Entrada da cidade continua um verdadeiro perigo. Mulher morre em acidente

Foto: site Vanhoni

Foto: site Vanhoni

Vitória Pires Rosa, de 61 anos, foi a ciclista que perdeu a vida no acidente que ocorreu no domingo, dia 11, por volta das 18h30.

Ela foi atropelada pela moto Honda CBX 250 pilotada por Adevonzir Andrioli.

Vitória tentava atravessar a Avenida Aurton Senna que está um verdadeiro perigo. À noite a situação piora pela falta de sinalização que é percebida, especialmente pelos motoristas e motociclistas e pela falta de iluminação que é percebida por todos.

Um grande problema por se tratar da principal entrada da cidade. Vitória não resistiu até a chegada do Corpo de Bombeiros e morreu no local. O motociclista foi levado para o Hospital Regional do Litoral.

Vitória foi levada para o IML e só foi identificada na segunda-feira. Seu corpo foi velado e enterrado ontem.

A notícia por si só já é triste, mas está caindo na banalidade. Acontece um acidente, alguém morre e daí?

E daí, que a entrada da cidade está um risco há muito tempo e é urgente que algo seja feito. A cidade aguarda estudo do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) que viria no mês passado, ficou para este mês, e só esperamos que não fique para junho, para conhecermos o projeto de recuperação da entrada.

Ouvi do superintendente para esquecer o que foi dito anteriormente sobre as possibilidades de obras e que agora seria diferente. O tempo vai dizer se devo esquecer ou não!

Moradores do Porto Seguro e Vila Garcia terão ônibus extra em horários de picos

12374Moradores da Vila Garcia, Porto Seguro e bairros próximos, estavam enfrentando problemas em três horários específicos com a lotação dos ônibus. Os horários, considerados de pico, que são 6h45, 12h02 e 17h05 terão um ônibus extra a partir do dia 01 de junho.

A decisão do prefeito Edison Kersten está sendo executada pelo secretário de Serviços Urbanos, Carlos André Griguc, e pela Viação Rocio.
“Estamos atendendo aos pedidos dos moradores e à determinação do prefeito”, lembrou o secretário da pasta.

Além desta mudança, o trajeto da linha Porto Seguro, também tem novidades para contemplar todo o conjunto. Agora o ônibus entra na rua Eduardo Nascimento Viana, vira à esquerda na rua Anibela Mantovani, entra à esquerda na rua Reinir Mariano de Miranda, depois à esquerda na rua Antonio Carlos Rodrigues e segue pela direita na rua Eduardo Nascimento Viana, dando continuidade ao seu trajeto atual.

Passando por estas ruas, que antes não constavam do itinerário, mais moradores têm o ônibus passando bem perto das suas casas, garantindo mais segurança, comodidade e agilidade para trabalhadores, pais, mães, jovens estudantes, e não só nos horários do dia, mas também à noite.
“Acreditamos que a aprovação será geral”, adiantou Carlos André. “O prefeito Edison quer atender aos moradores que mais precisam do poder público”, reforçou.

Jogos Municipais dos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPA’s) são propostos na Câmara

Proposta foi feita pelo vereador Arnaldo Maranhão

id_14769_IMG_5630aaO esporte promove integração, além de ser saudável para a pessoa que o pratica. Quando a modalidade é praticada com outras pessoas, há também interatividade e a confraternização.

Pensando nisso, o vereador Arnaldo Maranhão apresentou o projeto de lei que institui os Jogos Municipais dos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPA’s) de Paranaguá.

O objetivo é que os Jogos sejam incluídos no calendário de eventos da Fundação Municipal de Esportes da Prefeitura de Paranaguá.

image“As modalidades, período, organização e regulamento dos Jogos ficam a cargo da equipe da Fundesportes que já realiza outros grandes eventos na cidade”, destacou o vereador Maranhão.

