Plenário da Câmara se transforma em arquibancada de campo de futebol

Vereador colocou o dedo na ferida. 

waldir leiteA aplicação do regimento interno da Câmara Municipal de Vereadores, por parte do presidente da Casa, foi cobrado pelo vereador Waldir Leite na sessão desta quinta-feira, dia 30.

Até que enfim! Continue lendo

Grave acidente com morte na Estrada das Praias (PR-407)

Com informações e imagens do grupo do Whatsapp Jornal Folha Pontal

Com informações e imagens do grupo do Whatsapp Jornal Folha Pontal

Grave acidente causou uma morte na PR-407, rodovia que liga a BR-277 a Pontal do Paraná, na tarde desta quinta-feira (30).

Um Peugeot de cor prata saiu da pista e capotou no quilômetro 10 da rodovia.

Com informações e imagens do grupo do Whatsapp Jornal Folha Pontal

Com informações e imagens do grupo do Whatsapp Jornal Folha Pontal

De acordo com informações das redes sociais, uma das vítimas morreu no local e o corpo foi encaminhado ao pelo IML (foto abaixo); a outra foi encaminhada para o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá.

A pista no sentido praias está interditada ficou interditada a partir das 17h30 e só foi liberada quase uma hora depois.

A informação foi compartilhada em grupos do Whatsapp pouco depois do acidente. O autor das fotos foi identificado como Carlinhos e estaria passando no local na hora exata do acidente.

Fonte: Gustavo Aquino- https://www.correiodolitoral.com/24124/grave-acidente-com-morte-na-estrada-das-praias-pr-407

Comissão de Restaurantes, Bares e Casas Noturnas de Paranaguá é a favor das fiscalizações

Nota de Esclarecimento

Paranaguá 27-01-10, Ação Integrada de Fiscalização Urbana Fizcalizou estabelecimentos em Paranaguá. Foto: Sargento Macena, PMPR.

Ação Integrada de Fiscalização Urbana ocorrida em 2010
Foto: Sargento Macena, PMPR

Sobre as fiscalizações realizadas em Paranaguá, nós empresários do setor de bares, restaurantes e casas noturnas, somos a favor das ações, entendemos que elas mantém a qualidade, segurança alimentar, evitam acidentes, reduzem fatalidades, proporcionam ordem e tranquilidade. Gostaríamos ainda que essas ações fossem mais intensas, tanto em caráter de fiscalização quanto em caráter educativo. Não aceitaremos truculência, excesso de força, exigimos respeito, queremos ser tratado como empresários e não bandidos.

Vale lembrar que a maioria dos bares fechados foram por falta de alvará, mas também houveram problemas com vigilância sanitária, esse é o ponto, nesse quesito apoiamos e queremos melhorar essa questão de sanidade alimentar, com ações mais estruturada em todo município, agora voltando ao quesito alvará, encontramos grande dificuldade nesse processo, ainda mais quando solicitamos o alvará de música ao vivo, a burocracia está contra o empresário, tanto pela falta de clareza nas regras de liberação, quanto informações nos órgãos responsáveis e agravado por um longo prazo de tempo, necessário para essa liberação, adequação, vale lembrar que quanto maior esses prazos e dificuldades, teremos menos investimentos na região, por consequência menor geração de empregos.

Esclarecemos ainda que não fazemos parte de nenhum grupo político, tanto de oposição quanto situação, queremos fazer parcerias e ter uma aproximação maior com a prefeitura e estado para melhorar o trabalho do empresário e proporcionar uma maior qualidade para nossos clientes.

