ANTONINA – Ex-prefeito, ex-secretários, ex-vereadores e ex-diretor da Appa são denunciados por corrupção

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Antonina, no Litoral paranaense, ofereceu denúncia contra 11 pessoas por corrupção. Entre os denunciados, estão o ex-prefeito, ex-vereadores e ex-secretários da gestão 2013-2016 e um ex-diretor da Autoridade Portuária de Paranaguá e Antonina (Appa).

De acordo com as investigações do MPPR, o então prefeito pagou propina a alguns vereadores para que eles votassem contra sua cassação em processo que estava em curso na Câmara Municipal. Além disso, o ex-prefeito teria pago para que vereadores apoiassem sua gestão. Quanto ao ex-diretor da Appa, o MPPR apurou que ele teria pago para que alguns vereadores retirassem de pauta no Legislativo projeto contrário aos interesses da atividade portuária.

Os réus foram denunciados por associação criminosa e corrupção ativa e passiva. As investigações evidenciaram outros fatos ilícitos que geraram a instauração de novos procedimentos investigatórios em curso, entre eles: oferta de pagamentos mensais a vereadores pela Appa para prefeitos de Antonina, práticas de corrupção durante a formação do Conselho Municipal do Meio Ambiente e para a liberação de nota fiscal do Terminal Portuário Ponta do Félix.

Mudança na 1ª Cia da Polícia Militar em Paranaguá

IMG_20170704_103757156-01-660x330Aconteceu na manhã desta terça feira (4), troca de comando da 1ª Companhia do 9º Batalhão da Polícia Militar, em Paranaguá. A solenidade foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores da cidade.

O capitão Nelson Gonçalves passou o comando para o Capitão Alexander Paixão Lopes de Souza que comandava a 2ª Cia da Policia Militar em Matinhos.

Com a troca Nelson Gonçalves passa a partir de agora a integrar a Chefia de Planejamento e Estatística do 9º Batalhão.

Fonte: Difusora Mais

HahaNaguá trará humoristas de destaque nacional no aniversário de Paranaguá

Serão 6 noites de Stand Up Comedy e Esquetes com muitas gargalhadas no Teatro Rachel Costa. Ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

HAHAA Cattalini Terminais Marítimos apresenta HahaNaguá, o Festival de Humor de Paranaguá no final de julho, integrando a programação oficial de comemoração dos 369 anos da Cidade.
Oscar Filho, Tesão Piá, Afonso Padilha, Marcelo Mansfield, Rafael Portugal e Nany People desembarcam em Paranaguá e se revezam no palco do Teatro Rachel Costa, de 21 a 30 de julho; com o Mestre de Cerimônias Ben Ludmer, que também é o Curador do HahaNaguá. Continue lendo

Faça sua inscrição para a Caminhada na Natureza

Circuito Serra da Prata acontecerá no dia 23 de julho com café da manhã e almoço colonial, mas tem que agendar!

25579A Caminha na Natureza Circuito Serra da Prata é fruto de esforços de diversos agricultores residente no entorno da PR 508, no município de Paranaguá, em conjunto com diferentes instituições. O evento tem como premissa possibilitar um dia inesquecível para os visitantes, para que estes possam contemplar as belezas, os sabores e os saberes do entorno da Serra da Prata.

Em 2015 e 2016, a caminhada recebeu mais de 700 caminhantes e em 2017 a expectativa é de superar este número. Neste ano o circuito foi ampliado de 9,5 km para 11,5 km. O trajeto será circular passando por várias belezas da região. Continue lendo

Amanhã é dia D para discutir ‘assistência social’

Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no Teatro Rachel Costa com usuários do sistema de diferentes bairros da cidade

Ônibus sairá de cada CRAS trazendo os participantes até o Teatro

Ônibus sairá de cada CRAS trazendo os participantes até o Teatro

O Conselho Municipal de Assistência Social promove no dia 5 de julho a XI Conferência Municipal de Assistência Social de Paranaguá. O evento será realizado no Teatro Rachel Costa, a partir das 8h com credenciamento dos participantes.

