará de Construção do Polloshop, empreendimento cuja instalação está prevista para o terreno ocupado pelo antigo mercado Condor, na Rua João Eugênio, no centro da cidade “e que, se transformou um mocó”, como disse o vereador.

Segundo a secretária, a Prefeitura encaminhou, na última segunda-feira (11), as últimas taxas que os proprietários do empreendimento devem pagar para obter o documento. A expectativa é de que o pagamento seja feito em breve.

Débora explica ainda que a empresa comunicou a Prefeitura, em julho, que pretendia fazer modificações no projeto de obras. “As alterações precisam ser analisadas antes da aprovação”, salientou.

Segundo a secretária de Urbanismo, o empreendimento, considerado de grande porte, tem um processo específico de aprovação. “Tem de passar por vários órgãos de áreas como, por exemplo, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Trânsito, Vigilância Sanitária, dentre outros”, explica.

O fato do empreendimento ser construído próximo ao prédio da Estação Ferroviária – tombada como patrimônio histórico – traz peculiaridades adicionais ao processo. “Tivemos que mudar o Plano Diretor para adequá-lo a esses e a outros empreendimentos que virão para a nossa cidade. Esse processo demanda a realização de Audiências Públicas e aprovação pela Câmara Municipal, o que também acresce um pouco mais no tempo final para liberação da obra”, explica.

A secretária Débora Ramos salientou que a Prefeitura não mediu esforços para realizar todas as adequações legais necessárias para a vinda do empreendimento. “Temos a orientação do prefeito Edison Kersten de fazer tudo o que for necessário para trazer novas empresas, novos empregos e renda para a cidade”, salientou Débora.

O projeto inicial do Polloshop previa um empreendimento com 9 mil metros quadrados de área de atendimento, 180 lojas, cinco salas de cinema. O empreendimento, quando foi apresentado à Prefeitura, previa a geração de 1.500 empregos diretos e indiretos.

Fonte: PMP/SECOM

Seleção das músicas para o Festival está pronta

Jurados receberam 51 composições no fechamento do período de inscrições do Festival de Música do Litoral (Femul)

13445O Festival de Música do Litoral (Femul) finalizou a etapa de seleção das músicas que serão apresentadas no período de 5 a 7 de setembro. O evento é uma promoção da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul).

Os jurados, definidos pelo tempo na área da música e convidados para avaliar as composições, fizeram a seleção. São 51 músicas inscritas durante o período de inscrição que começou com prazo até 30 de junho, foi prorrogado até 20 de julho e depois, tendo mais um período até o dia 5 de agosto. Ao término da avaliação, 30 músicas vão disputar os prêmios.

Os nomes dos selecionados serão divulgados na próxima semana.

O Festival tem o objetivo de promover o intercâmbio musical entre os municípios do Litoral paranaense, seguindo diretriz do prefeito de Paranaguá, Edison Kersten.

O evento acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no Teatro Rachel Costa, em Paranaguá.

De acordo com a presidente da Fundação de Cultura, Maria Angélica Lobo Leomil, a procura superou as expectativas. Cada concorrente podia inscrever-se com até três composições por compositor ou grupo.

Uma das regras do regulamento é que as composições deviam ser inéditas e, obrigatoriamente, em língua portuguesa, independente do gênero musical.

Premiação
O Festival de Música do Litoral vai premiar os três primeiros lugares, além do melhor intérprete e melhor letra com os seguintes valores em dinheiro:

– Primeiro lugar – R$2.000,00 e troféu

– Segundo lugar – R$1.500,00 e troféu

– Terceiro lugar – R$1.000,00 e troféu

– Melhor interprete – R$ 1.000,00 e troféu

– Melhor letra – R$1.000,00 e troféu

Nomeado o diretor de operações dos portos paranaenses

IMG_3899Tomou posse hoje, em Paranaguá, o diretor de operações dos portos paranaenses. Luiz Teixeira da Silva Junior ocupará a função recém criada após a mudança da natureza jurídica da Appa que deixou de ser autarquia e passou a ser uma empresa pública.

Funcionário de carreira da empresa desde 1976, Teixeira tem 64 anos e é engenheiro eletricista. É especializado em engenharia de segurança do trabalho e em gerência de manutenção pela Universidade Federal do Paraná, além de ser especialista em engenharia portuária pela Universidade Internacional Menendes Pelagio (Espanha). Na Appa, ocupou diversas funções e atualmente exercia o cargo de chefe da Divisão de Operações Portuárias.

A nova diretoria de operações portuárias é fruto da divisão realizada na antiga diretoria de engenharia dos Portos do Paraná. Com as adequações trazidas pela nova estrutura da empresa, a Appa passou a ter uma diretoria de engenharia e manutenção – ocupada por Paulinho Dalmaz – e a diretoria de operações portuárias. Fica sob responsabilidade desta última todos os setores operacionais da Appa, incluindo a divisão de silos (que gerencia o Corredor de Exportação) e as demais divisões operacionais.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, disse que a nomeação de Teixeira trará ainda mais avanços para os portos paranaenses. “Temos à frente desta diretoria uma das pessoas que mais entendem da atividade no nosso quadro de funcionários. Não há dúvidas de que ele poderá cumprir com êxito as funções e contribuir para que os portos paranaenses continuem implementado as melhorias operacionais que nos tem permitido alcançar cada vez melhores índices de produtividade”, afirmou Dividino.