Comissão de Restaurantes, Bares e Casas Noturnas de Paranaguá

Secretaria de Estado se posiciona sobre vacina da dengue

vacinaA Secretaria de Estado da Saúde vai manter a oferta da vacina contra a dengue nos 30 municípios definidos para receber a campanha desde 2016. A Nota da Anvisa, divulgada nesta quarta-feira, 29/11/17, não interfere na estratégia adotada no Paraná pelos critérios definidos a seguir:

  • O comunicado da Anvisa foi motivado pela notificação oficial da empresa produtora, que continua monitorando os resultados da vacinação não só no Brasil, como nos demais países que estão utilizando o produto.
  • A decisão do Governo do Paraná em adotar a vacina foi baseada em dados epidemiológicos consistentes, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde, sociedades acadêmicas e a liberação da ANVISA. Assim, a campanha foi direcionada somente aos 30 municípios endêmicos e epidêmicos. São cidades que concentraram 80% dos casos registrados no Paraná, 93% dos casos graves e 82% das mortes por dengue do Estado, que enfrentaram epidemias consecutivas e registraram grande magnitude de casos.
  •  Tendo em vista que 80% dos casos de primeira infecção por dengue é assintomática, ou seja, a pessoa não identifica a doença, mesmo aqueles que não tiveram o diagnóstico e vivem em cidades endêmicas podem ter tido contato com o vírus, o que reforça a decisão do Paraná em vacinar nos municípios selecionados.
  •  As evidências científicas demonstram claramente que a vacina não causa dengue e todos os casos identificados de manifestações adversas tiveram recuperação total, com tratamento de rotina.
  •  O Paraná vacinou 300 mil pessoas contra a dengue em três etapas da campanha: agosto/setembro de 2016, março/abril de 2017 e setembro/outubro de 2017. A Secretaria de Estado da Saúde monitora os vacinados nos 30 municípios que receberam a campanha e não registrou nenhuma reação adversa grave. Somente foram notificadas reações locais leves.
  •  Além da vigilância sobre reações adversas, em que não foi verificada nenhuma reação grave, o Governo está realizando o monitoramento cruzado entre vacinados e novos casos confirmados de dengue. Desde agosto de 2016, quando foi definida a campanha de vacinação contra a dengue, foram confirmados 1061 casos de dengue no Paraná e nenhuma morte pela doença, sendo que somente 40 pessoas vacinadas contraíram dengue leve, o que representa 0,01% do total de vacinados. No período epidemiológico anterior, entre agosto de 2015 e julho de 2016, o Paraná registrou 56.351 casos e 63 óbitos por dengue.
  •  Estão sendo realizados estudos de efetividade da vacina nos 30 municípios que receberam a campanha. Além de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, participam dos estudos profissionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, representantes do Ministério da Saúde, Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), Instituto Sabin e pesquisadores da Santa Casa de São Paulo e Universidade de São Paulo (USP).

Ministério da Saúde emite nota sobre vacina da dengue

Dengvaxia powd for inj18801bf5-7461-4f0a-94bc-a73000d1ad97O Ministério da Saúde emitiu nota dizendo que para ser integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), uma nova vacina ou qualquer outro medicamento, precisa passar pela análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS que leva em conta aspectos como eficácia, segurança e custo efetividade do produto, aliás dos benefícios da oferta para a população. Continue lendo

Sanofi diz que quem não teve dengue não precisa tomar a vacina! E agora?

A recomendação é que a vacina não seja tomada por pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue. Então pergunto: por acaso a Sanofi está brincando com o povo brasileiro?  Para mim, é uma irresponsabilidade que coloca em questão a fiscalização feita pelo governo federal, via Anvisa

Tire-suas-dúvidas-sobre-a-vacina-contra-a-dengueO fabricante da vacina dengue, Dengvaxia, o laboratório Sanofi-Aventis, apresentou informações preliminares e ainda não conclusivas, que apontam que indivíduos podem desenvolver formas mais graves da doença, quando usam a vacina sem ter tido contato prévio com o vírus da dengue.

A possibilidade existe no caso de pessoas soronegativas (que nunca entraram em contato com o vírus) serem vacinadas e posteriormente serem expostas ao vírus da dengue, ou seja, após a picada de um mosquito infectado.

