Paranaguá domina o Handebol de Areia na Fase Final do JAP’s

2O handebol de areia parnanguara não deu chances aos adversários e conquistou neste domingo (10) o título da Fase Final do 57º Jogos Abertos do Paraná – Divisão “B”, tanto no masculino como no feminino.

Atual campeã paranaense da modalidade e também primeira do rank estadual em ambos os naipes, a equipe parnanguara entrou na disputa como favorita ao título do JAP’s e não decepcionou seus torcedores, trouxe para casa mais um título para a galeria de conquistas da AHPA/Fundesportes na modalidade.

No naipe feminino foram quatro vitórias em quatro jogos realizados.

No naipe masculino, a equipe parnaguara venceu seus três confrontos na primeira fase com facilidade. Na semi final os garotos enfrentaram a equipe de Foz do Jordão e não deram nenhuma chance aos adversários, vencendo com tranquilidade por 2 sets a 0 (18 x 01 / 24 x 04).

Na final novamente os antoninenses pela frente, grandes rivais de nossa equipe em competições estaduais. No primeiro set vitória fácil de nossos garotos por 24 x 08. No segundo set a equipe antoninense voltou com um melhor desempenho e o set terminou empatado em 18 gols, a decisão então foi para o gol de ouro, onde nossos rapazes foram mais eficientes e fecharam o set por 20 a 18. Resultado final Paranaguá 2 sets a 0 em cima de Antonina e mais uma conquista para o handebol de areia parnanguara.

Confira a Classificação Final do Evento

Masculino:

1º Paranaguá

2º Antonina

3º Rio Bonito do Igauçu

4º Foz do Jordão

5º Paranavaí

6º Araruna

7º Palmeira

8º Toledo

 Feminino:

1º Paranaguá

2º Antonina

3º Paranavaí

4º Foz do Jordão

5º Matelândia

Prefeitura divulga nota oficial sobre Polloshop

A Prefeitura de Paranaguá informa que, na questão concernente ao alvará de construção do Polloshop, em terreno localizado à Rua João Eugênio, no Centro, o processo de autorização está tramitando normalmente na Prefeitura. A administração municipal esclarece, ainda, que um processo como esse tramita entre vários departamentos, tais como Urbanismo, Vigilância Sanitária, dentre outros que, por sua vez, têm de atender a variadas legislações.

A responsabilidade pela entrega das documentações em todas as fases do processo é da empresa. A Prefeitura não pode furtar-se de obter todos os documentos, sob risco de incorrer em alguma ilegalidade e sofrer questionamentos dos órgãos fiscalizadores do Poder Executivo.
A prefeitura de Paranaguá informa, ainda, que tem todo o interesse em agilizar, tanto quanto possível, os processos de obtenção de licenças com vistas a implantar novos empreendimentos na cidade, uma vez que trazem emprego, geram renda e dão oportunidades aos parnanguaras.

A Prefeitura busca, constantemente, a atração de investimentos e capacitação de mão de obra para o município, na construção de uma cidade com mais oportunidades de emprego, mais digna e justa para a população.

IPTU da Ilha dos Valadares e terreno abandonado são discutidos na Câmara

image-arnaldo-580x442O antigo supermercado Condor está numa situação lamentável. O vereador Maranhão, na sessão da Câmara da última quinta-feira, 07, pediu à Secretaria de Urbanismo que notifique o proprietário do terreno ou interdite o imóvel, ou que seja dado o alvará de construção para o Polloshop.

Ele denunciou que o local está sendo usado por ‘nóias’ e usuários de droga. Definiu o espaço como “nojento”. O vereador decidiu se pronunciar para que o prefeito tome conhecimento da situação.

IPTU da Ilha dos Valadares

carlinhos-da-ilha“Após a verificação de existência de supostas discrepâncias de valores cobrado dos moradores do IPTU, sugiro que seja feito estudo no local com levantamento cadastral para que se constate, efetivamente, no cumprimento da legislação vigente para fins de lançamento”, disse o vereador Carlinhos da Ilha.

Ele espera que qualquer erro possa ser detectado com o objetivo de verificar possível cancelamento de débito.

Segundo o vereador, os moradores da Ilha dos Valadares nunca se negaram a contribuir com o IPTU. “O que precisa é de uma legalização justa que vem se arrastando por 16 anos.

Muitos moradores estão inadimplentes junto ao Fórum. O vereador também informou que, até o presente momento, a Prefeitura não apresentou qualquer tipo de negociação.

SONY DSCO vereador Jacizinho Morais, outro representante da Ilha, reclamou que o documento que chegou na Câmara não tem várias informações importantes e cobradas pelos legisladores anteriormente como número de devedores, de quem a Prefeitura estará cobrando, quais os devedores em situação de prescrição, entre outras informações.

