Moradores se mobilizam em Paranaguá

1401119840_postimg__img_7651_jpgOs moradores da Vila Becker e do Canal do Anhaia, em Paranaguá, deram mais um passo na busca por seus direitos. Uma ação pública foi proposta em 2008 pelo Ministério Público Federal contra a APPA (Associação dos Portos), IAP (Instituto Ambiental do Paraná), União, e as empresas Vopak, Fospar, Cattalini e Petrobrás com o objetivo final de impedir o funcionamento do Terminal Público de Álcool, mediante suspensão de licenças ambientais concedidas e ordem para que não haja novas autorizações de funcionamento. Os réus de forma solidária foram obrigados a efetuar o levantamento das famílias residentes no entorno da área onde se situa o citado Terminal (Vila Becker e Canal da Anhaia). No pedido o MPF pede também uma avaliação dos imóveis de cada grupo familiar, sugerindo a utilização do cadastro já realizado pela Cohapar e avaliação por profissionais da Caixa Econômica Federal.

Convivendo há bastante tempo com a poluição, os cidadãos se mobilizaram e ingressaram com um novo pedido de fechamento do Terminal Público de Álcool do Porto de Paranaguá e a paralisação imediata da remoção das famílias da Comunidade do Canal do Anhaia. “Eles devem apenas cumprir o que já foi determinado e pactuado. Essas medidas são necessárias para que as famílias removidas tenham seus direitos preservados. A remoção sem avaliação de cada caso individualmente prejudicará a indenização justa e correta dessas pessoas.”, comentou um dos advogados que entrou com o pedido.

Anhaia

A situação do local é deplorável uma vez que a poluição é grave e tem causado sérios problemas de saúde e até mesmo óbitos. A ação em andamento requer estudo de impacto de vizinhança, fundamental para que se tenha conhecimento da extensão dos danos causados pelas atividades do Terminal de Álcool ao meio ambiente e à saúde dos antigos e dos atuais moradores.

O local para onde as famílias estão sendo realocadas é distante do atual. Os advogados defendem que, também prejudica a atividade laboral da maioria dos moradores, constituída por pescadores.

Elísio Júnior entre finalistas do Concurso de Talentos de Sportv

10492202_10204477444363923_1297643103272751660_nElísio Carlos da Silva Mendes, Elísio Júnior, entrou no Concurso Talentos de Narração de Sportv competindo com 11 mil inscritos.

Fez sua inscrição pela internet e depois de passar pela primeira fase, junto com 5 mil pessoas, ainda faz parte de um seleto grupo de 103 participantes que se preparou para a semifinal no Brasil que foi realizada no dia 4 de julho.

Ele já fez a grande final e aguarda o resultado que foi marcada para após a Copa do Mundo. Elísio Júnior é narrador esportivo há 4 anos e há 10 anos trabalha em rádio e aguarda com ansiedade a possibilidade de uma resposta positiva pelo canal a cabo da Globo.

O último teste foi a narração do jogo São Bernardo e Rio Claro e também 10 minutos do jogo de basquete entre São Bernardo e Limeira pela NBB.

E, é claro que o Blog da Luciane, está na torcida por este Talento da Narração!

 

Começam as obras da ciclovia na PR 508

matinhosDe acordo com Kelli Correia, começaram as obras da ciclovia na PR 508, rodovia Alexandra-Matinhos. Desde 2009, os moradores de bairros como o Sertãozinho, em Matinhos, reivindicam a construção da obra através de abaixo-assinado, requerimentos, manifestações e por meio do Ministério Público.

Em novembro do ano passado, por exemplo, a Justiça de Matinhos, chegou a proibir que manifestantes fechassem a rodovia PR-508, entre Alexandra e Matinhos. O protesto estava marcado, mas a justiça atendeu o pedido da concessionária que administra o trecho, para que a rodovia não fosse bloqueada.

Naquela ocasião, os moradores de Matinhos prometiam fechar a PR-508 por um hora, como forma de pedir ciclovias, redutores de velocidade e mais sinalização na estrada que corta o município e que, segundo os moradores, tem atropelamentos frequentes.

