Alface, brócolis (unidade), laranja e batata (pacote) por R$ 1,00

Caminhão Feira nos Bairros estará no bairro Labra amanhã

7-Abuse-dos-legumes-e-verdurasNesta quinta-feira, dia 14, o Caminhão Feira estará no bairro da Labra, em frente à Assembleia de Deus com verduras, frutas e pães frescos diretos das colônias do Município.

A unidade da alface, assim como do brócolis, estará sendo comercializado a R$ 1,00, assim como o pacote da laranja e da cenoura e batata.

Confira os produtos e os valores confirmados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento.

ALFACE UNIDADE R$1,00
RADITE MAÇO R$1,00
BRÓCOLIS MAÇO R$1,00
ESPINAFRE MAÇO R$1,00
CHEIRO VERDE MAÇO R$1,00
RÚCULA MAÇO R$1,00
COENTRO MAÇO R$1,00
COUVE MAÇO R$1,00
AIPIM KG R$1,50
PÃO UNIDADE R$4,00
CARÁ KG R$3,00
TOMATE PACOTE R$1,00
CEBOLA PACOTE R$1,00
CENOURA PACOTE R$1,00
ABÓBORA PACOTE R$1,00
BATATA PACOTE R$1,00
LARANJA PACOTE R$1,00
ALMEIRÃO MAÇO R$1,00
REPOLHO UNIDADE R$1,50

Caminhoneiro é preso com R$ 750 mil em notas falsas em Paranaguá

Notas estavam dentro de uma mala escondida no meio da carga de soja que ele levava para o Porto

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Na noite desta terça-feira, 12, um caminhoneiro foi preso com cerca de R$ 750 mil em notas falsas durante uma abordagem da Polícia Militar (PM) e Polícia Federal (PF), em Paranaguá, no litoral do Paraná. As notas estavam dentro de uma mala escondida entre a carga de soja, que ele transportava de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, em direção ao Porto de Paranaguá.

Ao ser abordado, ele demonstrou nervosismo e acabou confessando sobre as notas falsas, que estavam na mala em meio a carga.

O condutor foi preso em flagrante. Ele disse aos policiais que iria entregar o valor para uma pessoa desconhecida e que iria receber R$ 3 mil pelo transporte.

O homem foi encaminhado para a sede da PF em Paranaguá junto com o caminhão e as notas falsas apreendidas. Fonte: Bem Paraná

Forma de ingresso na UFPR/Litoral mudou

UFPR-Litoral-22-02-2010-475A forma de ingresso nos cursos de graduação ofertados pelo Setor Litoral da UFPR foi modificada. A partir de 2015, 30% das vagas serão preenchidas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e as outras 70% serão preenchidas via o vestibular realizado pelo Núcleo de Concurso da UFPR, cujas provas serão realizadas nos meses de novembro e dezembro de 2014.

Os candidatos que pretendem prestar vestibular pela UFPR devem ficar atentos às informações divulgadas pelo site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br) e da UFPR Litoral (www.litoral.ufpr.br). As provas acontecerão em 02 de novembro (primeira fase) e 30 de novembro e 01 dezembro (segunda fase). As obras literárias e as referências para as provas de sociologia e filosofia estão disponíveis no site do NC. Os candidatos aprovados iniciarão suas atividades no primeiro semestre de 2015.

Cursos e vagas
No processo seletivo 2014/2015 do Setor Litoral serão ofertadas vagas em 11 cursos de graduação, com algumas mudanças em relação aos que foram ofertados no último ano. A principal novidade é que será ofertada a licenciatura em Educação Física, curso que substitui o de Gestão Desportiva e do Lazer. Para 2015, não serão ofertadas vagas para os cursos de Gestão Imobiliária, Orientação Comunitária e Informática e Cidadania.

Confira os cursos que serão ofertados no Setor Litoral (Matinhos):

Licenciaturas: Artes; Ciências; Linguagem e Comunicação; Educação Física (50 vagas cada, duração: 04 anos).
Bacharelados: Gestão Ambiental; Gestão e Empreendedorismo; Gestão Pública; Serviço Social; Saúde Coletiva (50 vagas cada – com exceção do de Gestão Ambiental que ofertará 45 vagas; todos com duração: 04 anos).
Tecnólogos: Agroecologia; Gestão em Turismo (50 vagas cada, duração: 03 anos).

Mais informações sobre o Sisu:http://sisu.mec.gov.br
Informações sobre o sistema de cotas na UFPR:
http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/vestibular-20142015-da-ufpr-tem-nova-regra-para-cotas
Site do Núcleo de Concurso (NC) da UFPR:www.nc.ufpr.br

Escolhidas empresas que farão reformas no Nucria de Paranaguá e Londrina

A Paraná Edificações definiu as empresas que farão os serviços de reformas e adequações nos Núcleos de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (NUCRIA) de Paranaguá e Londrina. O valor das melhorias chega a R$ 35 mil. Todas as propostas das concorrências públicas foram analisadas pela Comissão Permanente de Licitação da autarquia.