Amigos da Catedral se mobilizam para recuperação

14831022036_f0dbefca88_zOs amigos da Catedral Diocesana de Paranaguá estão colaborando com a campanha em prol da recuperação do local.

A Catedral é a Igreja Nossa Senhora do Rosário que foi edificada em 1578, na época da mineração, por escravos e libertos devotos de Nossa Senhora. Foi a primeira em solo paranaense e a primeira dedicada a Nossa Senhora do Rosário no Brasil.

Para as intervenções na Catedral, o grupo de amigos da Catedral, esteve com o vice-governador do Paraná, Flávio Arns, com o objetivo de procurar soluções e alcançar o objetivo que é a recuperação do espaço.

14831021636_049357692a_zConstruir uma cripta, mexer no forro são ações que foram apresentadas, mas com o objetivo de unir as necessidades do patrimônio que é histórico com o atendimento da Catedral que é uma das principais igrejas do Paraná, além de servir para atendimento espiritual à comunidade.

O encontro foi acompanhado pelo Padre Edilson Lima, pároco da Catedral de Nossa Senhora do Rosário, da presidente da Fundação Municipal de Cultura, Maria Angélica Lobo Leomil, Alessandro Staniscia, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) e presidente da comissão de Justiça e Paz da Diocese, que tem o objetivo de servir como interlocutor, assessores do vice-governador, Rosina Coeli Alice Parchen do departamento de patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura, Alceu Claro Chaves, que é ex-presidente da Aciap, ex-vereador e colaborador do Padre Edilson e ainda os professores e amigos da Catedral, Lúcia Helena e Wilson Buchmann da Rocha juntamente com o vice-governador.

O grupo discutiu as ações que podem ser desenvolvidas para recuperação do espaço, que foram definidas em agendar um arqueólogo para verificar a cripta, levantar dados para fazer o termo de referência para promover a execução do projeto e chegar ao valor total para execução da obra.

Encontro internacional de motociclistas começa hoje

Paranaguá Motos é considerado o maior da região Sul do país na sua modalidade e deve atrair 30 mil visitantes, sendo 15 mil motocicletas.

3.1-foto_14ParanaguaMotos_paranaguaPR03Considerado o maior evento da região Sul do País na sua modalidade, começa no próximo final de semana, a 15ª edição do Paranaguá Motos. A diretoria do Moto Clube Robalos Rebeldes organiza este encontro internacional de motociclistas e está promovendo a venda de cupons no valor de R$ 5,00 que vão garantir que cada comprador tenha a chance de concorrer a uma motocicleta.

Quem conhece um dos associados do Moto Clube Robalos Rebeldes, já pode garantir o seu cupom. Outra forma é comprar na barrada da organização do evento que terá uma equipe pronta para atender a partir das 18h de hoje, quando o evento será aberto oficialmente. Camisetas, canecas e outros acessórios relacionados ao evento também serão comercializados na barraca do Moto Clube Robalos Rebeldes.

A comunidade pode concorrer ao sorteio de uma motocicleta comprando cupons pelo valor de R$ 5,00

Mais de 30 mil pessoas, sendo 15 mil motos, são esperadas para este que é um dos eventos que mais movimenta o setor turístico de Paranaguá e do Litoral. O Paranaguá Motos é um evento que já consta do calendário municipal e faz parte do calendário turístico estadual, já aprovado na Assembleia Legislativa.

O presidente do Moto Clube Robalos Rebeldes, Adriano Cruz e o vice-presidente, Beto Freitas, lembram que o evento promove e estimula o turismo social através da integração e da confraternização dos motos clubes do Brasil.

O evento começa hoje e segue até domingo, dia 10. A abertura oficial do evento acontecerá às 18h, seguido de show com a banda Hally Gally, como pode ser conferida na programação.

Projeto de castração de cães é lançado em Morretes

cadelasToda cidade tem cães e gatos pelas ruas. Em algumas, a situação é mais agravante. Para sanar este problema, projetos de castração de cães são realizados.

É o que vai acontecer em Morretes. Trata-se de uma campanha social cujo projeto será realizado pelo médico veterinário Rogério Sprada. Pretende-se castrar, aproximadamente, 150 cães. O médico está realizando o projeto de Mestrado do Departamento de Genética da UFPR em parceria com a Sociedade em prol dos animais não humanos, SANAHU.

O objetivo do mestrado do mestrando é avaliar a cicatrização dos bichos, e por isso ele decidiu fazer um projeto para ajudar na pesquisa e alcançar os resultados desejados para o Mestrado.

Um veículo que servirá como uma clínica itinerante vai percorrer os bairros da cidade. Os interessados também poderão fazer a inscrição para castração do seu animal, na Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Morretes, que fica em frente a Praça Rocha Pombo.