A vacina em si não desencadeiaria um quadro grave da doença nem induzia ao aparecimento da doença de forma espontânea. Para isso, é necessário o contato posterior com o vírus da dengue por meio da picada de um mosquito infectado. Continue lendo

Abrigo dos Idosos realiza churrasco beneficente no dia 3

Espaço é mantido pela Sociedade de Assistência aos Necessitados e Loja Maçônica Perseverança. Churrasco acontecerá no próximo dia 03 de dezembro, às 12h, no Abrigo dos Idosos, com venda antecipada a R$ 30,00 de vale-churrasco com salada maionese e arroz

5.2-ABRIGO2No próximo dia 03 de dezembro (domingo), o Abrigo dos Idosos (Sociedade de Assistência aos Necessitados) e Loja Maçônica Perseverança, realizarão um churrasco para angariar recursos em prol do espaço que acolhe dezenas de idosos de Paranaguá. O vale-churrasco pode ser adquirido de forma antecipada no próprio Abrigo, localizado na Rua José Gomes, 782, esquina com a Rua dos Expedicionários, pelo valor de R$ 30,00, dando direito a um almoço com churrasco, arroz, salada de tomate com cebola e maionese.

Continue lendo

Rabusch reduz taxa de franquia e procura franqueado em Paranaguá

E gaúcha foca expansão no Paraná e 10 das 16 unidades que serão abertas em 2018 devem ser inauguradas no Estado que em 2016 movimentou R$25,70 bilhões somente no setor de franquias

6478005320a4b109b572cbe831398612Com 42 lojas instaladas e uma história de sucesso que começou em 1986, em Porto Alegre, a rede gaúcha de moda feminina Rabusch volta seus olhos para o mercado paranaense. Das 16 novas unidades que pretendem abrir em 2018, 10 estão destinadas às principais cidades do Paraná.

Umas das cidades escolhidas pela marca gaúcha é Paranaguá, onde a rede já procura seu primeiro franqueado. A cidade possui 133.761 habitantes e tem o perfil que a rede busca para abertura de novas lojas. O varejo é bastante receptivo e o setor de vestuário é um dos que mais fatura não Estado – Foram R$189 milhões em 2016 conforme pesquisa realizada pela Rizzo Franchise – e aponta crescimento em 2018 tornando o negócio ainda mais atrativo para novos investidores. Outro ponto forte da cidade e que atrai a rede é o turismo que movimenta positivamente a economia local trazendo novos clientes a cada temporada. Continue lendo

Biometria em Antonina e Guaraqueçaba termina dia 1 de dezembro

3.4-cadastramento-biometricoOs eleitores de Antonina e Guaraqueçaba têm até o dia 1.º de dezembro para fazer o recadastramento biométrico.

Nas últimas semanas a procura aumentou atingindo 85% do eleitorado em Guaraqueçaba e 79,9% em Antonina. O restante pode procurar pelos cartórios eleitorais até a sexta-feira, 1.º de dezembro, e ficar apto a votar nas eleições de 2018.

Em Antonina, foram 507 alistamentos, 11.805 revisões biométricas e 500 transferências. O eleitorado é estimado em 16.036. Já em Guaraqueçaba, a população prevista de eleitores é de 7.343. Até o momento, foram revistos 5.726 títulos, 273 alistamentos e 245 transferências.

Para o recadastramento biométrico é necessário um documento de identidade com foto e um comprovante de endereço, que pode ser conta de água, luz, telefone ou, ainda, declaração de matrícula da escola onde o filho estuda, carteirinha de saúde, entre outros. Para o alistamento, ou seja, primeira via do título, a documentação exigida é a mesma.

Inscrições para a 30ª edição do Circuito Nacional Sesc Triathlon começaram

triAs inscrições para a 30ª edição do Circuito Nacional Sesc Triathlon – etapa Caiobá começaram na última segunda-feira (27). Comerciários de qualquer estado brasileiro e empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná podem se inscrever.

Para o público não comerciário, as inscrições para as vagas remanescentes começam no dia 5 de dezembro, a partir das 9h. As vagas são limitadas e os 1,2 mil primeiros atletas a se inscreverem reservam seu lugar para a competição, que ocorrerá no dia 4 de março de 2018, na Praia Mansa, em Matinhos, litoral do Paraná.

O circuito é realizado nas distâncias olímpica (1,5 km para a natação, 40 km para o ciclismo e 10 km para a corrida, para as categorias Elite e Amador Olímpico) e short (750 m para a natação, 20 km para o ciclismo e 5 km para a corrida, para as categorias: Amador, Mountain Bike, Comerciário e PcD (Pessoas com Deficiência).

Inscrições no site do Sesc