Despejo ilegal de lixo é denunciado

Denúncias podem ser registradas pelos telefones 156, 153 ou 3420-2967

12701Numa demonstração de apoio da população, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), tem recebido denúncias sobre despejo de lixo e entulho – sobras de material de construção, móveis e podas de árvore – em terrenos baldios ou sobre as calçadas.

Esse tipo de comportamento vem sendo alvo de intensa fiscalização da Semma desde que o novo secretário, Antônio Ricardo dos Santos (foto), assumiu a pasta.

Segundo ele, as denúncias podem ser registradas pelos telefones 153, 156 ou 3420-2967.

“Faço um alerta a quem está despejando lixo nestes locais, inclusive indo até lá de carro, pois os moradores estão atentos e estão anotando as placas. Com essa informação, temos como descobrir o endereço do dono do veículo e vamos notificar os infratores”, salientou Ricardo.

Fonte: Secom/PMP

Promotoria denuncia preso por homicídio

5.1-jo__3148A 1.ª Vara Criminal de Paranaguá recebeu, no último dia 20, a denúncia criminal oferecida pelo Ministério Público da comarca contra um marceneiro, acusado de matar um detento da Carceragem Temporária da 1.ª Subdivisão Policial da cidade. O denunciado e a vítima teriam brigado na cela, na madrugada de 23 de abril deste ano. A vítima morreu após receber vários golpes de estoque (espécie de arma cortante improvisada).

O homem foi assassinado poucas horas depois de ser detido. Ele havia ido até o Fórum para participar como testemunha em uma audiência de um amigo que estava preso e, ao se apresentar, foi constatado que havia um mandado de prisão contra ele. Foi, então, levado à 1.ª Subdivisão Policial, onde já estava detido o agressor.

Segundo a denúncia apresentada pela Promotoria de Justiça, o denunciado agiu com o intuito de desforra, para satisfazer “ódio vingativo” que sentia pela vítima, com quem teve anteriormente uma desavença. O promotor de Justiça Rodrigo Otávio Mazur Casagrande destaca que o acusado agiu “com extrema violência e crueldade, tendo causado sofrimento atroz e desnecessário à vítima”.

A Promotoria de Justiça obteve um vídeo que supostamente seria do crime denunciado e irá requerer a juntada desse material aos autos do processo, a fim de que seja encaminhado ao Instituto de Criminalística (IC), para comprovação da veracidade ou não das imagens.

Toma lá, da cá: “Requião sempre matou candidaturas do PMDB”

2605-pessutiO ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) respondeu nas redes sociais aos usuários que o questionaram por não apoiar a pré-candidatura do senador Roberto Requião (PMDB) ao Governo do Paraná. “Requião destruiu pelo menos duas gerações de peemedebistas, matando no ovo qualquer sinal de talento e independência. O Requião sempre foi assim. Sempre matou candidaturas de companheiros do PMDB”, disse Pessuti.

“Foi assim em 1994 quando não deixou o Elias Abrahão ser candidato a governador. Foi assim em 2004, quando não deixou o Gustavo Fruet ser candidato a prefeito de Curitiba. Foi assim em 2010, quando não deixou que eu fosse candidato a governador. Foi assim em tantos municípios onde impediu candidaturas do PMDB ou apoiou candidatos de outros partidos quando o PMDB tinha candidato próprio”, lembrou Pessuti.

“Conosco estão os peemedebistas de verdade”, afirma Requião

Para o senador Roberto Requião (PMDB/PR), não há divisão no PMDB do Paraná. Há sim um grupo pensando em interesses pessoais. “É uma adesão fisiológica, financeira, interesses pessoais acima dos interesses do povo, do partido. Alguns parlamentares do PMDB que aderiram ao governo do Beto Richa. Como é que podem aderir a um governo que não existe, que não tem gestão?”

“Conosco estão os peemedebistas de verdade. Que querem mudar a sociedade, que militam pelo interesse público. Os peemedebistas que conosco estão são os que realmente deveriam estar. E os que conosco não estiverem, depois da formidável derrota que terão na convenção, e da derrota eleitoral que virá a seguir, se arrependerão pelo resto de suas vidas por não terem estado”, afirmou.

“Estão traindo seus princípios, o passado e o povo do Paraná. Interesses pessoais estão se sobrepondo ao interesse da população. Vamos à luta. O velho MDB de guerra está vivo no Paraná”, garantiu.