“A comissão analisou e classificou todas as propostas recebidas. O critério para declarar o vencedor foi o menor valor atingido para o serviço e se todas as exigências foram cumpridas”, explicou o diretor-geral da Paraná Edificações, Luiz Fernando Jamur.

Em Paranaguá, a empresa vencedora foi a WHX Construções e Empreendimentos LTDA-ME, com o valor de R$ 17,8 mil. O Nucria, localizado na rua Manoel Bonifácio nº 483, receberá melhorias e adaptações na rede elétrica, lógica e telefônica.

Em Londrina, as melhorias serão na parte hidráulica, elétrica e telefônica do prédio. A empresa vencedora foi a GD Projetos e Serviços de Engenharia LTDA, que ganhou a licitação com o valor de R$ 17,2 mil. A sede fica localizada na rua Gago Coutinho, nº 833.

Os passos de todas as concorrências públicas podem ser acessados no site www.compraspr.pr.gov.br.

Cislipa suspende atendimento do Samu para Antonina

samu_litoral-pgua-400x266O Cislipa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná) suspendeu na segunda-feira (11) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Antonina pelo prazo inicial de 15 dias, e informou que o município não cumpre suas obrigações financeiras com o sistema há mais de 270 dias.

Em comunicado distribuído à imprensa nesta segunda, o diretor do Cislipa – o prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi – afirmou que a suspensão foi decidida em assembléia do consórcio realizada na quinta-feira (7). “Os serviços do Samu são custeados de forma tripartite, conforme Portaria MS (Ministério da Saúde) nº 1010/2012, com 50% dos custos assumidos pela União, 25% no mínimo pelo Estado e 25% no máximo pelo Município”, explica a nota.

Ainda de acordo com Rossi, Antonina está com 9 parcelas em atraso e Guaraqueçaba com 10. “O Município de Guaraqueçaba ainda recebe os serviços, aguardando a comunicação oficial do Município para suspensão dos serviços”, diz o diretor. “As parcelas do ano de 2013 estavam devidas em sua anualidade, sendo reparceladas em 3 prestações, com vencimentos em outubro, novembro e dezembro de 2013. Estas parcelas não foram quitadas, assim como, nenhuma das parcelas do ano de 2014”, explica a nota, referindo-se aos dois municípios.

Fonte: Correio do Litoral

Associação de Moradores promove cadastramento dos residentes na Ilha do Mel

102350892Do dia 10 ao dia 25 deste mês a Associação dos Moradores das Encantadas (AME) realiza o cadastro dos seus moradores, estimados em 800 pessoas nas mais de 200 moradias.

Uma carteira com foto recente do morador será confeccionada, após o levantamento de dados pessoais com nome, RG e CPF.

Os moradores devem procurar a sede da AME, das 9h às 12h e das 14h às 16h à tarde, munidos dos documentos e contas de água ou luz.

A nova diretoria da AME foi eleita por aclamação, para o biênio 2014 a 2016 e tem como presidente Agnaldo da Silva dos Santos.

O cadastro de moradores das Encantadas tem como um dos objetivos trazer mais tranquilidade nos guichês de Paranaguá e Pontal do Sul, “principalmente para as atendentes da Abaline e moços de convés das embarcações, que não precisam ficar questionando se o morador é ou não é morador, principalmente no verão, causando atrasos, discussões desnecessárias e clima tenso para quem busca paz e belas paisagens”, explica o jornalista, Paulo Soavinsky. A nova direção da AME, eleita por unanimidade, chamou a responsabilidade para si.

A carteira de morador deverá ser válida para o biênio 2014 a 2016, pelo qual a nova diretoria foi eleita, para trabalhar por todos os moradores.

Processo seletivo para contratação de agentes de informações turísticas é aberto

São 10 vagas no total para atuação em Paranaguá e Ilha do Mel. Prova será realizada no dia 31 de agosto

WProcesso seletivo aberto para contratação de 10 agentes de informações turísticas. Do total de vagas, quatro são para atuação em Paranaguá e seis para a Ilha do Mel. O candidato aprovado deve realizar o atendimento, pessoalmente ou por telefone, aos turistas, prestando informações sobre a cidade.

A jornada é de 40h semanais e o salário é de R$ 724,00.

As inscrições devem ser feitas na sede da Fumtur (Avenida Arthur de Abreu, 44, Centro) até o dia 22 de agosto. Não há taxa para inscrição. Para concorrer à vaga, é preciso ter ensino médio completo. A contratação é por tempo determinado (um ano) e pode ser prorrogado por igual período.
A prova será realizada em data prevista de 31 de agosto em local ainda a ser definido. São vinte questões entre Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Específicos.