Para Maranhão, o projeto de lei vai estimular a prática esportiva e a melhoria da qualidade de vida, além de promover a integração e a confraternização dos trabalhadores dos sindicatos de Paranaguá.

“Este projeto também é uma forma de reconhecer e  homenagear todos os trabalhadores portuários avulsos e todas as pessoas que, com seu trabalho, fazem com que Paranaguá cresça todos os dias, batendo recordes de produtividade com o Porto de Paranaguá”, reforça o vereador Maranhão.

O projeto prevê que as despesas com os Jogos sejam inclusas nas dotações orçamentárias da Fundação de Esportes, fazendo com que os trabalhadores não tenham gastos com a realização dos Jogos.

Trauma: filhos vêem o próprio pai ser morto pela mãe

222222222Passava da meia noite quando a polícia foi chamada.

Nélio Ribeiro França, de 34 anos, estava morto na sua própria casa, esfaqueado pela esposa.

O quadro desta tragédia ainda fica mais grave quando tomamos conhecimento que a esposa, Thaís Camargo da Silva, de 21 anos, agrediu seu marido na frente dos seus dois filhos.

Nélio morreu. Thaís recebeu voz de prisão e foi parar na cadeia e os filhos, encaminhados inicialmente para o Conselho Tutelar, agora estão com os avós.

De acordo com a psicóloga, Caroline Chiarelli Colle, o fato de ter assistido uma agressão deste nível, pode provocar traumas como medo extremo, ansiedade generalizada, insegurança, dificuldades de relacionamentos no futuro. Ela orienta o encaminhamento para atendimento psicológico, pois as sessões podem ajudar a criança a expor seus medos e, com ajuda profissional, ter condições de lidar com estas situações da melhor maneira possível e passar por cima destes obstáculos, tornando-se adultos mais saudáveis.

O encaminhamento para atendimento gratuito pode ser feito pela escola, pois Paranaguá tem o Centro de Avaliação Educacional (CAE) que tem profissionais de diferentes áreas para avaliar as crianças e adolescentes.

Liberação de recursos para médicos cubanos gera conflito em Pontal do Paraná

Prefeito, primeira-dama e os médicos cubanos

Prefeito, primeira-dama e os médicos cubanos

Prefeito teria deixado para o segundo minuto do segundo tempo para mandar mensagem para vereadores aprovarem os recursos que serão usados para bancar a estadia, transporte e alimentação dos médicos cubanos que já estão há um mês em Pontal do Paraná.

A situação foi criticada pelos vereadores como foi divulgado pelo site Folha Pontal.

Segundo informações, o pedido só foi protocolado naquela Casa de Leis na terça-feira (13), pouco antes do encerramento do expediente. Por isso, os vereadores foram obrigados a fazerem uma reunião às pressas para tentar salvar a situação desagradável. As mensagem foram votadas e aprovadas, mas não faltaram críticas ao setor administrativo da prefeitura que pode ter perdido o prazo legal para que os profissionais permaneçam na cidade. O caso foi tratado pelos vereadores como irresponsável e incompetente por parte do setor administrativo.

O bicho pegou entre Executivo e Legislativo em Pontal do Paraná.

Sincolpar tem nova diretoria

12513O Sindicato dos Contabilistas do Litoral Paranaense- Sincolpar tem nova diretoria. A posse do grupo aconteceu em solenidade realizada, no dia 09, no Clube Olímpico.
O sindicato tem 26 anos de fundação e a solenidade de posse contou com a presença do prefeito Edison Kersten.

Confira a composição da nova diretoria do Sincolpar:

Presidente: Danilo Alves Grani
Vice-presidente: Elisandro Henrique Leonardi
Secretário Geral: Luiz Henrique da Silva
Tesoureiro: Ederval Nascimento
Diretor Social: Fábio Bonsenhor
Diretor Ética: Juliane dos Santos Souza.

 

Fotos: Marcio Tibilletti.

Alceuzinho Maron como deputado federal?