O que está faltando para liberar alvará para o Polloshop?

DSC04300O vereador Arnaldo Maranhão questionou ontem, na Câmara Municipal e hoje em seu programa de rádio, “o que está faltando para liberar alvará para a instalação do Polloshop”.

DSC04301Seu questionamento foi provocado porque, o local que deve servir para instalação do empreendimento, está abandonado e servindo de mocó para moradores de rua, além de ser usado por jovens de colégios próximos para uso de droga.

E aí, já ficam duas denúncias que também aguardam providências dos responsáveis.

Maranhão lembrou que a mudança no Plano Diretor, para instalação do shopping, já foi aprovada na Câmara há dois meses, pelo menos. “E o que está faltando agora? Precisa demorar tanto?”, questionou.

Para o vereador, esta demora é uma dificuldade que se coloca para o empresário que quer se instalar em Paranaguá.

“Se tem um empresário querendo usar o imóvel, que vai gerar emprego e renda, por que não liberam o alvará”, reforçou o vereador Maranhão. “A Prefeitura tem a obrigação de agilizar o processo. Vamos receber de braços abertos as pessoas que estão querendo investir em Paranaguá e não afugentar”, disse o vereador Maranhão. Para ele, é o segundo escalão de cargos que está travando o processo.

E agora ele aguarda resposta e providências para que o local possa ser bem aproveitado para a geração de emprego e renda, além de evitar que o espaço seja usado para uma tragédia como, recentemente, aconteceu no centro da cidade quando um espaço abandonado foi usado para matar uma mulher.

De acordo com informações extra-oficiais, os investidores já estão pagando aluguel do local há meses.

Moradores reclamam de patrimônio abandonado

Imóvel pertence à Capitania dos Portos que começou (hoje) a fazer a limpeza do local, o que deve inibir a permanência e invasão do espaço

5.4- local (1)Moradores do bairro da Costeira estão reclamando de um imóvel em estado de abandono na região que, sem cuidado algum, está atraindo moradores de rua e fazendo com que o local se transforme num mocó.

Além desse problema, o acúmulo de lixo, também atrai roedores e outros animais.

E, o problema maior, ainda pode ser o fato de que alunos do Colégio Estadual Helena Viana Sundim, também andam perambulando o local. São jovens, cujos pais, nem professores, com certeza não sabem do que estão fazendo. Na realidade, estes estudantes estão se colocando numa situação de risco.

5.4- local (2)Cansados de não ver nada acontecer para resolver a situação, moradores entraram em contato com a redação do Diário do Comércio para fazer uma denúncia e, através da imprensa, buscar a conscientização das autoridades.

Limpeza

O imóvel fica na rua Benjamin Constant, e pertence à Capitania dos Portos. Em contato com o setor de comunicação da Capitania, foi esclarecido que em abril deste ano foi assinado um termo de adesão fazendo com que o imóvel, que antes pertencia ao Ibama, passasse para a Capitania.

Recentemente, também foi autorizada, pelo Instituto Ambiental do Paraná, a poda de árvores e limpeza do local. De acordo com a tenente Kelly Frizzo, dentro de 15 dias, a limpeza do espaço deve ser iniciada. A construção que existe ali, também deve ser demolida.

O objetivo da Capitania dos Portos é usar aquele espaço para atendimento ao público e vistorias das embarcações, entre outras atividades.

Hoje, porém, tivemos conhecimento que a limpeza já começou, o que deixou os moradores satisfeitos.

Comentários de amanhã!!!

informeNa Coluna Informe, publicada no jornal Diário do Comércio, às sextas-feiras, estarei falando sobre a entrada da cidade.

Não podia deixar de escrever sobre o estado lamentável que se encontra, principalmente, depois de ter vindo de Curitiba duas vezes no último final de semana. E a cada vez que retorno, é o mesmo sufoco!

Eleitorado local

Escrevo também sobre o percentual do eleitorado parnanguara que, numa pesquisa ou enquete, demonstra sua preferência na hora do voto. O que será que o eleitorado prefere?

Confira amanhã!

Antonina debate saúde pública com a população

theatro-municipal-antonina-googlestreet-2011-400x224A Prefeitura de Antonina realizou nesta semana, uma audiência pública sobre as ações de saúde no município.  A equipe da Secretaria Municipal apresentou as metas dos próximos quatro meses e as realizações do último quadrimestre. Também prestou esclarecimentos a população, a diretora da 1ª Regional de Saúde do Litoral, Ilda Fujimoto.

Antonina recebeu seis dos 32 profissionais do programa “Mais Médicos” enviados pelo governo federal ao Litoral do Paraná. São quatro cubanos, um boliviana e um brasileiro formado no exterior e aprovado no Revalida.

Fonte: Correio do Litoral