O objetivo do evento é analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Continue lendo

Senac Litoral mostra o manuseio correto de alimentos aos chefes do Sabores do Litoral

Mais de 20 estabelecimentos participaram em Matinhos do evento, uma das ações da 7ª edição do festival Sabores do Litoral
5.3-Evento Sabores 3
Dicas simples para garantir o manuseio dos alimentos de forma correta e oferecer segurança aos clientes dos restaurantes. Essa foi a recomendação do Senac de Matinhos aos chefs de cozinha dos restaurantes que participam do festival Sabores do Litoral. Entre as dicas lavagem de mãos antes de manusear os produtos, bem como o uso de toucas, e usar produtos que contenham o lacre da Vigilância Sanitária e selos dos órgãos de fiscalização. “Pode parecer banal, mas reforçar dicas de segurança alimentar nunca é demais”, afirmou a instrutora Helena Ferrari, do Senac Matinhos. Continue lendo

Horário especial de férias no mês de julho no Aquário de Paranaguá

Aquario de Paranaguá. Paranaguá, 25-02-15. Foto: Arnaldo Alves / ANPr

Aquário de Paranaguá.   Foto: Arnaldo Alves / ANPr

Em julho, quem quiser visitar o Aquário de Paranaguá pode aproveitar o horário especial de férias. Nas sextas-feiras e sábados o aquário passa a atender os visitantes das 10h às 20h, já de domingo a quinta-feira o aquário atende das 10h às 17h30.  Continue lendo

Crônica do Dia: O tempo e o amor

kátia 1Por: Kátia Muniz

Diante dela, ele começou a falar:

Antes de tudo, eu quero te agradecer por ter aceitado o convite para o café.

Você não mudou nada, sabia? Ainda traz o jeito meigo, o mesmo olhar e as covinhas no canto da boca quando sorri. Exatamente do mesmo modo quando me apaixonei por você na nossa adolescência. Continue lendo

Amanhã começa exposição Frida Kahlo

Centro de Letras de Paranaguá, com apoio da Prefeitura e Rotary, promove exposição Frida Kahlo

IMG_1013No próximo dia 4 de julho começa a Exposição Frida Kahlo, de Lucy Reina Orquiza. O evento é uma promoção do Centro de Letras de Paranaguá “Leôncio Correia” e conta com total apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura.

Será a primeira exposição deste ano na Casa Monsenhor Celso. A exposição de Lucy Reina Orquiza em Paranaguá abrange três dimensões: a coleção Frida in Boxes, mostra 15 principais obras da artista; com a coleção Aparências que compreende 12 telas no estilo de Frida e a escultura do sofrimento da artista.

IMG_1011A montagem da exposição começou neste sábado, dia 01 de julho. A artista Lucy Orquiza acompanhou a preparação da Casa.Ela lembrou que esta é a primeira vez que expõe o trabalho iniciado em 2010 e que seria levado para ser apresentado no México.

Além da exposição, as pessoas que forem participar do lançamento ou conhecer o trabalho após a abertura, podem levar uma peça de agasalho que será doada ao Rotary da cidade. “É uma forma de ajudarmos as pessoas da nossa cidade”, destacou Ivan Lapolli, presidente do Centro de Letras de Paranaguá.

Além de Ivan Lapolli, o superintendente de Cultura da Prefeitura, Harrison Camargo (Canela) e o diretor, Tino Zella, acompanharam a montagem do trabalho. Canela lembrou que a previsão inicial da exposição ir até o dia 14 de julho, poderá ser estendida até o dia 2 de agosto. O presidente do grupo Paranaguá Criativa, Jeff Eckelberg, Cíntia Bresser e mais algumas pessoas ligadas ao Centro de Letras também ajudaram na montagem da exposição, assim como do Interact Club de Paranaguá.

“A equipe da Prefeitura está satisfeita em abrir a temporada de exposições com um trabalho tão intenso. A artista Lucy Orquiza tem familiares em Paranaguá e também fica satisfeita em iniciar sua exposição em nossa cidade”, confirmou Harrison.

O lançamento da exposição acontecerá no próximo dia 4 de julho, a partir das 19h30, com a palestra de José Roberto Orquiza, Curador da

Exposição.
Sobre a artista Frida Kahlo
Magdalena Carmem Frida Kahlo Calderón nasceu e faleceu em Coyacán, no distrito da Cidade do México, (1907-1954). Frida pintou sua vida, amores e desamores, decepções, dramas, conflitos e ruínas.

Fonte: Secom/PMP