O local da prova será divulgado até o dia 25 de agosto. Os candidatos podem acessar o edital e acompanhar os detalhes do processo seletivo diretamente no site da Prefeitura de Paranaguá (www.paranagua.pr.gov.br) ou no quadro de editais da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, na sede da Prefeitura.  Fonte: PMP/SECOM

Cidadão pode usar Linha Saúde a partir de hoje

13407Agora o cidadão de Paranaguá tem um ônibus que passa pelas principais unidades de saúde. Trata-se da Linha Saúde, projeto experimental lançado na semana passada e colocado para funcionar hoje.

Muitas pessoas gostaram da novidade, mas estão na dúvida sobre o itinerário e sobre os horários que o ônibus vai circular.

A iniciativa da secretaria de Saúde do município, em parceria com a empresa de transporte coletivo, foi usar o ônibus mais conhecido como Linha Turismo para usar no Linha Saúde. Como o ônibus estava sendo usado, somente, nos finais de semana e feriados, o veículo terá melhor aproveitamento com o uso para os cidadãos que precisam se deslocar diretamente para uma unidade de saúde.

Será cobrada a mesma tarifa do transporte coletivo urbano de Paranaguá: R$ 2,70 ou R$ 2,55 com o uso do cartão-transporte, que dá direito à integração.

Confira o itinerário e os horários da Linha Saúde:

Itinerário

Saída da Rodoviária e segue para o Centro Municipal de Especialidades (CME), na avenida Gabriel de Lara; após, segue para a 1ª Regional de Saúde, na Avenida Coronel José Lobo. De lá, o ônibus segue para a Unidade de Saúde 24h da Serraria do Rocha. Depois, segue para a Unidade de Saúde Baduca e finaliza a viagem seguindo para o Hospital João Paulo II, na Divineia.

Horários

Saída da Rodoviária: 4h50; 6h10; 12h20; 16h30; 18h30; 21h30.
Saída do Hospital João Paulo II: 5h30; 7h00; 13h15; 17h30; 19h30; 22h30

Entrada da cidade, reclamação, eleitorado parnanguara na coluna Informe

informeO texto abaixo é da coluna Informe, publicada no jornal Diário do Comércio da última sexta-feira, dia 08. Confira

Entrada da cidade: o velho, mas atual assunto

Já disse antes e tem coisas que, independente, da onde estamos ou do cargo que ocupamos (ou deixamos de ocupar), a opinião continua a mesma.

Neste caso, minha opinião continua sem por uma ‘big’ manifestação para que a gente possa mudar a cara da entrada da cidade.

Entendam que eu não estou falando de partido político, até porque, há mais de 30 anos não se faz nada na entrada de Paranaguá, então tem muitos políticos e partidos para entrarem na lista dos culpados pela atual situação.

Tendo isto resolvido, quero voltar a reivindicar alguma coisa, qualquer coisa mesmo para melhorar a entrada da cidade.

Não dá pra fazer a tão necessária recuperação?

Então pintem as faixas laterais e do centro, pelo amor de Deus!

Não, vamos tirar Deus dessa história. Vamos começar dar nome aos bois. O que acham?

E uma limpeza? Será que conseguem limpar aquela nojeira toda?

São 6 km, só 6 km!

6 km sem iluminação decente, sem pintura na estrada ou nas laterais para você se sentir mais seguro, 6 km de imundície de soja que cai dos caminhões e ninguém faz nada pra tirar! Até quando?

O trecho é de responsabilidade do governo federal, embora, por alguns anos o governo municipal conseguiu manter uma mínima limpeza, junto com a pintura.

Eu já me manifestei, até para uma junção de esforços para fechar a entrada da cidade através de uma manifestação mesmo.

Quero ver aqueles caminhoneiros que fecharam a Júlia da Costa, agora fechando a entrada da cidade.

Tenho certeza que, na hora que fizerem isso, até cocô de pombo vai sumir daquele trecho!

Agora eu entendo

Às vezes você escuta e até escreve sobre as empresas recorde de reclamação. Mas fica só no registro.

Agora eu entendo porque a empresa Oi, de telefonia, é uma daquelas que são ‘adoradas’ pelos clientes.

Primeiro você pede a mudança de endereço, depois liga para dizer que o serviço está atrasado e descobre que o pedido não foi nem registrado. E começa a tortura da espera, novamente.

Depois que consegue resolver o telefone, você descobre que a internet não vem junto e nova ligação deve ser feita e, junto com isso, mais atraso.

Tem certos serviços que, quando mudam para as mãos da iniciativa privada, são uma beleza. Mas outros….. Sem comentários!

Digo e repito

Sabe aquela história de acreditar que Paranaguá tem chance de eleger candidatos locais que eu tanto falo e escrevo?

Pois é, continuo acreditando!  E pelo que eu soube, as pesquisas comprovam que a população parnanguara também diz que prefere votar em candidatos locais.

Aliás, soube que esta preferência pode girar em torno de 65% do eleitorado. Será que confere?

E-mail

Críticas, sugestões para a coluna, é só encaminhar um e-mail para: luciane.chiarelli@gmail.com.