Cislipa suspende SAMU em duas cidades do Litoral

Antonina e Guaraqueçaba estão fora do atendimento do Serviço

3.1-DSC_0006O CISLIPA – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná, através de sua Diretoria Executiva, comunica a população local dos municípios de Antonina e Guaraqueçaba, que os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência SAMU – 192, estarão suspensos pelo período inicial de 15 dias, Antonina a partir de 11/08/14 e Guaraqueçaba a partir de 18/08/14, devendo os atendimentos de urgência ser solicitados às respectivas Secretarias Municipais de Saúde.

A decisão pela suspensão dos serviços pelo CISLIPA foi aplicada conforme deliberação em Assembleia, após advertências aos Municípios de Antonina e Guaraqueçaba, quanto ao não pagamento de suas obrigações financeiras perante o Consórcio a mais de 270 dias, impossibilitando a continuidade da prestação dos serviços.

Telefone Secretaria Municipal de Saúde de Antonina – 41 3432.1244/3432.1089

Telefone Secretaria Municipal de Saúde de Guaraqueçaba – 41 3482.1620

Atleta paraolímpica de Paranaguá garante vitória na esgrima

10403377_1529632227255780_5404195791049902089_nNo período de 15 a 17 de agosto, aconteceu a II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas. O evento foi realizado na Sociedade Thalia, em Curitiba.

Em confronto paranaense, espada feminino, a atleta de Paranaguá, Jana Aguilera, da Associação Paralímpica de Paranaguá, venceu a atleta Emanuely Pause –ADFP.

Com esta vitória, Paranaguá conquistou a medalha de ouro.

983767_1529632607255742_7470928952442956317_n

Parabéns para Jana Aguilera e toda equipe da Associação Paralímpica de Paranaguá!

Palestras sobre Vegetarianismo e animais no dia 23

10592429_551678768270498_1374811680_n10592429_551678768270498_1374811680_nDia 23, a partir das 15h, acontecerá no Sesc Paranaguá uma palestra sobre Nutrição Vegetariana. O evento é promovido pelos membros filiados da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em Paranaguá,

A nutricionista, Astrid Pfeiffer, vai falar sobre este tipo de nutrição e seus benefícios. A nutricionista é especializada em dietas vegetarianas e explicará seus benefícios e a sua adequação nutricional.

Ela possui um livro publicado chamado “A cozinha vegetariana de Astrid Pfeiffer”, que conquistou o segundo lugar na mais importante premiação de literatura gastronômica do mundo, o Gourmand World Cookbooks Awards. O título concorreu com livros de cerca de 70 países e se destacou na categoria “culinária vegetariana”.

Outra palestra que acontecerá no mesmo evento é sobre respeito amplo aos animais com Ricardo Laurino, que é coordenador de grupos da SVB nacional e organizador da mostra internacional de cinema animal, além de ter publicado o livro “O último teste” que trata da questão da experimentação científica em animais e suas possíveis substituições.

Este é um tema atual, visto que a população em geral está cada vez entendendo melhor a essência de todos os animais, ou seja, que animais (e não só cães e gatos) sentem frio, medo, angústia, ansiedade, tristeza, etc e que é perfeitamente possível , saudável e saboroso alimentar-se exclusivamente de produtos de origem vegetal.

Serviço:

Local: SESC Paranaguá

Data: 23 de agosto

Hora: 15 h

Entrada Gratuita

Pedido de socorro, repercussão do Blog e mais…

Informeinforme

Moradores pedem socorro!

Recebi parabéns pelo texto da semana passada que tratava da entrada da cidade. O e-mail recebido foi de um morador do BellMar III.

Ele me contou uma história sobre um amigo que também morava na região há 10 anos e já comentava sobre o abandono da região.

Ele, Norival, de quem recebi o e-mail, lembra que morava no Centro Histórico e pensava que só dependia da união para brigar pelos direitos. Ouviu do amigo: “não tem o que fazer!”.

Depois foi a vez de Norival se mudar para o bairro. Chegou a vez dele de brigar pelos direitos dele e dos demais cidadãos. “O caos na região é total”, diz ele.