Um dos acidentes resultou na morte de uma mulher de 68 anos que foi atropelada por um ônibus, quando andava de bicicleta no acostamento da PR-508.

Hoje, através de uma mensagem na fanpage do Blog da Luciane, a internauta, Kelli Correia, informou que a empresa Drenacon- Drenagens Conservação e Manutenção de Rodovias Ltda, começou a limpar a área ao lado da rodovia para começar a implantar ciclovia.

Segundo ela, o projeto foi realizado pela empresa Andes Engenharia em 2012, contratada pela Ecovia, e contempla todas as exigências necessárias da população.

“A comunidade vem agradecer a todos que participaram desde a coleta de assinatura, reunião para o processo de planejamento, apoio logístico e a todos que compareceram na manifestação realizada no dia 02 de novembro do ano passado. A vitória é nossa!”, disse ela.

Paranaguá tem dois novos cidadãos honorários

Essa03Sessão solene da Câmara de Paranaguá entregou os títulos a Miguel Stadler e Claudio Daudt.

Essa02Miguel Marcelo Cesar Stadler e Claudio Daudt são os dois novos cidadãos honorários da cidade de Paranaguá. Os dois receberam os títulos em Sessão Solene da Câmara de Vereadores realizada na noite de 28 de julho, às vésperas do aniversário da cidade. A sessão contou com a presença de vereadores e do prefeito Edison Kersten.

Antes da entrega dos títulos, o vereador Jacizinho leu um texto escrito em 2003 pelo ex-vereador Alceu Chaves sobre personagens, história e cultura de Paranaguá.

Miguel Stadler é formado em direito e foi delegado da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá entre 2011 e 2013. Emocionado, ele agradeceu o título. “Em minha carreira, tive alguns momentos de que me orgulho. E esse certamente é um deles. Agradeço imensamente aos senhores vereadores pela proposição desta homenagem. Sinto-me honrado”, disse.

Claudio Fernando Daudt recebeu o título pela atuante defesa, à frente de uma empresa privada, pelo desenvolvimento da cidade, sobretudo nas questões ligadas ao Porto. Ele foi, segundo lembrou o líder do governo na câmara, vereador Arnaldo Maranhão, um dos maiores defensores de que o Aquário Marinho, hoje uma realidade, fosse construído em Paranaguá, e não em outras cidades, como chegou a se cogitar.

Essa01O prefeito Edison Kersten falou aos homenageados. “Parabenizo os dois ilustres cidadãos pelas contribuições que deram à cidade e, consequentemente, ao povo parnanguara. Que tenhamos novos e mais cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de nossa querida cidade”, finalizou o prefeito.

Fonte: SECOM. Fotos: Marcio Tibilletti.

Advogado com novas informações sobre caso dos pescadores

Mais um fato no caso dos pescadores que pedem na Justiça uma indenização da Petrobrás por causa de dois acidentes ambientais em 2001 aconteceu na semana passada, com a vinda do advogado Elias Assad à Paranaguá. Em entrevista à TVCi, instituições e até nomes de envolvidos foram divulgados no esquema.

A vinda do advogado teria sido provocada por uma série de denúncias feitas após uma reunião em Curitiba. Estas denúncias estariam envolvendo outras pessoas no caso dos pescadores como pessoas ligadas à Federação de Pescadores Z-1 de Paranaguá, do Fórum e até da unidade da Petrobrás no município.

Uma verdadeira bomba quando a situação parecia que ia começar a se acalmar. Especialmente, depois do que aconteceu em junho, quando dois advogados foram presos. De acordo com as investigações e informações divulgadas pela polícia, os advogados integravam um esquema que assediava e lesava pescadores em Paranaguá, Antonina,Morretes, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba.

Os defensores prometiam às vítimas que aumentariam o valor das indenizações e agilizariam os pagamentos, mas acabavam ficando com o dinheiro delas.

Em abril deste ano, uma série de reportagens do jornal Gazeta do Povo revelou que pelo menos 18 pescadores caíram no golpe.