Porto de Paranaguá lança a exposição “As Riquezas da Mata Atlântica”

normal__MG_2255A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) abre nesta terça-feira (27) a exposição “Riquezas da Mata Atlântica”. A ação, realizada em parceria com o Museu de História Natural de Curitiba, abre a programação especial desenvolvida para comemorar o Dia da Mata Atlântica e o Dia Internacional do Meio Ambiente.

Na ocasião, a diretora administrativa-financeira da Appa, Jacqueline Wendpap, fará o lançamento oficial da programação que inclui um concurso fotográfico com o tema “Porto e Sustentabilidade”; sessões de cinema para estudantes, com a exibição de curtas metragens com a temática ambiental e um passeio ciclístico no dia 8 de junho.

As ações culminam com a Semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura de Paranaguá, no Aeroparque. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Antonio Ricardo dos Santos, também participará do evento, para apresentar a programação desenvolvida pela prefeitura.

 Serviço

Abertura da exposição “Riquezas da Mata Atlântica”

Quando: 27/05 (terça-feira), às 10h.

Local: Hall de entrada da sede administrativa do Porto de Paranaguá (Ayrton Senna da Silva, 161)

AHPA/Fundesportes inaugura novo núcleo do Projeto 7 Metros

1 (1)A Associação de Handebol de Paranaguá em parceria com a Fundesportes inaugurou mais um núcleo do Projeto 7 Metros.

Dessa vez o local escolhido para receber as atividades foi o Colégio Estadual José Bonifácio que abriu suas portas para realização das atividades com muita tranquilidade devido a boa divulgação do Projeto na cidade.

As atividades do novo núcleo acontecem na quadra coberta do Colégio, às terças e quintas, das 17h30 às 19h, na faixa etária dos 10 aos 13 anos, nos naipes masculino e feminino.

A professora Katiane Martins Besch, que conta com o auxílio do monitor Vinicius Forigo do Carmo, é a responsável pelas atividades do núcleo.

Katiane, falou sobre o início das atividades. “Começamos com atividades recreativas e já tivemos uma ótima aceitação por parte da juventude local, nos dois primeiros treinos já participaram das atividades 23 alunos”.

Dia do Desafio acontece no próximo dia 28

Paranaguá desafia a cidade cubana de Cerro. Atividade física deve ser registrada pela internet ou por telefone

12614A partir das 0h da próxima quarta-feira (28), todo parnanguara está convocado a praticar alguma atividade física. Esse é o propósito do Dia do Desafio, campanha mundial que, todo ano, sempre na última quarta-feira de maio, procura estimular a prática de atividades físicas.

No Dia do Desafio, cidades se enfrentam e disputam quem consegue maior adesão à campanha. Paranaguá enfrente a cidade cubana de Cerro. Segundo o Sesc, em 2013, a campanha atingiu 34% dos parnanguaras – a cidade perdeu para a desafiante cubana por apenas 3%.

Para reverter a situação e levar a melhor em 2014, a organização do evento alerta que, para ser contabilizado, a atividade do participante deve ser registrada por meio de fotos e encaminhada ao Sesc através do site www.sescpr.com.br ou, ainda, registrar a participação pelo telefone 0800 643 6690.

Equipes do evento estarão de prontidão na Praça Fernando Amaro e no Aeroparque. Um passeio ciclístico marcado para às 19h do dia 28 de maio celebra o fim da programação oficial. 

Liberação de passagens de nível exige mudança de direção em ruas próximas

Orientação está sendo repassada. Caminhoneiros estão gostando

Orientação está sendo repassada. Caminhoneiros estão gostando

Atenção para as alterações conforme estabelece o decreto 1571: fica alterado o sentido da Rua Tufi Maron, que passará a ter mão única, a partir da Rua Samuel Pires de Melo, em direção e até o cruzamento com a Avenida Roque Vernalha.

Também fica autorizada a transposição de veículos sobre a linha férrea, através de passagem de nível, na continuação da Rua Samuel Pires de Melo, até a BR 277, na avenida Ayrton Senna.

Importante lembrar, também, que a partir da Rua Tufi Maron, inclusive na transposição de veículos sobre a linha férrea, a Rua Samuel Pires de Melo, terá sentido único, em direção e até a BR 277.

A Rua Paulo Canhola também terá sentido único, a partir da Avenida Roque Vernalha, em direção a Rua Ildefonso Munhoz da Rocha. Estas, entre as outras mudanças, estarão sendo orientadas aos motoristas com a ajuda de guardas municipais que estarão fazendo a segurança nos locais.

As mudanças começaram no sábado, dia 24, quando as passagens de nível foram abertas na Samuel Pires de Mello e Estrada Velha dos Correia.