E exemplifica falando que os caminhões travam o fluxo do tráfego, falta iluminação adequada, saneamento básico, o trem manobrando 24 horas por dia, falta de calçamento fazendo com que os pedestres disputam espaço com veículos nas ruas, além da falta de policiamento, drogas e prostituição à luz do dia, sem contar os buracos nas ruas, que ele define como crateras.

E pra ajudar, ele ainda tem uns vizinhos que fazem fogueira todos os dias. “Impressionante como eles têm coisas para queimar!, disse Norival.

Ele não consegue se conformar até hoje com esta situação.

Ainda bem!

Continua brigando, ainda que sozinho, pelos seus direitos como cidadão. Já fez pedido na Câmara de Vereadores, na Prefeitura, enviou o pedido com reclamações para todos os vereadores e continua sem resposta.

E desanimado confessa que está quase aderindo à frase do seu amigo: – Cara, não tem o que fazer!

Lamentável.

Para o Norival eu digo: não desista!

Assim como eu também não vou desistir e insistir na melhoria da qualidade de vida da população parnanguara e fazer o que eu posso, ou seja, escrever, falar, reivindicar junto com vocês.

 

Agradecimento aos órgãos de imprensa

Como jornalista há 20 anos em Paranaguá e há pouco mais de 2 anos no Blog da Luciane, quero agradecer a todos os órgãos de comunicação de Paranaguá e da região pela repercussão das matérias divulgadas neste espaço.

Aos parceiros que, de forma capacitada e justa, dão os créditos quando da veiculação destas notícias, meu muito obrigada!

Os fatos pertencem à comunidade e os órgãos são parceiros da comunidade.

Obrigada!

Aniversário do CAPS

E o Centro de Atendimento Psicossocial de Paranaguá comemora mais um aniversário na próxima segunda-feira, dia 18. E a partir das 10h, vai comemorar a data junto com a reinauguração da antiga unidade de Saúde da Vila Divineia, onde está agora instalado.

Nepotismo e MP

E o Ministério Público aponta casos de nepotismo em Paranaguá. O MP apontou 19 (dezenove) agentes públicos que devem ser exonerados ou perder funções gratificadas, no prazo máximo de trinta dias.
Além disso, a Prefeitura terá que encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei com a finalidade de revogar o artigo 8º da Lei Complementar n.º 48/2006.

 

Grupo Escoteiro do Mar “Ilha do Mel” realiza cerimônia alusiva ao dia do Chefe Escoteiro

2O Grupo Escoteiro do Mar “Ilha do Mel” (GEMIM), de Paranaguá, realizou no dia 9 de agosto cerimônia alusiva ao Dia do Chefe Escoteiro, com a entrega de medalhas de Bons Serviços, Medalhas de Gratidão e Diplomas de Honra ao Mérito a alguns de seus membros. Na oportunidade, o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão-de-Mar-e-Guerra Francisco Dantas de Almeida Filho, foi homenageado com o Diploma “Amigo do GEMIM“ pelos relevantes serviços prestados ao escotismo.

Agraciados

1Medalha de Bons Serviços (5 anos): Márcio Costa Alves e Francisco Antônio Bonkoski Pereira.

Medalha de Bons Serviços (15 anos): Advânio Roberto Canarin, Cristian Girke, Elisabete do Rocio Dalfovo Bortoli, Maria Salete Ribeiro Canarin, Rosângela Maria Costa Frega e Thiago Martins Vicente.

Medalha Gratidão Bronze: Márcio Análio Oliveira da Silva e Mônica Couto Meyer Borges. Medalha Gratidão Prata: Ênio Franskoviak Lepper, Luiz Henrique Mantovani e Marco Antônio Biscaia.