Após a denúncia, mais de 50 pessoas procuraram a polícia para fazer novas queixas.
Com isso, o MP iniciou uma investigação contra advogados de dois escritórios
do Litoral paranaense.

Os incidentes que deram origem aos processos dos pescadores contra a Petrobrás são os rompimentos do Poliduto Olapa, em fevereiro de 2001, e do casco do navio Norma, em outubro. No primeiro caso, o óleo combustível que seria transportado do Porto
de Paranaguá até a Repar, em Araucária, vazou e contaminou a água. No segundo,
provocado pelo choque da embarcação contra uma pedra na baía de Paranaguá,
o derramamento foi de uma carga de quase 400 mil litros de nafta. O produto é
derivado do petróleo e altamente inflamável. Como resultado, as famílias da região
ficaram vários meses impedidas de pescar nos rios e baías de Antonina e
Paranaguá até a foz do rio Nhundiaquara e Ilha do Teixeira.

Candidata Gleisi Hoffmann em Paranaguá hoje

gleisiA senadora Gleisi Hoffmann estará em Paranaguá hoje para cumprir agenda como candidata a governadora do Paraná.

Pela Coligação Paraná Olhando Pra Frente  (PT/ PDT/ PCdoB/ PRB/ PTN) ela estará em Paranaguá começando com gravação de entrevista na Rádio Ilha do Mel. A entrevista vai ao ar, hoje mesmo, no programa Rádio Atividade, às 17h.

Ela ainda deve acompanhar o desfile cívico escolar em comemoração aos 366 anos de Paranaguá e, também, vai participar  de outras programações durante à tarde. A partir das 14h, tem uma reunião na Câmara de Vereadores para falar sobre aprovação de um projeto que beneficia Guardas Municipais e às 16h, reunião no Santuário do Rocio.

Segundo a coordenação da candidata no Litoral, ela também participa da Marcha Para Jesus, um dos importantes eventos do aniversário de Paranaguá neste 29 de Julho.

A candidata tem encontro regional com lideranças do Litoral, às 19h30, no município de Matinhos.

Feira de Lua Especial acontecerá amanhã, 12h

Feira que acontece todas às terças, na Praça dos Leões, inicia no dia do aniversário da cidade ao meio-dia

129111A Feira da Lua desta terça-feira, 29, será especial, devido ao aniversário da cidade. O evento que conta com a participação de feirantes de Paranaguá terá início às 12h, mas o local não muda, pois a Praça dos Leões deve ficar bem movimentada..

Apresentações de Aroldo Amer, Guilherme Costa, Mário Karuta, Leonardo Damião e da Banda Magnific Jah estão confirmadas para esta Feira da Lua especial.

De acordo com a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Cíntia Lopes dos Santos, a partir da semana que vem a feira volta ao seu horário normal, ou seja, a partir das 17h.

Fumtur inaugura Posto de Informações Turísticas no Santuário do Rocio

14557150399_0bae4e9bacUm dos pontos turísticos mais visitados de Paranaguá, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio agora terá, também, um Posto de Informações Turísticas completo. O espaço foi revitalizado pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), e contará com atendimento especializado ao turista. As instalações foram refeitas e a decoração valoriza a cultura da cidade,além de contar com conexão de internet e panfletos informativos sobre a cidade.

14557346767_0224880f31A cerimônia de entrega oficial do espaço aconteceu na tarde da última sexta-feira (25) e contou com a presença de autoridades municipais e de representantes do Santuário, fazendo parte da programação do aniversário da cidade.

O presidente da Fumtur, Rafael Guttierres Júnior, salientou a importância de inaugurar este espaço. “O santuário recebe milhares de turistas por ano e nos sentimos muito felizes de entregar este espaço, que vai servir perfeitamente ao turista”, disse. O Posto de Informações Turísticas já conta com adaptação para uso de pessoas com deficiência.