9563433889_b5b6d89c11_z1Chegando próximo do período de convenções partidárias, uma informação extra-oficial dá conta que o advogado Alceu Maron Filho não seria candidato a deputado estadual, mas sim, a federal.

Fica a dúvida no ar. Mas como em política só falta elefante voar, não duvido de nada.

Reunião define detalhes do Mutirão da Cidadania

12494Paranaguá receberá nos dias 7 e 8 de junho, o Mutirão da Cidadania, parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Paranaguá que oferta uma série de serviços gratuitos ao cidadão. Para começar a definir a programação, aconteceu, na tarde de segunda-feira (12), uma reunião no Palácio São José, que contou com a presença dos organizadores do evento, da Prefeitura, da Secretaria de Estado de Relações com a Comunidade (Serc) e Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.

Os serviços ofertados ainda serão definidos, mas a equipe que será possível retirar documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho. A Assistência Social também adiantou que vai providenciar mais uma edição do Casamento Comunitário. Copel e serviços de assessoria jurídica também estarão disponíveis.

Estavam presentes as seguintes secretarias municipais: Educação e Ensino Integral (Semedi), Urbanismo, Agricultura, Pesca e Abastecimento, Segurança, Trabalho e Emprego, Planejamento, Assistência Social, Fazenda, Serviços Urbanos, Tecnologia da Informação, Habitação e Assuntos Fundiários, Recursos Humanos, Fundesportes, Administração e Secom (Secretaria Municipal de Comunicação). O vereador Arnaldo Maranhão também participou do encontro.

Uma nova reunião foi marcada para o dia 21 de maio, às 14h30, na sala de reuniões do Palácio São José.

Paulo Amódio está se recuperando

10273656_299087783589194_3463587125991460663_nDiretor de Políticas Públicas sobre Drogas da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná, Paulo Amódio (foto), saiu do coma induzido, mas continua internado na UTI, em observação. Está consciente e respirando sem aparelhos.

Paulo Amódio foi atingido por dois tiros, no inicio da madrugada no dia 28 de abril em sua residência, no Balneário Canoas.

O diretor foi chamado pelo nome e quando estava caminhando ao portão para atender, foi alvejado. Foi socorrido pelo SAMU  e levado para o Pronto Atendimento 24 h  de Praia de Leste, onde recebeu os primeiros socorros, sendo depois encaminhado em UTI Móvel  para o Hospital Regional de Paranaguá onde foi operado e ficou até no domingo dia 04 de maio.

A Polícia Civil e Polícia Militar estão envidando todos os esforços nos sentido de elucidar essa tentativa de homicídio. Tão logo a equipe médica autorize, Amódio deverá prestar seu depoimento em inquérito já instaurado.

Com informações do Blog do Mademar, de Pontal do Paraná

Balada em plena academia: queimando calorias em ritmo de brincadeira

academiaVocê já experimentou se exercitar ao som de diversos ritmos musicais como axé, samba, salsa, mambo, forró, merengue, dance, street, funk, entre outros?

Nessas aulas, com uma duração média de 50 minutos, denominadas aerodance, ou aeróbica dançante, pode-se perder de 400 a 600 calorias e o que é ainda melhor, rir muito.

Em Paranaguá, você encontra a aula na Academia Aquatikus. A professora Simone Marques não perde o pique e ainda realiza desafios para a queima de calorias. As aulas acontecem três vezes por semana, às 19h30.

Você pode conferir um pouquinho desta aula, também aqui, no vídeo:

 

A cada minuto, o professor vai ensinando os passos da dança e variando o ritmo, mas nada é feito de forma muito difícil, todos os movimentos são realizados na base da brincadeira.

A atividade intensa provoca uma queima calórica muito grande e relaxa a mente, ajudando a combater o estresse.

Além de emagrecer e divertir, a aerodance melhora o condicionamento cardiorrespiratório, a coordenação motora, a força muscular e promove uma melhor socialização, elevando a autoestima e promovendo a desinibição.