Fandango terá Título de Patrimônio Imaterial do Brasil hoje

Fandango recebe Título de Patrimônio Imaterial Brasileiro, que será entregue pelo Iphan em Sessão Solene

5.1- fandangoA Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) da Prefeitura de Paranaguá realiza nos dias 15 a 17 de agosto a 5ª Festa do Fandango no Município. O evento começa com a entrega do Título aos Mestres de Fandango de Patrimônio Imaterial Brasileiro em sessão solene na Câmara de Vereadores.
A abertura acontecerá na próxima sexta-feira, dia 15, às 20h, com a Sessão Solene. Na ocasião será feita a entrega do Título aos Mestres do Fandango de Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo superintendente do Instituto do Patrimônio e Histórico Nacional (Iphan), José La Pastina Filho.

O segundo dia da festa acontecerá na Casa Cecy com a realização de debates. No dia 16, a partir das 9h30, acontece uma mesa redonda com o tema “Desafios e perspectivas para salvaguarda do Fandango com representantes do IPHAN, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Instituto Federal do Paraná – campus Paranaguá (IFPR), da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) e os grupos de fandango: Pés de Ouro, Ilha dos Valadares, Mandicuera e Mestre Romão.

No dia 16, ainda acontece, a partir das 20h, o baile especial de Fandango com os grupos do Mestre Brasílio, da Ilha dos Valadares, Mandicuera, Mestre Aorélio, Pés de Ouro, Mestre Nemésio e do Mestre Romão. O baile acontecerá junto com a Feira de Artesanato e gastronomia caiçara no entorno do Mercado.

No dia 17 de agosto, a partir das 15h, acontecerá café com banana e fandango, roda de viola com os Mestres, causos com Rogério Soares e Pilda Costa e a Feira de Artesanato e gastronomia caiçara no Mercado do Café.

De acordo com a presidente da Fumcul, Maria Angélica Lobo Leomil, os grupos de fandango estão na expectativa com a realização deste evento. “O prefeito Edison Kersten tem incentivado a participação dos grupos de fandango em eventos, pois isso faz com que a cultura seja valorizada”, destacou a presidente.

Autoridades participarão dos eventos que acontecerão durante todo o final de semana, em Paranaguá.

Por não cumprimento de acordo, RFF vai retirar acervo de Paranaguá

Pessoas ligadas ao meio, devem se mobilizar para evitar a retirada. O acervo deveria fazer parte do Museu Ferroviário que não foi concretizado

7368

Só as pichações já foram limpas do local

De acordo com informações obtidas com o responsável pela guarda do acervo da Rede Ferroviária Federal, Roberto Luiz Elias, esteve em Paranaguá a secretária da direção da Rede, em Brasília, Patrícia de Lira Albuquerque.

O objetivo desta visita foi de certificar os bens existentes que pertencem à Rede e que devem ser retirados de Paranaguá e levados para Curitiba onde serão expostos em museu próprio daquela entidade.

A retirada deste acervo, pertencente à Rede Ferroviária, poderá acontecer porque não houve cumprimento, por parte do Município de Paranaguá, da preservação do patrimônio do imóvel existente na cidade, que é a Estação Ferroviária.

Depois de encerradas as atividades da Rede Ferroviária, o espaço teria que ser recuperado pela Prefeitura para acomodar o Museu da Rede, fato que não aconteceu desde a data de seu acordo, há anos atrás.

Susto

Para o meio cultural de Paranaguá, a retirada deste acervo será uma grande perda, em função da importância da cidade na história do Brasil.

Já existem pessoas do meio histórico, mobilizando-se para que esta retirada não aconteça e para que o acervo continue em Paranaguá com o objetivo de fazer parte do Museu Ferroviário que já deveria estar funcionando, como mais um ponto turístico às centenas de pessoas que visitam o Berço da Civilização Paranaense.

Vamos aguardar o posicionamento de nossas autoridades responsáveis diretamente pelo caso.

Fonte: Jornal Diário do Comércio

II Fórum Municipal de Acessibilidade acontecerá em Paranaguá

Cartaz_Acessibilidade[1]O Núcleo Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá junto com as escolas especiais promovem o II Fórum Municipal de Acessibilidade no dia 22 de agosto.