O padre Sérgio Lima, do Santuário do Rocio, agradeceu atenção dos órgãos públicos para com o espaço. “Em nome do Santuário, queremos dizer que ficamos muito agradecidos pelo reconhecimento da administração para com um ponto turístico muito importante. É um marco para o Santuário, que recebe milhares de romeiros durante o ano inteiro, especialmente no dia 15 de novembro, dia da Nossa Senhora do Rocio”, agradeceu o padre.

Fotos: Marcio Tibilletti.

Unidade de atendimento à mulher é inaugurada no Centro de Paranaguá

13264Paranaguá agora conta com Unidade Referência à Saúde da Mulher, localizado ao lado do Centro Municipal de Especialidades (CME) e da agência dos Correios, no centro de Paranaguá.

No espaço, de 160 metros quadrados, haverá assistência integral clínico-ginecológica e educativa, de maneira referenciada, ou seja, após encaminhamento feito por médicos das unidades básicas de saúde.

As ações serão voltadas para tratamento, aprimoramento do pré-natal, no caso de situações de alto risco, além de abordagem de problemas já presentes, em mulheres na fase da adolescência à terceira idade. O controle de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), bem como do câncer cérvico-uterino e de mama, além de assistência para concepção e contracepção, são outros serviços que já eram oferecidos em diferentes espaços e que agora passam a ser unicamente no local.

Foram investidos cerca de R$ 200 mil, com recursos próprios da Prefeitura de Paranaguá, para reforma do prédio. A entrega da nova unidade foi feita pelo prefeito de Paranaguá, Edison Kersten e pela secretária Municipal de Saúde, Dra. Terezinha Flenik Kersten. Estavam presentes à cerimônia secretários municipais, os vereadores Arnaldo Maranhão e Jacizinho, da secretária municipal de Saúde de Pontal do Paraná, Sandra Luiza Machado, e da chefe da 1.ª Regional de Saúde, Hilda Fujimoto.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dolgiva, parabenizou o prefeito Edison e a Secretaria de Saúde pela iniciativa de criar essa estrutura para beneficiar o público feminino da cidade. “O Conselho vê com bastante otimismo obras desta natureza, principalmente quando se trata de saúde da mulher. A Prefeitura está realizando um trabalho mito bem organizado na saúde de Paranaguá e nós acreditamos que isso só traz benefício à nossa população. Isso é muito bom porque vai desafogar muitas coisas que eram levadas para Curitiba. Agora as pessoas vão poder resolver aqui mesmo, em Paranaguá”, destacou o dirigente.

Inscrições para o Festival de Música foram prorrogadas até 05 de agosto

13110O Festival de Música do Litoral (Femul) tem inscrições prorrogadas até o dia 05 de agosto. O primeiro prazo para inscrições era o dia 30 de junho. Os possíveis interessados ganharam mais 20 dias, pois o prazo foi prorrogado até o dia 20 de julho.

E, em função de uma divulgação de que o prazo seria 20 de agosto, mas que foi devidamente corrigido no site da Prefeitura, a Fundação decidiu ainda fixar o prazo final para o dia 05 de agosto.

O Festival acontece nos dias 5, 6 e 7 de setembro no Teatro Municipal Rachel Costa. Os interessados podem se inscrever pela internet ou com a entrega dos formulários fornecidos no site da Fundação de Cultura para download, devidamente preenchidos.

Cada concorrente poderá inscrever-se com até três composições por compositor ou grupo, sendo individualizada a inscrição para cada composição.

As composições deverão ser inéditas e, obrigatoriamente, em língua portuguesa, independentemente do gênero musical.

Premiação

O Festival de Música do Litoral vai premiar os três primeiros lugares, além do melhor intérprete e melhor letra com os seguintes valores em dinheiro:

– Primeiro lugar – R$2.000,00 e troféu

– Segundo lugar – R$1.500,00 e troféu

– Terceiro lugar – R$1.000,00 e troféu

– Melhor interprete – R$ 1.000,00 e troféu

– Melhor letra – R$1.000,00 e troféu

Mais informações no endereço www.fumcul.com.br onde o regulamento também pode ser acessado.