O encontro será realizado no Colégio Estadual José Bonifácio, das 13h às 18h, com representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação de Colaboradores da Escola de Deficientes Auditivos (ACEDA) que estarão expondo as situações enfrentadas pelos seus alunos.

O trabalho em parceria com esses órgãos vai propiciar novas idéias com o objetivo de atender aos portadores de necessidades especiais como surdos, pessoas com deficiência visual ou deficiência física, assim como portadores de deficiência intelectual, entre outras.

Pais, mães e professores estão sendo convidados para discutir as questões voltadas à acessibilidade neste Fórum.

PMP informa que até final de agosto novas exonerações serão feitas

5.2-prefeitura-crédito-divulgaçãoA Prefeitura de Paranaguá informa que está tomando todas as providências necessárias para o cumprimento de seis Termos Ajustamento de Conduta (TAC) com o objetivo de regularizar questões envolvendo o quadro de servidores municipais.

Tais problemas são herança de gestões anteriores e que agora estão sendo regularizados.

Até o final de agosto, haverá a exoneração de cargos comissionados e de funções gratificadas de funcionários de carreira com algum grau de parentesco. Também haverá a correção da Lei Municipal relativa à habilitação profissional exigida para cargos que integram o quadro de pessoal da Prefeitura.

Serão definidas, ainda, conforme TAC estabelecido com o MPPR (Ministério Público do Paraná), as atribuições funcionais e habilitações profissionais dos cargos efetivos, sejam eles de natureza técnica ou de ensino superior.

Vale salientar que a atual administração trabalha de forma transparente e que não tem nada a esconder. Eventuais irregularidades que sejam identificadas serão sanadas numa atuação conjunta com o Ministério Público do Paraná.

Fonte: PMP/SECOM

Promotoria exige regularizações no quadro de servidores municipais de Paranaguá

5.2-prefeitura-crédito-divulgaçãoA 4.ª Promotoria de Justiça de Paranaguá (Litoral do Estado) e o Município de Paranaguá firmaram cinco Termos de Compromisso de Ajustamento de Conduta com o objetivo de regularizar várias ilegalidades envolvendo o quadro de servidores municipais.

O Ministério Público na comarca apontou diversas irregularidades, entre elas casos de nepotismo e desvios de função. Para corrigir a situação, os acordos preveem que a Prefeitura se abstenha de ceder servidores ou estagiários de seu quadro de pessoal para o exercício de atividades estranhas às do cargo ou função de origem.

O promotor de Justiça Leonardo Dumke Busatto explica que os acordos têm como finalidade garantir que a Municipalidade cumpra os princípios norteadores da Administração Pública, notadamente os da legalidade e da moralidade, evitando também que o órgão sofra novas condenações judiciais, com prejuízo ao erário, em decorrência de ações promovidas por servidores municipais, especialmente em situações de exercício de cargos em desvio de função.

Em relação às situações de nepotismo, o Ministério Público apontou 19 (dezenove) agentes públicos que devem ser exonerados ou perder funções gratificadas, no prazo máximo de trinta dias.

Para corrigir desvio de função, a administração municipal terá ainda que, também em 30 dias, tomar as medidas necessárias para que uma servidora passe a desempenhar as atividades inerentes ao cargo de Administrador de Banco de Dados, vaga para a qual foi aprovada em concurso público, e não aquelas vinculadas à profissão de arquiteta.

Além disso, a Prefeitura terá que encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei com a finalidade de revogar o artigo 8º da Lei Complementar n.º 48/2006. Esse artigo diz que a habilitação profissional exigida para os cargos integrantes do Quadro de Pessoal serão definidos por decreto. O projeto também deverá definir as atribuições funcionais, devidamente descriminalizadas, e a habilitação profissional dos cargos municipais efetivos, que não poderá ser genérica para os cargos especializados, de natureza técnica e/ou ensino superior. O prazo para essa providência é de até noventa dias.

Está prevista multa pessoal ao prefeito, no valor de R$ 5 mil, em caso de descumprimento das obrigações assumidas nos Termos de Ajustamento de Conduta. (Fonte: MP)